Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

PS 2. E espaço publico

Entendendo-se a cidade como local de encontros e relações, o espaço público apresenta, em seu ambiente, papel determinante. É nele que se desenvolvem atividades coletivas, com convívio e trocas entre os grupos diversos que compõem a heterogênea sociedade urbana. A existência do espaço público, portanto, está relacionada diretamente com a formação de uma cultura agregadora e compartilhada entre os cidadãos.

A rua é considerada o espaço publico, sendo o elemento articulador das localidades e da mobilidade, pode ser considerada a formadora da estrutura urbana e de sua representação. De acordo com Kevin Lynch também é o local principal em que se forma a imagem da cidade, já que é por ela que os habitantes transitam e tem a oportunidade de observá-la e entendê-la.

Fontes : wiki
    • vr83
    • 10 abril 2016

# 2

CMartim, a casa que postou, considero-a muito apelativa como casa de férias... para viver queria um pouco mais...
    Por dentro é outra coisa, o meu gosto em interiores já é muito mais linhas direitas, cores sóbrias, ambientes "clean" com muito branco, nunca conseguiria viver numa casa deste género (por dentro), mas compreendo perfeitamente quem goste...
    Temos uma antiga adega, onde damos asas à decoração rústica, em casa tem de ser o oposto...
  2.  # 3

vr83, jà percebi.
    De qualquer forma, apenas para fazer aqui um pequeno reparo, esta casa de rustico nos acabamentos interiores não tem nada.
    Cumprimentos.
    • AXN
    • 11 abril 2016

# 4

Colocado por: doisarquitectosVerdade que a casa tem em primeiro lugar de agradar a quem nela habita... Mas não pode ser como lhe der na telha, também tem de agradar aos outros

Pronto, vou ser deserdado, os meus pais não gostam nada da minha casa....

Devia ter feito o que? Devia ter convocado um plenário com a vizinhança toda para eles aprovarem?

(que diz eu, digo em nome de todos os que estão a construir)
    • AXN
    • 11 abril 2016

# 5

Colocado por: CMartinE achar que podemos construir a nossa casa apenas de acordo com o nosso agrado individual, nem que isso seja a custo da paisagem da nossa rua, bairro e urbana demonstra a meu ver um estar-se a borrifar para com os nossos conterrâneos e país. É não saber respeitar

Discordo por completo. Cada pessoa é única, assim como a pessoas que andam com tatuagens e piercings pelo corpo todo na via pública, não vai afirmar que essa pessoa o está a molestar visualmente? Logo qual é o problema se a minha casa estiver pintada de rosa as pintas azuis, e as restantes estiveram pintadas de amarelo? Não se trata de falta de respeito, mas de gosto.
  3.  # 6

AXN

veja lá que em certos PDMs, as camaras chegam até a regulamentar as cores das casas, será então que estão a ser prepotentes? será este assunto algo apenas do foro do gosto?
    o próprio regime jurídico aponta para que as entidades licenciadoras tenham uma palavra em termos estéticos na aprovação das edificações. será que estão só a ser ditadores??

enfim percebo a sua cruzada de desmonte de certas exigências no campo da edificação mas há evidencias que não se podem encarar assim tão linearmente.
  4.  # 7

Colocado por: AXNCada pessoa é única, assim como a pessoas que andam com tatuagens e piercings pelo corpo todo na via pública, não vai afirmar que essa pessoa o está a molestar visualmente?

Confunde liberdade individual com a colectiva. Está aceite no modelo social em que vivemos a necessidade de proteger a paisagem (urbanística ou não) da vontade individual. A mudança do corpo não se equipara à mudança exercida sobre o meio envolvente.

Há muita coisa imperfeita no modelo social em que vivemos, mas de todos os modelos testados, ainda vai sendo o melhorzinho.
    Concordam com este comentário: migjac
  5.  # 8

Colocado por: treker666

Confunde liberdade individual com a colectiva. Está aceite no modelo social em que vivemos a necessidade de proteger a paisagem (urbanística ou não) da vontade individual. A mudança do corpo não se equipara à mudança exercida sobre o meio envolvente.

Há muita coisa imperfeita no modelo social em que vivemos, mas de todos os modelos testados, ainda vai sendo o melhorzinho.
    Concordam com este comentário:migjac

Basta pensarmos na construção desordenada das décadas de 80 e 90, quando passo na cril..... Até dói olhar para aquilo. Onde moro existe um bairro urbanizado posteriormente à construção de diversas moradias das décadas que referi.... Que medo.... Tudo desconexo, as construções recentes já têm outro enquadramento, agora as mais antigas..... Sem comentários, dá cabo da paisagem
    • AXN
    • 11 abril 2016

# 9

Colocado por: marco1será então que estão a ser prepotentes?

Colocado por: treker666Confunde liberdade individual com a colectiva.

Claro que não, mas eu nunca disse que não se devam cumprir as regras e leis existentes.

A questão não se trata de leis ou PDM's, mas de gostos!! e o de querer uniformizar os gostos!!! O que aconteceria se todos gostássemos do mesmo tipo de arquitectura? (os arquitectos não seriam necessários)
    • AXN
    • 11 abril 2016

# 10

Srº Arq. Marco, se um cliente fosse ao seu gabinete e lhe disse-se que quero um projecto assim e assado, com revestimento, e cores aberrantes, cheios de rococós, e tal, em suma elementos contra o seu gosto, o srº recusaria esse trabalho? (Desde que cumprisse com as leis e PDM's)
  6.  # 11

O marco1, não sei, mas eu diria ao cliente que não sei projectar assim... E como não gosto de fazer coisas só porque sim, não sou desenhador, este tipo de situação vai sempre correr mal..
    Eu recusaria. Não é cliente para mim, não sou Arquitecto para si.

Colocado por: AXNse um cliente fosse ao seu gabinete e lhe disse-se que quero um projecto assim e assado, com revestimento, e cores aberrantes, cheios de rococós, e tal, em suma elementos contra o seu gosto, o srº recusaria esse trabalho?
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  7.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasO marco1, não sei, mas eu diria ao cliente que não sei projectar assim... E como não gosto de fazer coisas só porque sim, não sou desenhador, este tipo de situação vai sempre correr mal..
    Eu recusaria. Não é cliente para mim, não sou Arquitecto para si.

Concordam com este comentário:CMartin

Absolutamente de acordo com o PedroBarradas. Não sou arquitecta mas se fosse, recusaria, até porque é o seu nome que o arquitecto dá a um projecto e o identifica perante o mercado. Não se reconhecendo/identificando com o projecto, deve recusá-lo.
  8.  # 13

AXN

vai-me desculpar mas parece que não está a elevar a discussão a um ponto aceitável,.
    a esta altura do "campeonato" já devia ter entendido que não se trata de uma questão meramente ao nível de uma questão de gostos.
    o respeito pela paisagem e por uma profissão não se pode resumir a uma questão de gostos.
    aqui o que se trata é tão só uma questão de literacia em termos de arquitetura, tal como noutros aspetos de nossa ainda deficitária sociedade..
    precisamente também se pretende combater a standarterização e clichês acrescentados sem nexo apenas porque sim, sem sentido.
    • AXN
    • 11 abril 2016

# 14

Eu não sou fundamentalista. Se existem leis e regras devem ser cumpridas. Por exemplo, se numa determinada cidade, freguesia, ou rua só se pode (re)construir com um determinado gênero de arquitectura, com determinadas padrões, materiais e cores, ect. Concordo e aceito.

Agora havendo "liberdade" para escolher o tipo de arquitectura, cores padrões, ect que eu gosto, qual a razão de eu não poder ter? Tenho que ser mais uma ovelha Branca? Não posso ser a ovelha negra porque?, Aonde está na lei eu só posso gostar disto e daquilo? Só falta dizer que se os moradores da minha rua se forem todos a missa o srº também deve ir a missa.

Não tente extrapolar o que eu digo para situações de casas na montanha, ou nos centros históricos, ou aldeias históricas, falo só situações normais, de ruas normais, e torno a ressalvar: Desde que cumpram a lei, e regulamentos.
    • vr83
    • 11 abril 2016

# 15

CMartim, rústica pode não ter sido a melhor palavra, mas não me ocorreu outra...
  9.  # 16

Colocado por: CMartin
    Para que é que tanto inventam Deus meu, quando uma coisinha tão simples

Suponho que esta gente também se recuse a comer sushi, pizza, lasanhas, McDonalds, etc etc... Vamos lá agora perder a essência TUGA!! Ora essa...
  10.  # 17

Colocado por: marco1proporcionalidade para com os objectivos,

Quais? Conhece-os?
  11.  # 18

Gostos são isso mesmo, gostos... Implicam uma apreciação pessoal subjectiva e ninguém é igual a ninguém... por isso mesmo o gosto de um, não tem que ser obrigatoriamente igual ao de outro!

Nesta parte da discussão assiste-se à tentativa de alguns imporem o seu gosto pessoal como o mais adequado/correcto/superior/refinado! Por acaso também aprecio estilo simples e tradicional! Mas isso não significa que eu tenha mais bom gosto que aqueles que preferem os caixotes!

Se não houvesse a dita "carneirada" a seguir certas tendências, provavelmente em vez de assistirmos à proliferação de caixas de fósforos, continuávamos a fazer DOLMENS que tanto encanto têm...
    Concordam com este comentário: AXN
  12.  # 19

quais?

não consegue ver se algo é proporcional ?
  13.  # 20

Colocado por: marco1não consegue ver se algo é proporcional ?

A quê? A uma família numerosa não é de todo proporcional...

0.0148 seg. NEW