Iniciar sessão ou registar-se
    • DGM
    • 25 abril 2009 editado

     # 1

    Acabaram à cerca de 1 mes de me aplicar o sistema "capoto"

    Passados 8 dias do empreiteiro ter terminado comecei a ser atacado por passaros que a pouco e pouco me estão a devorar o revestimento da casa, fazendo buracos até ao tijolo.
    pousam em cima das pedras que estão em volta das janelas e toca a bicar.

    que faço?
    Qual é a solução?
    Só me aconteceu isto a mim?
    • ns03
    • 25 abril 2009

     # 2

    O meu está meio concluído mas até agra não tive problemas! Espero não vir a ter...

    Boa sorte!

    http://new-life-inn.blogspot.com
  1.  # 3

    É algo inacreditável.
  2.  # 4

    Não é tão invulgar quanto isso.
    Na minha casa, já com caixilharias e vidros aplicados, os pássaros entraram pela fenda da caixa de estore e começaram a bicar o interior da caixa de estore (térmica, em poliuretano). Tivemos que provisoriamente e antes de colocarem os estores tapar as fendas com pedaços de wallmate. o meu marido diz que deviam ser pica-paus...Também não acreditava se não tivesse visto as caixas picadas e os resíduos no chão.
  3.  # 5

    Colocado por: DGMAcabaram à cerca de 1 mes de me aplicar o sistema "capoto"

    Passados 8 dias do empreiteiro ter terminado comecei a ser atacado por passaros que a pouco e pouco me estão a devorar o revestimento da casa, fazendo buracos até ao tijolo.
    pousam em cima das pedras que estão em volta das janelas e toca a bicar.

    que faço?
    Qual é a solução?
    Só me aconteceu isto a mim?

    Onde estão os "fanáticos" do capotto? Aqueles que só lhe vêm vantagens?
    Pelo menos tentem ajudar o forista DGM a arranjar alguma solução....
  4.  # 6

    Qualquer dia chegam os senhores do hambiente e vamos ficar tramados com as nossas soloções caseiras, a boa moda actual vão proibir ...
  5.  # 7

    DGM julgo que tem de aplicar por cima do Capotto algo com resistencia para eles não furarem, mas eu no seu caso tentaria falar com um Engº de materiais, pela minha parte vou tentar falar com um amigo da área, se tiver novidades digo.
  6.  # 8

    ... Nunca vi tal fenómeno...

    Se a superfície do revestimento for a adequada... é muito dificil perfurar...
    que sistema ETICS utilizou? tem fotos?
    Partilhe... para podermos opinar...
  7.  # 9

    Colocado por: DGMAcabaram à cerca de 1 mes de me aplicar o sistema "capoto"

    Passados 8 dias do empreiteiro ter terminado comecei a ser atacado por passaros que a pouco e pouco me estão a devorar o revestimento da casa, fazendo buracos até ao tijolo.
    pousam em cima das pedras que estão em volta das janelas e toca a bicar.

    que faço?
    Qual é a solução?
    Só me aconteceu isto a mim?


    O seu sistema "capoto" é no mínimo suspeito. Está terminado há 1 mês e continua com a componente térmica (cortiça, EPS ou XPS) à mostra? Então não revestiu as placas térmicas, no mínimo, com 2 camadas de barramento em massa e rede entre as mesmas? Nas quinas (junto à pedra das janelas) não reforçou com perfis metálicos e rede no interior da massa de barramento?

    Acho muito muito difícil os pássaros conseguirem penetrar com bicadas pelas camadas de barramento de massa, reforçada com rede no seu interior, como diz, até atingir o tijolo...

    Que marca de ETICS instalou e como foi instalada nessa zona junto à pedra do peitoril?

    Se abriu este tópico com a finalidade de obter ajuda, por parte deste fórum, para um problema pelo qual está a passar, umas fotos ajudariam a visualizar o problema de modo a obter soluções concretas que permitam remediar o problema.
  8.  # 10

    Cá para mim está-se na presença de um boato..

    não devem existir muitas especies de pássaros com paixão pelo EPS... ainda que fossem ratos...

    Coisas da Casa
  9.  # 11

    Umas fotos vinham a calhar...
    • VMC
    • 30 abril 2009

     # 12

    Então e fotos?

    Tinha uma cliente que tinha medo dos ratos comerem o EPS...

    Ou foi mal aplicado, ou não estava acabado, ou é mais uma brincadeira.
  10.  # 13

    Mais um para quedista que caiu aqui lançou a bojarda e nunca mais apareceu, um verdadeiro troll (sem ofensa ao genuíno).
  11.  # 14

    Colocado por: rjmsilvaMais um para quedista que caiu aqui lançou a bojarda e nunca mais apareceu, um verdadeiro troll (sem ofensa ao genuíno).


    Não brinquem...se calhar, o pobre coitado também foi "bicado até ao tijolo", e foi-se!!!
    Concordam com este comentário: AMVP
  12.  # 15

    fiquei assustada ao ler o tópico o meu capoto, tanto quanto e tem parecido está bem e recomenda-se :) apesar do bando de pombos que tomou costuma circular pela cobertura :)
  13.  # 16

    Colocado por: ouriçafiquei assustada ao ler o tópico o meu capoto, tanto quanto e tem parecido está bem e recomenda-se :) apesar do bando de pombos que tomou costuma circular pela cobertura :)


    Eu também acho algo estranho esta história de haver pássaros "apreciadores de capoto"!...
    Tenho colhido muitas informações e opiniões sobre este material, porque estamos (eu e os meus pais) à procura de alguém para nos construir uma moradia térrea e este tipo de construção é uma das hipóteses a levar em conta...
    Através da internet, não falta informação sobre os diversos tipos de materiais e técnicas de construção que, complementada com tudo o que tenho aprendido neste fórum, dá uma boa base de conhecimento para podermos tomar uma opção com uma ideia muito concreta do que, actualmente, se faz em construção...

    Pássaros que devoram capoto, é a primeira vez que tomo conhecimento!...
  14.  # 17

    O membro DGM que colocou a primeira mensagem deste tópico é, no mínimo, suspeito...
    «Email indisponível
    Conta criada em 25 Abril 2009
    Última vez activa 25 Abril 2009
    Contador de visitas 0
    Discussões iniciadas 1
    Comentários adicionados 1»

    No entanto, segundo me disseram, parece que não é assim tão invulgar haver pequenos pássaros a bicarem capoto (ver também o comentário de lsobral, aqui em cima).

    Eu sou dos que NÃO aconselha a aplicação de capoto, sobretudo numa casa nova em que há a possibilidade de colocar o isolamento térmico (e, eventualmente, a impermeabilização para os que, como eu, acham que as paredes não precisam nada de «respirar», isto é, de permitir que a humidade exterior entre para dentro de casa) no meio de duas paredinhas de tijolo, de forma a não serem «vandalizáveis».

    Por alguma razão as obras públicas (Hospitais...) que têm capoto só o colocam a partir de uma boa altura do chão.
  15.  # 18

    Uma questão Luis K. W,

    para si uma parede dupla com Xps e caixa de ar não deve ter respiradouros? Ou seja que seja estanque?

    Cumprs
  16.  # 19

    gfrmartins
    Respiradouros (por exemplo, grelhas em cima e em baixo para permitir ventilação) NÃO.

    Na minha opinião, a ventilação da caixa de ar faz com que esta fique à temperatura do exterior e reduz DRÁSTICAMENTE a capacidade de isolamento térmico que uma parede dupla (com 2 panos de tijolo) pode E DEVE ter.

    Mas também não devem ser absolutamente estanques(*).

    Defendo que as caixas de ar têm de estar preparadas para o caso de haver um problema (infiltrações através de pequenos defeitos ou fendas). Devem, portanto, ter uma caleira (uma meia-cana em argamassa impermeabilizada) na parte inferior, com pequenos tubos de SAÍDA (que tanto podem estar virados para o exterior -mas não são «respiradouros»! - como para o interior-e-para-baixo ficando ligados a, p. ex., tubos de drenagem).

    (*) Sei de vários casos semelhantes, de edifícios em Lisboa que começaram a acumular água no interior das caixas de ar em vários pisos. A água entrava por defeitos (mosaicos estalados e com juntas demasiado abertas, estaladelas no reboco, etc., na fachada), e não saía.
    Ou melhor, saía lentamente ao nível dos rodapés dos apartamentos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gfrmartins
  17.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.gfrmartins
    Respiradouros (por exemplo, grelhas em cima e em baixo para permitir ventilação) NÃO.

    Na minha opinião, a ventilação da caixa de ar faz com que esta fique à temperatura do exterior e reduz DRÁSTICAMENTE a capacidade de isolamento térmico que uma parede dupla (com 2 panos de tijolo) pode E DEVE ter.

    Mas também não devem ser absolutamente estanques(*).

    Defendo que as caixas de ar têm de estar preparadas para o caso de haver um problema (infiltrações através de pequenos defeitos ou fendas). Devem, portanto, ter uma caleira (uma meia-cana em argamassa impermeabilizada) na parte inferior, com pequenos tubos de SAÍDA (que tanto podem estar virados para o exterior -mas não são «respiradouros»! - como para o interior-e-para-baixo ficando ligados a, p. ex., tubos de drenagem).

    (*) Sei de vários casos semelhantes, de edifícios em Lisboa que começaram a acumular água no interior das caixas de ar em vários pisos. A água entrava por defeitos (mosaicos estalados e com juntas demasiado abertas, estaladelas no reboco, etc., na fachada), e não saía.
    Ou melhor, saía lentamente ao nível dos rodapés dos apartamentos...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:gfrmartins


    até agora acho que só eu e o luis pensamos igual :)
    vamos fazer uma associação anti-generalização-do-capotto
 
0.0217 seg. NEW