Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: marco1o contrário de muitas que se veem por ai fora sem ponta por onde se pegue, esta ao menos com todos os erros possíveis, consegue ter pelo menos uma coisa boa:
    a imagem proposta e sua linguagem parecem maquilhar bem todos os erros, ou seja em termos estéticos consegue ainda assim ter alguma coerência até para com a região onde se insere.

Mas precisamente isso que iludiu as pessoas... depois de se debruçarem a sério sobre o mesmo ( depois de alertadas) é que tomaram consciência...
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 42

Reavivando isto.. acreditem ou não, mas a construção disto sempre avançou....
    Outro dia passei por estas bandas e havia movimentações de terras. Depois digo qq coisa e fotos, claro, todo queremos fotos.
  3.  # 43

eheh e viva aos projetos:))
  4.  # 44

Colocado por: Pedro BarradasReavivando isto.. acreditem ou não, mas a construção disto sempre avançou....
    Outro dia passei por estas bandas e havia movimentações de terras. Depois digo qq coisa e fotos, claro, todo queremos fotos.

Mas avançou com essa planta ou com uma planta diferente?
  5.  # 45

Colocado por: luisms
    Mas avançou com essa planta ou com uma planta diferente?

Não sei.... Vamos aguardar e ver ;)
  6.  # 46

Li isto e fiquei muito curioso.
    Às tantas já está construída!
  7.  # 47

Nasa, bom desenterranço, este tópico é fixe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  8.  # 48

Mais alguém curioso para ver as fotos da obra feita?
    Concordam com este comentário: Nasa1989, desofiapedro
  9.  # 49

SIM.Está feita. Acho que não mora lá ninguem, assim que puder tiro umas fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nasa1989
  10.  # 50

E coloque mais projetos destes :P
  11.  # 51

Mandam fazer projectos destes, a uns quaisquer.. para pouparem 500 a 1000€ em projectos mais decentes...Essa é que é a realidade...
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  12.  # 52

Colocado por: HAL_9000Mais alguém curioso para ver as fotos da obra feita?

tirada na sexta-feira passada, traseiras.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      _20191107_220552.JPG
  13.  # 53

Hoje recebi um anoticia.. que me deixou assim um bocado..
    tinha dado em Agosto orçamento para os projectos de uma casinha... o projecto ainda era um pouco longe ( cerca de 60km e o concelho para entrega do processo a 76km,as pessoas mostraram-se algo exigentes com o programa, racionalidade de opções e target financeiro a atingir...

Bom... fui ao local, falei com os donos, enviei à posteriori a respectiva proposta de honorários.
    Hoje, em conversa com o colaborador na parte de SCIE, que tinha facultado o contacto/ apresentação desse promitente cliente... diz-me que afinal arranjaram uma arquitecta, que é nova, es´ta a começar é de mais perto... e, eu fiquei pasmado ( ele igualmente), porjecto de arquitectura e especialidades para uma casa de r/c, T3 com cerca de 180m2 por 2200€... ( por esse valor tenho eu dificuldade em encontrar quem me execute todas as especialidades necessárias)

Depois mostrou-me o estudo prévio final que foi aprovado pelos donos de obra.
    Cozinha com bancadas que começam nos 40cm de profundidade variam até aos 90cm.. roupeiros que começam com profundidades de 40cm e atingem os 80cm... uma cobertura com telhados completamente complicados sem necessidade, com zonas de algerozes junto do edifico lateral, sem qq tipo de necessidade...
    As Is nenhuma delas cumpre as acessibilidades...
    O pormenor de arquitectura..pasme-se. Parede dupla, com caixa de ar... mas sem isolamento, na laje em contacto com o solo , idem.. fora outros pormaiores. e claro implantaram o edifico sobre um poço enorme que lá existe, em alvenaria de pedra de xisto... que eu tinha dito que poderiamos valorizar e fazer um pátio em redor... fora as questões técnicas inerentes a construir sobre...

Isto para dizer que os donos queriam uma edificação simples, económica... Mas o que me fere mesmo, é, independente de terem adjudicado o projecto à minha colega (não é isso que está em causa), ao menos poderiam ter tido a amabilidade ter enviado uma mensagem a dizer isso mesmo. Temos muita pena, mas uma colega sua apresentou-nos uma proposta mais apelativa, e tal... mas não, nada disso ;(
    Temos de saber por portas travessas... e mais eu no final de Outubro telefonei, para saber novidades... e não se descoseram, estava o processo em stand-by... enfim.
    Desculpem lá o desabafo.
    A minha proposta de honorários( arquitectura + especialidade incluindo taxas de apreciação de projectos, para a fase de licenciamento) era de cerca de 5800€ + IVA. já para terem noção do valor de grandezas em causa.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
    • eu
    • 12 novembro 2019

# 54

Colocado por: Pedro Barradasirada na sexta-feira passada, traseiras.

Ficou um belo aviário...
  14.  # 55

Pedro

já apanhei muitos assim, uns ainda deram uma desculpa qualquer meio esfarrapada, mas o que me doi foi os casos em que foi mesmo só para tirar nabos da púcara, nunca houve intenção de adjudicar coisa nenhuma. Alguns depois veem ao fórum...
    ossos…

esse casinhoto até que se integra na paisagem e região, ao menos isso.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, Pedro Barradas, fernandoFerreira
  15.  # 56

não deveria ter 4 aguas. o tradicional é ter somente 2. fora a questão dos vãos e as proporções e ainda o desperdício na organização interna... Mas é como dizes, poderia ter sido muito pior, um cubo manhosos qq ... era pior.
    •  
      Mk Pt
    • 12 novembro 2019 editado

# 57

Colocado por: Pedro BarradasHoje recebi um anoticia.. que me deixou assim um bocado..
    Concordam com este comentário:Mk Pt

O problema é a falta de formação, inteligência e perspicácia de muitas pessoas.
    O que escrevi no outro tópico:
    Colocado por: Mk Pt

Lembre-se que o melhor gasto/investimento que pode fazer numa obra é em bons projectistas, ter um projecto bom e completo, e num bom fiscal de obra (que deve ser independente de quem efectuou os projectos, para detectar eventuais erros/omissões).
    Bons técnicos às vezes podem parecer caros, mas na verdade podem sair-lhe extremamente barato ou até você lucrar com eles. Erros ou omissões em obras podem custar muito dinheiro, chatices e tempo (e tempo é dinheiro).

Pode pensar que quer obra simples/relativamente pequena, mas mesmo nestes casos técnicos/projectistas competentes vão valer a pena.
    Concordam com este comentário:zedasilva

É algo que a maioria das pessoas não tem noção.

Muitas pessoas não tem noção da importância de um bom projecto e de bons técnicos. Muitas pessoas não têm noção de quanto um bom projecto e boa fiscalização/acompanhamento de obra pode poupar.

Muitas pessoas não têm perspicácia para perceber que basta um projecto mal desenhado/optimizado ou um projecto de estabilidade mal feito/sacado do CYPE para estarem a gastar o mesmo ou mais até do que o custo de todos os projectos juntos feitos por alguém competente.

A ignorância não é de criticar, não são da área o normal é o desconhecimento. Mas por vezes custa perceber a pouca inteligência de ir pelo mais barato no que realmente é o mais importante numa obra: os projectos e o acompanhamento da obra.

E pedir 5.800€ com todas as especialidades, já incluindo taxas, e à distância que está do terreno e da Câmara, até está muito longe de ser 'caro'.
    ...

Quanto ao assunto dos 'tesourinhos' já vi uns quantos dignos deste tópico.
    :)
  16.  # 58

Colocado por: Mk PtO problema é a falta de formação, inteligência e perspicácia de muitas pessoas.

.. olha que as pessoas em causa, não me pareceram ter défice disso. até pelas profissões e negócios que têm..
  17.  # 59

Colocado por: Pedro BarradasHoje recebi um anoticia.. que me deixou assim um bocado..

Antes de mais peço desculpas por ser demasiado direto, e digo isso sem a intenção de ofender.

Se você pessoalmente for como as suas últimas intervenções os mais provável é o potencial cliente ter fugido com medo.
  18.  # 60

Colocado por: Mk PtO problema é a falta de formação, inteligência e perspicácia de muitas pessoas.

Colocado por: Mk PtÉ algo que a maioria das pessoas não tem noção.

Muitas pessoas não tem noção da importância de um bom projecto e de bons técnicos. Muitas pessoas não têm noção de quanto um bom projecto e boa fiscalização/acompanhamento de obra pode poupar.

Acredito no contrário.
    As pessoas tem noção da importância de um bom projecto, no entanto não sabem avaliar sem ver umas imagens 3D que podem até nem corresponder à planta.
    Só por exemplo, quando as pessoas vão ver uma casa para comprar olham apenas para a decoração nunca se preocupam com o mais importante que é a estruturas e os problemas que podem estar camuflados e que muitas vezes uma pessoa atenta consegue detectar.

As pessoas que nao sao do meio não sabem olhar para um projeto com olhos críticos por isso muitas vezes decidem pelo mais barato, mesmo que seja um copy/paste de outro projeto.

0.0303 seg. NEW