Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Não existem dados suficientes para andar aqui a dizer se posos ou não fazer assim ou assado. Os técnicos baseiam-se em factos palpáveis para efectuar escolhas.. aqui não temos factos... só ideias que não irão levar a lado nenhum.. é a minha opinião. Agora é mandar efectuar o lev. top, visita ao local, ver os parametros urbanisticos, conversa com o dono de obra e esposa, efectuar analise deses dados todos... e pegar no trabalho.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • CMartin
    • 12 fevereiro 2016 editado

# 2

Sim, tem razão. Acho que chegados a este ponto, pouco ou nada mais hà a discutir que seja de mais valia.
  2.  # 3

Verdade , eu andei a fazer esboços vulgares, mas depois o arquitecto foi ao terreno e com levantamento topografico fez um projecto top que nunca me tinha passado pela cabeca aquela disposição. Adorei
    Concordam com este comentário: Picareta
  3.  # 4

Colocado por: enf.magalhaesVerdade , eu andei a fazer esboços vulgares, mas depois o arquitecto foi ao terreno e com levantamento topografico fez um projecto top que nunca me tinha passado pela cabeca aquela disposição. Adorei

Tenho que marcar este comentário. Eu bem me esforço para convencer as pessoas a não fazer "bonecos", mas ninguém me entende.

Mas sei, e compreendo, que quem vai fazer uma casa e gosta de rabiscar é uma tentação....
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, Ricardo Al, GMCQ
    • box
    • 13 fevereiro 2016

# 5

Colocado por: PicaretaEu bem me esforço para convencer as pessoas a não fazer "bonecos", mas ninguém me entende.

discordo. acho que os futuros DO deviam todos fazer "bonecos" - porque obriga a pensar; ajuda a tomar consciência de várias questões fundamentais para uma tomada de decisão. quando comecei a rabiscar não tinha noção do espaço que ocupava uma simples mesa ou sofá, do quanto é difícil articular os espaços minimizando as "circulações" e ainda assim não comprometer a funcionalidade da habitação; obrigou-me a refletir sobre as rotinas e a definir precisamente as necessidades.
    cabe depois ao técnico esclarecer e concretizar todo um processo de reflexão da qual os "esboços" fazem parte.
    os meus 0,02€
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, maria rodrigues, GMCQ, MRK
  4.  # 6

cada caso é um caso
    apenas é preciso mente aberta e flexibilidade suficiente para que todos os contributos sejam válidos.
    ao arquiteto cabe "desmontar" tanto as ideias do cliente como as suas e então de cada coisa/parte, fica visível a sua razão de ser e as opções já se tomam no campo das hipóteses possíveis e viáveis.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  5.  # 7

Colocado por: marco1ao arquiteto cabe "desmontar" tanto as ideias do cliente como as suas e entãode cada coisa/parte, fica visível a sua razão de ser e as opções já se tomam no campo das hipóteses possíveis e viáveis.

O problema dos "bonecos" é que alguns arquitectos, limitam-se a dar apenas um "Lifting" ao boneco, e só tem a ganhar com isso: Perdem menos tempo e fica muito mais barato, e tem a garantia de que o cliente vai gostar, inclusive vai ficar com um ego do tamanho da casa, porque se sente o autor do projecto!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, GMCQ
    • smpvf
    • 13 fevereiro 2016

# 8

Engracado a mim foi-me pedido para fazer o tal boneco. E para ser sincera acho muito positivo, posso demonstrar como gosto de viver, segundo dou muito mais valor ao trabalho de quem me vai desenhar a casa, terceiro tenho uma melhor ideia da limitacao da casa que posso construir.
    No meu caso a limitacao e espaco vs budget para fazer o que gosto. O pessoal aqui queixa-se que tem de pagar entre 600 a 700 euros a m2, eu vou ter de pagar 2000 dollars.

Em relacao ao "projecto" da autora do topico, na minha penso que poderia melhorar bastante. Esta Ok e compreendo porque gosta, mas a ligacao entre outside and inside nao esta nada bem. Para que ter aquele jardim e depois projectar tudo de "costas" para o mesmo.
    Sei que cada familia vive de forma diferente, mas eu pessoalmente dava preferencia as zonas sociais em vez da zona de dormida.
    Se espaco e talvez budget nao seja um problema, acho que deveria ser muito mais aventureira.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • PandR
    • 13 fevereiro 2016

# 9

Colocado por: CMartin
    Esta casa, para mim, e para uma pessoa que do nada fez està lógica de raciocínio e saiu-se com uma planta melhor do que outras que tenho visto..por aí..de arquitectos..estou impressionada sim. (por ex. A do closet conjunto, Pedro).

Hei!!! Esta foi para mim...
  6.  # 10

Pois foi PandR.
    Desculpe!
    Mas também deixei um comentário no seu tópico hà dias e nem me respondeu :o/
    • CMartin
    • 13 fevereiro 2016 editado

# 11

Colocado por: smpvfO pessoal aqui queixa-se que tem de pagar entre 600 a 700 euros a m2, eu vou ter de pagar 2000 dollars.

smpvf
    Estou admirada, sabe bem que na sua grande maioria as pessoas ganham pessimamente em Portugal.
    E ainda assim conseguem fazer coisas giras mas à sua medida.Tendo em conta custos claro que sim.
    • smpvf
    • 13 fevereiro 2016

# 12

Tenho nocao que os ordenados em Portugal nao sao fantasticos (para a maioria). Mas tambem lhe garanto que nao existe ninguem a viver bem em nenhuma parte do mundo a ganhar o ordenado minimo.
    Nao comparei o preco do m2 como critica, mas sim como explicacao do meu "problema". Este e o meu dilema, acredito que a autora do topico tera outros, que implicam directamente no que desejamos/podemos fazer.
  7.  # 13

Não sei se a autora do tópico tem ou não qualquer constrangimento na construção. Terà certamente controlo cuidado de custos pelo menos os normais. Ainda assim, não posso opiniar muito porque pessoalmente gostei muitíssimo da planta dela, como comentei ao longo do tópico. I think it's really cute :o) in the best way really.
    • vr83
    • 13 fevereiro 2016

# 14

Não sou rica, se o fosse certamente as coisas seriam de outra maneira, não pretendo uma casa luxuosa, mas sim prática, funcional e confortável. Tenho de me enquadrar com a envolvente e requisitos da CM, embora espaço não me falte, tenho condicionantes, por ser uma reconstrução. O budget óbvio que também é limitado, mas uma vez que não preciso de ter pressa, porque tenho casa para viver, prefiro esperar mais se for preciso para não me vir a arrepender mais tarde.
    Agora vou "bater" um pouco mais no assunto das "costas voltadas"...
    Tenho cozinha e sala com alpendre voltado para zona de piscina.
    Tenho dois quartos voltados para o outro lado, porque dou mais importância ao conforto térmico proporcionado pelo sol do que a vista para a piscina... Agora gostava que me explicassem na prática, o porquê de acharem importante os quartos estarem voltados para a piscina, é só por causa da vista? Do outro lado a vista também é bonita, também terá canteiros ajardinados e o resto é floresta, para quem gosta do campo, é do melhor. A estrada principal com trânsito fica a 500m e não se vê, estilo quinta. Quando elas tiverem namorados não vão querer estar sossegadas no quarto sem ninguem que esteja na piscina possa espreitar??? Não sei... Para mim quarto significa privacidade e calma, a sala sim tem de ter interacção com o quintal... Mas gostava de perceber o vosso ponto de vista...
    Concordam com este comentário: PapoilaVerde
  8.  # 15

vr83

percebeu agora onde eu alguns posts atrás queria chegar??
    neste momento só irá já ter opiniões de carater pessoal das escolhas/ gostos de vivências de cada um.
    só um aparte nesse capitulo, neste seu caso eu compreendo e até gosto da sua suite inicial assim como da tal antecâmera para os quartos tipo escritório. apenas aqui consideraria que esta antecâmara permitisse sair para a zona da piscina.
    as rotinas individuais de cada família podem ser muito variadas e é um capitulo que tem a ver precisamente com as escolhas de cada um. o que importa é desenhar bem os espaços quer técnica quer funcionalmente quer em termos de forma, proporcionais e "agradáveis".
    • CMartin
    • 13 fevereiro 2016 editado

# 16

Sim. Mais a minha opinião de novo. Acho que a casa està óptima volto a dizer. Gostei do que disse o Marco1, de a antecâmara aos quartos, o escritório, dar acesso para a zona da piscina porque "abre" um pouco o espaço tornando-o ainda mais leve. Acho que serà algo simples a contemplar sem alterar a sua ideia de planta vr83.
    Penso que quer debater tudo para ver o que se opina e tirar daí proveito no caso de lhe ter escapado algo..mas sinceramente até estou com algumas reticências em que o continue a fazer, porque me parece tão bem que ao deixar-se influenciar, poderia estragar :o)
    Està na hora de contratar o arquitecto. Agora cuidado, veja là que técnico arranja, tem que ser um que saiba interpretar o seu bom gosto.

Se quiser discutir os outros aspectos, acabamentos, os materiais, as cores, também gostaria de o fazer no seu caso.

A planta està ganha.
  9.  # 17

É pena estarem em zonas diferentes, parece-me que de todos os comentários de arquitectos os do marco1 foram os que melhor interpretaram e se adequaram aos seus objectivos vr83.
    Concordam com este comentário: vr83
    • vr83
    • 13 fevereiro 2016

# 18

Muito obrigada marco1 e CMartin.

marco1, eu percebi-o logo, mas não deixo de gostar de ouvir as opiniões, são pontos de vista válidos, especialmente se forem de técnicos que têm mais experiência neste campo do que eu, sou curiosa e gosto de perceber as coisas...concordando ou não. Essa da porta para o "escritório", quando me começaram a falar em ficar longe dos quartos para ir tomar banho após a piscina, também já me tinha passado pela a ideia, porque inicialmente só pensei nas visitas e não em nós da casa... A suite, sinceramente não sei como gosto mais, será decidido com o marido.

CMartin, não me vou deixar influenciar se não concordar ;). É como tenho dito, é a minha casa para a vida, quero pensar tudo ao pormenor, para depois não me arrepender, há 15 anos atrás quando os meus pais começaram a construir, ainda não tinha internet para pesquisar e era uma miúda, mudei algumas coisas no projeto, mas hoje olho para a casa e vejo tantos erros, tanta coisa que podia facilmente ser de outra forma que desta vez quero tentar minimizar os arrependimentos...
    Posso discutir o restante, mas ainda não pensei muito nisso e como é uma obra que ainda vai demorar um pouco a chegar a essa fase, o que penso querer agora, poderá já não ser válido na altura... Mas o que gostaria de saber?
    • smpvf
    • 13 fevereiro 2016

# 19

VR83,

Este e um link de uma casa que vi este fim de semana, fui ve-la porque a que quero construir vai ter algumas coisas em comum (vai ser pintada de preto por fora, vai ter cimento polido e uma parede em plywood) queria ver como funcionava num todo.

Esta casa tambem e em L, tb tem 3 quartos e um escritorio, open plan living, mas tem uma boa comunicacao entre jardim/casa. So 1 quarto e as casas de banho nao tem comunicacao directa com o jardim. E a sala e simplesmente fantastica, com acesso a 2 areas exteriores, para diferentes alturas do dia.
    Nao falo do interior porque acho que abusaram do plywood, mas e muito cool.

Era isto que tentava explicar:
    http://www.realestate.co.nz/2729733

Eu nao faco algo assim porque nao tenho espaco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
    • vr83
    • 13 fevereiro 2016

# 20

smpvf, obrigada, o conceito é bastante similar ao meu, em efeito espelho, vou analisar com mais atenção, pois aproveitaram melhor o hall ;)

0.0264 seg. NEW