Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas pessoal, fiz remodelações na minha casa recentemente e troquei o esquentador a gás por um termoacumulador de 100L, somos duas pessoas e para o meu espanto em 15min ficamos sem agua quente.

Condições de utilização:
    Termoacumulador perto da WC
    Temperatura a 80ºC
    Abrimos pouco a água quente pois está a 80º e depois temperamos com a água fria

Alguém me sabe dizer qual poderá ser o problema?

Obrigado
  2.  # 2

Como é que isso é possivel!!!? Alguma coisa errada. ( fuga de agua quente, passagem de agua quente para a rede fria algum ponto da rede, termostato avariado)
    A 80ºC!!!? Não faça isso , regule para os 60-65ºC

Qual a marca do TE?
    Qual o caudal dos aparelhos? dos duches?, fazem gestão do consumo?, tem usar pouco caudal?.

Aqui em casa um TE de 80l, dá sempre para dois a 3 duches rápido... TE regulado a 60ºC.
    • JFTP
    • 29 janeiro 2016

# 3

As ligações do termoacumulador estão correctas? Se entrada da água fria/ saída da quente estiverem trocadas, vai ter água quente durante alum tempo, mas rápidamente "destroi" a estratificação dentro do tanque... e fica com água fria...

É estranho com essa utilização, e com a temperatura no máximo, 2 pessoas não conseguirem tomar banho confortávelemente com um TC 100L.

Cump,

JFTP
  3.  # 4

O termoacumulador que tenho é o ARISTON BLUE ECO V 100L.

Sim a entrada de água fria está instalada como deve de ser assim como a de água quente. Pois eu tambem acho estranho que tal esteja acontecer até porque o termoacumulador tem 2 semanas.

Obrigado
  4.  # 5

O caudal de saida de um chuveiro ronda os 10 litros/mn se demorar 10mn a tomar banho sai agua fria( senão houvesse qualquer tempera de agua)

Considerando uma tempera de agua de 50% o termoacumulador que tem deve dar para cerca de 20 minutos de agua a correr.

È uma questão de ver quanto tempo demora a tomar banho :)
    Concordam com este comentário: eu, C.Silva
  5.  # 6

Mas utiliza o caudal dos duches no máximo!!? Não deve fazer isso!!! O termoacumulador mantem a temperatura estável, com caudais baixos, é diferente de um esquentador. Se calhar é melhor meter uns redutores de caudais para alterar os hábitos de consumo....

Eu tomo banho com caudais a rondar os 4,5l/m, e a temperatura da agua á saida da termoestática ( tenho uma Torneira termoestatica no duche = poupa ainda mais e com melhor conforto) deverá rondar os 32 a 35ºC.

PS: Nem quero imaginar os consumos de energia electrica... com o TE regulado para 80ºC!!!!
    •  
      larkhe
    • 29 janeiro 2016 editado

# 7

Colocado por: Pedro Barradas

Eu tomo banho com caudais a rondar os 4,5l/m, e a temperatura da agua á saida da termoestática deverá rondar os 32 a 35ºC.

PS: Nem quero imaginar os consumos de energia electrica... com o TE regulado para 80ºC!!!!

Só 4,5 lts/mn ? o meu chuveiro de tecto aconselha no manual 9 litros/mn

Por norma tenho a termostatica regulada para 38ºC ou seja no máximo antes do trinco. mas como uso esquentador :) posso estar o tempo que me apetece :P

Realmente os consumos desse termoacumulador regulado a 80ºC devem ser jeitosos:)
  6.  # 8

Basicamente o que faço é abro a agua quente a correr um fio de água e depois ajusto com água fria.
    Como posso medir o caudal do chuveiro?
    Os redutores basta colocar à saída da água quente junto ao termoacumulador?

Obrigado
  7.  # 9

Colocado por: HideCodeComo posso medir o caudal do chuveiro?

Mete o chuveiro a encher um balde de agua de 10l (daqueles da vileda). Deixa correr durante um minuto e para. ver quantos litros é que deu.

Colocado por: HideCodeOs redutores basta colocar à saída da água quente junto ao termoacumulador?

NÃO!!!
    Nas torneiras, substitui o perlator da misturadora.
    No duche, ou intercala entre a mangueira e o "telefone", ou compra um "telefone"/ cabeça de duche que seja dos poupadinhos ;)
  8.  # 10

Colocado por: HideCodeBasicamente o que faço é abro a agua quente a correr um fio de água e depois ajusto com água fria.
    Como posso medir o caudal do chuveiro?
    Os redutores basta colocar à saída da água quente junto ao termoacumulador?

Obrigado

Arranje um balde e coloque a agua a correr la para dentro durante 1 mn, depois é so medir quanta agua tem dentro do balde, pode medir com um medidor da cozinha....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 11

Colocado por: larkheSó 4,5 lts/mn ? o meu chuveiro de tecto aconselha no manual 9 litros/mn

Os chuveiros de tecto... normalmente para serem confortáveis, são mais gastadores ;)

Os duches, estou a referir-me a chuveiros de mão.
    Concordam com este comentário: eu, larkhe
  10.  # 12

Muito bem, vou então ver o caudal do circuito e na segunda dou noticias.

Desde já agradeço peça ajuda :)

Bom fim-de-semana
  11.  # 13

Ja agora, aproveito o topic para fazer uma pergunta, as torneiras termo estaticas funcionam com esquentador a gas?
  12.  # 14

Colocado por: thekillerptJa agora, aproveito o topic para fazer uma pergunta, as torneiras termo estaticas funcionam com esquentador a gas?

As minhas duas da Roca funcionam, tenho um esquentador WR kme 11 Ventilado da Junkers
    • eu
    • 1 fevereiro 2016 editado

# 15

Colocado por: thekillerptas torneiras termo estaticas funcionam com esquentador a gas?

Nim.

Depende do caudal mínimo do esquentador, do caudal de saída da torneira, da temperatura de saída do esquentador, da temperatura da água fria e da temperatura regulada na torneira.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • slsg
    • 1 fevereiro 2016

# 16

a minha também funciona, e foi das mais baratas do leroy.... funcionava com o antigo esquentador e continua a funcionar com o novo da vulcano
    • slsg
    • 1 fevereiro 2016

# 17

Não querendo invadir o tópico, mas sendo uma questão muito idêntica....

O meu irmão mudou de casa e a nova tem um termoacumulador destes http://www.orima.pt/2/82261/TERMOACUMULADOR-ORIMA-ORZF-80-Y-6 novo de 80 litros... com na antiga casa tinha esquentador, neste momento não está habituado a usar o termoacumulador.... ontem diz que depois de ter estado todo o dia ligado, não deu para tomar banho um pessoa normalmente e que hoje de manha a mulher também não conseguiu tomar banho e em menos de 5 minutos passou a ter agua fria.

Será normal? já lhe disse para comprar um redutores de caudal para assim poder reduzir a quantidade de agua que sai no duche e este durar mais tempo...

Em relação à regulação do termoacumulador o que é melhor? Ligar no máximo e depois juntar a agua fria no chuveiro ou reduzir a temperatura para uns 60 graus?

Existe mais alguma coisa que ele possa fazer para rentabilizar a agua e poderem tomar um banho normal?

E em relação ao tempo que está ligado, é preferível comprar um daqueles aparelhos tipo tomada com relógio e fazer com que ele ligue e desligue ou é melhor estar sempre ligado ?
  13.  # 18

Colocado por: eu
    Nim.

Depende do caudal mínimo do esquentador, do caudal de saída da torneira, da temperatura de saída do esquentador, da temperatura da água fria e da temperatura regulada na torneira.

No meu caso

do caudal de saída da torneira, 12 l/mn
    da temperatura de saída do esquentador 45ºC
    temperatura da água fria ( não faço a minima ideia, conto uns 15ºC)
    temperatura regulada na torneira 36 a 38ºC
    Caudal maximo do esquentador 11l/mn
    Caudal minimo do esquentador 2lt/mn ( segundo a ficha tecnica)
    • eu
    • 1 fevereiro 2016

# 19

Colocado por: larkheCaudal minimo do esquentador 2lt/mn ( segundo a ficha tecnica)

Assim sendo, não é difícil que as torneiras termostásticas funcionem bem...
  14.  # 20

Colocado por: slsgNão querendo invadir o tópico, mas sendo uma questão muito idêntica....

O meu irmão mudou de casa e a nova tem um termoacumulador desteshttp://www.orima.pt/2/82261/TERMOACUMULADOR-ORIMA-ORZF-80-Y-6novo de 80 litros... com na antiga casa tinha esquentador, neste momento não está habituado a usar o termoacumulador.... ontem diz que depois de ter estado todo o dia ligado, não deu para tomar banho um pessoa normalmente e que hoje de manha a mulher também não conseguiu tomar banho e em menos de 5 minutos passou a ter agua fria.

Será normal? já lhe disse para comprar um redutores de caudal para assim poder reduzir a quantidade de agua que sai no duche e este durar mais tempo...

Em relação à regulação do termoacumulador o que é melhor? Ligar no máximo e depois juntar a agua fria no chuveiro ou reduzir a temperatura para uns 60 graus?

Existe mais alguma coisa que ele possa fazer para rentabilizar a agua e poderem tomar um banho normal?

E em relação ao tempo que está ligado, é preferível comprar um daqueles aparelhos tipo tomada com relógio e fazer com que ele ligue e desligue ou é melhor estar sempre ligado ?

a semana passada andou ai um user com um problema semelhante, daquilo que estou habituado ao esquentador acho muito dificil alguem depois habituar se a um termoacululador( pelo menos de dimensoes normais), é preciso controlar muito bem a mistura de agua e o tempo que se está no banho, coisa que com o esquentador não acontece.... e provavelmente vem daí o problema.

Pelo que diz o Pedro Barradas a agua no termoacumulador deve estar regulada a 65ºC e depois fazer a mistura a partir daí....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: slsg

0.0208 seg. NEW