Iniciar sessão ou registar-se
    • mjs
    • 23 abril 2009 editado

# 1

Boas,

Vou alugar no próximo mês uma casa com uma amiga minha e andamos a ver o tipo de incentivos que existem.

Como já tinha ouvido falar da famosa Porta andei ainda à pouco no site a ler o que para lá escreveram.

Para minha surpresa quando fui ao simulador este presenteou-me com a mensagem "A Tipologia da habitação não é adequada à dimensão do agregado." mas que raio, então eu não posso ter um T3 para duas pessoas? Não posso ter uma sala? Ou por serem duas pessoas temos de dormir juntos?

Bom... dado a este facto pensei se podia por o meu irmão a dormir em minha casa, não é totalmente mentira uma vez que ele irá certamente dormir lá de vez em quando, o que acham? É possivel alugar a casa e por o meu irmão como parte do agregado mesmo ele só dormindo lá as vezes? Ele é menor e ainda estuda isso tem alguma influencia?

Agradeço a atenção...

Cumprimentos,
    MJS
  1.  # 2

Cara MJS
    Espere aí... você está a sugerir que eu a devia ajudar com o meu dinheiro a alugar uma casa tão grande como a minha?

Duas pessoas que precisam de ajuda para pagar o aluguer de uma casa podem perfeitamente até viver num T0 (pode lá meter um par de sofás-camas)!

E, bem à portuguesa, já está a procurar uma maneira de furar o esquema?
    • luisvv
    • 24 abril 2009 editado

# 3

Colocado por: mjsPara minha surpresa quando fui ao simulador este presenteou-me com a mensagem "A Tipologia da habitação não é adequada à dimensão do agregado." mas que raio, então eu não posso ter um T3 para duas pessoas? Não posso ter uma sala? Ou por serem duas pessoas temos de dormir juntos?

De facto, é uma injustiça. Olhe, eu também estou assim, irritado : veja lá que estava a contar comprar um Porsche 911 com uns trocos que tinha para lá perdidos no bolso pequeno de umas calças e qual não foi o meu espanto, o senhor do stand disse-me que as despesas com o carro não descontam no IRC da empresa .. ...

Uma vergonha...
    •  
      FD
    • 24 abril 2009

# 4

Colocado por: mjsum T3 para duas pessoas?

Um T3 tem 3 quartos, certo? Para 2 pessoas, sem serem um casal, o ideal é um T2.
  2.  # 5

De facto à pessoas com lata!

"Ou por serem duas pessoas temos de dormir juntos?"
    Num T2 não dormem juntos, mas aviso que dormir juntos é a melhor parte. ;). O melhor é escolher um T1...

"então eu não posso ter um T3 para duas pessoas? "
    Pode, se tiver dinheiro para o pagar. Eu e os outros contribuintes é que não temos de o pagar.

"É possivel alugar a casa e por o meu irmão como parte do agregado mesmo ele só dormindo lá as vezes? " Se ele estiver no seu agregado, não pode entrar no IRS dos seus pais. Não deve poder fazer parte de diversos "agregados"... LOL

Quer um T3 para duas pessoas e ainda quer que o Estado lho pague... Também podia escolher um T6, na cobertura, com piscina e depois pedir um subsidio ao estado. Não tem mais irmãos? ou um tia velhinha? Ponha todos no "agregado"....

Este Sócrates de facto, não tem consciência social...
    • mjs
    • 27 abril 2009 editado

# 6

Bem para quem refila tanto com o estado vocês são muito certinhos....

Só nos últimos dois anos descontei cerca de 5000€ nunca pedi nenhum subsidio ao estado nem mesmo quando estive desempregado 2 meses...

Estive a ver a porta 65 pois é um subsidio não para ajudar quem está muito mal (rendas de 500 a ganhar 550) pois aí nem é possível obter o subsidio devido à taxa de esforço, mas sim para que os jovens tenham uma vida mais desafogada durante os primeiros 3 anos de independência.

Um T3 tem 3 quartos, certo? Para 2 pessoas, sem serem um casal, o ideal é um T2.

Um T3 tem 2 quarto e uma sala, 3 quartos seria um T4 ou 2 assoalhadas.

E quem disse que por ser um T3 a casa tem de ser grande? Não existem T3 com 50m2? e T1 com 150m2? O que é que a tipologia tem a ver com o tamanho?!!

Bom de qualquer forma já percebi que neste forum n me safo, fiz uma pergunta simples e nas resposta só vi moralistas...

E quem disse que eu estava a tentar furar o sistema, se o sistema pode ser furado é porque está mal feito!!
  3.  # 7

Caro msj
    Está enganado.
    E agora já entendo este equívoco todo... :-)
    Um T3 tem 3 quartos.
    Um T3 é um 4 (QUATRO) assoalhadas, isto é, tem 3 quartos e 1 sala.

Enfiar um T3 - 3 quartos, 1 sala, 1,5 ou 2 casas de banho e 1 cozinha - em 50m2 havia de ser giro! :-)

Já me viu a refilar com o Estado? A mim?
    L'état c'est moi, dizia o meu homónimo Louis. Em democracia, o Estado SOMOS NÓS.
    Posso é refilar (/ser exigente) com as e os funcionários do Estado, cujos vencimentos são pagos com o que tiro do MEU trabalho.
    É MUITO diferente.

Quanto a moralismos:
    Acho muito louvável que tenha entregue 5000€ em 2 anos ao Estado.
    Mas eu e a minha mulher entregamos quase 3.000€ POR MÊS (14 meses por ano) ao Estado, isto é, entregamo-los a si, a mim, a nós todos. Portanto, não é moralismo! É ser exigentes e querermos saber para onde vai o nosso dinheiro...
  4.  # 8

Colocado por: mjsBem para quem refila tanto com o estado vocês são muito certinhos....
    Só nos últimos dois anos descontei cerca de 5000€ nunca pedi nenhum subsidio ao estado nem mesmo quando estive desempregado 2 meses...

Parabéns, é um herói dos tempos modernos. 5000€ em 2 anos .... Se se trata só dos 11% da Segurança Social, devia ter vergonha de pedir subsídios de renda. Se inclui o IRS, é irrelevante quanto lhe retiveram, porque quase de certeza o recebeu de volta no final do ano...

Bom de qualquer forma já percebi que neste forum n me safo, fiz uma pergunta simples e nas resposta só vi moralistas...
    E quem disse que eu estava a tentar furar o sistema, se o sistema pode ser furado é porque está mal feito!!

Pois é, amigo, sou "moralista" porque desconto todos os meses umas largas centenas e a empresa paga o dobro.
    A juntar a isso, ainda há o IRC, os pagamentos por conta, pagamentos especiais por conta, pagamentos do raio-que-os-partam, e mais umas quantas taxas e impostos que nos enfiam pela goela abaixo.
    E sendo assim, irrita-me um bocadinho (muito, na verdade..) ver meninos mimados a queixarem-se por o Estado não lhes pagar uma casa maior.
    • mjs
    • 27 abril 2009 editado

# 9

Parabéns, é um herói dos tempos modernos. 5000€ em 2 anos .... Se se trata só dos 11% da Segurança Social, devia ter vergonha de pedir subsídios de renda. Se inclui o IRS, é irrelevante quanto lhe retiveram, porque quase de certeza o recebeu de volta no final do ano...

Se na simulação os meus rendimentos numa casa naquela zona com a tipologia T2 diz que eu me posso candidatar ao subsidio porque eu deveria ter vergonha de pedir um subsidio?

Se você for a um hospital publico e lhe cobrarem 10€ por uma operação que custou 3000€ ao estado lá porque ganha mais que a maioria das pessoas vai dar os outros 2990€ à menina da recepção?

O Programa Porta 65 Jovem tem como objectivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando:

• Estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem;
    • A reabilitação de áreas urbanas degradadas;
    • A dinamização do mercado de arrendamento.

http://www.portaldahabitacao.pt/pt/porta65j/

Onde diz que eu tenho de passar fome ou viver no limite ou o raio-que-o-parta para ter o subsidio?!

Limites de renda por tipologia: http://www.portaldahabitacao.pt/opencms/export/sites/ihru/pt/portal/docs/porta65/rendasmaximas_2009_2.pdf

Se o T2 e o T3 têm a mesma cotação máxima de renda porque raio 2 pessoas podem viver num T2 e ter direito ao subsidio mas não num T3 mesmo que a renda seja a mesma??

Viver num T2 com 80m2 é diferente de viver num T3 com 80m2? A meu ver é só mais uma parede!!

Será que sou o único que não vejo lógica nisto?? Se ainda fosse por área ainda percebia, agora por tipologia....
  5.  # 10

Colocado por: mjsSe você for a um hospital publico e lhe cobrarem 10€ por uma operação que custou 3000€ ao estado lá porque ganha mais que a maioria das pessoas vai dar os outros 2990€ à menina da recepção?
    Os portugueses são (ou deviam ser) todos iguais perante a lei, excepto no que toca ao pagamento de impostos. E CHEGA!

É inacreditável que haja quem pretenda que uma pessoa que pagou mais imposto em 2008, relativo aos rendimentos de 2007 - e que em 2009 até pode estar falida - tenha de pagar mais pelo acesso à saúde que outro que não pagou nada de imposto!
    Pior! Há quem queira ligar o custo da assistência de uma pessoa ao rendimento dos respectivos PAIS, como se não houvesse casos em que os filhos se tornaram autónomos e que nada querem ter a ver com o rendimento dos pais (ou, também acontece, se incompatibilizaram completamente com os pais).
  6.  # 11

Colocado por: mjsSe ainda fosse por área ainda percebia, agora por tipologia....
    E não é que tem razão?
    Normalmente a tipologia implica áreas mínimas, mas claro, pode haver T2 (3 assoalhadas), mais avantajados que T3 (4 assoalhadas), e até/portanto mais caros.

0.0178 seg. NEW