Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: ****Foto do público
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmatos
      D068339C-185C-4181-907D-AFE63F5C666A.jpeg

A cor e acabamento não são esses. E o trabalho de Vhils não existe.
  2.  # 122

Quem foram os investidores ?
  3.  # 123

enfim...como peça arquitetónica...e como nova funcionalidade/ serviço para a cidade naquele espaço urbano….
    eu sei que promover a habitação na cidade é algo de louvável, mas acho que se pedia algo ali mais alem , mais inovador ao serviço publico e urbano da cidade, para já não falar no âmbito estético de um objeto arquitetónico que poderia ser marcante ou simplesmente discreto e subtil como simples remate de quarteirão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 124

Colocado por: marco1ou simplesmente discreto e subtil como simples remate de quarteirão.

Muito bom. Seria uma elegância ! Concordo plenamente. E isso sim seria, nos tempos que correm, completamente inesperado e inovador. Simplesmente discreto e subtil, como simples remate de quarteirão.
  5.  # 125

Não me parecem. Se reparar, no projecto, o acabamento do prédio tem textura, uma rugosidade e a cor (em betão (?)) assemelha-se mais à cor da pedra, da escarpa. Com essa textura e essa cor, a pretensão seria fazer parte da rocha, da escarpa.
    Afinal acabou por ter acabamento liso, moderno, e uma cor bastante diferente, pintada de clarinho, completamente desapegada do que seria a intenção de vir da rocha, de fazer parte da escarpa.
    Concordam com este comentário: marco1
      75553078_2472870902971262_7149867242023288832_o2.jpg
      D068339C-185C-4181-907D-AFE63F5C666A2.jpeg
  6.  # 126

Mas que modos de falar.
  7.  # 127

Amplie a foto. Repare nas plantas (vegetação) na cobertura. Repare também na sigla TGB no piso térreo. Se faltam os acabamentos em obra que referimos, não faria sentido estarem lá estes pormenores já. Ou sequer os envidraçados ou as pedras à esquerda, na fachada, acho.
      75553078_2472870902971262_7149867242023288832_o3.jpg
  8.  # 128

Colocado por: ****está lá a pintura os desenhos

Vhils acho que trabalha mais os materiais, fazendo com eles instalações, e esculpe-os, não trata apenas de pintar.
  9.  # 129

Também não sinto esse choque. Apenas, sabe-me a pouco a solução.
  10.  # 130

pois eu mantenho a minha opinião e acrescento ainda que para mim aquilo também gera uma certa confusão ao nível de escala.
    como a CMartin disse muito bem, a ideia inicial de ser algo como que esculpido da rocha, perdeu-se.
  11.  # 131

Colocado por: CMartinÉ razão suficientemente boa ?
    é.
  12.  # 132

Colocado por: marco1ainda que para mim aquilo também gera uma certa confusão ao nível de escala.
    vc obviamnete conhece mal o local. a escala do edifício é a mesma do prédio anterior e dos prédios adjacentes. portanto, mantem a cercea da rua. seja da av d afonso henriques como a da rua do loureiro..

históricamente essa zona da cidade não tinha esse desafogo todo, era como o resto da baixa do porto. cheio de casas tipicas com 4/5 pisos. no estado novo foi tudo demolido para permitir visualizar a sé desde s.bento. Por isso consegue-se ver aquelas escarpas de pedra que outrora estavam escondidas nos quintais... Portanto, mesmo em questões de memória a volumetria está enquadrada .. pode-se gostar ou não do design da fachada.. mas isso tem a ver com os gostos de cada um
  13.  # 133

antony

é um debate que até nem me interessa muito, no entanto a minha opinião procura não ser ao nível de gostos. quando falo em escala não falo em volume
    falo na escala dos elementos que constituem o todo.
    aquilo para mim gera-me ambiguidade
    já agora é interessante no meio da cidade permitirem T0 com a wc a dar diretamente para a divisão.
  14.  # 134

Colocado por: marco1já agora é interessante no meio da cidade permitirem T0 com a wc a dar diretamente para a divisão.
    aquele caso em concreto desconheço as tipologias, mas o que mais existe nessa cidade são situações assim. em muitos casos os lotes são tão estreitos que não é possível cumprir com muita coisa.
  15.  # 135

Colocado por: marco1quando falo em escala não falo em volume
    falo na escala dos elementos que constituem o todo.
    talvez, para mim aquilo parece querer ser um jogo com as habituais janelas/portas altas e estreitas tanto das casas tradicionais como das janelas de S bento.

pessoalmente acho piada ao edifício.. faz ali um remate interessante do construido com o não construido.
  16.  # 136

Ora...reavivando este maldito tópico.
    Hoje recebi esta pérola para orçamentar Especialidades e etc.., é o único pormenor de um projecto de licenciamento de arquitectura... data de 05.2021.
      detalhe.jpg
  17.  # 137

Padieira/lintel e soleira da moda... dos anos 70. A screaming thermal bridge
  18.  # 138

parece que parou o tempo em certas zonas, bolas
  19.  # 139

E a culpa depois é do DO, nem direito a pagamento deveria dar.
  20.  # 140

Colocado por: Pedro Barradasé o único pormenor de um projecto de licenciamento de arquitectura... data de 05.2021.

E não venham dizer que por se tratar de um projeto de licenciamento o pormenor não tem obrigação de ser mais "pormenorizado"
    Dá tanto trabalho copiar e inserir aquilo numa folha que copiar um pormenor com o mínimo de qualidade.

0.0318 seg. NEW