Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1TO4350

está muito fraquinho, o que é que se pode dizer mais...talvez de acordo com o preço do projeto.
    bastava ter a entrada da casa pelo lado dos automóveis e com a mesma área tinha logo um hall e a parte social dividida da parte intima e ainda as visitas não passarem á frente dos quartos.
    se foi um arquiteto que fez isso tá mesmo fraco.

Agradeço desde já o seu comentário. A temática do preço é sempre discutível porque a um incapaz nem que lhe paguemos mais nunca vamos obter melhor e um génio tanto podemos pagar milhões como uma simples refeição...
    O acesso no ponto que diz penso que faz muito mais sentido, pelo motivo que enunciou, e para que no caso de deixar o carro na área exterior à garagem não ter de abrir 3 portas para entrar em casa dar a volta à casa.
  2.  # 22

Colocado por: riscos

não sejam assim sr.s arquitetos:) não é fraquinho, é modesto!

Acrescente algo, sem por em causa a modéstia :)
  3.  # 23

Em 10 minutos que é o tempo que tenho...não se trata de melhorar ou substituir...é tentar perceber qual é a lógica que está por trás deste "boneco". Ora bem, a implantação no terreno é mais ou menos central (não sei se tal é derivado aos afastamentos obrigatórios, não me parece pq encosta a norte) o que faz com que não haja uma hierarquia no espaço exterior: ou seja em vez de ter um jardim e uns canteiros, tem um jardim-canteiro mais ou menos todo ele igual...isto para começar.

Depois no que toca à relação dos espaços interiores e exteriores, parece não haver critério...há uma preocupação com a privacidade dos quartos? não parece...as janelas da sala estão a uns 3 metros da rua sem haver cuidado de existir uma área mais reservada...menciona que tem uma frente de 21 metros mas parece que não tira proveito desta...

No interior já nem falo...entra-se pela sala e recebe-se as visitas com estas a bisbilhotarem todo o interior (além de passarem à frente de dois quartos só para chegarem à porta de entrada), nos quartos dá-se de frente com a lateral dos roupeiros. os quartos têm ou janelas a mais (um) ou área desperdiçada devido à conjugação entre a posição da porta, localização de roupeiros e janelas, indica-se que uma casa de banho é acessivel mas não é...de forma genérica os espaços têm quebras o que faz com que tenham uma leitura de má resolução...

É como se fosse um tetris cheio de espaços brancos...

desculpe lá a sinceridade
  4.  # 24

O terreno para construção não tem de ser classificado como Urbano? Pode-se construir em terrenos rusticos?
  5.  # 25

Colocado por: T04350

Acrescente algo, sem por em causa a modéstia :)

EU prefiro deixar os arquitetos darem a opinião sobre as plantas, as areas, a disposição, eles é que são os entendidos...quando passar á fase das especialidades poderei então dar o meu contributo.
  6.  # 26

Colocado por: miguelgO terreno para construção não tem de ser classificado como Urbano? Pode-se construir em terrenos rusticos?

Boa tarde,

isto é um prédio rústico mas urbanizável, inserido em zona residêncial pelo que é permitida a construção.
  7.  # 27

Está parecido com um boneco que fiz uma vez. Sou apenas um curioso.
    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=86981
  8.  # 28

Colocado por: 21papaleguasEstá parecido com um boneco que fiz uma vez. Sou apenas um curioso.
    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=86981

Não vejo grandes pontos em comum...
    • T04350
    • 11 março 2016 editado

# 29

Bom dia,

após minha solicitação recebemos uma outra planta com uma abordagem diferente:
    - zona social voltada para a rua e com a sala a aproveitamento a sul;
    - a suite com vestiário;
    - os quartos deixam de exibir a parede do guarda vestidos de frente;
    - as casas de banho para além de crescerem um pouco parecem mais funcionais;
    - menos área de distribuição;

Deixem as vossas opiniões...
      PLANTA V3.jpg
  9.  # 30

Gosto. Novamente não sou profissional e haverão arquitectos a opinar melhor que eu.

Só uma sugestão:
    Não tem wc com fácil acesso da sala/cozinha. Porque não encostar o wc à cozinha, por o hall de entrada a seguir com uma porta a separar o corredor dos quartos.
    Optimizava canalizações cozinha/wc e ficava com um WC disponivel para a parte "social".
  10.  # 31

Colocado por: T04350Bom dia,

após minha solicitação recebemos uma outra planta com uma abordagem diferente:
    - zona social voltada para a rua e com a sala a aproveitamento a sul;
    - a suite com vestiário;
    - os quartos deixam de exibir a parede do guarda vestidos de frente;
    - as casas de banho para além de crescerem um pouco parecem mais funcionais;
    - menos área de distribuição;

Deixem as vossas opiniões...
      PLANTA V3.jpg

Na qualidade de um morador tenho a dizer o seguinte:
    1. Gosto da maneira como a parte dos quartos está arrumada em relação à restante casa
    2. Acho que a cozinha vai ficar com muitos armários. Talvez não precise dos móveis que estão na parede do Hall. Se quiser esses móveis porque não mudar o canto sup. drt. para o canto inf. esq tirando sempre alguns armários. Assim fica com as coisas mais à beira. A mesa iria para o canto sup. drt. permitindo uma entrada na cozinha "mais livre"
    3. Não há maneira de conseguir entrar/sair da garagem por dentro de casa? A chuva poderá vir a ser chata a menos que essa zona esteja protegida.
    4. Gosto dos quartos virados para o nascente (levar com o sol na cara para acordar). Percebo e compreendo o que já foi dito anteriormente mas para mim isso é uma coisa imprescindível dado que não aproveita nada em tê-los voltados para poente.

Como disso, isto é apenas a minha opinião!
  11.  # 32

Colocado por: tozepalmaGosto. Novamente não sou profissional e haverão arquitectos a opinar melhor que eu.

Só uma sugestão:
    Não tem wc com fácil acesso da sala/cozinha. Porque não encostar o wc à cozinha, por o hall de entrada a seguir com uma porta a separar o corredor dos quartos.
    Optimizava canalizações cozinha/wc e ficava com um WC disponivel para a parte "social".

Tem toda a razão, o acesso à casa de banho está mais voltado para os quartos do que a zona social, só que ao processar a alteração que indica tendo essas duas vantagens, trás duas desvantagens, que é pô-la muito próxima da cozinha e a única entrada da casa muito próxima dos quartos.
  12.  # 33

Colocado por: tozepalmaGosto. Novamente não sou profissional e haverão arquitectos a opinar melhor que eu.

Só uma sugestão:

Se percebi correctamente o que disse, ele iria ficar sem o wc dos outros 2 quartos. Teria de passar pelo hall para chegar até ao wc o que não acho muito correcto. No entanto, esse ponto é bem visto.
  13.  # 34

Colocado por: T04350

Tem toda a razão, o acesso à casa de banho está mais voltado para os quartos do que a zona social, só que ao processar a alteração que indica tendo essas duas vantagens, trás duas desvantagens, que é pô-la muito próxima da cozinha e a única entrada da casa muito próxima dos quartos.

Por um lado os outros quartos tem que vir a entrada da casa, mas acho pior ter uma jantarada e toda a gente tem que ir a zona dos quartos para usar o wc. Mas são opções e as 2 válidas.
    Wc próximo da cozinha não vejo isso como desvantagem desde que o acesso seja feito pelo Hall. E mantinha a mesma o corredor dos quartos com porta para o Hall. Tinha separação física do halll para o corredor dos quartos, apesar de ser a mesma parede.

Mas em último caso a casa será sempre sua, e as nossas opiniões são isso mesmo... opiniões!
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  14.  # 35

Colocado por: clasus

Na qualidade de um morador tenho a dizer o seguinte:
    1. Gosto da maneira como a parte dos quartos está arrumada em relação à restante casa
    2. Acho que a cozinha vai ficar com muitos armários. Talvez não precise dos móveis que estão na parede do Hall. Se quiser esses móveis porque não mudar o canto sup. drt. para o canto inf. esq tirando sempre alguns armários. Assim fica com as coisas mais à beira. A mesa iria para o canto sup. drt. permitindo uma entrada na cozinha "mais livre"
    3. Não há maneira de conseguir entrar/sair da garagem por dentro de casa? A chuva poderá vir a ser chata a menos que essa zona esteja protegida.
    4. Gosto dos quartos virados para o nascente (levar com o sol na cara para acordar). Percebo e compreendo o que já foi dito anteriormente mas para mim isso é uma coisa imprescindível dado que não aproveita nada em tê-los voltados para poente.

Como disso, isto é apenas a minha opinião!

1 - Os quartos nesta disposição estão mais arrumados e existe uma melhor separação da parte íntima da social;
    2 - A sugestão que refere é bem vista e poderá facilmente ser adoptada;
    3 - Este ponto foi o que mais me saltou à vista, que me está a incomodar e terei de estudar bem o caso, na primeira planta estava acautelado;
    4 - Para satisfazer esse gosto a primeira planta iria mais de encontro;
  15.  # 36

Não tendo despensa, pense bem onde vai arrumar os consumiveis. A eliminação de armários pode ser prejudicial neste aspecto.
  16.  # 37

Colocado por: 21papaleguasNão tendo despensa, pense bem onde vai arrumar os consumiveis. A eliminação de armários pode ser prejudicial neste aspecto.

É um facto, estou habituado a viver sem esse compartimento mas convém ter onde arrumar as coisas, a familia está em expansão.
    Agrada-lhe mais este "boneco" que o outro?
  17.  # 38

T04350

a casa é para si como é evidente, mas talvez ficasse mais bem servido se consultasse um arquiteto.
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
    •  
      Mk Pt
    • 11 março 2016

# 39

Não sei quem lhe fez o boneco.. mas sou há duas hipóteses:
    - Ou não sabe o que faz
    - Ou mente.

Um vestiário com 1.65m de largura, com corredor central e móvel dos dois lados, não é vestiário é uma sapateira walk in.
    Concordam com este comentário: marco1
    • T04350
    • 11 março 2016 editado

# 40

Colocado por: marco1T04350

a casa é para si como é evidente, mas talvez ficasse mais bem servido se consultasse um arquiteto.
    Concordam com este comentário:Rafael Fortes

Porque não utilizo Autocad, porque não tenho formação, porque em cada compra que faço procuro um profissional da área para me servir entreguei o projecto a um Engenheiro que por sua vez trabalha em parceria com um arquitecto que fez as duas plantas lançadas...espero ficar servido. Não tenciono impor nada, não quero que me imponham nada, e o objectivo de publicar aqui as mesmas não é nada mais nem nada menos que usar um espaço público em que recebo informações / alertas sobre o que fazer, o que não fazer, tentanto não interferir na relação pessoal / profissional mas objectivando que nasça algo interessante. Aprender é até morrer!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Atlas Eurobuild

0.0233 seg. NEW