Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: CMartinnão vejo estas casas com risca como Alentejanas, a minha tem, vejo-as como arquitectura popular apenas,

Assim demonstra o seu desconhecimento da arquitectura, especialmente a popular portuguesa.
  2.  # 2

Colocado por: Pedro Barradas
    Assim demonstra o seu desconhecimento da arquitectura, especialmente a popular portuguesa.

O meu interesse pela arquitectura é "apenas" por ser apaixonada por ela. O seu comentário em nada diminui o meu grande interesse/paixão pela arquitectura. Apenas me mostra que existem pessoas, arquitectos, que não deixam entrar supostos "leigos" num mundo onde acham que estes não têm lugar. Não querem "sombras" no seu domínio ? É pena. Felizmente os gostos e sensibilidades das pessoas não se fazem inspiradas em pessoas assim, mas antes em referências que podemos admirar e seguir como exemplos. Aos arquitectos e para além do estudo técnico, caber-lhes-à também acrescida sensibilidade, sabia?

Podia desconhecer e admito quando assim é, que não tenho nada a provar e assim o Pedro e outros que estudaram arquitectura coisa que obviamente não é o meu caso, podiam dar-me valiosos ensinamentos que me seriam e são ùteis e interessantes acredite..mas aqui em especifico acho que vamos conseguir debater o assunto sem medos !

Pedro, as casas alentejanas não são de arquitectura popular portuguesa?

Mais ainda sabe certamente, melhor do que eu, espero, que a risca/moldura pintada é base da nossa arquitectura popular, mas não exclusiva à casa Alentejana ?

Espero que và proporcionar-me em resposta algo que me valha muito a pena ler e que me deixe verdadeiramente deslumbrada. Esses são os ensinamentos que mais me interessam ! Encante-me.

Não ficaria espantada no entanto se nem sequer respondesse.
  3.  # 3

define popular ... sem entrar em doutrinas salazaristas...
  4.  # 4

Colocado por: CMartinMais ainda sabe certamente, melhor do que eu, espero, que a risca/moldura pintada é base da nossa arquitectura popular, mas não exclusiva à casa Alentejana ?

Sabe que temos tipologias de arquitectura popular alentejana sem qq tipo de socos e molduras...

Para mim o popular, é a arquitectura constante do inquérito efectuado no as anos 40/50 por portugal fora...
    É uma arquitectura adaptada à região, ás técnicas e materias existentes, arquitectura sem autor, feita pelos mestres, pelo povo. Que respeita e entende as condições climáticas, orografia, numa linguagem coerente despretenciosa...
    Concordam com este comentário: CMartin, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    Sabe que temos tipologias de arquitectura popular alentejana sem qq tipo de socos e molduras...

Para mim o popular, é a arquitectura constante do inquérito efectuado no as anos 40/50 por portugal fora...
    É uma arquitectura adaptada à região, ás técnicas e materias existentes, arquitectura sem autor, feita pelos mestres, pelo povo. Que respeita e entende as condições climáticas, orografia, numa linguagem coerente despretenciosa...

Sei isso, pensava que me ia dar uma "tareia" de sabedoria, afinal, "resguardou-a".
    Porque me terá dito que o meu comentário de que a casa da imagem não a relacionava estritamente com a arquitectura alentejana mas sendo mais abrangente, com a arquitectura popular, demonstrava o meu desconhecimento da arquitectura ? Em nada errei e não me contraria Pedro Barradas? Brinca comigo.

Por outro lado, gostaria de comentar esta parte do seu contributo

Sabe o que eu estou a pensar, que pode muito bem estar aqui a principal causa da descaracterização / desqualificação da arquitectura: ter-se abandonado a construção com base nas condições climatéricas, orografia, e linguagem coerente despretenciosa (esta última especialmente) e em que esta evolução dos tempos também na arquitectura levou a uma pior qualidade na estética e direi até na construção técnica duma casa. O que acha disto que estou a pensar?
  6.  # 6

Colocado por: antonylemosdefine popular ... sem entrar em doutrinas salazaristas...

Não sou do tempo de Salazar e não gosto de discutir politica, portanto, estamos safos.
    Popular = do povo para o povo.
    Sendo o povo a maioria, torna-se também popular no sentido de mais abrangente, em que a arquitectura popular seria (antes do Estado Novo?) A (capital letter "A") arquitectura em Portugal.

O que por sua vez também me faz pensar e então agora qual é A arquitectura maioritária em Portugal ? Ou esta pergunta não existe por ser, afinal,e apenas a arquitectura contemporânea em Portugal e todo o mundo ??
    Mas popular e contemporâneo não é estar-se a falar da mesma coisa. Ou até poderá ser. Quem é o povo contemporâneo afinal ?
  7.  # 7

Colocado por: vr83CMartin, será assim tão inadequada e forçada a mistura?
    Concordam com este comentário:CMartin
      h.1448789.375.250.0.ffffff.wm.a89c57ea.jpg

Mas não quero deixar de dizer o seguinte, vr83, porque se calhar o que eu disse pode estar a ser mal interpretado, e cheira-me que sim, que está.
    Eu não acho nada mal a mistura de pedra, a risca azul e ainda uma arquitectura "popular" com uma ruptura moderna (lembro-me sempre do marco1 nestas coisas das rupturas modernas..) acho que essencialmente o efeito desta mistura ser um sucesso, ou ser um insucesso, tem a ver absolutamente com, e mais uma vez foi o marco1 a dizê-lo a "mão cirúrgica" com que se faz esta mistura...é preciso mestria, sensibilidade.
  8.  # 8

a minha pergunta não era direcionada ao Pedro, mas sim á CMartin. Isto porque a Cmartin estava a falar de arquitectura popular referindo-se a risca da casa alentejana tirada do seu meio como coisa de arquitectura popular.. e fiquei curioso precisamente por ver isto de Arquitectura popular tal como o Pedro o vê.

A arquitectura popular tem a ver com o povo que a construiu. o local onde vive, o seu trabalho e os meios a que dispunham. Por vezes esquecemo-nos que o Português não é um povo heterogéneo. Mas antes um aglomerado de povos distintos, tribos se quiseres, adaptados a cada região e que isso se reflecte na arquitectura. Não existindo portanto uma arquitectura portuguesa.

quanto a mais abrangente isso não existe. no Norte era uma coisa no centro outra, na costa outra, no sul outra. e dentro de cada uma destes havia ligeiras diferenças de adaptação local e funcional. .. mas hoje a arquitectura mais abrangente é aquela arquitectura sem nexo, sem paladar nem caracter que existe desde a cantábria até faro, obra que simplesmente reflecte a capacidade técnica e adaptiva de quem os desenhou.

Falei do Salazar pelo simples facto de ainda hoje vivermos indoctrinados pela lavagem cerebral cultural do seu tempo. Não conseguimos por vezes separa-la da realidade. isso de uma arquitectura que unisse o povo, A arquitectura popular portuguesa é fantochada.

No entanto acredito que seria de muito bom senso aprendermos alguma coisinha com o pouco que ainda resta dessa arquitectura antiga. Pois aquele povo , ao contrário de o de hoje, não construia nada ao acaso...
  9.  # 9

Colocado por: antonylemosa minha pergunta não era direcionada ao Pedro, mas sim á CMartin. Isto porque a Cmartin estava a falar de arquitectura popular referindo-se a risca da casa alentejana tirada do seu meio como coisa de arquitectura popular.. e fiquei curioso precisamente por ver isto de Arquitectura popular tal como o Pedro o vê.

A arquitectura popular tem a ver com o povo que a construiu. o local onde vive, o seu trabalho e os meios a que dispunham. Por vezes esquecemo-nos que o Português não é um povo heterogéneo. Mas antes um aglomerado de povos distintos, tribos se quiseres, adaptados a cada região e que isso se reflecte na arquitectura. Não existindo portanto uma arquitectura portuguesa.

quanto a mais abrangente isso não existe. no Norte era uma coisa no centro outra, na costa outra, no sul outra. e dentro de cada uma destes havia ligeiras diferenças de adaptação local e funcional. .. mas hoje a arquitectura mais abrangente é aquela arquitectura sem nexo, sem paladar nem caracter que existe desde a cantábria até faro, obra que simplesmente reflecte a capacidade técnica e adaptiva de quem os desenhou.

Falei do Salazar pelo simples facto de ainda hoje vivermos indoctrinados pela lavagem cerebral cultural do seu tempo. Não conseguimos por vezes separa-la da realidade. isso de uma arquitectura que unisse o povo, A arquitectura popular portuguesa é fantochada.

No entanto acredito que seria de muito bom senso aprendermos alguma coisinha com o pouco que ainda resta dessa arquitectura antiga. Pois aquele povo , ao contrário de o de hoje, não construia nada ao acaso...

Os mestres é q sabiam.
    Cmps!
  10.  # 10

Colocado por: m.arq
    Os mestres é q sabiam.
    Cmps!

Agora tb.
    Cmps!
  11.  # 11

Colocado por: antonylemosa minha pergunta não era direcionada ao Pedro, mas sim á CMartin. Isto porque a Cmartin estava a falar de arquitectura popular referindo-se a risca da casa alentejana tirada do seu meio como coisa de arquitectura popular.. e fiquei curioso precisamente por ver isto de Arquitectura popular tal como o Pedro o vê.

Antony, a casa portuguesa, a meu ver, não é a casa portuguesa do Salazarismo, a casa portuguesa para mim é a casa de arquitectura popular, mesmo sendo um povo de vàrias origens e tribos, e influências. E a arquitectura popular é a que está registada no inquérito a respeito, conforme disse o Pedro.
    E vou mais longe dizendo que apesar de diferentes de norte a sul, sim, hà semelhanças a meu ver indiscutiveis que as unem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

concordo CMartin

e realmente essa arquitetura tem algo que em qualquer ponto do pais sentimos logo uma certa empatia, ao invés dos pseudo contemporâneos tipo caixotes ou volumes brancos com mochilas ás costa que vemos por ai a nascer como cogumelos
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 13

Absolutamente marco1.

Estranhamente vejo (a meu ver) que entre a casa portuguesa do Salazarismo e Le Corbusier ( sobre o qual tenho lido para o tópico do gostos ) parecem-me haver semelhanças em que as casas começaram a tornar-se mais modernas, mais as tais màquinas de habitar que o marco1 falou. Se calhar foi a partir daí que tudo (a casa portuguesa) se começou a perder até à data. Se calhar é esta a modernidade que m.arq também jà referiu, a partir da qual tudo o que ficou para trás foi um distanciamento, negàmos a nossa história para darmos lugar à modernidade na arquitectura. Mas que grande pena.
  14.  # 14

não, é pena é ver que essas casas do antigamente e também as do modernismo, tinham na sua essência um saber e uma razão de ser nas soluções que apresentavam, nada era ao acaso, cada parte tinha uma justificação e coerência. Agora é mais modas e "estilos", clichês, desenho estiloso, caixinhas de fósforos com meias varandas que não servem para nada, guarda em inox, cobertura plana mas com o sanduiche lá disfarçado, etc.......
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  15.  # 15

Ok.., estou a ver. E concordo (não sei muito sobre as do modernismo no entanto..acho que por não me atrairem nunca lhes ou ainda não lhes liguei grande coisa).
    Então..
    Não há razão de ser para muito do que se faz na casa, obrigamos a casa a existir subjugada ao gosto. E o gosto é aquela coisa que a gente sabe, sem lei nem roque nem humildade (o despretensiosismo referido pelo Pedro anteriormente). Acho que será isto (e este o erro).
  16.  # 16

Vr83 gosto da sua ideia da casa, eu também construi uma casita em formato L.
    Do que vejo na sua planta inicial, julgo que de manhã não tem luz natural na cozinha, as janelas do quarto a sul vai ser bom de inverno, de verão....na minha se chegar a fazer piscina vou colocá-la a sul, como tem penso que depois das 3 da tarde pouco sol deve aí bater!
    Portão da garagem faça no mínimo 4 metros!
    A ideia está boa, agora é levar uns bons retoques!
    Boa sorte para o seu projeto!
    • AXN
    • 7 abril 2016

# 17

Então se antigamente os mestres sabiam, porque raio hoje em dia necessitamos de arquitectos?
  17.  # 18

Ena, não vinha cá há dois dias, sinceramente ainda não li tudo com atenção, do que li na diagonal vou tentar responder, depois volto para ler melhor.

Pedro, não fui eu que escolhi este tipo de arquitetura, é a arquitetura da "casa mãe" de há 100 anos atrás, embora não seja Alentejo, se conhecer aqui a zona oeste, mais propriamente o concelho de Óbidos, este estilo é recorrente... Não estou a "inventar" nada, apenas a manter o que já existe... Nas fotos que coloquei antes talvez não se consiga ver.

Também em relação a arquitetura, se não fosse "obrigada" a manter o que já se encontra à volta, possivelmente dispensava o azul, mas os "caixotes" não são nada a minha "onda", acho-os impessoais e sem personalidade, acho que um dos elos de ligação na típica arquitetura portuguesa é a existência de telhado de telha canudo "avermelhado", existe de norte a sul e perde-se nestas "importações" de arquitetura dita "moderna", embora já exista por cá há algumas dezenas de anos... No meu ver de leiga meramente observadora, estamos a perder a nossa essência com este tipo de construção e é uma pena... Mas isto sou só eu e lá diz o ditado que "se os gostos fossem todos iguais, não se gastava o amarelo".

Cmartin, as casas que coloquei (bordeux) são 3ds de casas que o gabinete de arquitetura fez e que me agradaram no geral, não são para a minha, disse desde o início que a minha será com a risca azul, tal como as restantes do local, mas que como gosto muito de pedra, queria acrescentar uns apontamentos da mesma, por exemplo nos pilares e talvez na entrada. A eira, das partes que já estão a descoberto, penso ser em pedra e por isso quero "descobri-la" toda e trata-la, penso que a casa ter um apontamento ou outro vai estar de acordo com a envolvente e não vai "forçar" nada.
    As modificações ainda não estão decididas, ando a pensar o que é melhor em termos de iluminação e sol direto, no máximo possível de divisões, se assim, ou se trocando a zona dos quartos com a zona social, no "L", mas mantendo mais ou menos a estrutura. tenho prós e contras, ou seja, gosto mais assim, porque tem apenas o hall e o corredor que não é corredor nos quartos, da outra maneira, para conseguir por os quartos todos a sul, fico com mais um corredor e não gosto. Mas fico com a sala tanto virada para nascente como poente, ou seja, tem interação com a eira e com a entrada e consigo ver, por exemplo quem chega... andamos a pensar.

Martins31, a planta ainda vai levar muitos retoques, se for para manter assim, possivelmente irá levar uma janela a nascente na cozinha, o portão da garagem vai certamente ter 4m, são assim os da minha garagem atual e é para manter, para conseguir entrar com dois carros.
    A eira é maior do que está aqui representado, foi a "olho", não medi e a piscina também ainda não está no local exato nem com o tamanho ou formato exato, ainda é uma coisa a pensar, será para depois da casa, conforme as notas aparecerem... vou certamente levar em conta o sol, tal como em tudo na casa.

tc82, pode ser, retirei esta imagem da net, apareceu-me numa pesquisa e lembrei-me da CMartin :)
  18.  # 19

Colocado por: AXNEntão se antigamente os mestres sabiam, porque raio hoje em dia necessitamos de arquitectos?

Bem talvez porque os mestres constroem e os arquitectos projectam!
  19.  # 20

porque hoje em dia não há mestres ou quase nenhum, é bota tijolo e cimento beton e tá a andar e também porque há umas décadas para cá os projetistas ajavardaram tudo e mais alguma coisa, a ciência popular foi mal transmitida entre outras coisas.

0.0457 seg. NEW