Gostaria de uma opinião de quem percebe da horta. Vou mudar os espelhos da aparelhagem electrica e aproveitava e modernizava a rede de comunicações.
Estou a fazer uns melhoramentos num apartamento de 2006, mas com projecto anterior e sem ITED. As tomadas que tem são TV + RF e RJ11.
Gostaria de meter rede e RJ45, pela instalação do telefone penso que não dá, pois deve ser em cascata a ligação.
Estava a pensar fazer da seguinte forma:
Aproveitar a tubagem do coaxial para fazer passar cabo de rede para as divisões que pretendo, a ideia que tenho é da sala colocar uma tomada central mista com TV + RJ45 + Fibra (esta tomada com fibra é só para poder ter fibra de um operador mantendo o modelo do espelho igual ao resto da casa) esta tomada levaria cabo de rede Cat 5e até à caixa central onde está o repartidor de TV na entrada da casa e nas restantes tomadas, tomada extra da sala, quarto 1, quarto 2, quarto 3 levava tomada mista tv + rj45.
O esquema da cablagem seria cabo fibra (a ser fornecido pelo operador) até à tomada central da sala. Depois cabo de rede Cat 5e a levar net do modem da sala até à caixa de tv na entrada e aí um switch a repartir o sinal da net para as restantes tomadas (extra da sala, quarto 1, quarto 2, quarto 3). Mas há um probelma, na caixa de repartição de coaxial não tenho nenhuma fonte de corrente que alimente o switch, como consigo repartir o sinal da net que vem da sala pelas restantes divisões?
Alguma sugestão de como espalhar rede por estas divisões? Aproveitar a rede rita? Fazer como penso e aproveitar a tubagem do coaxial?
Alternativa, trazer cabo de rede dos 3 quartos pelo tudo do coaxial até à tomada principal da sala e ligarem directamente ao router. Haverá tomada de tv + 3 rj45? Ou dará mesmo para fazer passar pela instalação do telefone?