Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá :)

    comprei um terreno com uma ruína de pedra de 100 m^2. O que é que vocês fariam? Recuperavam-na, deitavam abaixo...
    Se a reconstruíssem o que fariam?

    A ruina está situada no concelho de Castelo Branco, será para habitar mas caso seja para recuperar vai ter que o ser gradualmente.
      20150926_121856.jpg
      20150926_121906.jpg
      20150926_121918.jpg
      20150926_121930.jpg
      20150926_111713.jpg
  2.  # 2

    Sem fotos não podemos opinar
  3.  # 3

    com um leque de opções de 101 coisas diferentes, é difícil dizer.
    tem que ser mais explicito:
    - onde é a ruina
    -é para vender depois ou alugar ou ainda morar
    -qual o estado real, não sabemos ao certo
    -quanto quer gastar
    quais as limitações e indices do PDM para essa zona e local
    -....
    -....
  4.  # 4

    As ruinas estão em demasiado mau estado para valer a pena recuperar?
  5.  # 5

    a questão também pode ser é que se as deitar abaixo não poderá se calhar construir ai mais nada.
    as coisas não são assim tão simples.
    devia ou ter uma reunião na camara ou contactar um gabinete de projectos credível.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  6.  # 6

    Colocado por: marco1 (...) devia ou ter uma reunião na camara ou contactar um gabinete de projectos credível.

    Considero que este é o melhor conselho que deve levar em conta.

    Colocado por: Vossa Cultura
    As ruinas estão em demasiado mau estado para valer a pena recuperar?

    Não se percebe se é uma afirmação ou uma pergunta, mas se a ruína fosse minha ponderaria, muito seriamente, restaurar sem destruir.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 7

    Tenha em conta a opinião do Marco1, não faça quqlauer demolição sem contatar um gabinete de Arquitetura, pode perder a oportunidade de edificar nesse terreno.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      CMartin
    • 12 fevereiro 2016 editado

     # 8

    Deitar abaixo só em ùltimo caso! E apenas depois de ter equacionado todas as formas e até as inéditas, para não deitar abaixo.
    Uma ruína deitada abaixo é parte da nossa história que se deita fora, não se deve tomar essa opção de leve ânimo.
    Aliàs, sem ânimo nenhum o se deve fazer, mas antes com grave pesar!
    Concordam com este comentário: DEEPblue
  8.  # 9

    Bom.. para já posso tecnicamantre avançar com um parecer. O edificio não é uma ruina.... ;)

    Essas alvenarias de pedra temgrande potenciaiidade, não me parecem estar em mau estado. Edificios desses são cada vez mais dificeis de encontrar... Cada vez são mais valorizados. È importante uma intervenção cuidada... Para ser cuidada não é preciso gastar uma fortuna... Se for bem aconselhado, e efectuarem um bom plano de intervenção consegue ir reabilitando o mesmo para o novo uso, e dentro dos padrões de conforto actuais.

    Por último, deixo aqui um aviso, é importante o respeito pelas técnicas tradicionais de construção, pelo que as intervenções estruturais, de infra-estruturas terão de ter em conta esse factor... Nesse sentido. é importante rodear-se de bons técnicos que compreendam estas construções e não menos importante, arranjar depois um empreiteiro, e/ou curioso que realmente esteja habituado a intervir neste tipo de edificado ( este tipo de construção tem normalmente vários inimigos = Betão armado, lajes aligeiradas, abrir roços, vibrações, Cimento; por outro lado tem vários aliados= madeira, cal, metal)
    Concordam com este comentário: CMartin, joao2, arquitecturagaia
  9.  # 10

    Obrigado a todos pelas opiniões.

    Sem dúvida que reconstruir, utilizando técnicas tradicionais, é quase uma obrigação de quem compra um imóvel com uma construção deste tipo. Mas achei melhor perguntar de forma mais geral num fórum como nunca lidei de perto com uma estrutura deste tipo...

    Ainda existem profissionais que lidem com este tipo de técnica de construção?
    •  
      CMartin
    • 12 fevereiro 2016 editado

     # 11

    Vossa Cultura,

    Felizmente existem ainda sim.
    Se quiser, posso-lhe enviar um link - ou seja colocar aqui no tópico para todos verem - para site de arquitecto que faz precisamente estes trabalhos.
    Poderá ver por si os projectos que têm feito.

    PS. Não conheço pessoalmente mas de ouvir falar, bem.
  10.  # 12

    Mas esse arquiteto não vai lá fazer a obra... ;)
  11.  # 13

    Colocado por: Vossa CulturaAinda existem profissionais que lidem com este tipo de técnica de construção?

    Existir existem, prepare-se é com os valores para esse tipo de obra
  12.  # 14

    Colocado por: Pedro BarradasMas esse arquiteto não vai lá fazer a obra... ;)

    Arranja! ;))
  13.  # 15

    É este.
    http://paulojones.com/index.php

    Parece-me que certamente terà equipas especializadas dedicadas aos seus serviços.
  14.  # 16

    Ou seja, pode valorizar bastante o terreno mas recuperar uma coisa destas também só quem tem algum poder financeiro, é isso?

    Obrigado pelo contacto mas prefiro fazer sempre com profissionais do concelho/distrito.
  15.  # 17

    Nem sequer tem uma morada no site... Deve ser algures por Lisboa...

    Quando comentei as tecnicas, não estava a ser tão radical nas mesmas.. Não é preciso utilizar exclusivamente técnicas tradicionais. O que é preciso é tacto e utilizando novas técnicas, que estas sejam compatíveis com o existente... Isso tudo conjugado sem "custar os olhos da cara".
    •  
      CMartin
    • 12 fevereiro 2016 editado

     # 18

    Dei como mero exemplo Paulo Jones, de que ainda existem profissionais que lidam com estas técnicas de construção, em resposta à pergunta.

    Não me parece que a Vossa Cultura valorize assim muito a ruína. Pela conversa.
  16.  # 19

    Colocado por: CMartinNão me parece que a Vossa Cultura valorize assim muito a ruína. Pela conversa.


    !?!?

    PS:Já disse que aquilo não é uma ruina...
    •  
      CMartin
    • 12 fevereiro 2016 editado

     # 20

    Não me parece que a edificação esteja a ser muito valorizada..pelo autor do tópico que se chama Vossa Cultura.
 
0.0205 seg. NEW