Iniciar sessão ou registar-se
    • AEVF
    • 14 fevereiro 2016

# 1

Boa tarde,

Como disse noutro tópico que abri, estou para comprar uma casa no concelho de Sesimbra.

Tenho duvidas acerca da remodelação que pretendo fazer, se o negócio for concretizado.Tenho intenção de demolir uma parede interior e de fazer novo acesso ão sótão, entre outras coisas.

Deixei em anexo uma planta para se perceber melhor a questão, a parede a demolir seria no piso térreo entre a casa de jantar e a sala, o acesso ao sótão seria nessa divisão, pretendia também de fazer uma abertura (?) entre a cozinha e o quarto para se fazer um balcão tipo copa.

Será precisa licença para a remodelação?

E vendo assim por alto será obra para que valores?

Cumps
    A.Ferraz
  1.  # 2

eu diria que se pelo exterior não alterar nada, não precisa de licença, pese embora que ao abrir uma abertura no interior para o sótão está a mexer na estrutura mas dado ser uma moradia isolada penso que com a ajuda de um engenheiro que analise essa questão poderá ficar com melhor certeza ao mexer na estrutura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AEVF
    • jafn
    • 14 fevereiro 2016

# 3

Boas, Se tiver o projecto de Estabilidade, por aí pode ver se pode partir essas paredes, sem ter qualquer problema, quanto há licença, não é necessária, porque os trabalhos vão ser no interior, e se não mexer nas fachadas exteriores, não tem que tirar licença nenhuma.
  2.  # 4

Colocado por: jafnquanto há licença, não é necessária, porque os trabalhos vão ser no interior, e se não mexer nas fachadas exteriores, não tem que tirar licença nenhuma.

Esqueceu-se de que para abrir um acesso ao sótão tem que demolir uma laje e isso obriga a licença.

....mas se fosse eu a fazer a obra não pedia licença, mas eu sei o que faço, ao contrário de muitos caroqueiros que por aí andam.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
    • jafn
    • 14 fevereiro 2016

# 5

Colocado por: Picareta..mas se fosse eu a fazer a obra não pedia licença, mas eu sei o que faço, ao contrário de muitos caroqueiros que por aí andam.

O que você diz tanto me faz, se sabe fazer ou não, isso também não sei. hás vezes os que chamam nomes aos outros, são os mais aselhas, caroqueiros deve ser palavras de engenheiras.
    Concordam com este comentário: tiyxu
  3.  # 6

Colocado por: jafnO que você diz tanto me faz, se sabe fazer ou não, isso também não sei. hás vezes os que chamam nomes aos outros, são os mais aselhas, caroqueiros deve ser palavras de engenheiras.

O que é que eu disse de errado?
    • jafn
    • 14 fevereiro 2016

# 7

Bem, não disse nada de errado, mas ao citar-me, deu a entender que eu pertenço a esse lote (caroqueiros), "expert técnico" nos tempos livres (vulgo "caroqueiro").
  4.  # 8

Colocado por: jafnBem, não disse nada de errado, mas ao citar-me, deu a entender que eu pertenço a esse lote (caroqueiros

Nada disso, citei-o porque disse "quanto há licença, não é necessária, porque os trabalhos vão ser no interior", e isto não é correcto, tal como eu já expliquei.

Quanto aos caroqueiros, pretendi dizer apenas que se alguém quiser abrir aberturas em lajes não pode contratar caroqueiros.
    • AEVF
    • 14 fevereiro 2016

# 9

Picareta quando diz se fosse voçê não pediria a licença o que quer dizer com isso?

E já agora visto eu nao ter experiência nestas andanças, o que acarreta o pedido de licença para a obra?

Terei de pedir projeto a arquiteto etc?

E os custos envolvidos?

Obrigado, cumps.
    A.Ferraz
  5.  # 10

Colocado por: marco1eu diria que se pelo exterior não alterar nada, não precisa de licença, pese embora que ao abrir uma abertura no interior para o sótão está a mexer na estrutura mas dado ser uma moradia isolada penso que com a ajuda de um engenheiro que analise essa questão poderá ficar com melhor certeza ao mexer na estrutura.
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 11

Colocado por: AEVFo que acarreta o pedido de licença para a obra?

Tem que pagar a um arquitecto para fazer um projecto, com plantas, cortes, memória descritiva, e mais umas coisas.
    Tem que pagar a um engº Para lhe fazer um projecto de estabilidade.
    Tem que pagar à câmara taxas e licenças
    Demoras uns meses com tudo isto.

Colocado por: AEVFPicareta quando diz se fosse voçê não pediria a licença o que quer dizer com isso?

Eu sou engº e saberei verificar se posso abrir ou não a abertura, e que reforços terão que ser feitos, para manter a estabilidade, e se tiver dúvidas peço ajuda a quem sabe mais do que eu.
    • AEVF
    • 15 fevereiro 2016

# 12

Ja agora o que acham dessa ideia de abrir uma escada na sala de jantar?

Dei por mim a pensar que seria estranho ter que entrar na futura sala de estar para aceder à parte de cima onde serao os quartos?
  7.  # 13

Com áreas tão pequenas...escada em caracol?
    • AEVF
    • 15 fevereiro 2016 editado

# 14

Mesmo depois de demolir a parede, acha a area pequena para ter escada sem ser caracol?
  8.  # 15

Só estudando bem o projeto...

0.0102 seg. NEW