Colocado por: Pedro BarradasPS: afinal, a projectista não é nova, nem o 1º projecto ( nem pouco mais ou menos)... mais uma tanga dada pelo "dono de obra"... Porque não dizem as coisas frontalmente... Desculpem lá o desabafo. Até um próximo "tesourinho".
Colocado por: HAL_9000Parece-me obra para 200-250 mil euros, não se percebe de facto a poupança
Colocado por: HAL_9000Por isso se de uma má experiência resulta alguma coisa, que seja um conselho para quem ainda está em processo de projeto: Não vale a pena tentar poupar no projeto.
Colocado por: rjmsilvaO grande problema é que nestas coisas, o não poupar, também não garante nada.
Colocado por: Pedro Barradas
queriam não ultrapassar os 150.000€
Colocado por: HAL_9000Uma casa com estas áreas e estes telhados para esse valor, ou aumentaram orçamento, ou acho que vão ter uma surpresa.
Colocado por: euPortanto, a única certeza que o dono de obra pode ter é que se pagar pouco, vai ficar mal servido. Se pagar muito...
pode ficar bem servido... ou não.
Colocado por: Pedro Barradasa colega deve estar a ganhar uns 500 ou 600e, possivelmente é o 1º trabalho... a engenharia possivelmente arranjou alguém que faz tudo por 1500€. O mais estranho é que actualmente, não há necessidade de trabalhar a estes preços (as horas despendidas, pelo menos no que concerne à arquitectura...a responsabilidade inerente e horas de trabalho, deslocações e etc. licenças. não paga.. Mas sendo o primeiro, é normal, por forma a compensar o que não se sabe e assim ter clientes e ir fazendo portefólio..), o mercado está com os projectistas cheios de trabalho.. não compreendo ainda assim estes preços...
Esse valor cobrávamos nós em 1999, pelos projectos todos.. que eram muito menos especialidades, era tudo muito menos complexo e menos exigente.
Na época da crise, o minimo que cobrei foram 3500e + IVA... uma casinha simples com 80m2... e não dá mesmo para ser menos. Foram cerca de 2000 para Esp e 1500 para arq. Projecto a 90km de distância. Eses 1500e não paga devidamente todas as horas de projecto e a pensar no assunto, coordenação, visitas e entregas na camara, etc... como devem calcular... até porue aqui não temos projectos tipo e/ou de gaveta.
Na conversa inicial, no local, não queriam ultrapassar os 100.000€.. ao que respondi que seria completamente impossível ( seria viável entre os 150-180k). Agora se outros prometem mundos e fundos.. já é uma questão que me ultrapassa.
Colocado por: HAL_9000Neste caso, concordo o Marco1, também não desgosto do projeto. Tirando os ângulos estranhos,
Colocado por: Pedro BarradasSim, falo nos ângulos porque eu olho para ali e acho que eram evitáveis e não fazem sentido. Agora em termos técnicos não sei se algo obrigou aquelas faltas de esquadria.
Mas isso ninguem parece estar em desacordo... tirando so angulos!!!?, os angulos é uma situaçao que nãose deveria ter sequer apresentado ao cliente...
Colocado por: JoelMMesmo assim não me parece que seja um projeto tirado da gaveta, dá mesmo a sensação que foi adaptado ao lote em questão. Por conseguinte as especialidades também não serão chapa 5. Quanto à qualidade dos desenhos parecem algo ultrapassados, mas na verdade eu não estou por dentro do assunto. A falta de isolamento, sinceramente também não percebi, será que foi por questões orçamentais? Mas imagino que uma casa sem isolamento no Alentejo? no verão fique um bocadinho abafada.
Aquele corte pela fachada é igual para esta casa e para mais uns milhares delas, nem isolamento na parede dupla tem... Ou seja, térmica = 0
Até já estou a imaginar como terá sido a coordenação com as outras especialidades principalmente com uma casa com tantos ângulos, já estou a ver as vigas a atravessar paredes! 😅
Colocado por: HAL_9000A falta de isolamento, sinceramente também não percebi, será que foi por questões orçamentais? .
Colocado por: Mk PtAquele pormenor nos dias de hoje não é só questão de estar errado/mal feito, é questão de ser corte construtivo à escala 1:20 que não cumpre com a legislação em vigor.Ah, já percebi, basicamente a arquiteta fez uma reciclagem de um pormenor que tinha lá na gaveta
Colocado por: HAL_9000Agora em termos técnicos não sei se algo obrigou aquelas faltas de esquadria.
Colocado por: HAL_9000Ah, já percebi, basicamente a arquiteta fez uma reciclagem de um pormenor que tinha lá na gaveta
sim, aí com uns 20 anos... até as fontes das legendas acompanham a idade do pormenor...