Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: Pedro BarradasPS: afinal, a projectista não é nova, nem o 1º projecto ( nem pouco mais ou menos)... mais uma tanga dada pelo "dono de obra"... Porque não dizem as coisas frontalmente... Desculpem lá o desabafo. Até um próximo "tesourinho".

Antes de mais obrigado pela foto. A casa estava de facto mal aproveitada, mas tenho de admitir que até gostei do resultado final, é o tipo de casa que visualmente gosto de ver.

Quanto ao seu desabafo, pode-se saber mais ou menos qual era o orçamento pretendido para uma obra destas? Parece-me obra para 200-250 mil euros, não se percebe de facto a poupança

Agora, eu próprio cometi o erro de não recorrer ao melhor técnico possível para terminar o meu projeto. Posso dizer que as minhas motivações foram de ordem económica (pretendia uma casa simples rectangular), e de tempo. Precisava de avançar rápido e disseram-me que o técnico em questão agilizava as coisas. Quanto ao tempo foi treta, é verdade que tudo se processou rápido, mas teve mais a ver com a minha insistência e sensibilização junto da câmara do que propriamente com o técnico em questão. Quanto ao preço poupei 1000 euros face a outros orçamentos, mas foi na verdade não foi uma poupança, uma vez quem em termos de imput técnico e criativo tive muito pouco. ´

Por isso se de uma má experiência resulta alguma coisa, que seja um conselho para quem ainda está em processo de projeto: Não vale a pena tentar poupar no projeto.
  2.  # 82

Colocado por: HAL_9000Parece-me obra para 200-250 mil euros, não se percebe de facto a poupança

queriam não ultrapassar os 150.000€
  3.  # 83

Colocado por: HAL_9000Por isso se de uma má experiência resulta alguma coisa, que seja um conselho para quem ainda está em processo de projeto: Não vale a pena tentar poupar no projeto.

O grande problema é que nestas coisas, o não poupar, também não garante nada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, HAL_9000
    • eu
    • 13 novembro 2019

# 84

Colocado por: rjmsilvaO grande problema é que nestas coisas, o não poupar, também não garante nada.

Há dois factos que deixam os donos de obra num dilema complicado:

-Um bom arquiteto tem necessariamente que cobrar valores acima da média para fazer um bom trabalho;

-Um arquiteto caro não é garantia de um bom trabalho;

Portanto, a única certeza que o dono de obra pode ter é que se pagar pouco, vai ficar mal servido. Se pagar muito...
    pode ficar bem servido... ou não.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, ricat, box
  4.  # 85

Colocado por: Pedro Barradas
    queriam não ultrapassar os 150.000€

Uma casa com estas áreas e estes telhados para esse valor, ou aumentaram orçamento, ou acho que vão ter uma surpresa.
  5.  # 86

Colocado por: HAL_9000Uma casa com estas áreas e estes telhados para esse valor, ou aumentaram orçamento, ou acho que vão ter uma surpresa.

Na conversa inicial, no local, não queriam ultrapassar os 100.000€.. ao que respondi que seria completamente impossível ( seria viável entre os 150-180k). Agora se outros prometem mundos e fundos.. já é uma questão que me ultrapassa.
  6.  # 87

Colocado por: euPortanto, a única certeza que o dono de obra pode ter é que se pagar pouco, vai ficar mal servido. Se pagar muito...
    pode ficar bem servido... ou não.

É verdade. A única forma de se dar a volta a isso, na minha opinião, é não terem o preço como o único critério, será antes um critério entre outros de igual importância.
    •  
      Mk Pt
    • 13 novembro 2019 editado

# 88

Colocado por: Pedro Barradasa colega deve estar a ganhar uns 500 ou 600e, possivelmente é o 1º trabalho... a engenharia possivelmente arranjou alguém que faz tudo por 1500€. O mais estranho é que actualmente, não há necessidade de trabalhar a estes preços (as horas despendidas, pelo menos no que concerne à arquitectura...a responsabilidade inerente e horas de trabalho, deslocações e etc. licenças. não paga.. Mas sendo o primeiro, é normal, por forma a compensar o que não se sabe e assim ter clientes e ir fazendo portefólio..), o mercado está com os projectistas cheios de trabalho.. não compreendo ainda assim estes preços...
    Esse valor cobrávamos nós em 1999, pelos projectos todos.. que eram muito menos especialidades, era tudo muito menos complexo e menos exigente.

Na época da crise, o minimo que cobrei foram 3500e + IVA... uma casinha simples com 80m2... e não dá mesmo para ser menos. Foram cerca de 2000 para Esp e 1500 para arq. Projecto a 90km de distância. Eses 1500e não paga devidamente todas as horas de projecto e a pensar no assunto, coordenação, visitas e entregas na camara, etc... como devem calcular... até porue aqui não temos projectos tipo e/ou de gaveta.

Se cobrou 2.200€+IVA com tudo incluido e atribuiu as especialidades por 1.500€, está a perder dinheiro.

Dos 2.200-1500 sobram 700€.
    - Dos 700€ vai ter que pagar impostos, tem custos com impressões/papel/toner, dobragem e uso de material, tem custos com o espaço/escritório/electricidade e comunicações, tem custos com deslocações ao terreno e à CM, tem o tempo perdido em reuniões com o cliente e com técnicos das especialidades, tem o tempo gasto a pensar, desenvolver e desenhar o projecto.

Ou seja, perde mesmo dinheiro.

Para mim, esse preço é para depois cobrar no mínimo mais 800-1.000€ para fazer telas finais/alterações ou assim.
    Ou seja, enganar o cliente para ganhar o projecto e depois cobrar mais. E mesmo assim (se ficar-se por +1.000€) continua a cobrar pouco.

Na conversa inicial, no local, não queriam ultrapassar os 100.000€.. ao que respondi que seria completamente impossível ( seria viável entre os 150-180k). Agora se outros prometem mundos e fundos.. já é uma questão que me ultrapassa.

O problema de muitos donos de obra é esse: seguem quem lhes diz o que querem ouvir, não quem lhes diz como as coisas realmente são.
  7.  # 89

como já disse até não desgosto do projeto ( tirando os ângulos) ou seja fica assim com uma caixa e volume simpático e assim tipo arquitetura da região que depois no interior se pode dar largas ao interiorismo. agora acho muito pouco para todos os projetos mesmo que seja só licenciamento e isso vai dar buraco, ou os projetos tem de ser feitos a despachar ou vão surgir adendas pelo caminho por qualquer palha.
    não concordo com o que dizem que a única certeza é pagar pouco logo como premissa á partida, qualquer diferença nesta fase numa margem entre 5000 € é ridículo nesta fase e em face do investimento que se trata, uma casa.
  8.  # 90

Neste caso, concordo o Marco1, também não desgosto do projeto. Tirando os ângulos estranhos, que não sei se são limitações do lote ou feitio, acho a casa bastante funcional.
    outra coisa é acreditar que alguém tenha feito este projeto todo por 2200 euros, e que se consiga fazer esta obra com o orçamento pretendido.
    Se isto se confirmar, mais uma acha para a discussão: Investir em fase de projeto é garantia de qualidade e o rigor orçamental, ou é uma lotaria?
  9.  # 91

Colocado por: HAL_9000Neste caso, concordo o Marco1, também não desgosto do projeto. Tirando os ângulos estranhos,

Mas isso ninguem parece estar em desacordo... tirando so angulos!!!?, os angulos é uma situaçao que nãose deveria ter sequer apresentado ao cliente...
  10.  # 92

Mas isso ninguem parece estar em desacordo... tirando so angulos!!!?, os angulos é uma situaçao que nãose deveria ter sequer apresentado ao cliente...
    Sim, falo nos ângulos porque eu olho para ali e acho que eram evitáveis e não fazem sentido. Agora em termos técnicos não sei se algo obrigou aquelas faltas de esquadria.
  11.  # 93

Colocado por: JoelM

Aquele corte pela fachada é igual para esta casa e para mais uns milhares delas, nem isolamento na parede dupla tem... Ou seja, térmica = 0
    Até já estou a imaginar como terá sido a coordenação com as outras especialidades principalmente com uma casa com tantos ângulos, já estou a ver as vigas a atravessar paredes! 😅
    Mesmo assim não me parece que seja um projeto tirado da gaveta, dá mesmo a sensação que foi adaptado ao lote em questão. Por conseguinte as especialidades também não serão chapa 5. Quanto à qualidade dos desenhos parecem algo ultrapassados, mas na verdade eu não estou por dentro do assunto. A falta de isolamento, sinceramente também não percebi, será que foi por questões orçamentais? Mas imagino que uma casa sem isolamento no Alentejo? no verão fique um bocadinho abafada.
    Contudo isto, o que eu acho é que o DO atirou o valor dos 2200 para se tentar justificar não ter entregue o projeto ao Pedro Barradas. A poupar a poupar andei eu e paguei o dobro desse valor. Ou isso ou a arquitecta decidiu fazer este trabalho pro
    bono
    •  
      Mk Pt
    • 13 novembro 2019 editado

# 94

Colocado por: HAL_9000A falta de isolamento, sinceramente também não percebi, será que foi por questões orçamentais? .

Não, foi mesmo muita incompetência da arquitecta.

Aquele pormenor nos dias de hoje não é só questão de estar errado/mal feito, é questão de ser corte construtivo à escala 1:20 que não cumpre com a legislação em vigor (da térmica).

Nem sequer um novato na arquitectura devia apresentar um pormenor com uma falha tão grave (falta de isolamento térmico, inexistência de corte térmico no peitoril,...), quanto mais alguém que até já é experiente, ao que parece.

...

A lei actual obriga a uma série de condicionantes, incluindo de térmica e ventilação, etc. É por este motivo, também, que o custo da construção tem aumentado, não se pode incumprir a lei só porque não há dinheiro para construir a cumprir com a mesma.

O caso daquele pormenor não tem a haver com isso, tem mesmo só a haver com falta de competência da técnica que apesentou aquilo assim.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 95

Colocado por: Mk PtAquele pormenor nos dias de hoje não é só questão de estar errado/mal feito, é questão de ser corte construtivo à escala 1:20 que não cumpre com a legislação em vigor.
    Ah, já percebi, basicamente a arquiteta fez uma reciclagem de um pormenor que tinha lá na gaveta
  13.  # 96

Colocado por: HAL_9000Agora em termos técnicos não sei se algo obrigou aquelas faltas de esquadria.

è claro que não!!!
  14.  # 97

Colocado por: HAL_9000Ah, já percebi, basicamente a arquiteta fez uma reciclagem de um pormenor que tinha lá na gaveta

sim, aí com uns 20 anos... até as fontes das legendas acompanham a idade do pormenor...
    •  
      Mk Pt
    • 13 novembro 2019

# 98

sim, aí com uns 20 anos... até as fontes das legendas acompanham a idade do pormenor...

20 anos.. se não for mais.
    Acho que por volta de 2000 já se metia xps nas paredes e meados dos 90's metiam EPS do mais rasca nas paredes duplas, que era inovação da época, mesmo não sendo obrigatório.
    Mas falo de memória fraca de obras que vi na época, finais dos 90's estava a terminar o secundário.. :)

Sobre o tipo de letra também reparei, mas é a fonte padrão do AutoCAD. Ainda há quem use aquilo, em particular chapa 5 e/ou coisas a despachar.
  15.  # 99

O 1º regulamento termico é de 1990 ( DL 40/90)... Ninguem sabia fazer, não se percebia nada do assunto, na universidade não demos nada de relevante sobre o tema, mas todos utilizavam o software da DOW, em particular o Dowterm98. que é de 1998... e mesmo assim mal. Era hábito ver somente umas fichas resumo.... que não passavam de um copy/ paste gritante ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mk Pt
  16.  # 100

Um pequeno hijack ao tópico...
    São Bento, Porto. Opiniões.
      75553078_2472870902971262_7149867242023288832_o.jpg

0.0192 seg. NEW