Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Agradecia os vossos comentários.

posso construir um muro de suporte de terras sem licença camararia ?

1.20 altura/ 30 metros
  2.  # 2

se confrontar com via publica não.
  3.  # 3

Colocado por: doisarquitectosse confrontar com via publica não.

confronta simplesmente entre vizinhos.

posso construir um simples muro com vigas e blocos de 10 ?

sendo entre vizinhos a camara nunca diz nada ?
  4.  # 4

Muro de suporte de terras necessita de licença. Pode fazer mas não está legal
  5.  # 5

Colocado por: riscosMuro de suporte de terras necessita de licença. Pode fazer mas não está legal

Colocado por: doisarquitectosse confrontar com via publica não.

no final, posso ou não ?

agradeço vossos esclaracimentos.
  6.  # 6

poder pode mas fica ilegal, um dia pode receber uma notificação para legalizar o muro.
  7.  # 7

É decorativo ou suporte de terras?
    Será de suporte... Assim precisa licenciar
  8.  # 8

é um muro de suporte de terras, 1.20 m de altura já me chegava
    • zeto
    • 4 fevereiro 2016

# 9

não precisa de licença se não confrontar com a via publica,
  9.  # 10

Para construir um muro de vedação de propriedade, é preciso licença ou autorização?
    A construção de muros de vedação, até 1.80 m de altura que não confinem com a via pública e de muros de suporte de terras com altura até 2.0 m, estão isentos de licença. No entanto e conforme Regulamento Municipal, é necessário assegurar que em terrenos desnivelados, a altura total final do muro, do lado do vizinho não fique superior a 3.50 m, o que pode impedir então que possa ser utilizada, do seu lado, toda essa altura de 1.80 m. Para muros confinantes com arruamentos, já é necessário apresentar projecto à Câmara Municipal, sendo a altura máxima admissível de 1.80 m acima da cota de passeio, mas incluindo nessa altura todos os elementos fixos sobre esses muros, sejam grades ou chapas, apenas podendo, acima daquela altura, ser admitida a existência de sebes arbustivas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Pedro42
  10.  # 11

bom dia a todos,

preguntei a um fiscal de obras camarario, confirma o que diz o C.Silva .

agora a minha dúvida,! sendo um muro de suporte de terras, sou obrigado a respeitar algum regulamento de construção ?

exemplo: posso construir com vigas e blocos de 10 ?
  11.  # 12

Eu tinha a mesma ideia que o C.Silva, mas quando tocou no ponto de ser um muro de contenção de terras achei que era necessário pedido de licença. Muro de contenção de terras convém ser em betão armado com 15 a 20 cm de espessura e boa drenagem de águas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro42
  12.  # 13

eu sei que devia fazer em betão armado ou em blocos de 20.

se faço com vigas de vedação e blocos de 10, é simplesmente por razões economicas.

se fizer como eu digo, mesmo que depois seja fiscalizado, a camara não diz nada ?
  13.  # 14

O modo como faz é consigo, se o muro abrir, não tem implicação com nenhuma entidade externa. Não necessitando de licença não existe fiscalização
  14.  # 15

Colocado por: Pedro42se faço com vigas de vedação e blocos de 10,

Não arrisque, faça no mínimo (com essa altura) de 15 em betão

Colocado por: Pedro42é simplesmente por razões economicas.

Compreende-se, poupa agora mas, se mais tarde cair, alem de ter que fazer novo, tem de tirar o velho, valerá o risco?
    Concordam com este comentário: Pedro42
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro42
  15.  # 16

Colocado por: riscosnão tem implicação com nenhuma entidade externa. Não necessitando de licença não existe fiscalização

só que os fiscais camararios neste momento andam em cima de tudo, piscinas, etc...tudo onde podem aplicar coimas.

no meu caso, mesmo que haja fiscalização na obra em execução, exemplo; um vizinho faz acusa, nunca me poderam aplicar coima ?
  16.  # 17

não porque a obra não necessita de licenciamento como o C.silva. referiu,

Só em casos em que necessita de licenciamento, piscinas, telheiros...como referiu é que poderia existir problema.
  17.  # 18

• jd_
    • 5 fevereiro 2016

# 19

E subir um muro de 77cm para 1m, que dá para a via publica? É necessário licenciamento?
  18.  # 20

Bom dia.
    Não sei se ainda vou a tempo de ajudar, mas uma alternativa económica e ecológica é fazer o muro de contenção de terras em pneus.
    Existem alguns estudos sobre o assunto na Internet, alguns bem complexos e completos.
    Mais tarde virei aqui deixar alguns links.
    Cumprimentos

0.0205 seg. NEW