Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos, apesar de não postar a algum tempo tenho acompanhado o fórum com alguma frequência.
    Antes de mais gostaria de dizer que já pesquisei no fórum antes de iniciar este tópico e só o fiz porque sei que cada caso é um caso e preciso da vossa ajuda no meu.

    O meu castelo encontra-se na fase em que preciso escolher a/as melhor solução, entenda-se económica (gasto mensal e não na aquisição do equipamento).

    Ora bem, segundo o que li por estas bandas, pensei em aquirir uma bomba de calor para aquecimento de águas, recuperador de calor ventilado a pellets, AC e piso radiante nos WC´s, as minha duvidas são:

    1º- Consigo interligar esta cataplana de equipamentos afim do sistema ficar mais eficiente e económico?

    2º- Acham esta solução viável? O que fariam ou fizeram?

    Já entendi que a marca a comprar para AC´s e BC deverá ser daikin.

    e em relação ao recuperador de calor a pellets que marca aconselham?

    Consideração:

    - Não tenho nenhum tipo de interesse em recuperadores a lenha, já estou decidido que será a pellets.


    Muito Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Eu acho que o AC é dispensavel , à bombas que tambem arrefecem a casa , mas o melhor é pedir opinião ao Jorgealves .
    Concordam com este comentário: marcoscam
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raquek
  3.  # 3

    Que tipo de bombas de arrefecimento existem?
  4.  # 4

    Colocado por: enf.magalhaesEu acho que o AC é dispensavel , à bombas que tambem arrefecem a casa , mas o melhor é pedir opinião ao Jorgealves .
    Concordam com este comentário:marcoscam
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Raquek


    Existem bombas inverter? E como seriam os modulos no interior da casa?
  5.  # 5

    Colocado por: marcoscamExistem bombas inverter?

    quase todas as bombas de mercado são inverter com possibilidade de aquecimento e arrefecimento,

    para usar a funcionalidade de arrefecimento ou usa piso radiante hidráulico ou ventilo-convectores., dispensado por completo os AC.

    Colocado por: marcoscamE como seriam os modulos no interior da casa?

    pode ver aqui e aqui algumas instalações de bombas de calor e piso radiante hidráulico aquecimento e arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  6.  # 6

    Jorge Alves e em relação a preços? Acho que a Daikin é um pouco cara, não existe outra marca mais em conta mas de qualidade semelhante?
  7.  # 7

    Colocado por: marcoscamAcho que a Daikin é um pouco cara, não existe outra marca mais em conta mas de qualidade semelhante?
    não conheço outra marca com a mesma relação de custo\ qualidade, aliás conheço muitas mais caras com qualidade muito inferior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvespode veraqui eaquialgumas instalações de bombas de calor e piso radiante hidráulico aquecimento e arrefecimento.


    Jorge,
    Numa das instalações que mostrou, tem uma BC de baixa temperatura ligada a radiadores de alumínio. Pressuponho que sejam radiadores de baixia temperatura. No caso de uma pré-instalação a radiadores, que tipos de cuidados se devem ter para que a instalação (nomeadamente tubagem) seja compatível tanto com radiadores convencionais (alta temperatura) ou radiadores de baixa temperatura?
  9.  # 9

    Colocado por: santosvieiraPressuponho que sejam radiadores de baixia temperatura
    são radiadores normalissimos de aluminio injectado, mas a localização e caraterização termica do imovél assim o permitiu.

    Colocado por: santosvieiraNo caso de uma pré-instalação a radiadores, que tipos de cuidados se devem ter para que a instalação (nomeadamente tubagem) seja compatível tanto com radiadores convencionais (alta temperatura) ou radiadores de baixa temperatura?
    sem ter a fonte térmica defenida e se precisar de temp superiores a 65ºC é melhor cobre, se for com sistemas de controle de temperatura de impulsão ( bomba de calor ou recuperador com deposito de inercia) pode ser multicamada ou pex devidamente isolado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  10.  # 10

    Colocado por: jorgealvessem ter a fonte térmica defenida e se precisar de temp superiores a 65ºC é melhor cobre, se for com sistemas de controle de temperatura de impulsão ( bomba de calor ou recuperador com deposito de inercia) pode ser multicamada ou pex devidamente isolado.


    E em termos de diametro de tubagem?
  11.  # 11

    Caro Jorge Alves muitíssimo obrigado pela ajuda, foi bastante prestável, e já agora conhece alguém(o mais em conta :)) que me consiga fazer um orçamento para estes produtos Daikin que eu necessito?
  12.  # 12

    Colocado por: marcoscamCaro Jorge Alves muitíssimo obrigado pela ajuda, foi bastante prestável, e já agora conhece alguém(o mais em conta :)) que me consiga fazer um orçamento para estes produtos Daikin que eu necessito?


    Se o Jorge conhece!? Ele é a pessoa indicada para lhe orçamentar o que você precisa ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  13.  # 13

    Caro Jorge então faça o favor de me orçamentar isso :) por msg privada pfv...
  14.  # 14

    Colocado por: santosvieiraE em termos de diametro de tubagem?
    para isso é preciso fazer os calculos de caudal,

    ou a olhometro que é o metodo usado na maioria das instalações.
  15.  # 15

    Colocado por: marcoscamCaro Jorge então faça o favor de me orçamentar isso :) por msg privada pfv...

    para isso é necesaria a planta do imovél e a descrição do que pretende ( mande por mp ou mail)

    se quiser pode ter uma ideia dos valores aqui
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcoscam
  16.  # 16

    Caro Jorge Alves ainda não tive oportunidade de colocar aqui a planta mas, o que necessito é um Daikin Altherma, baixa temperatura, para aquecimento de aguas e para climatizarão com 3 ventilo-convetores, sei que não é toda a informação necessária mas gostaria de saber mais ou menos em quanto me ficaria.
 
0.0226 seg. NEW