Iniciar sessão ou registar-se
    • CMartin
    • 11 fevereiro 2016 editado

# 1

Sim. Pedro. Vocês são arquitectos. Claramente vêem coisas que o comum dos mortais não vê. Não precisa de escrever Eu com letra maiúscula :o)

Apenas, eu, acho a planta brutal comparativamente a outras que tenho visto. Acho esta pessoa incomum. Tem um dom.
    Não sou arquitecto mas tenho alguma sensibilidade, acho, para ver isso. Fiquei contente com o que vi. Por isso vou seguir de perto este tópico. Estou muito entusiasmada, sim. E dou os Parabéns a quem desenhou a planta sim !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  1.  # 2

Colocado por: CMartinApenas, eu, acho a planta brutal comparativamente a outras que tenho visto. Acho esta pessoa incomum. Tem um dom.

Desculpe CMartin, mas a planta é muito fraquinha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • CMartin

# 3

Não concordo de todo consigo Picareta. Nada aliàs.

A ùnica coisa que me falta saber aqui são os materiais. Completarão o meu raciocínio sobre este contributo.

Por enquanto para mim, mantenho, esta pessoa tem um dom invulgar.

Se sabemos dizer mal também sabemos dizer bem. Aqui tenho bem a dizer.
  2.  # 4

Mas qual dom invulgar. A planta é fraquita, a resolução da mesma tem varios erros..... mas é uma planta organizacional e programática. Está muito bem para mostrar ao Arquitecto, é uma "carta de intenções... Para que interesa agora os materiais...
    • CMartin

# 5

Pedro e Picareta, não quero falar muito assim mas eu tenho visto os tópicos e hà casas..bom..enfim, são perspectivas eu sei.

Esta casa, para mim, e para uma pessoa que do nada fez està lógica de raciocínio e saiu-se com uma planta melhor do que outras que tenho visto..por aí..de arquitectos..estou impressionada sim. (por ex. A do closet conjunto, Pedro).

Os materiais têm toda a importância porque vou ter uma percepção do gosto da pessoa e aí confirma-se ou quebra-se a minha ideia, extremamente positiva, a respeito.

Và aguardemos com serenidade e expectativa :o)

Claramente que vou seguir interessadamente as vossas sugestões de melhoramentos e concordar se for o caso :o)
  3.  # 6

CMartin,

Que exagero, a planta apenas demonstra que a sua criadora sabe o programa que quer, está muito aquem de ser uma boa planta. Se isto é o melhor que tem visto então tem estado desatento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • vr83
    • 12 fevereiro 2016

# 7

Ena, por favor não se chateiem, porque eu certamente não o farei, ao colocar o esboço aqui, já esperava as críticas, algumas construtivas, outras nem por isso... até estou espantada pela positiva!
    Mesmo entre a malta da área, não gostam todos do amarelo e é normal discordar, às vezes irritam-me um pouco os insultos por aqui (não neste caso), porque não se gostar não é sinónimo de não ter qualidade. Eu, ao sujeitar-me a vir aqui, queria ver se o balanço era: "está uma porcaria, é melhor refazer tudo", ou "até não tá mal, para um leigo, agora é seguir para o arquiteto para fazer os ajustes", estou contente!

Vou tentar colocar a exposição solar na imagem, mas não hoje.
    Como alguns já se repetiram na mudança dos quartos para a zona da piscina, vou tentar explicar novamente, não sou contra, só fiz assim, porque de outra forma só apanharão sol direto de manhã, enquanto, como pus, terão sol toda a tarde e tornam-se mais quentinhos.

Eu sou apenas uma curiosa que consegue, normalmente passar para o "papel" aquilo que imagino e gosto e fiz este desenho com base na melhor forma de aproveitar a exposição solar ao máximo em todas as divisões, pois, já sei por experiência própria que é muito importante e ajuda muito no inverno. A zona é muito húmida, relativamente perto do mar (3km), e no meio da floresta, a descer, o que faz com que seja abrigado do vento, mas ao mesmo tempo desça 1º no inverno entre a zona da casa e a estrada principal que fica cerca de 500m mais acima, no verão também é mais quentinho.

O escritório, não tem de ser um escritório, é uma espécie de corredor largo, ou hall para os quartos e resolvi aproveitar a zona para por secretárias para as miúdas fazerem os tpc ou para o meu "atelier" de trabalhos manuais, considero que ficará uma zona pouco solarenga mas com luminosidade qb e uma boa vista para trabalhar feliz. Acho estreito para poder fechar. Na minha casa atual, tenho os quartos no sótão e algum espaço na área de distribuição que aproveitei para o mesmo efeito, uma secretária e uns moveis, não me faz confusão continuar no futuro com o mesmo tipo de experiência.

A cozinha, é uma coisa a pensar, talvez o tal bom arquitecto a consiga encaixar perto da lavandaria e continuar a ter janelas para o quintal, porque de cozinhas escuras já eu estou farta, desta vez, preciso de sol! Acho que não tenho habilitações para o conseguir fazer...

A banheira e o duche, já sei que por aqui a malta não gosta de banheiras, mas eu gosto! Quero um duche fechado com cabine, para tomar banho quentinha, e quero uma banheira aberta que fique esteticamente apelativa ao meu meio visual e que de vez em quando, quando me apetecer, me proporcione bons momentos de relax num banho de bolinhas como diz a minha filha mais velha, cheia de velas à volta e pétalas de flores, como nos filmes, hehe. Também pensei em juntar os dois, como se vê bastante agora, mas acho que ter de limpar a banheira sempre que tomo duche, não é funcional. Neste momento tenho um wc com duche, onde tomo o banho diário e outra casa de banho com banheira, onde também tomo banho de vez em quando, neste caso, se vou fazer ao meu gosto, quero ter no meu quarto, para maior privacidade. A 1ª casa onde vivi era antiga e só tinha banheiras, depois de se tomar banho num poliban (na minha opinião), para o dia a dia, não há melhor, daí não querer só uma banheira.

A lavandaria, considero estreita para passar a ferro, como já aqui disseram, mas dificilmente terei de o fazer lá, é mais para a lavagem, organização e arrumação, do que para o resto.

Alguem falou da IS e da piscina, não percebi, acham longe da piscina? Foi colocada "estrategicamente" para ficar com a porta perto da porta que dá do hall para o quintal, pode ficar mais perto se colocar a porta no local do pequeno roupeiro (já a tive aí), que achei boa ideia para arrumar as coisas lá de fora, tipo as toalhas de praia e assim.
    É obvio que a casa foi pensada, na minha opinião para ficar harmoniosa, mas principalmente para ser funcional e tanto quanto possível energeticamente eficiente. Eu já tenho uma rotina que continuará a mesma, o que fiz foi pegar nos pontos fortes que possuo agora e manter e tentar minimizar as fraquezas/erros que reconheço na minha casa atual.

A esta altura não sei se me falta responder a alguma critica.

Em termos de materiais de construção, ainda está sob investigação, a casa dos meus pais, no mesmo terreno construída há cerca de 13 anos atrás é em tijolo normal, parede dupla com caixa de ar com wallmate (muito mal aplicado, por sinal), janelas de alumínio de correr (péssimas) e duas placas (porque tem sótão) sem qualquer tipo de isolamento. Tem aquecimento central a gasóleo, que na altura estava a bom preço e entretanto ficou proibitivo (agora melhor). A casa tem mais de 300m2, sou filha única e conseguimos dividi-la entre eles e nós e fizemos de uma, duas casas. Mas não é o meu sonho e agora tenho oportunidade de fazer as coisas à minha maneira de raíz. Quando vim morar com o meu marido para aqui, pusemos um recuperador a lenha na sala com dois motores que levam calor às outras divisões. Aquece bem, mas como o isolamento da casa é muito fraco, também arrefece num instante. ´
    Mais recentemente, os meus sogros construíram a casa deles, numa aldeia perto, a moradia é em L e baseei-me um pouco nela para começar a fazer este desenho, embora agora, olhando para uma e outra, não tenha nada a ver. A construção deles também é em tijolo, mas na caixa de ar levou poliuretano projetado, tem tetos falsos em gesso cartonado, sei que o chão levou esferovite misturada com a massa e tem janelas oscilo batentes de pvc. O isolamento térmico e acústico é espetacular, não tem nada a ver com a dos meus pais.
    Para a nossa, ando a pensar e recolher opiniões com o meu marido (que nesta area percebe um pouco mais do que eu, porque tem muitos amigos na área da construção). A nossa ideia, neste momento, é, por dentro pôr teto falso e dividir tudo em gesso cartonado, não quer dizer que até lá não mude, mas as opiniões de quem temos à nossa volta e a nossa experiencia com o pladur, encaminham-nos para essa direção. Pela experiencia dos meus sogros, o poliuretano projetado mostrou-se eficaz e talvez optemos por isso, não digo que não exista tão bom ou melhor, mas eles estão contentes. Temos um primo em frança a trabalhar na construção e falou-nos em construir com blocos de cimento revestido a "capoto" por fora (que é como fazem em frança, onde ele está a trabalhar, não temos experiencia com isto, estamos a pensar... Janelas em pvc oscilo batentes, ou brancas ou a imitar madeira, conforme a diferença de preço, que sei que existe.
    Em relação a aproveitamento de ruínas, já não há nada para aproveitar, as paredes eram em "adobo" e estão no chão, resta a eira, que será recuperada. Será uma casa com traça tradicional (como manda a CM), a combinar com a dos meus pais, branca com risca azul, quero adaptar um pouco de "pedra" onde conseguir, telha lusa, ou vermelha, ou daquela matizada, beirado à antiga portuguesa, com o canudo por baixo. O nº de águas ainda não sei se do tipo duas ou do tipo 4, adaptadas ao L, obviamente.

Já me alarguei excessivamente, fico-me por aqui, muito obrigada por todos os comentários e diga lá CMartim se mantem a opinião positiva ou se estraguei tudo... ;)
    • vr83
    • 12 fevereiro 2016

# 8

Não sou arquiteta, nem minimamente ligada à área, desenho com o meu gosto, experiência de obras na 1ª e 2ª pessoas e sentido espacial. Costumam dizer que quando se acaba de construir é que se devia começar, e é verdade, mas ao ter passado por remodelações em casas na capital e por construções, agora no campo, vamos aprendendo e melhorando as falhas. Sei que esta casa será melhor que as outras e que uns anos depois de a ter construído já farei certamente melhor, mas faz parte! Daí eu querer opiniões, porque contribuem muito para melhorar.

A suite é grande, o wc não dá para reduzir, o closet não quero reduzir, o quarto em si (é mais pequeno do que o meu atual), podia ser menos largo, mas aí vou dar mais espaço ao escritório/saleta/whatever e o que ganho com isso?

Os amigos vão da piscina à IS que está logo colada com a porta do hall po quintal, ou então vão ao pinhal que também fica perto :P, o cão, se calhar faço-lhe uma casota na suite para ajudar a diminuir o tamanho... hihi (Estou a brincar!)

Isto é um terreno isolado com 15 ha e não tem barulho para os quartos, só lá vai quem for a minha casa/dos meus pais. A pouco e pouco vamos conseguindo "lavar a cara" às diversas casas antigas: palheiros, adega, etc e tornar o terreno do meu bisavõ num paraíso (a meu ver) para se viver...
  4.  # 9

Na minha humilde opinião:
    o Hall é precisa de uma melhoria
    a lavandaria parece estreita
    passar no escritorio para ir para os quartos???
    na suite atravessar o closet inteiro para ir ao wc?
    na minha perpectiva sao os pontos a serem trabalhados.
    • vr83
    • 12 fevereiro 2016

# 10

A lavandaria não é problema, pode-se alargar.

Alguma sugestão para o hall?

No tal "escritório", o que fariam?
    Elimina-se e passa somente a corredor, o que fazer com o espaço que sobra, outro alpendre?? Justifica-se? Outras ideias?
    Na ensuite, este esquema de WC/closet, não é inédito, já tenho visto e é só uma hipótese, acham que fica melhor ficarem paralelos um ao outro, perpendiculares ao resto do quarto? O meu " problema " aí, é que estou a imaginar-me deitada na cama a olhar PA portas, não gosto, quero ter uma parede livre em frente a cama, para por TV.

Mais???
  5.  # 11

vr83
    Acho que tem aqui uma boa base, fica mais uma opinião de leigo sobre o que alterava:
    - mantinha a suite no mesmo sitio, mas mudava a cama de posição, cabeceira para a parede do closet e colocava uma porta/janela para ter vista para a piscina/jardim.
    - colocava os restantes quartos mais compridos, passava o quarto mais á direita para a zona do escritório, com corredor ao meio;
    - colocava o escritório na parte do espaço libertado pelo quarto que mudou de posição;
    - colocava a cozinha mais junto da lavandaria
    - retirava o recando da cozinha e colocava mais uma porta janela a dar luz/vista para a piscina e fazia a zona coberta a toda a largura, ou caso necessário passava esse recanto para perto do WC de serviço

A nível de materiais posso partilhar o meu caso:
    - parede dupla, a exterior com tijolo 15, com wallmate 6cm e interior de 11.
    - janelas de PVC oscilobatente 8+14+6 mm, com ferragens de segurança.
    - laje de sotão com roofmate com 10 cm de espessura.
    - tecto falso em toda a casa

Estou muito satisfeito com o resultado, a casa tem um bom comportamento térmico e acústico.
    Pode ver o blog que fiz com os passos na construção:
    http://anossaalegrecasinha.blogspot.pt/
  6.  # 12

vr83

diga-me uma coisa, já tem algum arquiteto para lhe desenhar e conduzir o processo de licenciamento?
    é que pessoalmente acho que já chegou ao patamar em que só fará sentido certas correções feitas em trabalho de equipa com o arquiteto ( e note bem que por muito desenho que faça, terá sempre que ir contratar os seus serviços)
    posto isto como já anteriormente lhe havia dito, há um sem numero de pormenores a retificar e a afinar.
    por aqui na fase em que está irá sobretudo apenas ter opiniões de carater do gosto individual de cada um em relação a esta ou aquela forma pessoal de viver dentro de casa e penso que mais do que isso deveria neste momento traduzir a sua planta em algo mais rigoroso e afinado em termos técnico/ regulamentares e estéticos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, Picareta, vr83
  7.  # 13

Colocado por: vr83 (...) Como alguns já se repetiram na mudança dos quartos para a zona da piscina, vou tentar explicar novamente, não sou contra, só fiz assim, porque de outra forma só apanharão sol direto de manhã, enquanto, como pus, terão sol toda a tarde e tornam-se mais quentinhos. (...)

Tornam-se mais quentinhos de inverno e de verão o que, para nós, seria um enorme desconforto ter um quarto quente, de mais, na hora de deitar. A não ser recorrendo ao AC - se o houver - para refrescar o ambiente. Normalmente as rotinas são entre a cozinha, sala de estar/jantar ou ao ar livre (também temos uma eira anexa à moradia que vai entrar em remodelação.), o que pressupõe aproveitamento de luz natural até mais tarde. Não é uma crítica, não percebo grande coisa de arquitectura/construção, mas apenas a nossa opinião.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • CMartin
    • 12 fevereiro 2016 editado

# 14

marco 1 e todos....Gosto de discutir o assunto, já agora, e acho que era o que a DO queria afinal também, várias opiniões e perspectivas sobre o seu sonho. E aqui as tem no seu tópico, de facto.

Aqui têm a minha visão. Vamos tentar por partes, concretamente as vossas criticas e o que eu acho sobre elas e daí não serem pontos negativos tais que me façam alterar a minha opinião muitíssimo positiva a respeito desta planta:

Sobre os quartos estarem de COSTAS VOLTADAS para a zona de lazer. Ou seja não tiram partido da zona da eira. Diz a DO que a opção da disposição dos quartos tem a ver com a exposição solar que a própria dá importância a, e também parece dar mais importância a esse factor do que os quartos tirarem partido da zona da eira. Ainda diz a DO que :a mudança dos quartos para a zona da piscina, deve-se porque de outra forma só apanharão sol direto de manhã, enquanto, como pôs, terão sol toda a tarde.
    Diz também a DO: e o desenho tem como base a melhor forma de aproveitar a exposição solar ao máximo em todas as divisões.
    Como a DO vai : tentar colocar a exposição solar na imagem, quando o fizer podemos realmente chegar a uma melhor conclusão a respeito.

Sobre o repensar a localização da cozinha por forma a articular melhor cozinha/garagem/lavandaria, em que “talvez se equacionasse trocar a zona de estar pela cozinha. ou seja criar ali um núcleo garage/ lavandaria /cozinha”

Minha visão: Não vejo superior interesse em haver uma melhor articulação entre a cozinha a garagem e a lavandaria.
    Só e já a articulação – costumaria – entre a lavandaria e a cozinha apenas estas 2, já me parece ter alguma lógica (se calhar por ser costume e habitual ver-se-e apenas isso, não me parece que seja obrigatório ou mais benéfico, em qualquer sentido..).
    Acho que trocar a localização da cozinha pela da sala para permitir ter essa tal equação “tri partidária” cozinha/garagem/lavandaria traria mais desvantagens do que vantagens, em que as vantagens funcionais em fazê-lo são praticamente nenhumas; e em que o estético ficaria em muito prejudicado, e porque como também gosto muito da articulação cozinha / sala de jantar em open space acho que aqui está bem jogado - estética e funcional e fluído - e não prejudicaria esta equação cozinha/sala de jantar/ sala de estar pela equação cozinha/lavandaria/garagem.

Pergunto-vos na vossa perspectiva o que se ganha nesta articulação cozinha/garagem/lavandaria que valha realmente a pena considerá-la face ao que eu acabei de dizer?

E outra vez sobre os quartos e porque se opina tanto sobre os próprios tanto como sobre o escritório; acho muito bem aproveitado aquele espaço para escritório, acaba por ser multifuncional, e a meu ver, muito melhor do que o escritório “espetado”num dos quartos, ou num recanto da sala, ou sequer vejo o porquê de se deslocar o escritório para depois de um dos quartos ? Não vejo qual o distúrbio como está, é nenhum - está bem aproveitada a passagem para os quartos como escritório (estou a ter umas ideias para o fantástico enquanto escrevo isto..de espaços multifuncionais e bem aproveitados assim como esta boa ideia..)
    A conjugação, fluida, da disposição suite closet e wc está francamente bem pensada ! Faz todo o sentido. E ainda por cima está uma gracinha. Faz-me lembrar até esta mesma solução na casa de Carrie do Sexo e A Cidade!

Quando se diz que o Hall é precisa de uma melhoria, não vejo como o hall poderia ser melhorado ? Pode-se por favor esclarecer ?

Sobre os materiais e as cores, gosto de como soa nomeadamente:
    - blocos de cimento revestido a "capoto
    - Janelas em pvc oscilo batentes, ou brancas ou a imitar madeira
    - Será uma casa com traça tradicional e branca com risca azul,
    - quero adaptar um pouco de "pedra" onde conseguir,
    - telha lusa, ou vermelha, ou daquela matizada, beirado à antiga portuguesa, com o canudo por baixo. O nº de águas ainda não sei se do tipo duas ou do tipo 4, adaptadas ao L, obviamente.

De resto, e permitam-me dizer sem se assumir qualquer posição de defesa, há coisa que as pessoas ou sabem ou não sabem, porque têm a técnica dum curso, duma formação ou não.
    Há outras coisas que nasce com a pessoa e que vai cultivando conforme o seu interesse pelo assunto, vai estudando. Há pessoas que nascem com um saber colocar as coisas, é o caso desta DO, para mim.

Agora se eu ando desatenta porque esta planta me entusiasma de forma que outras não, não é bem isso. É que esta planta eu vi e senti! As outras não ! Não senti nada. Por vezes alguma repulsa por vezes apenas nada.
  8.  # 15

Como disse o Pedro e todos os restantes duma forma ou doutra, esta é uma carta de intenções da DO.
    A própria DO o diz.

Eu acho que é uma excelente carta de intenções! Excepcional.
    • vr83
    • 12 fevereiro 2016

# 16

Marco1, tem toda a razão no que diz, mas o meu vicio de rabiscar é mais forte que eu e portanto até a casa estar em pé, vou continuar a fazê-lo e às vezes as opiniões dos outros, profissionais ou não dão-me ideias e soluções que não tinha "visto" até então. Quando isto estiver terminado vou desenhar casas para quem?? (Quando a crise acabar e a construção voltar, ainda volto À faculdade para me formar novamente, mas desta feita em arquitetura!) Mas penso que está certo, a organização está mais ou menos decidida, completamente ao meu gosto e agora falta um arquiteto afinar a "coisa". Estou na dúvida entre dois gabinetes de arquitetura, estamos a ponderar, ainda não falei com ninguém, as coisas vão ser feitas com muita calma, pois não tenho dinheiro para construir tudo de um só vez, logo, será feito sem empréstimos, sem me afogar e à medida que vamos tendo algum para investir, em principio, em 3 grandes fases: 1- burocracia, seguida de preparação do terreno e fundações, 2 - paredes, placas, telhado e janelas (casa fechada), 3 - interiores, 4- piscina. A minha estimativa serão 5 anos para ter a casa pronta, vamos ver...

Agora a quem deu opiniões:

Articulação cozinha, lavandaria e garagem, não me faz confusão ter a lavandaria longe da cozinha, a meu ver (e só percebi esta tendência de contrariar o normal por cá, quando acompanhei o programa "the block", lá a maior parte das vezes a lavandaria é na casa de banho, não gosto, mas) faz sentido que esteja mais perto dos quartos porque é de lá que vem a maior parte da roupa e para onde esta mesma volta. Considero importante ter um pequeno ponto de água e bastante arrumação.
    O que me poderia facilitar a vida era ter a cozinha e garagem mais perto, por causa das compras, mas ao não conseguir ter as duas coisas, prefiro andar mais uns metros de vez em quando, mas tê-la privilegiada de sol e de acesso ao alpendre e pequeno barbecue.
    Para mim as cozinhas têm de ser abertas o mais possível, com muita claridade e beleza, não é para esconder, é para mostrar!

O hall acho que é enorme, muito espaço desperdiçado, mas para as coisas funcionarem como quero, não consigo fazer de outra forma...

Temperatura de verão, isto é zona Oeste, para quem não conhece, pertenço ao microclima do cabo carvoeiro, portanto no verão não faz calor! Tenho de me preocupar é com o Inverno e Vento, o "L" irá proteger a eira e a piscina das "nortadas".

Segue em anexo o rabisco do paint a mão livre da rotação solar e da rosa dos ventos (mais ou menos isto).

Miguelg, já tinha visto a sua casa há algum tempo, adoro o seu quintal, para o meu já tenho umas ideias, mas será para depois! Tenho que ir, com tempo ver melhor, novamente... Obrigada pelo feed back.

CMartin, fico feliz que "sinta" o meu desenho, é muito pessoal e quando olho vejo-me lá dentro, quase que consigo sentir como será viver nele, ainda bem que consegui passar este sentimento a alguém ;)... Obrigada.

Por favor, quem gostar de opinar continue.

Sei que há tópicos a falar especificamente dos materiais e opções de construção, mas já li tanta coisa nos últimos tempos que me sinto perdida.
    Em relação a aquecimento, estamos a pensar em piso radiante para espalhar o calor por todo o lado e um recuperador na sala, porque gostamos "de ver arder", agora o problema é qual a fonte de energia. Gasóleo, agora está mais baixo, qualquer dia sobe novamente. Lenha, o técnico disse-me que não era seguro para este sistema (não me perguntem porquê, porque não sei explicar) e não quero as "bocas" de calor como tenho agora, porque às vezes deita cheiro pos quartos, não devia, mas deita. Eletricidade também está fora de questão. Pellets, alguém me pode dar feedback para isto? Para uma casa deste tamanho dá rendimento? Torna-se muito caro?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      esboço2.png
  9.  # 17

que diz algo parecido com isto?
    é claro que as loiças teram de mudar de lugar mas acho que ficaria mais pratico
      Sem Título.jpg
  10.  # 18

se eliminar a porta para a sala, não ficaria melhor??

Não percebo nada disso, gosto mais da disposição que o nelson colocou. Apesar de colocar uma porta de correr para aceder a wc da suite e eliminava a entrada pelo closet.
  11.  # 19

Colocado por: vr83
    CMartin, fico feliz que "sinta" o meu desenho, é muito pessoal e quando olho vejo-me lá dentro, quase que consigo sentir como será viver nele, ainda bem que consegui passar este sentimento a alguém ;)... Obrigada.

Por favor, quem gostar de opinar continue.

Não tem de quê, eu é que agradeço, é muito raro alguém proporcionar-me tal entusiasmo :o)

Gostaria de saber, agora que temos a orientação da casa, o que dizem os arquitectos, e não arquitectos, sobre a questão da exposição solar?
  12.  # 20

não conhecendo a envolvente talvez invertesse mas implicaria mudar o desenho dos quartos para aproveitar o sul
    grosso modo assim
      Sem Título2.jpg

0.0215 seg. NEW