Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: ndncerto?

Errado.
  2.  # 22

Colocado por: ndnA papelada na Câmara... está a ser tratada pelo empreiteiro...
    Não sei que trâmites isto tem de correr...

Você tem licença de construção?
  3.  # 23

Segundo me disseram a melhor areia e areia de mata, a areia do rio e muito mais fraca.

Não sou nenhum expert, mas so pela cor diria que levou bastante cimento e tambem nada de brita.
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 24

Outra pormenor que preciso da vossa ajuda

No caderno de encargos diz " betão armado com duas malhas de 12 e estribos 8mm" mas não vejo ali nenhum ferro de 8.

Podem-me arranjar uma fotografia, onde consiga ver como se aplicam estribos, num muro de sustentação em betão armado?
  4.  # 25

Colocado por: Picareta
    Você tem licença de construção?

Só perguntas difíceis a uma hora destas... :)
  5.  # 26

Colocado por: ndnNo caderno de encargos diz " betão armado com duas malhas de 12 e estribos 8mm" mas não vejo ali nenhum ferro de 8.

Não é no caderno de encargos que se vê os ferros....é nos desenhos do projecto de estabilidade.
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 27

Foi você que andou a vibrar o betão?

lol, não, não fui eu

Mas quando estavam a fazer o trabalho estavam a dar com um martelo nos taipais. Pedi para vibrarem e após alguma resistência tive de insistir... e lá vibraram... a contragosto!
    • ndn
    • 11 abril 2016 editado

# 28

Errado.

Desenvolva se faz favor, para perceber então o que é verdade e o que é engano
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 29

Colocado por: diysolSegundo me disseram a melhor areia e areia de mata, a areia do rio e muito mais fraca.

Não sou nenhum expert, mas so pela cor diria que levou bastante cimento e tambem nada de brita.

O que é areia de mata?

Não sendo a mesma coisa, brita e gravilha pode ser entendido como a mesma coisa?

O empreiteiro diz que colocou gravilha.

Que seguiu escrupulosamente a regra 321. 3 baldes de areia, 2 baldes de gravilha, 1 balde de cimento.
    Na prática, que por cada saco de 25Kgs de cimento cimpor, colocava 6 baldes de areia e 4 baldes de gravilha. Baldes de 10L...

Em relação ao não se ver a gravilha na fotografia diz que é por ter vibrado demais e então a goma acudiu às bordas...
    • ndn
    • 11 abril 2016 editado

# 30

Não é no caderno de encargos que se vê os ferros....é nos desenhos do projecto de estabilidade.

ou isso...

Tenho uma folha relativa ao muro de sustentação que diz isso do ferro de 8.
    Tem a designação " betão armado com duas malhas de 12 e estribos 8mm", depois quantidade em m3, depois preço unitário e finalmente preço total.

Mas pronto, na prática não vejo ali estribos...
    podem-me arranjar uma foto de um muro de sustentação em execução onde possa ver os ditos estribos aplicados?

fotografia ou então um esquema
    Obrigado
  6.  # 31

voce ja viu que esta a ser enganado ....sem vaselina sem nada.... mesmo á bruta, e vejo-o despreocupado em certos pontos........

epah ao menos ponha vaselina, no fim vai-lhe doer menos!
    • diysol
    • 11 abril 2016 editado

# 32

Colocado por: ndn
    O que é areia de mata?

Não sendo a mesma coisa, brita e gravilha pode ser entendido como a mesma coisa?

O empreiteiro diz que colocou gravilha.

Que seguiu escrupulosamente a regra 321. 3 baldes de areia, 2 baldes de gravilha, 1 balde de cimento.
    Na prática, que por cada saco de 25Kgs de cimento cimpor, colocava 6 baldes de areia e 4 baldes de gravilha. Baldes de 10L...

Em relação ao não se ver a gravilha na fotografia diz que é por ter vibrado demais e então a goma acudiu às bordas...

Pelo que me disseram existem 3 tipos areia, areia do Tejo (a normal que se constuma usar) , areia amarela ( a que faz goma) e essa areia da mata, que fica muito mais forte que essas. Ja usei e confirmo que nada tem a ver com a do Tejo, bem melhor. A areia amarela so e usada para rebocar penso eu, nao serve para mais nada alem disso.

Quando se usa brita costuma ficar sempre a vista alguma brita, ai esta tudo muito liso. Mas eu nao percebo muito disto, espera pelos pros, mas acho que dificilmente esse pilar levou brita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ndn
  7.  # 33

Concreto ou betão armado

Quantidade exacta para preparar um pouco de betão armado:
    Gravilha ou pedra (nr.1 ou 2) – 3 baldes
    Areia – 1 balde e meio
    Cimento – 1 balde
    Água – Meio balde

Quantidade exacta para preparar 1 metro cúbico de betão armado:
    Gravilha ou pedra – 1300 quilos
    Areia – 650 quilos
    Cimento – 325 quilos
    Água -160 Litros
  8.  # 34

Colocado por: C. LoboConcreto ou betão armado

Quantidade exacta para preparar um pouco de betão armado:
    Areia – 1 balde e meio
    Cimento – 1 balde
    Água – Meio balde

E, depois bater bem, com um martelo de preferência nos taipais para vibrar......a madeira ;)))
  9.  # 35

Posso estar enganado mas o ferro aí aplicado ou é de 6 ou de 8, como é uma foto elucida um pouco, a brita aí utilizada aparentemente foi a nr. 2 ; a malha tem ferro aí que não foi atado, o rachão permite poupar material nomeadamente betão, veja o que diz o caderno de encargos que o empreiteiro elaborou, veja se lá diz algo do género, enchimento das confranges com betão numa porção 321 com mistura de rachão, duvido que esteja.
    Não pense mais no assunto tá feito tá feito vai andar o resto da vida a pensar no assunto.
    Eu sei que as pessoas por vezes têm de passar por tolas/ parvos para fazer as vontades a quem está a fazer a obra, é comer e calar, (típico do TUGA) como somos um povo pacifico e não queremos guerra com ninguém aceitamos as coisas e depois ficamos insatisfeitos e ainda dizemos mal do empreiteiro, que fez as coisas mal feitas, pois mas nós deixamos que isso acontecesse, meus amigos desculpem a expressão é preciso tê-los no sítio se queremos ter as coisas bem feitas e como deve ser.
    Não se calem o dinheiro é vosso e a obra também, está mal deita abaixo e faz de novo bem feito ,se não quiser, há mais quem faça.
    OBJECTIVOS BEM DEFENDIDOS ANTES DA OBRA COMEÇAR
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 36

Colocado por: loverscoutvoce ja viu que esta a ser enganado ....sem vaselina sem nada.... mesmo á bruta, e vejo-o despreocupado em certos pontos........

Eu vou chamar cá um Eng. Cívil

Mas entretanto preciso de perceber o que tenho em mãos para poder argumentar com o homem. Senão ele fala... e eu fico como um burro a olhar para um palácio!

Se está mal... preciso de perceber porquê e como devia ser feito para poder estar bem.

Eu sei que algumas questões poderão parecer absurdas... mas infelizmente... são as que temos no nosso Portugal...

Felizmente posso orgulhar-me de ter muito brio e consequente qualidade no meu trabalho.
    (E sim, já tinha esta postura quando trabalhava cá. Não foi só agora que estou fora)
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 37

Colocado por: C. LoboPosso estar enganado mas o ferro aí aplicado ou é de 6 ou de 8

Confirmei. É ferro de 12.

Colocado por: C. Loboo rachão permite poupar material nomeadamente betão, veja o que diz o caderno de encargos que o empreiteiro elaborou, veja se lá diz algo do género, enchimento das confranges com betão numa porção 321 com mistura de rachão, duvido que esteja.

Na folha diz apenas: "Betão armado com duas malhas de 12 e estribos 8mm"

Estribos é que nem vê-los... suponho que sejam a ligar as malhas. Mas como são aplicados? Precisava de um esquema se alguém tiver à mão.

Qual a consequência de ter utilizado rachão? (já me disseram que sendo pedaços tão grandes, o muro ao trabalhar, vai estalar internamente entre o betão e o rachão e que vai ser um ponto de passagem de água até ao ferro)
  10.  # 38

Colocado por: ndnEstribos é que nem vê-los...

Pois não, os estribos só existem nos pilares .... são os ferros que ficam na horizontal.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  11.  # 39

Colocado por: ndnQual a consequência de ter utilizado rachão?

Pode até não ter nenhuma consequência, mas que está a ser roubado, está !!!!
    • ndn
    • 12 abril 2016

# 40

Colocado por: C. LoboQuantidade exacta para preparar um pouco de betão armado:
    Areia – 1 balde e meio
    Cimento – 1 balde
    Água – Meio balde

ena... nada a ver com a "regra 321"

Gravilha ou pedra (nr.1 ou 2) – 3 baldes vs 2 baldes
    Areia – 1 balde e meio vs 3 baldes
    Cimento – 1 balde OK
    Água – Meio balde vs ?

A "fórmula" usada, 321, é fórmula de alguma coisa?

0.0226 seg. NEW