Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Obrigada por dizer isso vr83.
    Eu imagino que tenha trocado a disposição sala e quartos por causa da exposição solar..vou ter que ler o que beneficiou com esta nova planta e troca que fez.
    Não concordo com a "ciência" dos quartos com acesso para a piscina para as adolescentes quando o forem..

Assim, do nada, digo-lhe esta planta não me atrai nada. Nem já mobilada :oP
    Perdeu também aquele encantador espaço de passagem / escritório / hall que tinha para os quartos..
    Mas deixe olhar bem e ler direitinho.
    Estou a opinar com base em sentimentos apenas agora ao dar de caras com a nova planta...
    Até porque adorei a sua primeira planta.
  2.  # 2

vr83

de noite não convem ter muita sede ou fome, pois a viagem até á cozinha é um tanto.....
  3.  # 3

olhe um exemplo até já com uns bons anos
  4.  # 4

pdfs só vejo no pc, agora no telemóvel, não vejo nada infelizmente! Fica para depois..
  5.  # 5

CMartin

não consigo fazer melhor que esta resolução
    Concordam com este comentário: CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      arq.jpg
  6.  # 6

Exacto.

vr83, baseie-se nesta planta do marco1.
    Percebo que pode pensar que perde a cozinha no open space, mas vai muito melhor servida com esta organização de espaço (e vai ganhar arrumação, zona útil/utilidade na cozinha).
    Os quartos estão là na sua zona privada, não interfere nada.
    Tem um hall simpàtico, um escritório com luz..
    Muito bem conseguido, muito diferente da sua planta actual.

Absolutamente. Limpinho, direitinho. Uma boa planta sem fernicoques.

Como era de esperar.
  7.  # 7

Gosto também muito daquele hall de entrada na suite. Muito simpàtico :o)
    Concordam com este comentário: migjac
  8.  # 8

E tem à mesma os quartos para a piscina para as adolescentes quando o forem..
  9.  # 9

Colocado por: CMartinGosto também muito daquele hall de entrada na suite. Muito simpàtico :o)
    Concordam com este comentário:migjac

Gosto particularmente da disposição dos quartos e a funcionalidade dos WC
  10.  # 10

Colocado por: marco1CMartin

não consigo fazer melhor que esta resolução
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin
      arq.jpg

marco1, adorei esta disposição!!! :)

Qts metros terá aproximadamente esta planta?

Para ser perfeita so falta a "minha" mesanine! :)
  11.  # 11

Meus senhores só cá vim deixar um link da Aldeia da Mata Pequena no Concelho de Mafra:

http://www.aldeiadamatapequena.com/langPT/01aldeia/rigor.php

http://www.aldeiadamatapequena.com/langPT/02casas/index.php

Ex.:

Estas casas foram sendo recuperadas pelo dono para serem usadas para Turismo rural.
    • vr83
    • 22 abril 2016 editado

# 12

Obrigada novamente marco1! Tenho ideia de já ter visto esta sua planta (ou outra similar) aqui pelo forum... A ideia dos quartos das "manas" está realmente parecida com o que fiz, só que melhor :), obviamente!
    Em relação à ensuite, gosto da solução de wc, o closet não me parece ter tamanho suficiente (para mim), mas de qualquer das formas, eu não tenho comprimento nesse lado do L para pôr o quarto assim...
    Em relação à cozinha, percebo o que me diz em relação à distância, também já pensei nisso, já ponderei trazer a cozinha para esta zona, mantendo o open space (que é coisa de que não prescindirei), a forma que me apresenta não dá para o meu caso, porque (tal como na questão do quarto) não tenho comprimento suficiente nesse lado do L para isso... Na outra planta também tinha o quarto numa ponta e a cozinha na outra... Até agora, não tenho solução que me agrade e convença a alterar.

CMartin, a alteração tem tudo que ver com a disposição solar, isso das adolescentes na piscina não tem importância nenhuma... agora admito que os quartos com portas de varandas para a piscina pode fazer sentido para se poder entrar diretamente para tomar banho, por exemplo. Com esta disposição, todas as divisões importantes, ou seja, quartos e sala ficam com sol na maior parte do dia.
    Eu também não tenho necessidade de um escritório, (basta-me o do meu local de trabalho), por isso não faz sentido criar uma divisão para o efeito, mas gosto do tal aproveitamento perto dos quartos que continua lá... Na planta do Marco1 existe um recanto com um sofá, mais pequeno certo, mas ideia está lá...
    Também me é possível alterar a entrada e pensei muito nisso, o marido não gosta e por isso desisti, porque também tem de ser um pouco ao gosto dele ;P, por exemplo como na imagem a seguir, o que acham, parece-vos melhor?

Podem-me chamar chata e insistente à vontade, mas eu deliro com esta discussão e procura do espaço perfeito! Obrigada a todos!
      Sem Título5.png
  12.  # 13

vr83,
    Percebo perfeitamente a parte do delírio :o)

Não percebo é o seu bocado de planta..?

Então a minha sugestão, com base na planta do marco1 que está realmente boa, mas já que não prescinde da cozinha em open space, acho que deve aproveitar toda a ideia restante: para a área privada da sua casa.
    A parte social, veja como prefere: sala, cozinha, jantar e a entrada.
    Junte as duas e faça lá nessas suas plantas. Coloque aqui.
    Parece-me que está no bom caminho.
    :o)

Mas a vr83 não tem 5 anos pela frente..muita coisa vai mudar sabe ?
    • vr83
    • 22 abril 2016 editado

# 14

CMartim, vou colocar a planta inteira...

A minha ideia é começar a construir no próximo ano, os cinco anos são para completar a obra... Vou fazer por fases, à medida que o dinheiro vai aparecendo...
      Sem Título7.png
    • vr83
    • 22 abril 2016

# 15

A entrada passar a ser a Norte em vez de a poente... é possível, o marido não gosta, eu gosto mais da entrada a poente, mas gosto mais da planta por dentro assim, menos um corredor...
  13.  # 16

vr83..não está esquecida, apenas a ser "remoída". Acho que temos mais tempo ainda para voltarmos a ela, a sua casa. Visto que é pelas tais fases (..?.).
    Até.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vr83
  14.  # 17

vr83,
    A minha sugestão é que volte atràs que estava muito bem como estava. Não sei porque se pôs a alterar para ficar como està agora. Desculpe mas andou de cavalo para burro. Disse que só alteraria se achasse a alteração melhor com base nas diversas opiniões.. não está melhor vr83.
    E use este conselho do marco1 parece-me uma excelente opção :

Colocado por: marco1
    vr83

percebeu agora onde eu alguns posts atrás queria chegar??
    neste momento só irá já ter opiniões de carater pessoal das escolhas/ gostos de vivências de cada um.
    só um aparte nesse capitulo, neste seu caso eu compreendo e até gosto da sua suite inicial assim como da tal antecâmera para os quartos tipo escritório. apenas aqui consideraria que esta antecâmara permitisse sair para a zona da piscina.
    as rotinas individuais de cada família podem ser muito variadas e é um capitulo que tem a ver precisamente com as escolhas de cada um. o que importa é desenhar bem os espaços quer técnica quer funcionalmente quer em termos de forma, proporcionais e "agradáveis".
    Concordam com este comentário:CMartin
      esboço.png
  15.  # 18

SE não estiver certa do que eu lhe disse no comentário anterior, por causa das miúdas e a piscina, e pela exposição solar tão bem explicada pelo PedroBarradas e por isto
    Colocado por: m.arq

Pense em passar esse espaço para nascente e assim ter uma verdadeira casa em L.
    Cmps!

Então pegue nesta planta do marco1 e trabalhe o resto a partir daqui.

(Queria também colocar o link da SMPVF como inspiração, mas parece que a casa já foi vendida..)
      forum.png
  16.  # 19

Quanto à fachada.
    Esta.

Tire o revestimento de pedra (acho tão fingida essa pedra assim).
    Tire o sangue de boi (vai ter a risca azul logo imagino que seja para tirar mesmo..)
    Escureça um pouco o tom da madeira das portas (e use madeiras todas no mesmo tom aqui)
    Tire as mil e uma colunas.
    Tem que trocar os envidraçados se os quartos vão ficar do lado de cà, o envidraçado mais rasgado é o da sala.

Use caixilharia em madeira, se não for contra (eu sinceramente adoro a estética dela mas não a usaria para mim por exemplo porque por mais que me expliquem não acredito na longevidade vs. manutenção vs. isolamento ,etc.).(Não dispense uma boa caixilharia).

É o que eu sugiro.
      151082_147164918667330_7525103_n.jpg
    • vr83
    • 6 maio 2016 editado

# 20

CMartim, a imagem que colocou no último post não dá... Fico com a ideia de que é alguma que coloquei, se for, acho que já me expliquei que só as coloquei para que vissem alguns trabalhos feitos pelo gabinete, nunca disse que queria igual, muito pelo contrário, pois a minha casa não vai ser igual a nenhuma, será a minha e terá alma própria!
    Obrigada. Estou a pensar.

Em relação a caixilharia, já tive experiência com madeira, alumínio (sem corte térmico) e pvc, definitivamente e sem margem de opção serão em pvc oscilobatentes. A imitar ou não madeira, conforme os preços.

0.0570 seg. NEW