Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaP
    • 7 fevereiro 2016 editado

# 1

Bom dia,
    Aluguei recentemente um apartamento totalmente renovado, mas qual não é a minha surpresa quando reparei - já depois de assinar o contrato e etc - que a fechadura que deixaram na porta era de bastante fraca segurança, quase até vergonhosamente fraca. Sugeri ao senhorio que alterasse a fechadura ao que ele me respondeu que não o iria fazer porque a fechadura era nova. Perguntei se poderia alterar a fechadura por mim própria e ainda não obtive resposta.
    Mesmo assim já adquiri uma fechadura como deve de ser e irei alterá-la pois segundo o que sei, tenho por lei esse direito.

A minha pergunta é, posso realmente alterar a fechadura - nem que ao sair da casa deixe lá a outra?
    A minha outra pergunta é, o senhorio tem que ficar com uma cópia da chave? Ou não há nada por lei que obrigue? É que o mais engraçado é que eu só fiquei com uma cópia da chave desta fechadura, o que me parece no minimo estranho.

Obrigada desde já e um resto de bom domingo para todos :)
  1.  # 2

Sim, pode e deve mudar a fechadura. Provavelmente o senhorio ficou com uma cópia pelo que não é seguro manter a mesma. E quando sair não precisa mudar a fechadura, basta entregar as chaves.
    E o senhorio não pode aceder a casa mesmo que haja rendas em atraso. Só com um agente de autoridade e se houver indícios de que o inquilino abandonou a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaP
    • AnaP
    • 7 fevereiro 2016

# 3

Muito obrigada pela resposta :)
  2.  # 4

Colocado por: CarvaiE quando sair não precisa mudar a fechadura, basta entregar as chaves.

deve colocar a fechadura que encontrou a quando do aluguer, de resto está correto o que disse
    Pode e DEVE trocar a fechadura

Colocado por: CarvaiSó com um agente de autoridade

E não só!
    •  
      jccp
    • 7 fevereiro 2016 editado

# 5

Colocado por: AnaPminha outra pergunta é, o senhorio tem que ficar com uma cópia da chave? Ou não há nada por lei que obrigue? É que o mais engraçado é que eu só fiquei com uma cópia da chave desta fechadura, o que me parece no minimo estranho.

pode e deve mudar a fechadura mas a suas expensas.

não o senhorio não deve ficar com copia da chave da fechadura

o senhorio deveria ter-lhe entregue tres chaves que são as pertencem á fechadura

como é que quer uma lei que obrigue o senhorio a entregar as copias das chaves quando ninguém sabe (excepto ele)quantos copias existem para além das tres que lhe deveria entregar?

no fim do contrato deverá entregar o apartamento como o encontrou.
  3.  # 6

Ja foi tudo dito,
    Deve trocar a fechadura.
    No fim deixa a fechadura que estava.
    Não vai deixar a sua fechadura, deixa a que estava.
    Se o arrendatário se puser com filmes, diga-lhe que se lhe der a chave e a casa aparecer roubada, já sabe que foi ele, e até costuma ter maços de notas de 500 lá por casa.
    • AnaP
    • 7 fevereiro 2016

# 7

Pois, foi o que pensei. Não faz sentido terem dado apenas uma chave sendo que normalmente as fechaduras vêm todas com três cópias. É no mínimo estranho. Mas já vou mandar trocar durante o dia de amanhã.

E sim, claro que depois deixo lá a que eles deixaram, porque enquanto eles deixaram lá uma fechadura de 10 euros eu gastei quase 100 na minha. Ridiculo terem deixado esta fechadura em primeiro lugar, mas enfim. Renovam uma casa inteira para depois deixarem uma fechadura de portão, não se entende.

Obrigada pelas sugestões :D
  4.  # 8

Se lhe renovaram a casa inteira, então deixe lá a fechadura. Esse pode e deve ficar a seu cargo, pois você nunca saberia se a fechadura colocada era de 3 ou 5 chaves e se entretanto até já poderiam ter feito cópia de 1 chave.
    •  
      jccp
    • 7 fevereiro 2016

# 9

Colocado por: AnaPRenovam uma casa inteira para depois deixarem uma fechadura de portão, não se entende.

isso é normal,sendo o imovel para arrendamento não faz sentido o senhorio estar a gastar mais dinheiro desnecessariamente porque salvo raras excepções os inquilinos trocam sempre a fechadura.
    Concordam com este comentário: treker666, callinas
    •  
      jccp
    • 7 fevereiro 2016

# 10

Colocado por: callinasSe o arrendatário se puser com filmes, diga-lhe que se lhe der a chave e a casa aparecer roubada, já sabe que foi ele, e até costuma ter maços de notas de 500 lá por casa.

isso é uma acusação muito grave e sem fundamento e é o suficiente para um futuro mau relacionamento senhorio/inquilino.
    • AnaP
    • 7 fevereiro 2016

# 11

Eu por acaso não iria mudar a fechadura se esta fosse em condições, mudaria apenas o canhão. Se a fechadura fosse boa simplesmente mudava-se o canhão e estava o serviço feito sem ter que andar a furar chão e porta, etc. para colocar uma de trancas. Mas pronto, lá irei mudar e assunto resolvido.

Obrigada a todos :D
  5.  # 12

Colocado por: jccp

isso é uma acusação muito grave e sem fundamento e é o suficiente para um futuro mau relacionamento senhorio/inquilino.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaP

Qual acusação?
    Então diga-me lá, Um dia a casa aparece roubada sem indícios de ter sido forçada a entrada. Você tem apenas uma chave da casa, de que se desconfia? Aliás essa é a primeira pergunta da PSP, quantas mais pessoas têm chave da sua casa.
    •  
      jccp
    • 7 fevereiro 2016

# 13

Colocado por: callinas
    Qual acusação?
    Então diga-me lá, Um dia a casa aparece roubada sem indícios de ter sido forçada a entrada. Você tem apenas uma chave da casa, de que se desconfia? Aliás essa é a primeira pergunta da PSP, quantas mais pessoas têm chave da sua casa.

desconfiar é uma coisa,acusar é outra
    • AnaP
    • 9 fevereiro 2016

# 14

O assunto já está resolvido. Inicialmente criaram entrave porque não queriam que eu furasse o chão e a aduela para inserir as trancas, foi quando perguntei: E se me assaltarem a casa, quem se responsabiliza?
    Lá depois me mandaram um e-mail a confirmar que poderia mudar a fechadura e não falaram sequer de ficar com uma cópia da chave :)
  6.  # 15

Colocado por: jccpcomo é que quer uma lei que obrigue o senhorio a entregar as copias das chaves quando ninguém sabe (excepto ele)quantos copias existem para além das tres que lhe deveria entregar?

Qual a lei que obriga a entregar 3 cópias da chave?
    Como tem a certeza que determinada fechadura tem apenas 3 chaves?

Só um exemplo:
    A fechadura que coloquei na minha casa vinha com 4 chaves para além de uma chave de serviço.
    Mais, a chave de serviço vinha separado do molho de chaves que foi aberto por mim e o cartão com o código para mandar fazer chaves também foi aberto por mim.

Aqui fala-se muito em direitos e leis mas ninguém apresenta ou indica onde!
  7.  # 16

é mais facil mandar bocas
    Concordam com este comentário: C.Silva
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2016

# 17

Colocado por: nielskyQual a lei que obriga a entregar 3 cópias da chave?

onde é que eu escrevi que há uma lei que o briga a entregar três chaves?

até hoje todas as fechaduras que comprei (e já comprei muitas) trazem todas três chaves

Colocado por: nielskyAqui fala-se muito em direitos e leis mas ninguém apresenta ou indica onde!

master_chief

é mais facil mandar bocas

acordaram mal dispostos?
  8.  # 18

Colocado por: jccpacordaram mal dispostos?

Não.
    Apenas realista.
    •  
      jccp
    • 9 fevereiro 2016 editado

# 19

Colocado por: nielskyApenas realista.

anda com um sentido de realidade um pouco distorcido ou então tem dificuldade em compreender o que escrevi,provavelmente culpa minha.

Entra a "matar" a perguntar-me "qual a lei que obriga que obriga a entregar 3 cópias da chave"(que nesse caso seriam 4 chaves) sendo que escrevi e passo a citar-me "como é que quer uma lei que obrigue o senhorio a entregar as copias das chaves quando ninguém sabe (excepto ele)quantos copias existem para além das tres que lhe deveria entregar?

mais,escrevi ainda que o senhorio DEVE...DEVE!!.nunca escrevi é o senhorio é obrigado ou que segundo a lei o senhorio tem que etc etc etc

declaração de interesses:sou senhorio.

0.0285 seg. NEW