Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

  2.  # 2

    Chamam-se lajes fungiformes, é algo mais ou menos parecido com isto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rjmsilva
      xx.jpg
    • DM
    • 8 fevereiro 2016

     # 3

    Não me parece preocupante...pode ter sido apenas para poupar nos moldes e ter sido projectada assim, como laje de moldes perdidos...agora pela imagem parece-me que a ligação entre o betão e as latas vai potenciar (agora não faz diferença...eheheh) problemas de corrosão...

    O aligeiramento das lajes por este sistema leva à diminuição da massa do edificio o que é benéfico face ao sismo mas a utilização de lajes fungiformes, à partida serão, não são as mais adequadas, o seu comportamento ao sismo é deficiente...

    Mas o facto de se usar latas como moldes leva a crêr que houve outras formas de se poupar dinheiro...talvez aço, betão...etc
  3.  # 4

    O problema não eram as latas, mas a falta de armadura nas nervuras, a a lâmina de compressão só tinha uma amostra ...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, DM
    • eu
    • 8 fevereiro 2016

     # 5

    Não me parece que o problema seja naquelas vigas onde estão as latas. Aliás, a estrutura do edifício até parece ter resistido muito bem à queda lateral, reparem que o edifício manteve a forma.

    Aparentemente, o problema esteve nas fundações ou nos pilares da parte de baixo do edifício...

  4.  # 6

    Não sei se é o mesmo edifício, mas um que vi na tv até se comportou muito bem, caiu de lado facilitando assim as operações de salvamento.
    Dependendo do grau de intensidade do sismo, é muito difícil calcular uma estrutura que resista a tudo, pode é fazer-se de forma a que as consequências sejam o mais aliviadas possivel
    Concordam com este comentário: eu
  5.  # 7

    Em frança ja vi na vez de blocos nas placas são os mesmos blocos mas em esferovite branca!!
  6.  # 8

    Não tem nada de especial, e não caiu por ser laje de moldes. Essas lajes são ótimas para alcançar grandes vão.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 8 fevereiro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: riscose não caiu por ser laje de moldes

    A estrutura (superior) do prédio aguentou muito bem a queda e deve ter permitido a sobrevivência de muitas pessoas daquele prédio.

    Resta saber qual foi a causa da queda lateral. Aparentemente, pelo que tenho lido, o problema foi nos pilares da parte de baixo do edifício, que colapsaram.
  7.  # 10

    Colocado por: riscosNão tem nada de especial

    Ok, então lajes fungiformes sem armaduras nas nervuras é perfeitamente normal !!
    Concordam com este comentário: DM
    • DM
    • 8 fevereiro 2016 editado

     # 11

    Por mim andaram a roer as unhas...e foram todas, até dos pés!!! ehehehe
  8.  # 12

    Colocado por: PicaretaOk, então lajes fungiformes sem armaduras nas nervuras é perfeitamente normal !!


    ahah nada disso, o que eu quis demonstrar é que é um tipo de laje comum, mesmo por cá!
  9.  # 13

    Comum ser feito com latas de tinta?
  10.  # 14

    Eu acho que aqui falhou tudo, porque se só fosse os alicerces caía para o lado como uma caixa de fósforos. Quanto ao sistema, não me parece, porque qualquer sistema esta concebido para ser eficiente quando bem executado.
    • eu
    • 9 fevereiro 2016

     # 15

    Colocado por: rjmsilvaComum ser feito com latas de tinta?

    Estão a focar o problema nas latas, mas, a menos que as tenham usado nos pilares, não vejo que as latas tenham sido o problema...
 
0.0138 seg. NEW