Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 2 fevereiro 2016

# 21

Colocado por: Pedro BarradasPor acaso não foi.... ;)

Logo vi...
    • MRK
    • 2 fevereiro 2016

# 22

Alçado Oeste com 5 janelas, planta com 4 !?!?!
    Concordam com este comentário: A&J
  1.  # 23

Colocado por: MRKAlçado Oeste com 5 janelas, planta com 4 !?!?!

Essa ainda não tinha detectado.. muito bom.
    A 1º coisa que vi na altura, foi que nunca seria possível ter altura livre de passagem nas escadas ( pelas minhas contas teria cerca de 1.50m de altura livre ;)
  2.  # 24

Claro que as redes de aguas e esgotos são a condizer.... Digam lá se vale apena ver os projectos destas redes!!?
      Corel025.jpg
      Corel026.jpg
  3.  # 25

Estabilidade....
    Gosto particularmente da disposição dos pilares... as lajes aligeiradas estão também muito bem ....
    Aqui já temos as 5 janelas... pena haver um pilar pelo meio de uma delas...
      Corel027.jpg
      Corel028.jpg
      Corel029.jpg
  4.  # 26

Colocado por: Pedro Barradas (...) Façam os vossos comentários... está lançado o debate!!!.... que eu já contarei o resto da história...

Caro Pedro Barradas, bem que eu gostaria de comentar... só que não está ao meu alcance. Interessante, digo eu, seria explicar - dirijo-me aos que são sabedores -, quais são os defeitos (ou "aberrações") e como seria correcto, fazer-se. Claro que numa linguagem simplificada para leigo perceber.
    Concordam com este comentário: Ricardo Al
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 27

Eu.. continuo áà espera dos sr. engenheros e fiscais de obra.. mas não estão a fazer caso deste topico... devem estar zangados comigo ;)
    Concordam com este comentário: Ricardo Al
    • Neon
    • 2 fevereiro 2016

# 28

assim derepente na minha opinião começo pela orientação....
    Pelo que se vê o alçado da cozinha esta orientado a sul, a fachada com os quartos a nascente o corredor (autoestrada) a poente
    Em termos de exposição solar e simplesmente a manter essa solução rodaria a casa 90º com a fachada dos quartos para sul.
    Com essa rotação tambem teria vantagem economias em movimentos de terras e no aproveitamento da topografia, para a execuçao da cave.

Pareçe que querem fazer uma piscina e nivelar todo o espaço entre a piscina e a casa com excepçao do acesso á cave...bom pela topografia ira levar ai muitos m3 de terras. Com a rotação da casa poderiam tambem rodar a piscina e colocar no lado Norte da habitação tambem para aproveitar o desnivel natural do terreno e minimizar custos.

efectivamente o acesso á cave é impossivel, conto 7 espelhos o que não permitira a passagem.

Existem alguns lapsos de desenho, como as janela já referida, e as chamines tb me pareçem desalinhadas da exaustao da cozinha e da lareira no meio da sala, mas pode ser impressão minha.

na fachada poderiam criar outro espaçamento dos pilares da pergula,para não colidirem com os vãos

A solução pessoalmente não gosto. Casa muito comprida tem de se andar muito para ir da cozinha ao quarto, Acho pouco funcional. Acho que há muita área desaproveitada em todos os espaços.
    A configuração dos quartos acho estranha e mal aproveitada (para que é aquele espacinho ao lado das is?) e duvido que funcione bem em termos de iluminação.
    Ñas is dos quartos o alinhamento do poliban com a janela tá excelente :)

Rede de esgotos com 1 caixa de ramal por is, resolve os problemas de cruzamentos e do esgoto a andar para trás
    Os pilares no meio da cave tb nao dao jeito nenhum

No global, já vi pior :) hehehe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    • Neon
    • 2 fevereiro 2016

# 29

Relativamente ás plantas estruturais, as lajes pareçem ser de tecto o que implicaria a falta de uma peça ou pelo menos laje do tecto da cave.

A ser lajes ao nivel do R/c, não esta contemplada a abertura para acesso a cave
  6.  # 30

Colocado por: Pedro Barradas
    (...) devem estar zangados comigo ;)

Só se, por hipótese, algum dos senhores "engenheros" foi o "pai do aborto" o que não acredito!! :)
  7.  # 31

Colocado por: NeonNo global, já vi pior :) hehehe

Acredito, neon... mas é uma pena :(

E o melhor é que se calhar esse "pior" dever ser transversal entre as diversas classes profissionais, ou não?
  8.  # 32

Colocado por: Neonfalta de uma peça ou pelo menos laje do tecto da cave

Existe,eu é que não a não meti. Está também armada numa só direcção.

Não percebo a implantação de pilares, nuns sitios 2, noutros 3... ora alinhados/ desalinhados, noutros até tem 4 !!!?
    E claro a rede de esgotos não precisa da respectiva ventilação.. ( achei piado, na MD, no capitulo referente á ventilação.... explica que as IS são dotadas de ventilação natural pelas janelas...LOLOLOLlll)
    • Neon
    • 2 fevereiro 2016

# 33

Colocado por: Pedro Barradas
    E o melhor é que se calhar esse "pior" dever ser transversal entre as diversas classes profissionais, ou não?

Bom, pessoalmente acho que não existem projectos perfeitos, isso seria uma utopia

Do que me passou pelas mãos até hoje existem coisas muito mazinhas umas feitas por leigos e curiosos, outras feitas por pessoal mais conhecedor. Em alguns casos também me apercebi-me que as coisas eram mal feitas deliberadamente para serem ajustadas em obra e para dar origem a telas finais e á possibilidade de se sobrar mais alguns €.

Relativamente às classes profissionais, vi de tudo. Reconheço um cuidado adicional na classe dos arquitectos, mas como em todas as profissões tb vi arquitectos muito maus. Lembro-me sempre de um que não sabia fazer um corte e em que cheguei mesmo a duvidar que era um arquitecto.
    Por outro lado trabalhei com desenhadores que me ensinaram muita coisa e dotados de uma sensibilidade e tarimba fora de serie
    Mas lá esta em todos as profissoes existem bons e maus profissionais.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, 21papaleguas, Raquek
    • DM
    • 2 fevereiro 2016

# 34

Eu pelo menos não estou zangado...

Os esgotos estão muito forçados, quiz poupar nas caixas de visita...

Realmente não se compreende a disposição dos pilares, é aleatória...parece não haver critério. Acho que teria colocado três pilares por alinhamento transversal, apenas para reduzir o vão e as lajes armava-as na mesma direcção evitando mais uma viga longitudinal, não acho grande mal estarem todas segundo a mesma direcção, dada a forma da estrutura parece-me adequado...
    Em termos globais a estrutura é muito comprida e estreita, não terá um grande comportamento ao sismo...
    • Neon
    • 2 fevereiro 2016

# 35

Quanto à distribuição estrutural não gosto muito de me pronunciar pois parto sempre do principio que as pessoas tomaram decisões por alguma razão.

No que refere de num lados 2 pilares e em outro 3 presumo que se refira aos dos quartos. Repare que nos sitios onde eles ficam dentro dos armários ele coloca a meio. Quando não tem armário para o esconder ele arruma com ele para o canto da divisão
    • DM
    • 2 fevereiro 2016

# 36

Tem razão, creio ser esse o critério...ficarem escondidos mas não faz grande sentido, por exemplo um dos alinhamentos tem vãos muito desproporcionais e existe um caso que o pilar poderia ficar a meio, alinhado com outros, e fica ligeiramente ao lado, ficando no meio da parede em qualquer caso...
    • Neon
    • 3 fevereiro 2016 editado

# 37

Pois mas quanto a isso, acho que se juntarmos 10 macacos teremos 10 soluções estruturais todas diferentes cada um a defender a sua. por isso nunca opino muito sobre isso
  9.  # 38

Pedro
    ao contrário de muitas que se veem por ai fora sem ponta por onde se pegue, esta ao menos com todos os erros possíveis, consegue ter pelo menos uma coisa boa:
    a imagem proposta e sua linguagem parecem maquilhar bem todos os erros, ou seja em termos estéticos consegue ainda assim ter alguma coerência até para com a região onde se insere.
    de resto sobrescrevo tudo o que foi dito.
    • DM
    • 3 fevereiro 2016

# 39

Só mais por uma questão de uniformização...quanto mais regular for melhor será...
  10.  # 40

Colocado por: Pedro BarradasEu.. continuo áà espera dos sr. engenheros e fiscais de obra.. mas não estão a fazer caso deste topico... devem estar zangados comigo ;)

É um projeto tao fraquinho, e tão básico, que nem dá pica falar..ahahah
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0219 seg. NEW