Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal,

    Já alguem sabe o que vai alterar para as exigências térmicas a partir de 2016??
  2.  # 2

    sim
    já desde o inicio do ano
    tem sido um problema com as classes a descer

    quanto a edificios novos:
    mínimo cerca de 8 cm de isolamento em coberturas e 6 cm nas paredes (depende da zona do país)
  3.  # 3

    Pois, falei agora com a engenheira que está a fazer a térmica e ela diz que no isolamento pelo exterior ''capoto'' no minino 8cm e no isolamento da cobertura no minimo 10cm. Já tou ter de abrir os cordões a bolsa ;)
  4.  # 4

    Colocado por: Ricardo Al''capoto'' no minino 8cm

    Qual é o tijolo / bloco ?
  5.  # 5

    o tijolo / bloco usado tem influencia, claro...

    mas se o processo entro na camara antes de janeiro/2016, não tem de cumprir estes novos requisitos.

    de qualquer forma, podendo, será melhor claro.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Qual é o tijolo / bloco ?


    Bloco térmico
  7.  # 7

    Colocado por: fernandoFerreirao tijolo / bloco usado tem influencia, claro...

    mas se o processo entro na camara antes de janeiro/2016, não tem de cumprir estes novos requisitos.

    de qualquer forma, podendo, será melhor claro.


    Entrou dia 14 de Janeiro. É o processo nº 1 ;)
  8.  # 8

    Colocado por: Ricardo AlBloco térmico

    O tamanho também importa :-))
  9.  # 9

    Colocado por: Picareta
    O tamanho também importa :-))


    dizem que nao...... =P
  10.  # 10

    claro que importa ;)

    25cm
  11.  # 11

    Também foram alteradas as eficiências mínimas de alguns aparelhos, como caldeiras ou esquentadores.

    Os isolamentos mínimos aumentaram, mas dependem do método construtivo utilizado (ETICS, parede dupla, etc)... por umas contas que fiz, para o mesmo método há um aumento mínimo de 2 cm na espessura dos isolamentos utilizados (pelo menos nas paredes) para verificar os requisitos mínimos. Isto para uma mesma parede, tipo onde antes tinha uma parede dupla de tijolo 15+11 com XPS 4 cm, agora tenho que ter 6 cm e já não verifica tudo; onde antes tinha que ter ETICS 6 cm, agora tenho que ter ETICS 8 cm... e por aí fora.

    Há também requisitos mínimos aos níveis das caixilharias, pelo que deve ser bonito emitir os certificados energéticos finais, com a obra totalmente acabada, e as caixilharias sem verificar esses valores mínimos. E atenção que isso inclui portas, ou seja, as próprias portas exteriores passam a ter requisitos mínimos de Umáx.

    Eu ainda nem entrei bem no projecto mas já sei que vem aí dor de cabeça. Testei alguns projectos anteriores que continuam a cumprir a classe B-, mas há elementos construtivos (pisos, paredes, tectos, caixilhos) que têm que ser redefinidos, porque deixaram de cumprir requisitos mínimos.
  12.  # 12

    A Engª da térmica também me perguntou essas coisa todas, nível de aquecimento, caixilharia, tubos das águas quentes, que passam a ter de ser isolados, por aí fora. Uma serie de coisas que alteraram para melhor, mas que nos saí do bolso!
  13.  # 13

    Colocado por: Skinkxonde antes tinha uma parede dupla de tijolo 15+11 com XPS 4 cm, agora tenho que ter 6 cm

    Estou a ver que fiz bem em aumentar a espessura de XPS para 6 cm :)

    Já agora, de forma a comparar com o meu projecto térmico, no caso de uma casa com telhado tradicional, em que o sótão não seja habitável, qual a espessura de isolamento térmico na laje indicada no REH 2016?
  14.  # 14

    Colocado por: Ricardo AlJá agora, de forma a comparar com o meu projecto térmico, no caso de uma casa com telhado tradicional, em que o sótão não seja habitável, qual a espessura de isolamento térmico na laje indicada no REH 2016?

    Depende da zona climática, mas aponto para os 8 cm.

    depende também se tem tectos falsos, do tipo de laje, etc...
    o facto de ter sótão não altera quase nada
  15.  # 15

    Colocado por: fernandoFerreira
    Depende da zona climática, mas aponto para os 8 cm.

    depende também se tem tectos falsos, do tipo de laje, etc...
    o facto de ter sótão não altera quase nada


    Exacto, depende da zona climática. A minha parede dupla 15+11+XPS 6cm cumpria na I1 mas acho que já não cumpria na I2 (não tenho a certeza porque testei vários tipos de paredes e realmente havia umas que não cumpriam a zona climática I2, pode não ter sido exactamente essa)
 
0.0178 seg. NEW