Iniciar sessão ou registar-se
    • vr83
    • 11 fevereiro 2016

     # 1

    Olá, pensei muito antes de iniciar esta discussão, porque já vos acompanho há alguns anos e alguns comentários são arrasadores, quase dignos de programas televisivos ao estilo Ídolos... De qualquer forma, sinto-me preparada!
    Então é assim, não sou da área mas já passei na minha vida, por algumas experiências de remodelações e construções de casas, onde sempre fui ativa nas decisões. É um mundo que me fascina e costumo dizer que falhei a profissão, pois certamente me daria muito gozo aprender sobre construção e arquitetura.
    Gosto de fazer rabiscos, mas tenho plena consciência que tecnicamente não percebo nada disto, por isso escusam de vir os insultos, hehe...
    Gostaria que me dessem opiniões sobre o esboço que anexo de seguida, é um terreno rural com vários hectares, com uma zona de ruínas, por isso não se preocupem com áreas de construção e implementação, pois já sei, de fonte segura, que posso construir dentro do que apresento. O que gostaria, era de opiniões em termos de disposição da planta em si.
    Também vou procurar um arquiteto credenciado para me fazer o projeto, mas não tenho dinheiro para procurar vários e ter várias opiniões, por isso, tal como muito gente já fez, peço algumas opiniões vossas mais técnicas... e agradeço desde já a disposição.
    Será uma casa com intuito de habitação até ao final dos meus dias, sou casada e tenho duas filhas.
    Aquilo que sei que quero e não prescindo:
    - 3 quartos suite, em que o meu terá de ter um walking closet não enorme, mas suficiente, e casa de banho com duche e banheira, pois adoramos os banhos de imersão e a privacidade)
    - salas e cozinha open space, já tive experiência do mesmo e não me incomodam os cheiros nem cozinhas desarrumadas, somos uma família muito social, sempre com amigos em casa e não quero divisão de espaços.
    - garagem para aproximadamente 2 carros
    -térrea (estou farta de escadas e também só deixam construir sótão e não quero)

    A tentativa que fiz nas traseiras da casa com as pedras a arredondar, foi a de representar uma eira que lá existe e que será o "quintal" e área de piscina. A IS tem duche para dar apoio à piscina e não me andarem a "patinhar" a casa toda (neste caso, os amigos)...
    Sei que a garagem devia estar mais próxima da cozinha, por causa das compras, mas gosto de ter entrada po hall, por causa dos casacos e sapatos que estarão no roupeiro do mesmo e acho que consigo andar mais uns metros para as arrumar.
    Existe estrada (dentro do terreno) paralela à entrada da casa.
    Não há sol do lado em que não tem janelas (apenas na lavandaria, porque não tenho opção), este nasce do lado da eira e põe-se do lado da entrada, toda a parte do lado da eira tem sol todo o dia (já existe uma casa (dos meus pais) no terreno e por isso já tenho a experiência de onde tem mais sol ou não, e tentei aprender com os erros do passado). O escritório é um "aproveitamento" de uma espécie de corredor largo, é uma situação similar à que tenho onde habito agora e convivo bem com isso.
    A área mais problemática para mim é o hall, sei que é muita área desaproveitada, mas não quero um corredor estreitinho e gosto da ideia de ser o espaço que dá acesso a todas as divisões inclusive ao quintal traseiro.
    O formato em L, é para mim a melhor forma de aproveitamento solar e também o formato das ruínas, daí a minha escolha.
    Nas partes laterais à eira existe declive, ou seja, a casa fica mais no alto e tem alguma vista traseira, na entrada a vista é para a floresta.

    Não quero uma casa maior, pelo contrário, não me importava que tivesse menor área, mas não sei onde posso reduzir, o que acham?

    Obrigada e podem disparar à vontade.
      esboço.png
  1.  # 2

    Pois não sei.
    1ª há que ver se é possivel a construção. E sendo em que condições.

    A orientação solar também é um dado importante a saber.

    Essa planta é um esquema de princípio para mostrar ao seu arquitecto, mas não se prenda nisso.
    Precisa de ser muito trabalhada.

    Assim o que me salta à vista, negativamente é o motivo de os quartos estarem de costas voltada para a zona de lazer. e a aparente não necessidade do alpendre estreito que confina com a estrada.

    Não vou me alongar mais porque eu tenho a necessidade de opinar sobre plantas/ esquemas que permitam ter dados concretos, com dimensões reais e devidamente enquadrados num território. (fotos de envolvente, do local, quais as regras urbanísticas e sobre um levantamento topográfico), Tudo o que se possa comentar, poderá ser uma perda de tempo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  2.  # 3

    quem estiver na cama da suite do lado esquerdo e tiver aflito para ir ao wc tem uns bons metritos até lá.
    pessoalmente não gostei da distribuição dos quartos.
    deve começar com o levantamento topográfico e saber o que a câmara deixa construir aí
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
    • vr83
    • 11 fevereiro 2016

     # 4

    Muito obrigada pelo comentário Pedro.
    Já tive há alguns anos a visita de uma arquiteta ao local ( a mesma que fez a casa dos meus pais no mesmo sítio e que está habituadíssima a trabalhar com a CM em questão) e que me disse que seria possível fazer algo com estas dimensões, na altura não andei para a frente porque a vida dá muitas voltas, a burocracia era muita, o dinheiro também e resolvi de outra forma. Estou agora preparada para dar início ao processo, com muita calma.

    "Esquema de principio para mostrar ao arquiteto", concordo plenamente e foi o que escrevi, é o reflexo do meu gosto aliado ao "gosto" de brincar...

    Qual o problema dos quartos estarem voltados à área de lazer? Na minha opinião, os quartos devem ter privacidade, mas o principal motivo é o sol, se estiverem do outro lado só apanham um pouquinho de sol pela manhã.

    O alpendre estreito é só porque foi o que idealizei, para design exterior, por outras casas que já vi e gostei, simples, terrea, com alpendre à frente e será uma construção tradicional com telha canudo e beirado à antiga portuguesa.

    Obrigada novamente.
    • vr83
    • 11 fevereiro 2016

     # 5

    Lol Nelson, bem visto...
  3.  # 6

    Não percebeu o que disse. Eu acho que os quartos estão de COSTAS VOLTADAS para a zona de lazer. Ou seja não tiram partido da zona da eira.
    Concordam com este comentário: vr83
    • vr83
    • 11 fevereiro 2016

     # 7

    Pedro, percebi sim e tentei lhe responder, mas sei que nao me estou a fazer entender. Podia passar os quartos para onde tenho o escritorio, por exemplo, certo? Mas dai so vao receber um pouco de sol de manha. Eu queria explicar a exposicao solar, mas n sou grande coisa em norte sul este oeste... O sol nasce da parte de baixo da eira, durante o dia ilumina a cozinha, sala e o meu quarto, a partir da hora do almoço ilumina também os outros dois quartos e entrada, deixara eventualmente de iluminar a sala e põe se a iluminar os 2 quartos.
    Depois não percebo porque os quartos de usufruir da eira, pela vista?
  4.  # 8

    Colocado por: vr83na altura não andei para a frente porque a vida dá muitas voltas, a burocracia era muita, o dinheiro também e resolvi de outra forma


    então se o dinheiro também era muito, porque não avançou :D

    no projecto em si, a lavandaria parece-me estreita para estar lá alguém a passar a ferro.

    também acho que os quartos não vão aproveitar aquele alpendre que tem à frente.

    feche lá o escritório, a rapaziada vai querer estar a ver "filmes ditáticos" no computador e não tem privacidade nenhuma :-D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  5.  # 9

    coloque na imagem onde o sol nasce e onde termina para verificar a exposição solar
  6.  # 10

    Para mim está tudo bom, apenas precisa agora de ser corretamente desenhado, um pormenor aqui e outro ali mas acho que o esquema da casa está muito bom.
    talvez se fosse para mim equacionava trocar a zona de estar pela cozinha.
    ou seja criar ali um núcleo garage/ lavandaria /cozinha
    Concordam com este comentário: CMartin, 21papaleguas, anirak
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  7.  # 11

    Eu, estou como algumas pessoas. Gosto, está bem trabalhada, mas precisa de um pormenor aqui e outro ali.
    Há milhentos pormenores ja pensados, até à escala por quem desenhou.

    O que veria melhor, confluência no Hall na passagem garagem - quartos - sala - lavandaria.
    A lavandaria julgo ter o tamanho certo e muitos espaços de arrumação mais banca. Chega perfeitamente para passar. Fez muito bem colocar a lavandaria ao pé da garagem, e na passagem para os quartos.
    Além da despensa da cozinha, deve pensar em algum armário arrumos de mercearia grossa na garagem .
    A questão do escritório, pois, aquilo é mais saleta íntima que escritório, pode ser um local para os miúdos verem TV ou jogar quando a sala está ocupada.
    O que mudava sem dúvida, espelhava a ala dos quartos, virava os quartos para a piscina e a saleta para a rua.
    Além dos quartos ficarem mais protegidos acústicamente, num cenário de uso da piscina, uma entrada é saída directa dos quartos para a piscina faz muito sentido. Além de que dá forma que está, em uso de piscina, da-se uma volta enorme da piscina ao WC por entre a casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  8.  # 12

    Não me faz sentido duas coisas, o sítio de passar a ferro e ter de passar pelo escritório para aceder aos quartos, ou estarei a ver mal? Gostei do pormenor do cãozinho a dormir no terraço 😆
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  9.  # 13

    Como já falaram,

    Deve agora procurar um gabinete, no entanto eu chamo a atenção a uns pormenores, a usar esse esquema seria interessante

    . repensar a localização da cozinha por forma a articular melhor cozinha/garagem/lavandaria
    . minimizar a area da suite, parece excessiva
    . esse escritorio a meio, acho que nao funciona

    mas pelo sabes já sabe o que quer

    Boa sorte
    Nuno Costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  10.  # 14

    Eu gosto do esboço.

    Os meus sogros construíram há uns anos uma moradia também térrea em L. Neste caso a zona de estar, sala, está virada a sul e acaba por ser muito reconfortante.

    Tem também um telheiro que permite fazer refeições quer de verão e de inverno e ao mesmo tempo proteger do sol de verão (que está mais alto) e deixa entrar algum sol de inverno (sol mais baixo).

    Tenham em conta a orientação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  11.  # 15

    Parece que sou a única que não gosta ..... também já é normal :-))
    A zona dos quartos está uma baralhação completa, e a cozinha deveria ir para perto da garagem .... mas um bom arquitecto consegue por isso tudo no sítio.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
    • m.arq
    • 11 fevereiro 2016

     # 16

    Colocado por: migjacNão me faz sentido duas coisas, o sítio de passar a ferro e ter de passar pelo escritório para aceder aos quartos, ou estarei a ver mal? Gostei do pormenor do cãozinho a dormir no terraço 😆

    Tb tb tb!
    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
    • CMartin
    • 11 fevereiro 2016 editado

     # 17

    vr83,
    Não sou arquitecta, apenas tal como acontece consigo, as casas são uma paixão.
    Concordo com o Marco1, està muito bom, apenas com uns toquezitos de optimização que agora olhando para o seu desenho nem sei dizer quais seriam,... vou olhar minuciosamente..Para ser franca, de todos os planos de casas que eu tenha visto no fórum o seu foi o que mais me entusiasmou. Parece-me perfeito, com bom gosto é sereno na organização do espaço. Estou encantada!
    Vai aproveitar alguma coisita da ruína, uns pedragulhos por exemplo? Se sim, se vai fazer isso também, então, vr83, para mim, jà ganhou ;o)
    ADOREI!
    Parabéns! Good job.

    Edit: Olhe e ainda bem que partilhou. Estou-lhe grata. Obrigada. Que bom gosto.
    • CMartin
    • 11 fevereiro 2016 editado

     # 18

    Quais são os materiais que pensa usar na construção, assim quando os imagina no seu sonho?
    • m.arq
    • 11 fevereiro 2016

     # 19

    Colocado por: CMartinvr83,
    Não sou arquitecta, apenas tal como acontece consigo, as casas são uma paixão.
    Concordo com o Marco1, està muito bom, apenas com uns toquezitos de optimização que agora olhando para o seu desenho nem sei dizer quais seriam,... vou olhar minuciosamente..Para ser franca, de todos os planos de casas que eu tenha visto no fórum o seu foi o que mais me entusiasmou. Parece-me perfeito, com bom gosto é sereno na organização do espaço. Estou encantada!
    Vai aproveitar alguma coisita da ruína, uns pedragulhos por exemplo? Se sim, se vai fazer isso também, então, vr83, para mim, jà ganhou ;o)
    ADOREI!
    Parabéns! Good job.

    Edit: Olhe e ainda bem que partilhou. Estou-lhe grata. Obrigada. Que bom gosto.

    Onde vai dormir o cão? E fazer xixi os amigos da piscina? .

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  12.  # 20

    Vamos lá ver uma coisa.. a planta ESTÁ BOA.. MAS, para mostrar ao Arquitecto (não se entusiasmem muito)... Como é obvio Eu e os restantes colegas que aqui opinaram alteravam aí muitas e muitas coisas...
    Concordam com este comentário: Picareta
 
0.0254 seg. NEW