Colocado por: Chris_FJá vi, obrigada 😃
Impressionante... Como é que esta empresa consegue praticar valores de 975€+IVA/M2 mas me respondam noutras threads que hoje em dia com 1500€+IVA já é difícil construir.
É que a empresa é aqui da zona de Lisboa, não do c* de Judas. Os materiais são mais baratos em Santa Maria da Feira ou assim?
Obrigada RUIOLI, esta partilha veio aligeirar a depressão. Já não corto os pulsos hoje 😋
Já agora: projecto a custar 10% do valor da obra porque, para além do projecto, acompanham do início ao fim da obra... Isto será mesmo assim?
Colocado por: Chris_FÉ assim tão descabido orçamentar a um valor justo (considerando apenas os valores actuais e não volatilidade do mercado) e ter uma cláusula para os aumentos dos materiais?
Ou "eu dou a mão de obra e compro os materiais mas tu é que pagas os materiais ao valor que estejam na altura".
Não tenho connects e não saberia onde comprar os materiais, mas tenho tempo e paciência e algum tempo. Eventualmente até poderia comprar mais barato que ele se tiver a lista com antecedência.
E sim, é um risco, mas vejo-o da mesma forma que ter a taxa variável em vez de fixa.
O que não agrada é pagar à cabeça valores que não reflectem a actualidade,que servem apenas paraprecavereventuaisaumentos (quando até pode descer alguma coisa).
Colocado por: DR1982Nao nos desviemos muito do objetivo do tópico, em termos de custos, muito rapidamente quanto mais me informo acerca do conceito casa passiva mais me convenço que sendo a casa pensada para isso desde início, nao tem que ficar mais cara do que uma casa “normal” bem construída.
Os materiais necessários para as casas passivas sao na sua maioria materiais correntes, até a caixilharia nao precisa de ser (ao contrário do que pensava antes) toda XPTO.
Depois ha uma meia duzia de detalhes por causa da estanquecidade que tambem naoné por isso que o custo da casa dispara significativamente.
Colocado por: zedasilvaO segredo de uma Passive house começa no desenho.As passive houses levam aquilo
Um desenho pensado e uma execução cuidado são os requisitos fundamentais.
Ora isso não custa dinheiro.
Em teoria uma Passive house até consegue ter um custo de execução mais barato
Colocado por: Chris_FNo vídeo falam em 10% do valor da obra porque, para além do projecto, também perdem muitas horas em obra.
Colocado por: Chris_FZedasilva (e riscos, se estiver atento a esta thread): já fez fiscalização de casas Passive House?nunca fiz nenhuma, no entanto a única diferença que vejo é que deve ter um acompanhamento dia sim dia não em obra para controlar todas as condicionantes que se exigem. Tudo depende do valor da obra não é proporcional, para mim perder 3dias numa semana para uma moradia de 1milhao ou de 100mil euros é a mesma coisa..numa pode ser 15% e na outra é só 1,5%
No vídeo falam em 10% do valor da obra porque, para além do projecto, também perdem muitas horas em obra.
Não percebi se, por esse valor, fazem de projectistas e fiscais ou se é sempre aconselhável ter fiscal contratado pelo DO.
Colocado por: Chris_FZedasilva (e riscos, se estiver atento a esta thread): já fez fiscalização de casas Passive House?
Colocado por: zedasilvanão pode ser uma fiscalização de 1 vez por semana.
Colocado por: ricardo.rodriguestem que duplicar esse valor "só" para a fiscalização da passive house...
Colocado por: zedasilvaConstruir cumprindo a maioria dos requisitos já é algo que maioria de nós vai tentando implementar
Colocado por: zedasilva
Até pode triplicar, se todos os intervenientes não estiverem alinhados com o conceito de nada lhe servirá.
Por exemplo, um dos requisitos é a estanquidade ao ar, pode gastar milhares em soluções xpto e fiscalização 24 sobre 24.
Se o eletricista ou o picheleiro não estiverem disponíveis para fazer diferente, todo o trabalho que houve a montante é lixo.
Colocado por: zedasilvaConstruir uma Passive house com vista à certificação não está ao alcance de qualquer projetista de qualquer fiscal ou de qualquer executante.temos o exemplo da casa do Ptuga que tem aplicados muitos dos conceitos faltando somente uns pozinhos para ter todas as hipóteses de passar numa certificação
Já construir com a grande maioria dos requisitos é apenas uma questão de querer fazer bem.
Construir cumprindo a maioria dos requisitos já é algo que maioria de nós vai tentando implementar