Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jfsmoreiraJulgo que sera diferente pagar o Imposto de 25 do que 50...

Paga metade dos impostos .... se o vpt for inferior a 25.
  2.  # 22

Colocado por: loverscouto ganho é para quem vende....

O ganho é para os dois. Se fosse apenas para um, não havia fuga ao fisco.
  3.  # 23

Colocado por: jfsmoreiraAlgumas pessoas declaram na escritura muito menos do que é pago na realidade.
    Valerá a pena?
    imaginemos um terreno que custa 50000 e regista-se por 25000. Qual é o ganho? E as desvantagens?

Neste caso, vantagens = zero! Nos outros, zero... A não ser poupar uns "trocos" (tendo em conta a chatice associada).

Paga uma percentagem do valor pelo qual declara a venda... Sendo rústico julgo que são 6%. e 6% de 25 é diferente de 50. No entanto, trata-se de evasão fiscal, punido por lei. A acrescentar que neste caso, a haver impugnação da venda, o comprador só tem direito ao valor que declarou + valor da escritura e impostos.

Quando ao restante, uma doação seria feita como? Parece-me muito... "delicado" de se fazer.
  4.  # 24

Colocado por: jfsmoreiraSó uma pergunta... como é que se calcula o valor do imposto relativo à compra de um terreno?

Algumas pessoas declaram na escritura muito menos do que é pago na realidade.
    Valerá a pena?
    imaginemos um terreno que custa 50000 e regista-se por 25000. Qual é o ganho? E as desvantagens?

Jfsmoreira, depois se um dia vender o imóvel vai pagar imposto sobre o lucro e se registar a compra por 25000€...
  5.  # 25

Colocado por: Vossa CulturaHá uns anos comprei um terreno rústico, meses antes da escritura alertei os anteriores donos para a necessidade de avisar por escrito os vizinhos e disseram que iriam fazer mas 4 meses depois da escritura apareceu um vizinho a dizer que ia accionar o direito de preferência...
    Imagine se tivesse feito a escritura por um valor inferior ao real....
    Concordam com este comentário:treker666,Raquek

Como é que isso se resolveu?
  6.  # 26

DacraftyFox, o vizinho quis assustar apenas...
  7.  # 27

Boa noite, estou interessada em adquirir um terreno rústico em situacao semelhante, ou seja, o PDM da Camara Municipal permite a construção naquele terreno, mas o mesmo está registado nas Finanças como rústico.
    Nestes casos é simples fazer a alteração de terreno rústico para urbano?
    Ou o simples facto de eu pretender construir naquele terreno ( e nao utiliza-lo para cultivo) é suficiente para deixar de existir o direito de preferência para os vizinhos?
    Obrigada pela ajuda!
  8.  # 28

Colocado por: DaCraftyFox
    Sendo rústico julgo que são 6%.

Nope, são 5%. Foi o que eu paguei.
    Está aqui:
    http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/CIMT/cimt17.htm
  9.  # 29

Colocado por: maria658Boa noite, estou interessada em adquirir um terreno rústico em situacao semelhante, ou seja, o PDM da Camara Municipal permite a construção naquele terreno, mas o mesmo está registado nas Finanças como rústico.
    Nestes casos é simples fazer a alteração de terreno rústico para urbano?
    Ou o simples facto de eu pretender construir naquele terreno ( e nao utiliza-lo para cultivo) é suficiente para deixar de existir o direito de preferência para os vizinhos?
    Obrigada pela ajuda!

O vendedor pede a classificação do terreno à câmara e depois faz a alteração do artigo rústico para urbano junto das finanças, eles atribuem um artigo provisório que permite fazer a escritura. Vão é pagar ambos bastantes impostos.
  10.  # 30

E se a mudança nas finanças do artigo rústico para urbano for após a escritura de venda? o vizinho tem direito à preferência?
  11.  # 31

Colocado por: cgoncalvesE se a mudança nas finanças do artigo rústico para urbano for após a escritura de venda? o vizinho tem direito à preferência?

Isso para mim significa que o terreno foi comprado com a intenção de construir e não de cultivar. Como, se bem percebi, basta provar uma intenção distinta do cultivo para o direito de preferência não ser válido, acho que isso será uma boa forma de prova.

0.0156 seg. NEW