Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Estou a planear a remodelação um apartamento num edifício de 3 pisos. Entre o varias melhorias, está a instalação eléctrica que já é muito antiga, data de 1988. As necessidades actuais são muito diferentes, assim como as normas de segurança.

Tenciono fazer a divisão de circuitos, iluminação e tomadas, por 3 circuitos, aumentar o numere de tomadas por divisão, assim como a segurança das mesmas, equipando-as com protecção de terra.

Aqui é que surge a mina duvida, a ligação á terra, nos 2 circuitos hesitante no quadro não é visível o cabo de terra, no entanto existe um diferencial instalado pela EDP. Tanto quanto eu sei o diferencial deverá estar ligado á terra não é assim?

Será que poderei ir ali buscar a ligação á terra, ou terei que instalar um piquê de terra? ou terei outra forma de ligar a terra?
  2.  # 2

Quadro Eléctrico
  3.  # 3

Quadro Eléctrico
      DSCN1009_A.JPG
    • zeto
    • 14 fevereiro 2016

# 4

Eu ai não vejo nenhum diferencial
  4.  # 5

O diferencial é o aparelho branco DCP da EDP. Tem que criar uma terra da instalacao caso nao exista. Este DCP normalmente têm diferencial de 500 mA.
  5.  # 6

Colocado por: migjacO diferencial é o aparelho branco DCP da EDP. Tem que criar uma terra da instalacao caso nao exista. Este DCP normalmente têm diferencial de 500 mA.

Possivelmente o zeto tem razão, aquele branco que ali está parece-me um disjuntor não diferencial, a EDP já á mais de 4 anos que quase não instala disjuntores diferenciais
  6.  # 7

O aparelho que está ao lado do contador, não é um diferencial?
    Mas sim um disjuntor de protecção de sob carga?
    Concordam com este comentário: ultrahipermega, jd_
      DSCN0668.JPG
    • zeto
    • 15 fevereiro 2016 editado

# 8

esse branco é um disjuntor de proteção como disse o ultrahip. Ou como nó chamava-mos antigamente "o Geral" eu acho que voçe nem terra deve ter???
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPedro
  7.  # 9

A unica terra que essa instalação tem deve ser no vaso das flores.
    • zeto
    • 15 fevereiro 2016

# 10

Colocado por: ultrahipermegaA unica terra que essa instalação tem deve ser no vaso das flores.
    😃😂😂😂
  8.  # 11

será que existe uma linha de terra na entrada do edifício (ligação á EDP), na caixa de entrada, ou nem aí?
    • eu
    • 15 fevereiro 2016

# 12

Colocado por: SPedroTanto quanto eu sei o diferencial deverá estar ligado á terra não é assim?

Não, o diferencial não liga à terra. Mas é mais eficaz com um circuito de terra na instalação, pois assim as eventuais falhas de isolamento em equipamentos metálicos produzirão uma corrente de fuga que ativará o diferencial.

É boa ideia refazer essa instalação toda, introduzindo o circuito de terra na instalação.
    Concordam com este comentário: jd_
  9.  # 13

se ouve-se uma linha de terra na entrada tb a tinham feito chegar aos apartamentos.

As ligaçoes á terra não são da responsabilidade da edp.
    • eu
    • 15 fevereiro 2016

# 14

Colocado por: SPedroserá que existe uma linha de terra na entrada do edifício (ligação á EDP), na caixa de entrada, ou nem aí?

Não, a responsabilidade da ligação de terra não é da EDP. Tente convencer todos os condóminos a criar um circuito de terra no edifício. Não é assim tão caro...
    Concordam com este comentário: zeto
    • jd_
    • 15 fevereiro 2016

# 15

A responsabilidade da rede de terra é do cliente/proprietário.
    A terra protege contra contactos indiretos (ex: toque numa maquina), um diferencial protege contra contactos directos.
    O diferencial, tal como o nome indica mede a diferença entre a corrente que entra e sai da instalação(fase/neutro), quando essa diferença for superior ao limite do diferencial o circuito é interrumpido. Quando essa fuga de corrente ocorre em equipamentos electricos, o circuito de terra faz com a corrente seja escuada para a terra, evitando assim que alguém apanhe um choque, desde que estejam ligados a uma tomada que esteja ligada ao circuito de terra.
    O diferencial da edp é 500mA por norma, o que na minha opinião é quase igual a não ter, visto uma corrente menor que isso seja suficiente para possivelmente poder matar uma pessoa.
    Concluindo, a instalação do diferencial nao tem nada a ver com o circuito de terra, e o circuito de terra é da sua responsabilidade, caso queira fazer.
  10.  # 16

Vou indagar se encontro algum fio de terra na caixa de dizíveis, no patamar da escada do apartamento e na caixa de entrada de energia no edifício.

Será que já altura (45 anos) teria de haver um ligador de terra na entrada de energia do edifício (designado como portinhola)?
  11.  # 17

O terra tem como fim principal proteger as pessoas e não a instalação, imagine-se um circuito de tomadas e um fio descarnado que tenha tensão a tocar na carcaça metálica de uma máquina, o "geral" não dispara, e alguém corre riscos elevados de apanhar um valente choque ao tocar-lhe directamente.
    Sim como já aqui foi dito a protecção do terra é da responsabilidade do proprietário do imóvel.
    Concordam com este comentário: jd_
    Estas pessoas agradeceram este comentário: umbelino
    • jd_
    • 15 fevereiro 2016

# 18

Dai a terra proteger contra contactos indirectos.
    Numa instalação com essa idade, só com alguma sorte tem terra (cozinha), muitas vezes antigamente por não existir, enrolavam um condutor a uma torneira e ligavam a uma tomada, como os tubos eram metalicos...
    O circuito de terra, tem de ser feito por alguém que tenha um medidor de terra e que saiba o que está a fazer, para ficar como deve ser e cumprir a sua função, por isso caso queira fazer o circuito de terra, procure um profissional competente.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  12.  # 19

Ou antigamente muitas vezes à armadura da estrutura.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 20

Colocado por: C. LoboOu antigamente muitas vezes à armadura da estrutura.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Muito frequente.. e a maneira mais expedita de ter terra numa instalação num edifício com estrutura em betão armado.

0.0209 seg. NEW