Iniciar sessão ou registar-se
    • HC
    • 24 abril 2009 editado

# 1

Divorciei-me recentemente e soube agora que o banco aceita que fique só eu como responsável pela hipoteca. Tenho de fazer escritura, não sei se é igual às outras uma vez que é só para retirar o nome do meu ex-marido. Alguém sabe quanto é que isto me vai custar? Existem outras despesas?
  1.  # 2

Por acaso fez essas perguntas ao banco?
    • HC
    • 24 abril 2009

# 3

Fiz a pergunta e disseram-me só que a despesa a pagar ao banco pela análise são de 21 €. O advogado disse-me que tenho de pagar na Conservatória 250 €. Tenho ainda de pagar a escritura e nas Finanças, acho eu...
  2.  # 4

Colocado por: HCFiz a pergunta e disseram-me só que a despesa a pagar ao banco pela análise são de 21 €. O advogado disse-me que tenho de pagar na Conservatória 250 €. Tenho ainda de pagar a escritura e nas Finanças, acho eu...

Olá HC;
    Informe-se bem sobre essa situação, marque uma reunião com o gestor de conta.
    Faça-lhe muitas perguntas e tente sair de lá completamente esclarecida.
    Eu penso que terá que haver um distrate da hipoteca existente e nova escritura de hipoteca só com um proponente. Havendo o distrate da hipoteca relativa aos dois proponentes tem que haver uma liquidação total da dívida existente...ou seja o banco passa-lhe um cheque com a totalidade do valor em dívida e irá "emprestar-lhe" novamente fazendo uma nova escritura de hipoteca unicamente com um proponente que é você. Em suma...vão anular uma escritura e liquida-la e fazem outra.
    A verificar-se não sei se terá de pagar alguma comissão de amortização antecipada.
    Posso estar a dizer alguns disparates mas serve-lhe de mote para esclarecer todas as dúvidas no banco.
    Dirija-se ao notário e conservatória e exponha a situação, geralmente no notário são mais prestáveis e indicam-lhe os passos a dar a nível de finanças, etc.

Cump.
    Lucílio
    • HC
    • 24 abril 2009

# 5

Obrigada Lucílio.
    Vou então na 2ª feira ao banco e ao notário.
    Bom fim de semana.
    •  
      FD
    • 24 abril 2009

# 6

Uma coisa é a hipoteca (o empréstimo), outra coisa é a propriedade da casa.

A casa está em nome de quem? Seu, do seu ex-marido ou em nome de ambos? Como é que foi acordado quanto à morada de família (a casa em que viviam/ficou a viver)?
    • HC
    • 24 abril 2009

# 7

FD Hipoteca: Millennium, propriedade é dos dois.
    A casa ficou para mim na partilha.
    Obrigada
  3.  # 8

Lucilio.
    Se a casa vai continuar hipotecada ao mesmo banco, pelo mesmo valor, etc., e apenas mudam os proprietários não me parece que seja necessário liquidar o empréstimo, anular o registo da hipoteca, fazer outro empréstimo e novo registo de hipoteca.
    Parece-me que o único registo que se muda é o da propriedade.
    • HC
    • 24 abril 2009

# 9

Luis K.W.
    A única coisa que altera é a saída do meu ex-marido. Continuo eu e os avalistas também são os mesmos.
    O que tenho a certeza é de ter de fazer a escritura para a casa ficar em meu nome.
  4.  # 10

Colocado por: Luis K. W.Lucilio.
    Se a casa vai continuar hipotecada ao mesmo banco, pelo mesmo valor, etc., e apenas mudam os proprietários não me parece que seja necessário liquidar o empréstimo, anular o registo da hipoteca, fazer outro empréstimo e novo registo de hipoteca.
    Parece-me que o único registo que se muda é o da propriedade.

Parto do princípio que ao sair um proponente terá que haver um distrate da hipoteca...mas não tenho certezas.
    No meu caso eu mudei de banco e foi dessa forma porque teve que haver o distrate da hipoteca com o antigo banco, e a consequente nova escritura. Para o caso da HC estive a ver e existe o Balcão Divórcio com Partilha, menos dispendioso e burocrático.
    http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MJ/IRN/pt/SER_balcao+divorcio+com+partilha.htm
    Veja se a conservatória do registo civil da sua área tem este balcão, caso contrário vá à loja do cidadão.

Cump.
    Lucílio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
    • HC
    • 25 abril 2009

# 11

Caro Lucílio,
    Nem imaginava que existia este serviço...
    Na minha zona a Conservatória não tem este serviço, nem Braga que é o mais próximo. Mas existe no Porto e agora, graças ao seu empenho, tenho o nº de telefone para esclarecer qualquer dúvida.
    O meu obrigada e votos de um bom fim de semana.

0.0148 seg. NEW