Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: nielskySe você pessoalmente for como as suas últimas intervenções os mais provável é o potencial cliente ter fugido com medo.

lolol... ;) Por acaso a reunião decorreu muito bem, com muitas ideias e empatia entre ambas as partes.. por isso ter ainda ficado mais surpreendido...
    Mas é assim mesmo, faz parte.
    •  
      Mk Pt
    • 12 novembro 2019 editado

# 62

Colocado por: nielsky
    Acredito no contrário.
    As pessoas tem noção da importância de um bom projecto, no entanto não sabem avaliar sem ver umas imagens 3D que podem até nem corresponder à planta.
    Só por exemplo, quando as pessoas vão ver uma casa para comprar olham apenas para a decoração nunca se preocupam com o mais importante que é a estruturas e os problemas que podem estar camuflados e que muitas vezes uma pessoa atenta consegue detectar.

As pessoas que nao sao do meio não sabem olhar para um projeto com olhos críticos por isso muitas vezes decidem pelo mais barato, mesmo que seja um copy/paste de outro projeto.

Discordo, pelo menos em parte.
    Se as pessoas tivessem noção da importância de um projecto, iriam questionar-se porque um técnico leva 5.800€ para todos os projectos e porque outro leva menos de metade.

Se as pessoas tivessem noção da importância de um projecto, teriam noção que para os 3.000, 4.000 ou mesmo 5.000€ que poupam no conjunto dos projectos, basta um projecto de estabilidade mal feito/chapa 5 para gastarem mais 5.000€, 6.000€, ou até para cima de 10.000€ a mais em betão/ferro. Fora outros erros/atrasos por omissões.

E os 3000/4000/5000€ que pouparam em projectos transformam-se em vários milhares a mais gastos em obra.
    Como ignoram, vivem felizes.

Por isso não, as pessoas na generalidade não têm noção da importância dos projectos. Se assim fosse não iam pelo mais barato.

Isto em média, claro. E que é o caso que o Pedro Barradas relatou.
    No entanto, claro que também há pessoas preocupadas e que têm noção da importância dos projectos, que buscam técnicos competentes e não os mais baratos, e que confiam nos técnicos e não no empreiteiro que sabe tudo, porque já faz assim à 30 anos.

É como técnicos, empreiteiros e em todas as profissões: há bons e maus donos de obra.
    Concordam com este comentário: marco1
  2.  # 63

.. se conseguir o Estudo final eu publico aqui, com a devida reserva da identidade e localização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt
    •  
      Mk Pt
    • 12 novembro 2019 editado

# 64

Pedro..
    Colocado por: Pedro BarradasH
    O pormenor de arquitectura..pasme-se. Parede dupla, com caixa de ar... mas sem isolamento, na laje em contacto com o solo , idem.. fora outros pormaiores. e claro implantaram o edifico sobre um poço enorme que lá existe, em alvenaria de pedra de xisto...

Também fiquei com muita curiosidade como serão especialidades, entre preço absurdamente barato, o que já descreveu aqui e compatibilização com a arquitectura.

Será que a arquitecta trabalhou praticamente pro bono e arranjou técnicos competentes para as especialidades? Ou arranjou quem trabalhasse ao desbarato também?

Projecto(s) chapa 5 certamente.
  3.  # 65

a colega deve estar a ganhar uns 500 ou 600e, possivelmente é o 1º trabalho... a engenharia possivelmente arranjou alguém que faz tudo por 1500€. O mais estranho é que actualmente, não há necessidade de trabalhar a estes preços (as horas despendidas, pelo menos no que concerne à arquitectura...a responsabilidade inerente e horas de trabalho, deslocações e etc. licenças. não paga.. Mas sendo o primeiro, é normal, por forma a compensar o que não se sabe e assim ter clientes e ir fazendo portefólio..), o mercado está com os projectistas cheios de trabalho.. não compreendo ainda assim estes preços...
    Esse valor cobrávamos nós em 1999, pelos projectos todos.. que eram muito menos especialidades, era tudo muito menos complexo e menos exigente.

Na época da crise, o minimo que cobrei foram 3500e + IVA... uma casinha simples com 80m2... e não dá mesmo para ser menos. Foram cerca de 2000 para Esp e 1500 para arq. Projecto a 90km de distância. Eses 1500e não paga devidamente todas as horas de projecto e a pensar no assunto, coordenação, visitas e entregas na camara, etc... como devem calcular... até porue aqui não temos projectos tipo e/ou de gaveta.
  4.  # 66

Colocado por: Mk PtProjecto(s) chapa 5 certamente.

O de arquitectura não é certamente e o resto também não pode ser.. o lote e a casa tem certas aprticularidades...
    O pormenor, nem pode ser chapa 5.. pois desde 1998 que não existe parede dupla sem haver isolamento no meio!!!?, é mesmo muito estranho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HTiago
  5.  # 67

Fica as imagens do Estudo prévio final...
    As quais deixo à vossa consideração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt, Goncalo D.
      Anotação 2019-11-12 194005.jpg
      Anotação 2019-11-12 19401.jpg
      Anotação 2019-11-12 19400.jpg
  6.  # 68

PS: afinal, a projectista não é nova, nem o 1º projecto ( nem pouco mais ou menos)... mais uma tanga dada pelo "dono de obra"... Porque não dizem as coisas frontalmente... Desculpem lá o desabafo. Até um próximo "tesourinho".
  7.  # 69

É realmente extraordinário o preço cobrado. São áreas diferentes, e cada uma com a sua especialidade e responsabilidade, mas ainda assim, esse será, sensivelmente, para a área referida (considerando as variantes...), a grosso modo, um projecto de design de interiores ou um de decoração. Também não entendo. E se for como diz, de ganhar 500/600€ com esse projecto, quanto do seu tempo pode a sua colega alocar a ele ? Quantos projectos tem que fazer para garantir rentabilidade. Não sei (?)
    • VCAC
    • 12 novembro 2019

# 70

Deixe lá Pedro...
    Não se aborreça. Já viu se lhe adjudicassem todas as propostas que faz?
    Nem tinha tempo para dar as suas voltinhas de bicicleta, nem para empratar dignamente as suas iguarias... 😉
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, desofiapedro
  8.  # 71

A construção não comento do Estudo Prévio (rebocos e afins), pois nem poderia. Os interiores, desculpem que vos diga, arquitectos, mas como designer de interiores, não para me gabar, mas faria certamente melhor. Ou muito diferente, vá.
    Concordam com este comentário: Mk Pt
  9.  # 72

Colocado por: CMartinÉ realmente extraordinário o preço cobrado. São áreas diferentes, e cada uma com a sua especialidade e responsabilidade, mas ainda assim, esse será, sensivelmente, para a área referida (considerando as variantes...), a grosso modo, um projecto de design de interiores ou um de decoração. Também não entendo. E se for como diz, de ganhar 500/600€ com esse projecto, quanto do seu tempo pode a sua colega alocar a ele ? Quantos projectos tem que fazer para garantir rentabilidade. Não sei (?)

Sabendo agora quem é a projectista... Duvido que esteja a ser cobrado por tudo... 2200€.
    Concordam com este comentário: Nestor Fernandes
  10.  # 73

Colocado por: CMartinA construção não comento do Estudo Prévio (rebocos e afins), pois nem poderia. Os interiores, desculpem que vos diga, arquitectos, mas como designer de interiores, não para me gabar, mas faria certamente melhor. Ou muito diferente, vá.

Aquilo nem é digno de um arquitecto... Com erros de resolução das rotações. Erros de palmatória... Fora outros pormaiores... Não comento mais.
    Concordam com este comentário: CMartin
  11.  # 74

não desgosto
    apenas acho que facilmente se faria o mesmo com tudo ortogonal, nem era preciso mexer muito e construtivamente era muito mais eficaz e não se perdia quase nada em área.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 75

marco1, para que se fazem aqueles ângulos estranhíssimos, a meu ver ? Por exemplo entre o vestíbulo e a lavandaria, entre outros ?
  13.  # 76

Justifica fazer aquele ângulo na parede lateral esquerda da lavandaria ?
    E o angulo quase com parede em bico no último quarto, entre quarto e respectiva casa de banho ?
    Porque não se pôs tudo a direito ?
    Não vejo o ganho.
    (A ver se se aprende alguma coisa da minha parte).
  14.  # 77

Colocado por: CMartinmarco1, para que se fazem aqueles ângulos estranhíssimos, a meu ver ? Por exemplo entre o vestíbulo e a lavandaria, entre outros ?

Sendo um leigo na matéria (apenas um dono de obra em curso), diria que apenas está lá para complicar e encarecer a obra.
    60m2 de vestíbulo, arrecadação e alpendre são muitos €€€ na obra final.
  15.  # 78

Colocado por: Pedro BarradasVou começar com um projecto de 2014, uma habitação unifamiliar com 250m2, do qual me foi pedido para na qualidade de futuro director técnico, assessorar o Empreiteiro geral na realização do respectivo orçamento.

Façam os vossos comentários... está lançado o debate!!!.... que eu já contarei o resto da história...

PS: estas imagens foram retiradas das peças desenhadas digitais que instruíram o processo de licenciamento.
      otilia_01.jpg
      otilia_04.jpg
      otilia_02.jpg
      otilia_03.jpg
      otilia_05.jpg

pois mas é preciso saber as condicionantes relativas ao terreno onde a casa foi implantada...
  16.  # 79

Colocado por: leandro_mSendo um leigo na matéria (apenas um dono de obra em curso), diria que apenas está lá para complicar e encarecer a obra.
    60m2 de vestíbulo, arrecadação e alpendre são muitos €€€ na obra final.

Não sei. Pessoalmente também não vejo qualquer interesse, pelo contrário, mas pergunto ao marco1 do seu ponto de vista de arquitecto como refere que até gosta, quando eu não vejo nada que não se pudesse fazer diferente para que eu gostasse. Pode estar a escapar-me algo do ponto de vista da arquitectura, e, se sim, tenho interesse em saber.
  17.  # 80

Colocado por: marco1acho que facilmente se faria o mesmo com tudo ortogonal, nem era preciso mexer muito e construtivamente era muito mais eficaz e não se perdia quase nada em área.

Concordo com isto. E acho que faria uma enorme diferença. No mínimo seria isto. (Mas não no máximo...).

0.0200 seg. NEW