Iniciar sessão ou registar-se
    • Berna
    • 25 abril 2009 editado

     # 1

    Boas,
    Excelente forum que encontrei aki... Parabens a quem fundou e aos membros activos!

    Tenho uma pergunta q me parece basica mas que nao consegui encontrar uma resposta directa aki no forum:

    Tenho um terreno que passo agora a Urbano e que toda a area ja se encontra com alvara de loteamento, infraestruturas feitas , etc.... nos registos da conservatoria menciona o seguinte:

    Area de 314 m2
    Area de Implantação de 102,20 m2
    Area de Construcao de 157 m2

    Este lote tem tb registado construcao de R/c, 1º andar + cave + sotão, na planta de loteamento tem 5 metros de afastamento de um lote a sul e todas as outras fronteiras sao 3 metros.
    é um lote de gaveto em que tem 2 frentes e com uma inclinacao ligeira.

    ora a minha pergunta é a seguinte, a area de implantacao nao me parece mal, mas a area de construcao nao percebo o porque de ser 157m2, sendo que assim so dara para ter um r/c com 100m2 e o 1ºpiso com 57m2, por exemplo?
    A cave conta para esta area de construcao?

    se conseguirem dar-me uma ajuda agradeco

    1 abraco
    Berna
  1.  # 2

    Boa Tarde,
    Neste caso para efeitos de construção, o que interessa e por onde se deve reger é pelo alvará de loteamento emitido pela Câmara Municipal bem como pelo regulamento do loteamento, caso haja, fazendo aqui uma estimativa, possivelmente essa área descrita da CCRP, deve ser referente a uma construção que possa já existir no terreno.
    Em relação à área da cave é obvio que entra para uma área de construção, para efeitos de finanças, etc, mas para a Câmara pode não entrar para efeitos de indíce de construção.

    1 abraço

    PBR.arq
  2.  # 3

    Boa Tarde PBR.Arq,
    Neste caso nao existe nenhuma edificação nem nunca existiu, os dados que tenho derivam da planta camararia de loteamento e do registo comum de passagem a metros quadrados, onde para cada lote sao apresentados valores de area de terreno, area de construcao e area de implantacao, bem como para cada lote a q se destina e o que pode construir.

    ora no meu caso tendo mencionado cave, r/c e 1 andar, e tendo em conta q o terreno tem alguma inclinacao com 2 frentes, parece bastante apetecivel fazer uma cave sem que esteja totalmente abaixo de terra, e por outro lado ter uma area de implantacao de 100m2 no terreno de 300 tb nao é mau.. a minha duvida é mesmo a questao dos 157m2 de area de construcao.. que nao consigo perceber, se é o r/c +1º, se o q é!!

    Obg
  3.  # 4

    A área de construção será a área medida pelo perímetro exterior das paredes, e não querendo desmoralizar, se essa área for a área total de construção então sim será o R/C mais o 1º Piso, o que para mim é um valor um bocado ridículo, mas também já vi tanta coisa...que enfim.
  4.  # 5

    Berna

    157 m2 tudo indica que serão o r/c mais o 1º andar. Se o regulamento do loteamento nada mais diz então poderá ou fazer um r/c com 102.2 e um 1º andar com 54.8 ou dividir os 157 pelos dois na proporção que quizer.
    Tenha em atenção que se não vem descrito qual a cota de soleira, a cave terá que em termos de cota altimetrica ser de acordo com o PDM, assim como a altura do sotão ( a sua cumeira e arranque ).
  5.  # 6

    Boas

    É provável que o valor de 157 m2, que à primeira vista pode ser estranho, seja apenas o reflexo do índice de construção previsto e da área do lote: 0,5 x 314=157 m2.

    Cumps
    José Cardoso
  6.  # 7

    Boas,
    tive a comparar o meu lote com os restantes 200 :) uma vez que tenho a planta do loteamento e têm todos realmente este indice, ou seja a area de construcao que mencionam é de 50% da area m2 dos terrenos, apenas com a excepcao dos que ja tem alguma edificação e ai alguns dispara para valores muito acima do normal, mas é como tudo!

    de qq forma obrigado pelas rapidas respostas.

    Berna
  7.  # 8

    Já agora alguém me sabe esclarecer o que é considerado area dependente?

    No meu terreno é permitido até 275 m2 de area de construção e 50m2 de area dependente, será que posso fazer um anexo de 50 m2?
  8.  # 9

    Boas

    Espero poder ajudar pois estou com o mesmo tipo de dúvidas...então é assim

    Área bruta dependente: Anexos, dispensa, lavandaria, sotão, GARAGEM e varandas desde que não cobertas.
    Meu amigo por aqui é só gente com conhecimento, mas parece que tem medo de ensinar a malta.

    Sou Médico dentista, se quiserem colocar questões estejam a vontade.

    Meu amigo, para concluir todas as dúvidas que tem passe pela Câmara da área aonde tem o terreno e mesmo pelas finanças e coloque por lá este tipo de questões, pois para receberem o nosso dinheiro estão sempre prontos, por isso, que se preparem para nos ajudarem nas dúvidas que temos.

    Felicidades para a nova construção.
    Cumprimentos
 
0.0104 seg. NEW