Iniciar sessão ou registar-se
    • ndn
    • 8 fevereiro 2016 editado

# 1

Olá, boa noite.

Antes de mais os meus parabéns ao fórum que há muito vou consultando mas só hoje passei ao próximo passo; registar-me.

Pois aqui estou e para pedir a vossa ajuda para determinar o que se passa com este betão, que:
    - tem algumas rachadelas
    - o furo de broca no betão não abriu certo. Saiu uma casquinha à cabeça.

Ficam as fotos para vossa análise.
      IMG_20160206_142648.jpg
      IMG_20160206_142737.jpg
      IMG_20160206_142757.jpg
      IMG_20160206_142809.jpg
      IMG_20160206_142821.jpg
      IMG_20160206_142834.jpg
      IMG_20160206_143012.jpg
      IMG_20160206_143039.jpg
      IMG_20160206_143106.jpg
  1.  # 2

Quase de certeza que isso é betão feito em obra, nem sequer tem brita, e foi feito com excesso de água.
    Bom e barato, não há, mas ainda há quem pense que isso existe.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ndn
  2.  # 3

Hummm cheira-me a que o ferro desse pilar apanhou humidade e oxidou logo aí há um aumento da expessura do ferro e o betão fissura.
    E o traço talvez não tenha sido bem feito.
    A qualidade da areia também tem influência no betão
  3.  # 4

É betão feito a matroca, que mais havemos de dizer.
    Estava à espera que lhe dissesse-mos que é bom? Para a finalidade que terá, estará até bem bom.
  4.  # 5

Não sei qual o fim a que se destina esse pilar, mas descanse que há bem pior por este nosso Portugal fora, e ainda nada caiu.
    Concordam com este comentário: DCautosport
  5.  # 6

Aqui fica a minha humilde opinião, primeiro ficou mal compactuado, devido a essas bolhas que se vêem, depois secou muito rapidamente porque se notam muitas fissuras, feito em tempo quente, mas no fundo está na media do que se por aí vê. Agora a qualidade do betão só analisando com mais pormenor.
  6.  # 7

Todo o betão a empregar em uma obra deverá ser estudado.
    Significa que se faça um estudo, em que se determine a composição do mesmo, ou seja, as % de cada material.
    Que cimento colocar em 1 m3 de betão, e que massa de cada constituinte?
    Deverá haver durante a sua colocação controlo do mesmo, colhendo-se amostras para verificação de resistência.
    Ainda na sua aplicação deverá assegurar-se a hidratação normal do cimento, aplicando-se um rega de agua(cura),logo que o betão o permita, mantendo as superfícies húmidas durante algum tempo.
    • ndn
    • 11 abril 2016 editado

# 8

Obrigado a todos pelas vossas respostas!

Entretanto as obras continuaram e mais dúvidas surgiram... mas já ai vamos.

Sobre estas fissuras a defesa do empreiteiro foi atirar as culpas para cima de mim e passo a citar:

"Você quis vibrar isso tanto que acabou por estragar. O betão quanto mais vibrado é, menos água precisa. Se lhe tem dado apenas um cheirinho a água não acodia tanto a certas zonas e não via ai nem uma fissura"

Será mesmo assim?

Alguma fundamento de verdade na desculpa do empreiteiro?
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 9

Questão seguinte.

Num muro de betão, a dadas tantas, reparo nestas pedras que se podem ver na fotografia.

Questiono o empreiteiro e este diz-me:
    "Isso é rachão e assim fica mais seguro!"

Pela fotografia, que comentário vos merece este muro de betão?

É um muro de sustentação de terras.
      IMG_20160404_202717.jpg
  7.  # 10

Colocado por: ndnPela fotografia, que comentário vos merece este muro de betão?

Merece que agarre numa dessas pedras, e de no dedo mindinho do empreiteiro. isso está muita javardiçe nesse muro
  8.  # 11

Onde é que anda o fiscal?
    Concordam com este comentário: ndn
    • ndn
    • 11 abril 2016 editado

# 12

Colocado por: riscosisso está muita javardiçe nesse muro

Agradeço que desenvolva sobre todos os erros que encontre...
    Não sendo da área, não estou sensibilizado para os pormenores de execução que deviam ser considerados.

Obrigado
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 13

Colocado por: PicaretaOnde é que anda o fiscal?

Eh pah... tem toda a razão....

Mas acho que não há fiscal. Contava ao menos que houvesse um brio exímio na execução do trabalho...

Se no papel tiver de haver fiscal, o Eng. que fez o projecto há de arranjar alguém para assinar...
  9.  # 14

Colocado por: ndnSe no papel tiver de haver fiscal,

Sem um termo de responsabilidade do fiscal não é possível levantar a licença de construção, mas parece que você já começou a obra !!!!!
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 15

A papelada na Câmara... está a ser tratada pelo empreiteiro...
    Não sei que trâmites isto tem de correr...

Não estou a trabalhar cá em Portugal. Quando venho é que vou vendo as pontas soltas...
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 16

Mas se faz favor, apontem-me todos os erros que identificarem.

E sobre a questão acima

"Você quis vibrar isso tanto que acabou por estragar. O betão quanto mais vibrado é, menos água precisa. Se lhe tem dado apenas um cheirinho a água não acodia tanto a certas zonas e não via ai nem uma fissura"

comentem por favor.

Obrigado
  10.  # 17

Colocado por: ndnMas se faz favor, apontem-me todos os erros que identificarem.

O betão está uma cagada, não tem brita, deve ter sido feito com excesso de água, e agora no muro anda a colocar pedras para poupar no betão.
    Uma aldrabice pegada, ou arranja um fiscal ou vai ter aí muito problema para resolver.
    Concordam com este comentário: riscos, C. Lobo
  11.  # 18

Colocado por: Picareta
    O betão está uma cagada, não tem brita, deve ter sido feito com excesso de água, e agora no muro anda a colocar pedras para poupar no betão.
    Uma aldrabice pegada, ou arranja um fiscal ou vai ter aí muito problema para resolver.

Mas se não está cá e se só vai à obra de tempos a tempos, relaxe...
    Depois da casa pintada não há-de cair! Pode ser que não tenha problemas de maior...
  12.  # 19

Colocado por: ndnE sobre a questão acima

Foi você que andou a vibrar o betão?
    • ndn
    • 11 abril 2016

# 20

ou seja

"O betão quanto mais vibrado é, menos água precisa" não tem nada a ver!
    "Betão com rachão fica mais seguro" não tem nada a ver!

certo?

0.0244 seg. NEW