Iniciar sessão ou registar-se
    • vr83
    • 11 março 2016

# 1

Tenho de fazer porque se trata de reconstrução e a casa antiga tinha, tal como as casas já reconstruídas em redor... Gosto muito mais com a risca em pedra, mas não ficaria bem enquadrada com as outras perto e de qualquer forma, foi exigido pela Câmara, aos meus pais na casa ao lado, certamente me será exigido a mim também.
    Concordam com este comentário: arquitecturagaia
    • vr83
    • 11 março 2016

# 2

Posso colocar fotos do local, mas da construção sobram paredes de adobo no chão, pedras, vigas de madeira podre e telhas de canudo partidas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
  1.  # 3

Colocado por : vr83
    Risca azul, não por minha escolha, mas porque tem de ser, pois não é um dos meus aspetos preferidos, mas não tenho hipotese.

vr83, eu não tenho nada contra a risca azul. Da imagem que coloco, a figura 3 é a minha casa ;o) com risca azul.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, arquitecturagaia
      download_20160311_230428.png
  2.  # 4

Colocado por : vr83

Adoro pedra e gostava de a conseguir enquadrar, sem exageros. Agradam-me estas casas, pelo misto antigo/moderno.

Tenho pesquisado fachadas para ter ideias, mas não encontrei grande coisa dentro deste género, alguma sugestão?

A minha opinião : uma vez que a casa vai ter risca azul então não enquadre pedra na fachada.
    Opte por usà-là no interior, num apontamento por exemplo uma parede.
    Se quiser no exterior, a mesma opinião - use num apontamento, sei là um banco ao pé da piscina em pedra por exemplo mas não na fachada.

Jà agora estamos a falar de que tipo de pedra, de onde vem a pedra ?

vr83 não me leve a mal mas não achei muita graça às imagens que colocou daquelas casas, acho-as um pouco pirosas por terem muitas misturas como disse, a vr83 gosta assim ? Ou prefere mais limpinha ?
  3.  # 5

vr83, hà uns anos um arquitecto do fórum deixou esta imagem num dos meus tópicos, partilho consigo. Repare na singeleza.
    null
  4.  # 6

vr83, lembrei-me de mais um exemplo que lhe pode servir de inspiração, dum tópico, dos meus preferidos, aqui do fórum de hà uns anos, aqui : https://forumdacasa.com/discussion/9115/18/ha-coisas-que-valem-a-pena-recuperar-casas-e-centros-historicos/

Esta casa é minha vizinha.
    Gosto imenso.

Manique, Casa recuperada por CBArquitectos
      casamanique6_xl.jpg
      casamanique8_xl.jpg
      casamanique7_xl.jpg
      casamanique2_xl.jpg
      casamanique1_xl.jpg
  5.  # 7

Desgosto daquele revestimento pétreo... ( e acredito que quem projectou também não tenha grande consideração pelo dito)
    Concordam com este comentário: CMartin, vr83
  6.  # 8

Percebo Pedro, também não é a minha "praia". Ainda assim ao vivo e no conjunto, não choca. Fez-se um murado em frente da casa, nestas imagens do lado onde està o carro, nessa mesma pedra. Fica até com um arzinho engraçado, mas se fosse eu optava por dispensar essa pedra dessa forma.

E se calhar sugiro à vr83 por dispensa-là nas fachadas. Fazia um pormenor por exemplo um banco em pedra ao pé da piscina, ou no interior da casa.

Mas também jà não aprecio muito uma parede interior em pedra. Jà cansa. Se calhar fazia um nicho na parede em pedra como apontamento pela graça e para fazer lembrar as origens da construção.
    • vr83
    • 14 março 2016

# 9

O meu pai é minhoto e desde sempre que adoro as casas em xisto, aqui, na "terra" da minha mãe usam-se mais as traças tipo "alentejano", com a risca azul.

Eu estou a pensar num pouco de elemento pedra na fachada, tipo, um apontamento na entrada e depois na parte de trás nas colunas do alpendre, apenas, e acho que não vou prescindir dela, depois tenho mais pedra espalhada pelo jardim e chega.

No interior vai ter lugar certamente numa parede no hall e na sala perto do recuperador. A mim não me cansa porque nunca tive pedra dentro de casa e sempre gostei. Agrada-me ter uma ou outra parede diferente das restantes e na minha atual casa tenho uma ou outra pintadas de outra cor e aí sim, estou farta, não gosto de papel de parede.

O meu marido gosta muito das telhas do género da casa da sua vizinha CMartin, eu antes não gostava, mas agora já gosto também, foi daquelas coisas tipo: "primeiro estranha-se e depois entranha-se". Estamos a ponderar fazer assim.

Sinceramente gosto do estilo das casas que pus aqui, com menos pedra, existe uma do género aqui na zona e agrada-me bastante. Estando em dúvida quanto ao gabinete a contratar, acho que me decidi ao ver estes 3D.

CMartin, a imagem "singela" que colocou agrada-me para casa de férias. Para residência permanente queria algo menos "singelo", embora sempre dentro da simplicidade. Gostava de um misto rústico e moderno... :)
    Concordam com este comentário: CMartin
    • vr83
    • 14 março 2016

# 10

imagem
      12083848_10208111344197051_1550320749_n.jpg
    • vr83
    • 14 março 2016

# 11

2
      12167338_10208111342797016_1283824418_n.jpg
    • vr83
    • 14 março 2016

# 12

3
      12516333_10208111344077048_178276288_n.jpg
  7.  # 13

simplesmente um tesouro

tenha muito cuidado a quem vai entregar o projeto. Dentro do simples é preciso algumas mãos de cirurgião para não ferir esse "estado natural" da paisagem e tirar partido dessa maravilhosa eira e sua envolvente.
    Concordam com este comentário: CMartin, doisarquitectos, Castela, mfigu, arquitecturagaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  8.  # 14

concordo em absoluto com o Marco...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  9.  # 15

Colocado por: marco1simplesmente um tesouro

tenha muito cuidado a quem vai entregar o projeto. Dentro do simples é preciso algumas mãos de cirurgião para não ferir esse "estado natural" da paisagem e tirar partido dessa maravilhosa eira e sua envolvente.
    Concordam com este comentário:CMartin,doisarquitectos,Castela,mfigu,arquitecturagaia
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vr83

Marco1, desde jà, as mãos de cirurgião que refere não me parece que existam sensivelmente nestas projecções.
    Mais vale não se estar a contar, já sabe disso, muito melhor do que eu..por isso o seu aviso.
    https://forumdacasa.com/discussion/42480/6/esboco-de-um-sonho-opinioes/#Comment_894160
    • vr83
    • 17 março 2016

# 16

Apenas a título de curiosidade, gostariam de partilhar, se fosse para vocês, imagens de tipos de casas que gostariam ou acham que ficariam bem aqui?
  10.  # 17

CMartin, será assim tão inadequada e forçada a mistura?
    Concordam com este comentário: CMartin
      h.1448789.375.250.0.ffffff.wm.a89c57ea.jpg
  11.  # 18

Porque razão quer fazer uma casa de inspiração vernácula alentejana, nessa zona ?
  12.  # 19

Colocado por: vr83CMartin, será assim tão inadequada e forçada a mistura?
      h.1448789.375.250.0.ffffff.wm.a89c57ea.jpg

Olá vr83, como se lembra certamente, adorei a sua ideia de planta para os interiores da casa. Não sei como está a pensar agora mas já vi por alto que haverá alterações à mesma.

Mas.. depois o exterior que mostrou das imagens das casas naquele quase bordeaux e pedra, comparativamente à ideia que tinha para os interiores, deixa a desejar, não me parecia já seu :o)

Esta está melhor - não vejo estas casas com risca como Alentejanas, a minha tem, vejo-as como arquitectura popular apenas, e como disse que na sua zona são assim, com a tal risca azul, não me parece destoar antes pelo contrário.

Agora vou reverter a pergunta, pergunto-lhe: é assim tão inadequada e forçada a mistura e arquitectura que mostra nesta imagem (e embora melhor do que as bordeaux..), olhe lá bem e diga vr83, o que acha mesmo desta imagem que coloca?

null
  13.  # 20

Ou as casas no alentejo são todas iguas ou já passei férias nesta casa!

0.0365 seg. NEW