Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Alguém me pode ajudar a calcular o “Valor patrimonial tributário dos terrenos para construção” , pretendo fazer futuramente uma escritura de usucapião e pretendia ter uma ideia de valor terei que disponibilizar para realizar tal acto. Primeiro passo é calcular o valor patrimonial, para saber o valor a pagar de IMT e o consequente IMI de 3 anos, mais a despesa do actos da escritura.

Ao utilizar o simulador do portal das Finanças tenho vários quadros a preencher, conforme Imagem
      2016-01-31_193458.png
  2.  # 2

Ao utilizar o simulador do portal das Finanças tenho vários quadros a preencher, conforme Imagem
    1ª Quadro - Tipo de Prédio – Selecciono – Terrenos para construção

2º Quadro - Valores para o cálculo
    Em Afectação – Selecciono – Estac. Coberto e Fechado
    Valor base dos prédios edificados (€/m2) – 603,00€
    C.L. de edifícios destinados a habitação – 1,45
    % Terreno – não sei o valor a introduzir neste quadro (tem que estar entre 15 e 45). Será o Índice de construção permitida no PDM? se é onde posso consultar?

3º Quadro - Área
    Área total do terreno – 181,90 m2
    Área bruta dependente (m2) – Não sei o que introduzir
    Área bruta de construção (m2) – Não sei o que introduzir
    Área bruta dependente (m2) - Não sei o que introduzir
    Área de implantação (m2)- Não sei o que introduzir

Desde já agradeço as vossas ajudas. Obrigado.
  3.  # 3

Colocado por: Armale% Terreno – não sei o valor a introduzir neste quadro (tem que estar entre 15 e 45). Será o Índice de construção permitida no PDM? se é onde posso consultar?

Neste mapa, clicka sobre o terreno e aparece esse o coeficiente de localização e a % do valor do terreno.

Colocado por: ArmaleÁrea bruta dependente (m2) – Não sei o que introduzir

Coloque a área adequada para uma garagem, por exemplo 30m2

Colocado por: ArmaleÁrea bruta de construção (m2) – Não sei o que introduzir

Coloque a área de construção permitida pelo PDM para esse terreno

Colocado por: ArmaleÁrea de implantação (m2)- Não sei o que introduzir

Também tem que ver o PDM para ver qual a área permitida.

Colocado por: ArmaleEm Afectação – Selecciono – Estac. Coberto e Fechado

Deve Seleccionar habitação.

PS: Nunca avaliei terrenos fora de loteamentos, onde tudo está definido, mas se fizer como eu sugeri terá um valor aproximado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Armale
  4.  # 4

Colocado por: Picareta

Desde já obrigado “Picareta” pela ajuda!
    Agradecia se possível indicação onde posso encontrar PDM de Sintra (o terreno localiza-se na malha urbana de Agualva), para consultar “Área bruta de construção (m2)” e “Área de implantação (m2)”.
    Mais uma vez agradeço a colaboração.
  5.  # 5

Obrigado “Picareta”, já consegui encontra PDM de C.M. Sintra, mas não consigo perceber bem como calcular Área bruta de construção e Área de implantação. Não sei se estou a procurar no sitio certo.

Publico um extracto do PDM:

Artigo 26º
    Espaços urbanizáveis.

3.1 - Nas aglomerações de Queluz, Massamá e Agualva-Cacém, a relação máxima entre a área bruta de construção e a área do terreno objecto da operação urbanística (índice de construção bruto máximo) é de 0,7, com um número de fogos por hectare de 60 - densidade habitacional - e número médio de pisos de 5, determinado pela relação entre a área bruta de construção total e a área de implantação total dos edifícios, com altura máxima de fachada de 23 m.
  6.  # 6

Ninguém da uma ideia como calcular Área bruta de construção e de implantação?

0.0129 seg. NEW