Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá pessoal,

    Alguém me sabe informar se aplicar soalho de pinho maciço com 25mm em cima de piso radiante hidráulico funciona?? é que não gosto de pisos cerâmicos para a sala nem quartos mas tenho receio que a madeira não funcione bem com o piso radiante,

    obrigado
    • eu
    • 18 fevereiro 2016 editado

     # 2

    Se a casa tiver um bom isolamento e o piso radiante for bem dimensionado e bem aplicado funciona. Também é absolutamente essencial que o isolamento inferior seja bem reforçado.

    Com cerâmica o piso radiante funciona melhor, porque a cerâmica tem mais capacidade de transmitir energia térmica (é melhor condutor térmico).
    •  
      omega
    • 18 fevereiro 2016 editado

     # 3

    eu tenho castanho de 22mm e funciona que é um mimo, bem mais agradável que na cerâmica.
    atenção, não deixar caixa de ar, colado sempre.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, jorgealves
  2.  # 4

    Colocado por: omegacolado sempre.
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    Sem duvida mas atenção ás colas que lhe propõem.
  3.  # 5

    Colocado por: omeganão deixar caixa de ar

    Porquê?
    Concordam com este comentário: jorgealves
  4.  # 6

    Colocado por: Arcade
    Porquê?
    Concordam com este comentário:jorgealves

    Porque retarda a conducao do calor inibindo a radiacao.

    Ps: o concordar antetior foi engano.
  5.  # 7

    Então pq é muito usado no norte da europa?
  6.  # 8

    Colocado por: ArcadeEntão pq é muito usado no norte da europa?

    Porque existem uma panoplia de sistemas de PRH pré designados para a aplicação do piso em sarrafos. Por exemplo o último que você postou o litotherm (que eu não conhecia) parece-me pensado justamente para isso. Não tenho a menor dúvida que funcione e funcione muito bem mas por cá por e simplesmente não temos nem formação nem mercado para isso. Até ver, como aplicador, quando me deparo com PRH prefiro aconselhar os meus clientes para o soalho colado.
    É um bocado aquela máxima do "equipa vencedora não mexe".
    Para além disso, a título pessoal, considero o soalho colado bastante mais vantajoso do que o soalho pregado, a começar logo pela solidez de toque que apresenta, não nessecito de mudar o soalho de direcção de x em x metros, não range após alguns anos (ou meses depende da aplicação), etc, etc.
    tem um senão muito grande, a cola é cara, muito cara!!
    Mas isto tem muito para mudar. Já há muito que penso que as ditas marcas grandes quer de PRH quer de aplicação/acabamento de soalho deveriam unir-se para dar formação adequada aos seus profissionais.
    Por cá, muito provavelmente, ainda vou ser eu a fazer essa ponte. Alguém tem de perder tempo e remar contra a maré...
  7.  # 9

    Colocado por: Joao Dias
    Porque existem uma panoplia de sistemas de PRH pré designados para a aplicação do piso em sarrafos. Por exemplo o último que você postou o litotherm (que eu não conhecia) parece-me pensado justamente para isso. Não tenho a menor dúvida que funcione e funcione muito bem mas por cá por e simplesmente não temos nem formação nem mercado para isso. Até ver, como aplicador, quando me deparo com PRH prefiro aconselhar os meus clientes para o soalho colado.
    É um bocado aquela máxima do "equipa vencedora não mexe".
    Para além disso, a título pessoal, considero o soalho colado bastante mais vantajoso do que o soalho pregado, a começar logo pela solidez de toque que apresenta, não nessecito de mudar o soalho de direcção de x em x metros, não range após alguns anos (ou meses depende da aplicação), etc, etc.
    tem um senão muito grande, a cola é cara, muito cara!!
    Mas isto tem muito para mudar. Já há muito que penso que as ditas marcas grandes quer de PRH quer de aplicação/acabamento de soalho deveriam unir-se para dar formação adequada aos seus profissionais.
    Por cá, muito provavelmente, ainda vou ser eu a fazer essa ponte. Alguém tem de perder tempo e remar contra a maré...


    Agora, ignorando os gostos pessoais, como faz quanto às juntas de fraccionamento perante o soalho colado?
  8.  # 10

    Colocado por: pc ferreira

    Agora, ignorando os gostos pessoais, como faz quanto às juntas de fraccionamento perante o soalho colado?

    Quando vier para os lados de Sintra mostro-lhe ao vivo se quiser... É mais facil
  9.  # 11

    Combinado
  10.  # 12

    ou podia colocar aqui para quem está deste lado e quer aprender também ter essa possibilidade :)
    •  
      omega
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 13

    cola usei esta, e sim é cara sikabond 50

    SikaBond®-50 Parquet é uma cola elástica monocomponente, de polimerização rápida, para colagem contínua de pavimentos de madeira.


    junta de fracionamento, deixa cerca de 0,50 cm entre tábuas e coloca uma tira daquelas a imitar madeira como a que usa no flutuante, por exemplo.
    nas paredes deixa também uma margem.
    a cola fica tipo elastica, não é rígida, permite que a madeira se "movimente" sem partir
  11.  # 14

    Colocado por: omegacola usei esta, e sim é carasikabond 50
    junta de fracionamento, coloca uma tira daquelas a imitar madeira como a que usa no flutuante, por exemplo

    Não é isso que o PcFerreira quer saber...
    •  
      omega
    • 19 fevereiro 2016 editado

     # 15

    na betonilha? normalmente como faz para outro tipo de piso, digo eu :) não?
  12.  # 16

    Colocado por: omegana betonilha? normalmente como faz para outro tipo de piso

    O que o PcFerreira quer saber é se eu respeito ou não as juntas de fraccionamento...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  13.  # 17

    Colocado por: omegacola usei esta, e sim é carasikabond 50



    junta de fracionamento, deixa cerca de 0,50 cm entre tábuas e coloca uma tira daquelas a imitar madeira como a que usa no flutuante, por exemplo.
    nas paredes deixa também uma margem.
    a cola fica tipo elastica, não é rígida, permite que a madeira se "movimente" sem partir

    Prefiro a AT80 mas é mais cara que a 50.
    Foi a que usei em minha casa mas porque as minhas réguas são de 2,20m por 14cm...
  14.  # 18

    Colocado por: Joao Dias
    Porque existem uma panoplia de sistemas de PRH pré designados para a aplicação do piso em sarrafos. Por exemplo o último que você postou o litotherm (que eu não conhecia) parece-me pensado justamente para isso. Não tenho a menor dúvida que funcione e funcione muito bem mas por cá por e simplesmente não temos nem formação nem mercado para isso. Até ver, como aplicador, quando me deparo com PRH prefiro aconselhar os meus clientes para o soalho colado.
    É um bocado aquela máxima do "equipa vencedora não mexe".
    Para além disso, a título pessoal, considero o soalho colado bastante mais vantajoso do que o soalho pregado, a começar logo pela solidez de toque que apresenta, não nessecito de mudar o soalho de direcção de x em x metros, não range após alguns anos (ou meses depende da aplicação), etc, etc.
    tem um senão muito grande, a cola é cara, muito cara!!
    Mas isto tem muito para mudar. Já há muito que penso que as ditas marcas grandes quer de PRH quer de aplicação/acabamento de soalho deveriam unir-se para dar formação adequada aos seus profissionais.
    Por cá, muito provavelmente, ainda vou ser eu a fazer essa ponte. Alguém tem de perder tempo e remar contra a maré...


    Colocado por: Joao Dias
    Não é isso que o PcFerreira quer saber...


    O Sr João é que falou em dar formação, não fui eu.
    •  
      omega
    • 19 fevereiro 2016

     # 19

    Colocado por: Joao Dias
    Prefiro a AT80 mas é mais cara que a 50.
    Foi a que usei em minha casa mas porque as minhas réguas são de 2,20m por 14cm...


    isso é um soalho bem largo :)
    o meu é de 7cm de largura e comprimento varia entre os 45cm e os 90cm.
    acho o soalho estreito mais bonito, mas isso já vai ao gosto de cada um.
    de colas sei pouco, esta foi a que recomendaram :)

    o que importa é que soalho e PRH funciona :)
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  15.  # 20

    Colocado por: pc ferreira



    O Sr João é que falou em dar formação, não fui eu.

    Porquê, não concorda que deveriam de haver muito mais sinergias entre os aplicadores do PRH e os aplicadores de soalho (entre outros)??
    É que uma má aplicação de soalho pode condicionar brutalmente o funcionamento do PRH, como muito bem sabe.
 
0.0223 seg. NEW