Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia, queria colocar aqui algumas dúvidas que tenho em relação à construção de uma casa de raiz.

Sendo que apenas estou numa fase informativa e acho o forum o espaço ideal, depois com algumas dúvidas esclarecidas poderei ou não avançar na ideia.
    E eu sei que nesta área de construir casas, planos e orçamentos e sempre uma coisa complicada . Mas gostava de saber alguns passos.

1a pergunta: como poderei ter noção ( pergunta muito difícil de ser concreta) de que preços ficam por m2 ? O q mais influência o preço? Acabamentos ? Mas há algum preço médio por m2 para a construção ? (Zona de São Domingos de rana)
    2a pergunta: projectos. Quais os preços ? E "adoptando" projectos já existentes ( se é que é possível!) esse valor diminui ? É igual ?
    3a: depois disso..aliás antes, tirando o que falei em cima . Que valores tenho que ter em atenção (+-) para além da construção em si, terreno, acabamentos, e projecto.
    4a: imaginando que decido avançar. Qual é o primeiro profissional a quem me devo dirigir para me ajudar ?

Basicamente gostava de ter Uma noção de valores e processos, e onde se pode ou não poupar €.

A ideia seria construir uma moradia térrea simples e pequena em comparação a muitos projectos que vejo por aí pela net.

Espero não ter dito grandes disparates. É mesmo que assim tenha sido, aceito opiniões construtitivas e orientações. Como disse isto é apenas informativo e para me orientar. Pois não percebo nada desta área. Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: person10_1a pergunta: como poderei ter noção ( pergunta muito difícil de ser concreta) de que preços ficam por m2 ? O q mais influência o preço? Acabamentos ? Mas há algum preço médio por m2 para a construção ? (Zona de São Domingos de rana)

As condicionantes do terreno e depois a resolução/ opções do projecto de arquitectura e especialidades condicionam logo à partida o valor da construção. Os acabamentos são uma fatia importante... pois num revestimento pode-se gastar 5€/m2 ou 70€/m2... Para a zona em questão pode contar com os 700€/m2 de Ab.

Colocado por: person10_2a pergunta: projectos. Quais os preços ? E "adoptando" projectos já existentes ( se é que é possível!) esse valor diminui ? É igual ?

Conte com 5000 a 6000€+IVA, sem projectos de execução.
    Projectos tipo.. dificilmente darão para o seu terreno.. e normalmente vai ficar pior servido, pois não é á sua medida e optimizado para o terreno em causa, Possivlemente poupa uns 1500€ ( se for possivel encontrar um projecto que se adeque ao seu local) e fica hipotecado para o resto da sua vida um projecto que poderia estar optimizado.

Colocado por: person10_3a: depois disso..aliás antes, tirando o que falei em cima . Que valores tenho que ter em atenção (+-) para além da construção em si, terreno, acabamentos, e projecto.

As taxas do licenciamento... Veja no regulamento de taxas da CM Oeiras.

Colocado por: person10_4a: imaginando que decido avançar. Qual é o primeiro profissional a quem me devo dirigir para me ajudar ?

Deve contactar um gabinete de projecots/ Arquitecto. Pode e deve aconselhar-se logo em fase de escolha de terreno ( se tiver dúvidas)...
  3.  # 3

Primeiro passo: Contar o dinheiro que tem disponível, com esse valor passe para o segundo passo.
    Segundo passo: Contactar um arquitecto e efectuar exactamente as questões que colocou aqui!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, sandra.r.ramires, Luis Miguel G

0.0092 seg. NEW