Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Spoliv,

    Obrigado pela sua resposta.

    É exactamente isso que se está a passar!

    O Novo Banco rejeita fazer uma escritura superior a 92000€. E o Sr. Zé não baixa os 104000€.

    E no meio disto tudo estou eu que assinei e cumpri um contracto.

    Obrigado,
    Carlos
  2.  # 42

    Colocado por: carlosdmpereiraO Novo Banco rejeita fazer uma escritura superior a 92000€.

    Então não existiu a cedência de posição contratual. E também só poderia existir se estivesse prevista no contrato....mas estes pormenores também não interessam para nada, é falar com o advogado e ir para cima deles.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
  3.  # 43

    Mas o comprador não é obrigado a aceitar essa cedência de posição contratual, a não ser que esteja prevista no contrato promessa


    Isto é verdade. Não o referi no meu texto porque é difícil escrever tudo, mas você tem de ter consentido no contrato de promessa ou em qualquer outro documento na cessão da posição contratual.

    O Novo Banco rejeita fazer uma escritura superior a 92000€. E o Sr. Zé não baixa os 104000€.


    Mais uma vez fico na dúvida. O Sr. Zé já efetuou a cedência da posição contratual para o Novo Banco ou não? Se já efetuou a cedência (como me parece) você não tem nada a tratar com o Sr. Zé. Quanto ao Novo Banco ou aceita o contrato de promessa como está (€ 104.000,00) ou negoceia consigo uma alteração do contrato para o valor de € 92.000,00 (e você é que fica a ganhar!).

    A partir do momento em que o Sr. Zé sai do contrato de promessa, as partes passam a ser você e o Novo Banco e vocês podem alterar o contrato de promessa se assim o entenderem. Quanto ao Sr. Zé se não é proprietário e já não faz parte do contrato de promessa, já não tem nada a ver com o negócio (No caso que expus o intermediário foi mais esperto porque fez dois contratos diferentes e se eu os tivesse assinado, teria conseguido que eu comprasse pelo valor que o Banco queria vender e ganhava a sua parte por ser intermediário!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
  4.  # 44

    Se está interessado no imóvel faça a escritura e pague os 92.000€ ao Novo Banco. Entretanto peça a devolução do sinal uma vez que pagou a totalidade do imóvel ao NB. Ou então a imobiliária passa-lhe uma fatura com IVA incluído desse valor pelos serviços prestados.
    Poupa no IMT e no IS e compra a casa pelo preço que tinha planeado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
  5.  # 45

    segundo percebi até agora, deu o sinal ao sr. zé, que agora saiu de cena.....mesmo que aceite fazer negocio com o banco por 92 mil euros o dinheiro que deu sinal ao sr. zé, ardeu!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
  6.  # 46

    Spoliv e Carvai,

    Obrigado pelas vossas respostas :)

    Spoliv, para esclarecer o que aconteceu foi:

    1º - Fomos ver o Apartamento todo "joli" e aceitamos compra-lo por 104 000 €.

    2º - Fomos assinar o Contracto de Promessa de Compra-Venda (com o Sr- Zé) e sinalizar o apartamento em 10000€, ficando por pagar 94000€

    3º - Imobliária liga-nos passado uns dias a dizer que o Apartamento afinal não é do Sr. Zé mas do Novo Banco. O Contracto de Promessa de Compra-Venda é alterado somente na 1ª página e passa a ser um Contracto-Promessa de Cessão de Posição contratual. Em que o SR. Zé é o primeiro Contraente, que é promitente cedente - direito que lhe advem do contrato promessa de compra e venda com o Novo Banco . (é o que está no contrato,...)
    Os valores no contracto assinado mantêm-se :10 000€ (sinal) e 94000€ (restante a pagar). Alias só alteraram a 1ª pagina do contrato, as outras mantiveram-se já assinadas anteriormente.

    4º - Imobiliária informa-nos que a escritura teria de ser feita por 92000€, porque o Novo Banco não está disposto a fazer por 104000€

    5º - Não aceitei e eles dizem que não fazem a escritura por 104000€.

    6º - Decidi procurar ajuda uma vez que nem sabia o que era um contracto de Promessa de Compra e Venda até há umas semanas atrás :P

    Espero ter sido o mais claro possivel.

    Muito Obrigado
  7.  # 47

    Loverscout:

    Dei o Sinal há imobiliária que me passou uma declaração/factura deste sinal.
  8.  # 48

    Obrigado :)
    • dmrs
    • 12 fevereiro 2016

     # 49

    E depois as imobiliárias queixam-se que perdem a confiança dos clientes... sinceramente.

    Eu, que não percebo nada disto, se estivesse no seu lugar iria procurar um bom advogado, perdia o amor a uns 50€ para ficar descansado.
    Não acho nada normal o que lhe estão a fazer. Não é suposto pagar uma quantia pela casa e ficar o valor da escritura num outro valor, pelo menos eu nunca ouvi falar em nada desse género onde não estivessem por trás outro tipo de esquemas.

    E como já falaram: Tem a certeza que está tudo legal e legalizado com a casa, que a mesma não vem agregada a qualquer encargos, etc?
    (A mim, por exemplo, tentaram-me "empurrar" uma casa sem licença de habitabilidade na qual eu teria de gastar imenso dinheiro para tentar legalizar...tentar.)

    Não que eu perceba muito disto mas aquilo que a minha pequena experiência me mostrou é que temos sempre de pensar o pior de todos os que estão connosco no processo de comprar a casa e exigir provas que está tudo legal e a ser bem feito para não sermos enganados... Confie mas desconfiando.
    A meu ver o ideal mesmo é procurar um advogado que possa tentar resolver consigo as coisas, até para ter "poder" sobre a imobiliária terá certamente de agir com retaguarda legal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
  9.  # 50

    Colocado por: carlosdmpereiraSpoliv e Carvai,

    Obrigado pelas vossas respostas :)

    Spoliv, para esclarecer o que aconteceu foi:
    1º - Fomos ver o Apartamento todo "joli" e aceitamos compra-lo por 104 000 €.
    2º - Fomos assinar o Contracto de Promessa de Compra-Venda (com o Sr- Zé) e sinalizar o apartamento em 10000€, ficando por pagar 94000€
    3º - Imobliária liga-nos passado uns dias a dizer que o Apartamento afinal não é do Sr. Zé mas do Novo Banco. O Contracto de Promessa de Compra-Venda é alterado somente na 1ª página e passa a ser um Contracto-Promessa de Cessão de Posição contratual. Em que o SR. Zé é o primeiro Contraente, que é promitente cedente - direito que lhe advem do contrato promessa de compra e venda com o Novo Banco . (é o que está no contrato,...)
    Os valores no contracto assinado mantêm-se :10 000€ (sinal) e 94000€ (restante a pagar). Alias só alteraram a 1ª pagina do contrato, as outras mantiveram-se já assinadas anteriormente.
    4º - Imobiliária informa-nos que a escritura teria de ser feita por 92000€, porque o Novo Banco não está disposto a fazer por 104000€
    5º - Não aceitei e eles dizem que não fazem a escritura por 104000€.
    6º - Decidi procurar ajuda uma vez que nem sabia o que era um contracto de Promessa de Compra e Venda até há umas semanas atrás :P
    Espero ter sido o mais claro possivel.
    Muito Obrigado


    Em resumo, você prometeu pagar ao Zé 104.000, por algo que o Banco vai vender por 92.000. Na verdade, pagou 104.000 pelo direito de comprar aquele imóvel, e não pelo imóvel em si.
    Concordam com este comentário: carlosdmpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
    • Carvai
    • 12 fevereiro 2016 editado

     # 51

    Eu vejo o filme de outra forma. Alguem vendeu um apartamento do Banco e ganhou uma margem de 12.000€. Como comissão parece-me excessivo, mas também pode a pessoa (ou imobiliária) ter feito algumas obras de reparação. È habitual as casas serem entregues aos bancos muito degradadas. Se o comprador acha que a casa vale o acordado - e o valor fiscal até é superior - não vejo qual a duvida em fazer o negócio desde que tenha documentos comprovativos dos pagamentos feitos.
    Existem milhares de negócios em que a escritura é feita por um valor e depois se paga adicionais por obras. Até existem financiamentos diferenciados para isso.

    PS; Se perguntarem ao Costa ele explica como se faz. Era Ministro da Justiça quando comprou 2 casas neste esquema.
    Concordam com este comentário: carlosdmpereira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosdmpereira
  10.  # 52

    Boas Carvai,

    Obrigado pelo seu ponto de vista. :) Também vi ou tentei ver dessa forma.

    Mas pense se o tentassem "enrolar" assim, também conseguiria ver nessa perspectiva?

    Relativamente às obras, a casa vai necessitar de pequenas obras e o proprietário disse que as faria, mas o seu valor não é superior a 1500 euros (envernizar umas portas e parapeitos)

    A casa foi comprada ao banco há 6 meses atrás e é de 2006. Está quase nova.

    De qualquer das formas, obrigado pela sua perspectiva. Acredite que também ponderei essa hipótese.

    Cumprimentos,
    Concordam com este comentário: Carvai
 
0.0214 seg. NEW