Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: C. Lobo
    ________________________________________________________________________________________
    Sim como já aqui foi dito a protecção do terra é da responsabilidade do proprietário do imóvel.

Já tinha entendido!
    Questão è, como posso ir buscar uma linha de terra, se ela existe na entrada de alimentação ao edifício?
    Ou terei que meter um eléctrodo de terra no rés-do-chão e trazer a linha até ao meu apartamento no 1º andar, através das caixas de coluna.
    • jd_
    • 15 fevereiro 2016 editado

# 2

Sendo um predio e antigo, tem de ser colocado um electrodo de terra, fazer a caixa de terra, depois vai a portinhola do predio, caixa de coluna até ao seu andar.
    No seu caso é uma obra para o condomínio. Tenho duvidas se conseguirá passar mais um condutor nos tubos existentes dentro da sua casa, é que antigamente usavam tubos muito estreitos era quase à medida.
    Concordam com este comentário: C. Lobo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SPedro
  2.  # 3

Para realizar essa obra é melhor contratar alguém especializado para o efeito, vai ser preciso medir a resistência do terra com um equipamento específico (telorimetro) que não é qualquer electrico que o tem, poderá ser necessário pôr mais que um eléctrodo de terra para ter valores dentro do que é obrigatório ter. (Depende muito do solo e da sua humidade.)
  3.  # 4

Colocado por: C. Lobo
    _____________________________________________________________________________________________________________________________
    Sendo um prédio e antigo, tem de ser colocado um eléctrodo de terra, fazer a caixa de terra, depois vai a portinhola do prédio, caixa de coluna até ao seu andar.

Já estou haver que para fazer isto da maneira mais correcta é demasiado complicado, se não impossível (não haverá colaboração dos outros proprietários).
    Questiono, será que conseguirei uma terra eficaz ligando á tubagem de água ou estrutura do edifício?
  4.  # 5

Colocado por: SPedroQuestiono, será que conseguirei uma terra eficaz ligando á tubagem de água ou estrutura do edifício?

Não!
  5.  # 6

Colocado por: SPedroQuestiono, será que conseguirei uma terra eficaz ligando á tubagem de água ou estrutura do edifício?

É uma questão de o electricista medir as terras...
  6.  # 7

Colocado por: Arq. Pedro Barradas

Já tinha percebido, a questão è que se alguém teve essa experiência, e chegou a valores aceitáveis.
    Eu seu que é preciso medir a terra com um aparelho Mega ohmímetro.
    • alaska
    • 16 fevereiro 2016 editado

# 8

Colocado por: SPedroEu seu que é preciso medir a terra com um aparelho Mega ohmímetro.
    Normalmente o mega ohmímetro serve para medir resistencias de isolamento, nao serve para medir resistencias de terra.
    Concordam com este comentário: jorgealves, C. Lobo
    • jd_
    • 16 fevereiro 2016 editado

# 9

Existe o perigo numa ligação ás tubagens, de em caso de defeito alguém ir a lavar as mãos, tomar banho e levar um choque, se a corrente de fuga for inferior à corrente do diferencial.
    Eu no seu caso, no mínimo dos mínimos, optava por modernizar o quadro, colocando novos disjuntores e colocava "à cabeça" do quadro um interruptor diferencial de 30mA, não substitui a não existência de terra, mas aumenta em muito a segurança da sua instalação e consequentemente a sua segurança, passa de uma corrente diferencial de 500mA(penso que seja este o valor que tem) para 30mA.
    Não é uma coisa que fique muito cara, agora digo para tudo ficar como deve ser, era convencer os restantes inquilinos e fazerem a rede de terras. Outra coisa, não basta fazer a rede terras, há que depois dentro da habitação levar o condutor no mínimo a todas as tomadas (correctamente tomadas e pontos de luz).
    Concordam com este comentário: C. Lobo

0.0154 seg. NEW