Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um muro antigo feito em pedra de ançã (pedras não uniformes) e barro que delimita o terreno do terrno do vizinho. A cota do vizinho é naquela zona bem superior à cota do meu terreno pelo que o muro caba por ser também muro de suporte. O terreno é barro e custa a deixar a água infiltrar-se, sendo que quando chove junto àquela zono fica sempre uma poça de àgua que demora a desaparecer.

    Este muro tem certa de 70cm de espessura e é meeiro!

    Estou a pensar fazer uns anexos junto ao muro e gostava de o aproveitar mas tenho receio que depois hajam humidades decorrentes de ter aproveitado o próprio muro. Existe alguma forma de resolver o problema das humidades aproveitand o muro?
    • CMartin
    • 14 fevereiro 2016 editado

     # 2

    Raquek, não estou nada a ver essa possibilidade.
    Mas seria melhor uma opinião técnica do que o meu palpite.

    O muro é de suporte, quando chove fica com uma poça de àgua que custa a desaparecer..parecem-me obstàculos importantes.
    Porque queria aproveitar o muro para fazer o anexo? O que ganha com isso?
  2.  # 3

    Pois... é esse mesmo o meu receio e terei que pedir uma opinião técnica.

    A ideia era aproveitar uma eira já existente e fazer uma divisão pequena, de apoio, junto a essa eira, de forma a que a casa e os anexos ficassem em U tirando também partido da exposição solar.
  3.  # 4

    Outra questão... dentro de casas antigas/recuperadas é usual ver estas paredes em pedra envernizadas. No exterior,Também é possivel envernizar após a recuperação ou pode dar-se algum tipo de tratamento que impessa a pedra de escurecer?
    • joao2
    • 14 fevereiro 2016

     # 5

    A cota do vizinho é naquela zona bem superior à cota do meu terreno pelo que o muro caba por ser também muro de suporte.

    Raquek, o que senhor quer é aproveitar o muro para fazer o anexo,certo?
    Ora um muro nessa situação está sempre sujeito a deixar passar a humidade dado que o terreno do seu vizinho seja mais alto, e ninguém lhe pode garantir a estanquidade do mesmo, por outro lado, pode-se perguntar de quem é o muro, não vá o vizinho dizer que afinal o muro até é meu.
  4.  # 6

    Existe levantamento topográfico do terreno e os vizinhos reconhecem que apenas metade da parede/muro é deles. Quanto a isso não corro esse risco.

    O que eu pretendia era recuperar o muro, ficando uma parte do muro exposto ao tempo e outra integrada como uma parede de uma churrasqueira, com um pequeno telheiro. Este anexo iria ficar junto a uns arrumos já existentes. Trata-se de uma eira em que parte da estrutura é parede de pedra, mas na qual já existiram anteriores obras de "melhoramento", já há mais de 20 anos, com tijolo e cimento... :(

    A eira e o muro fazem um L pelo que queria fazer uma estrutura aproveitando a parede da eira e o próprio muro, com os devidos restauros e melhoramentos, mas antes terei que averiguar da sua estabilidade... embora o que me pareça mais preocupante seja o problema das humidades...
    O sítio onde pretendo fazer a churrasqueira já foi em tempo curral de um boi/vaca e de arrumo de palha ou algo semelhante... a cobertura é que já não existe...
  5.  # 7

    Raquek, veja esta discussão e a contribuição de Pedro Barradas, pode ser que tire dela algumas ideias sobre a recuperação de muros antigos?

    https://forumdacasa.com/discussion/17089/como-restaurar-um-muro-antigo/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raquek, arquitecturagaia
  6.  # 8

    Uma foto do muro/parede
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
      anexo4.novo.jpg
  7.  # 9

    Raquek, gosto do seu muro. Se desse para aproveitar acho que dava algo de interessante!
    Deve dar, o que acham ?
    • Raquek
    • 20 fevereiro 2016 editado

     # 10

    Estou a tentar! ;)

    Vamos lá ver se vor consigo explicar sem deturpar a informação que me foi dada (quem não sabe nem sempre escolhe as palavras certas...)

    Pretendo fazer uma zona coberta, fazendo um telhado na quina do L das paredes do muro com a eira. Para tal tenho que fazer piso, tendo bastante cuidado com a impermeabilização do mesmo, e deveria "dobrar" o betão de forma a criar uma estrutura de suporte ao muro . Assim, a ideia é na zona sensível, que é onde fica o telheiro, fazemos uma estrura de suporte ao muro de 90 cm, onde depois fica uma pequena bancada, etc, e a cima disso fica o muro restaurado. Faz-se a cobertura usando barrotes de madeira e em termos de telha, reproduz-se o tradicional beiral português.
    O resto do muro parece bem estável (fundações) e torna-se é urgente que se restaure.

    Ainda estamos no pré-projeto...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquitecturagaia
 
0.0154 seg. NEW