Iniciar sessão ou registar-se
    • m.arq
    • 13 fevereiro 2016

# 1

Colocado por: m.arq

Ergonomia.

Aqueles pompons, a poente frente aos quartos, ao pé da entrada ninguém vai utilizar.

Cmps!

Pense em passar esse espaço para nascente e assim ter uma verdadeira casa em L.
    Cmps!
    • vr83
    • 14 fevereiro 2016

# 2

Quais pompons? Aquilo são vasos que pus a enfeitar a entrada.
  1.  # 3

engraçado, o primenro esboço que obtive do meu arq. foi parecido com o que o arq. marco1 fez.. Mas nós quisemos uma alterações =)
    • vr83
    • 15 fevereiro 2016

# 4

Vou partilhar uma imagem aérea do sítio, neste momento as únicas ruínas que existem são as do "projeto" e a eira que também terá de ser recuperada. Aquando do próximo corte, será deixada uma margem substancialmente maior sem árvores do lado esquerdo da imagem (que corresponde à entrada do projeto, a estrada principal vem por aí), por questões de segurança e "de sol". Entre a eira e a habitação atual existe um relvado e um muro, devido ao desnível do terreno, com umas escadas de acesso ao quintal da habitação. A estrada de acesso à habitação atual dá a volta pelo lado direito da imagem.
    Só por curiosidade... :)
      MAPS2.png
  2.  # 5

Se o norte esta para cima nessa imagem. Mais uma razão para deixar os quartos voltado para a eira / Nascente.

Mas por outro lado há que considerar as vistas.
  3.  # 6

Nascente para a eira, lado esq.
    Não estará enganado?
      transferir3.jpg
    • CMartin
    • 16 fevereiro 2016 editado

# 7

Colocado por: vr83
    Posso discutir o restante, mas ainda não pensei muito nisso e como é uma obra que ainda vai demorar um pouco a chegar a essa fase, o que penso querer agora, poderá já não ser válido na altura... Mas o que gostaria de saber?

Se calhar sim, tem razão, é para começar a construir daqui a 5 anos, não é ?
    Ainda assim acho que seria bom começar a fazer um apanhado ou estudo do restante.
    Isto sou eu a dizer, no entanto, porque fiz um pouco isso com ambas as casas. Não foram construídas mas antes compradas, para cada uma delas tenho um caderno dedicado, um plano com estudo de fornecedores para cada necessidade. Corri tudo. Escolhi as marcas. Estudei as características.
    Embora muitos deles hoje em dia jà não existam, nem marcas nem fornecedores, a verdade é que aprendi muito. E o saber nunca ocupa lugar para melhor tomar decisões.
    Cumprimentos.
  4.  # 8

se é para fazer com calma então podia começar por fazer um bom levantamento topográfico da propriedade no seu todo e depois "sobre" ele ir registando características de tudo, construções, verdes, pormenores pontuais do terreno, etc....no fundo é ir "brincando" aos bonecos mas com uma certa noção de escala.
    mais tarde quem sabe se não são pequenas particularidades do espaço que poderão despoletar grandes ideias para o projeto.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  5.  # 9

Colocado por: Picareta
    O problema dos "bonecos" é que alguns arquitectos, limitam-se a dar apenas um "Lifting" ao boneco, e só tem a ganhar com isso: Perdem menos tempo e fica muito mais barato, e tem a garantia de que o cliente vai gostar, inclusive vai ficar com um ego do tamanho da casa, porque se sente o autor do projecto!
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,GMCQ

Eu antes de ir ter com o arquitecto fiz um monte de desenhos, mas optei por não lhe mostrar nenhum, pois tinha noção que se o fizesse podia estar a bloquear a hipótese de ele nos surpreender com um trabalho mais criativo e bem elaborado do que os meus rabiscos, mas a partir do momento em que escolhemos uma das ideias que nos mostrou, comecei a rabiscar aqui e ali para adaptar a ideia dele ás nossas necessidades/desejos, fiz uso dos desenhos para lhe passar a ideia, por mais que se goste de um projecto há sempre algo a alterar para tornar o espaço "nosso" e esse é o ponto de sintonia entre o arquitecto e o cliente, onde acho que é essencial a participação activa do cliente, pois a casa tem de se adaptar a quem nela vai morar e não o contrario.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marco1, maria rodrigues, MRK
  6.  # 10

anirak

faro-me de dizer ás pessoas que devem começar a trabalhar com o arquiteto em conjunto desde logo o inicio.
    concordo perfeitamente com aquilo que disse.
    • vr83
    • 2 março 2016

# 11

Tendo em consideração as vossas diversas opiniões decidi não mostrar os meus rabiscos ao arquiteto e apenas dizer o que pretendo para testar se vai de encontro ao que quero e desta forma não tendenciar ou prejudicar a "veia artística"...

Mas... até ter um esboço profissional, andei a pensar melhor e resolvi experimentar inverter os quartos com a sala/cozinha e acho que vou ter melhores resultados... ou seja onde eram os quartos passa a ser a sala/cozinha, que desta forma fica com janelas e sol em 3 frentes e os quartos passam para a sala, ficando todos a sul, o resto mantém-se mais ou menos como estava, o que acham?
  7.  # 12

Tipo isto
      Planta L.jpg
    • vr83
    • 3 março 2016

# 13

Sim, tipo isso, mas com o corredor dos quartos do outro lado, senão estes ficam sem luz e sol...
    • vr83
    • 10 março 2016

# 14

Duas casas projetadas pelo gabinete que vou contratar, o que acham?
      155320_147164938667328_1159585_n.jpg
    • vr83
    • 10 março 2016

# 15

2
      163052_147163772000778_4722109_n.jpg
    • vr83
    • 10 março 2016

# 16

Enquadram-se dentro do tipo que gostaria de fazer, só que eu tenho que ter a típica risca azul, mas gostava de conseguir enquadrar pedra dentro deste género...
      151082_147164918667330_7525103_n.jpg
  8.  # 17

parecem equilibradas, tirando é claro algum excesso nos materiais, cuidado com isso, essas casas ganham riqueza sendo parcas e simples nos adornos e texturas.
    Concordam com este comentário: CMartin
  9.  # 18

Absolutamente! Não aprecio vr83 pelo excesso de adornos : cores, materiais e texturas a mais. A meu ver tinha que ficar mais "limpinha".
    • vr83
    • 11 março 2016

# 19

Obrigada!

Ainda não tenho nada dirigido especialmente a mim, mas vou tentar simplificar ao máximo, tanto por razões estéticas como monetárias...

A minha ideia: telhado com duas águas em cada lado do "L", beirado à antiga portuguesa com o canudo por baixo, porque aprecio bastante e para manter a traça antiga.
    Risca azul, não por minha escolha, mas porque tem de ser, pois não é um dos meus aspetos preferidos, mas não tenho hipotese.

Adoro pedra e gostava de a conseguir enquadrar, sem exageros. Agradam-me estas casas, pelo misto antigo/moderno.

Tenho pesquisado fachadas para ter ideias, mas não encontrei grande coisa dentro deste género, alguma sugestão?
  10.  # 20

Não estou tão certa que precise de fazer com a risca azul. Pode fazer sem risca nenhuma, ou pode fazer a "risca em pedra". Veja este exemplo do m.arq

Colocado por: m.arqhttps://www.google.pt/maps/@41.6407663,-8.6360248,3a,39.3y,42.61h,92.19t/data=!3m6!1e1!3m4!1sso0ngTekcrVcxsxQOa7bfw!2e0!7i13312!8i6656
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

0.0191 seg. NEW