Iniciar sessão ou registar-se
    • AXN
    • 7 abril 2016

# 1

Resumindo:
    1- As casas dos meus avós e bisavós, foram construídas por "mestres" (quartos minúsculos, a área social era a adega, casas encostadas a estrada para aproveitar ao máximo o quintal, o wc no quital, a água era das fontes ou do poço) isso sim é que é arquitectura;
    2- As contemporâneas são uns caixotes, sem nexo quer descaracterizam um saber secular na arte de projectar uma casa;
    3- As casas dos meus netos e bisnetos serão um atentado a arquitectura....e suspirarão pelos "caixotes" de hoje porque essas sim serão umas relíquias arquitetónicas;
  1.  # 2

AXN

debater os assuntos não é assim tão linear.
    nem tudo é uma coisa nem outra.

diga-me uma coisa, prefere ir por essa província fora e ver aqueles conjuntos de casas simples com as suas cantarias e telhados com telha cerâmica ou ver certos mamarrachos, maisons, e outras coisas mais.... é claro que essas casas eram deficitárias em termos de espaço e certas funcionalidades, mas esteticamente, termicamente funcionavam pois eram bem implantadas de acordo com os lugares e funcionais para a época.
    felizmente hoje em dia nas recuperações já há mais sensibilidade para tirar partido dessa arte antiga de fazer essencial simples e bem.
    • AXN
    • 7 abril 2016

# 3

Colocado por: marco1diga-me uma coisa, prefere ir por essa província fora e ver aqueles conjuntos de casas simples com as suas cantarias

Ver, gosto de ver, as aldeias de xisto em São Pedro do Sul, ou Sortelha, ect, ect. Agora se me pergunta, gostava de ter uma casa assim? Dir-lhe-ia só sei for uma casa de férias, caso contrário, deite abaixo.

Estou a falar das casa normais a banais. E não de um palácio que pertenceu a conde xpto ou coisa parecia
  2.  # 4

sim eu também estou a falar de casas normais e simples, nuca deitaria abaixo assim sem mais nem menos, poderia era partir delas e cirurgicamente ampliar e remodelar.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • AXN
    • 7 abril 2016

# 5

Colocado por: marco1sim eu também estou a falar de casas normais e simples, nuca deitaria abaixo assim sem mais nem menos, poderia era partir delas e cirurgicamente ampliar e remodelar.

Entendo e respeito.

Não podemos restringirmo-nos só ao passado (em termos de arquitectura). Por vezes temos de deitar casas velhas abaixo para daí nascerem futuras velhas e BELAS casas.
  3.  # 6

é claro, os fundamentalismos absolutos não é o caminho.
  4.  # 7

Seria interessante um tópico com exemplos desse tipo de casas
    Concordam com este comentário: CMartin
  5.  # 8

Que tipo de casas jorgferr, é que hoje tive um pensamento para um tópico de exemplos de casas precisamente, não sei é se estaremos a falar do mesmo tipo ?
  6.  # 9

Colocado por: vr83Ena, não vinha cá há dois dias, sinceramente ainda não li tudo com atenção, do que li na diagonal vou tentar responder, depois volto para ler melhor.

Pedro, não fui eu que escolhi este tipo de arquitetura, é a arquitetura da "casa mãe" de há 100 anos atrás, embora não seja Alentejo, se conhecer aqui a zona oeste, mais propriamente o concelho de Óbidos, este estilo é recorrente... Não estou a "inventar" nada, apenas a manter o que já existe... Nas fotos que coloquei antes talvez não se consiga ver.

Também em relação a arquitetura, se não fosse "obrigada" a manter o que já se encontra à volta, possivelmente dispensava o azul, mas os "caixotes" não são nada a minha "onda", acho-os impessoais e sem personalidade, acho que um dos elos de ligação na típica arquitetura portuguesa é a existência de telhado de telha canudo "avermelhado", existe de norte a sul e perde-se nestas "importações" de arquitetura dita "moderna", embora já exista por cá há algumas dezenas de anos... No meu ver de leiga meramente observadora, estamos a perder a nossa essência com este tipo de construção e é uma pena... Mas isto sou só eu e lá diz o ditado que "se os gostos fossem todos iguais, não se gastava o amarelo".

Óbidos!
    Uma das minhas casas preferidas encontra-se precisamente aqui. A Casa do Arco, que serviu de cadeia. .muitos muitos anos depois de casa de Maria José Salavisa, uma das decoradoras de interiores cujo trabalho mais aprecio, ou apreciei na altura, agora falecida. Não sei se conhecem..

PS. Acho que a casa é agora um wine bar :o/
      12334.jpg
      cc5d4c67af40c5105a20b19a4dc3fe72.jpg
  7.  # 10

Maria José Salavisa

Arquiteta e decoradora de interiores, nasceu em abril de 1925 e morreu a 12 de janeiro de 2006, em Lisboa, após uma intervenção cirúrgica.
    Salavisa, considerada pioneira da decoração em Portugal, foi, nos anos 60 do século XX, um dos primeiros alunos formados em Artes Decorativas e História dos Estilos em Mobiliários pela Fundação Ricardo Espírito Santo.
    Entre as obras mais marcantes da decoradora destacam-se a decoração da discoteca Kapital, do restaurante Kais e do salão nobre do Teatro da Trindade, todos em Lisboa, assim como do campo de golfe da Vitória, em Vilamoura.
    Maria José Salavisa tinha uma forte ligação com Óbidos, onde viria a ser sepultada. Em Óbidos foi decidido montar um centro de design com o seu nome, na instalação do qual Salavisa estava a colaborar à hora da sua morte. Óbidos foi também a terra escolhida, pela própria e pelo município, para instalar a Casa-Museu Abílio Mattos Silva, o marido de Salavisa, falecido em 1985. Mattos Silva foi um dos grandes nomes do teatro português.
  8.  # 11

vr83, tem muito no qual se inspirar em Óbidos para a sua arquitectura!

Também não gosto nada de caixotes contemporâneos.
  9.  # 12

discordo em que não há semelhanças que as unem e que faça delas casas 'portuguesas'. têm tipologias diferentes, sistemas constructivos diferentes, climas e acabamentos diferentes... a única coisa que as une é que foram concebidas e construidas por eruditos de outros tempos que tinham objectivos muito concretos. mas o mesmo pode-se dizer das obras de outros tempos de qualquer povo de qualquer parte do mundo. desde os iglus dos inuit as cabanas dos índios amazónicos...

nao sei onde vives AXN mas que eu saiba a adega nunca foi a área social em lado nenhum... é sempre a cozinha... a adega é demasiada fria, servia para apanhar a cabra ás escondidas.... e tirando os quartos minúsculos todo o resto que mencionaste são coisas positivas...
    • AXN
    • 8 abril 2016 editado

# 13

Colocado por: CMartinnao sei onde vives AXN mas que eu saiba a adega nunca foi a área social em lado nenhum... é sempre a cozinha.

Vivi durante alguns anos em casa dos meus avós por isso sei muito bem o que estou a dizer. (pelos menos era na "aldeia" aonde vivi)
  10.  # 14

Colocado por: CMartin
    nao sei onde vives AXN mas que eu saiba a adega nunca foi a área social em lado nenhum... é sempre a cozinha.

AXN,
    Não fui eu que comentei esta frase acima, olhe:
    Colocado por: Antony Lemos
    nao sei onde vives AXN mas que eu saiba a adega nunca foi a área social em lado nenhum... é sempre a cozinha.
  11.  # 15

Colocado por: AXN
    Não podemos restringirmo-nos só ao passado (em termos de arquitectura). Por vezes temos de deitar casas velhas abaixo para daí nascerem futuras velhas e BELAS casas.

Mostre-me uma.
  12.  # 16

hehehe, e vcºs reuniam-se todos na adega? ... se eu fosse a casa dos teu avôs era á volta das pipas onde vos encontrava? ao frio? bem...aqui na aldeia não conhecço ninguem que tenha a adega como área social a não ser na altura de provar um vinho novo... e mesmo aí depressa se passa para a cozinha pra descer um chouriço do fumeiro e cortar uns nacos de broa.... seja de verao ou de inverno...
  13.  # 17

Colocado por: antonylemoshehehe, e vcºs reuniam-se todos na adega? ... se eu fosse a casa dos teu avôs era á volta das pipas onde vos encontrava? bem...

E de certeza que nessa altura a conversa ja era animada...
  14.  # 18

estou mesmo a imaginar... tudo de malga na mão e a torneira sempre aberta...
    Concordam com este comentário: tozepalma
  15.  # 19

Por falar em casas velhas e adegas, qq dia quando for à minha santa terra vou tirar uma foto a uma casa velha que herdei com uma adega com um alambique.... A CMartin é que vai gostar
  16.  # 20

Colocado por: migjacPor falar em casas velhas e adegas, qq dia quando for à minha santa terra vou tirar uma foto a uma casa velha que herdei com uma adega com um alambique.... A CMartin é que vai gostar

Não precisa, vai ao google mapas e copia as imagens do exterior.

0.0201 seg. NEW