Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982Se nao fizer pelo menos o blower teste nunca sabe o que tem, fazendo o teste se calhar consegue melhorar as prestações da casa sem gastar muito.

Melhora as prestações em que sentido?
    Quais prestações?
  2. Colocado por: Sirruper
    Enfim. Eliminar pontes termicas, saber colocar os vãos no sitio certo e ter preocupacoes com a impermebilizacao das estruturas, são cuidados que deviam existir sempre nas construcoes.
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Se tiver tudo isso em atenção e depois colocar janelas pouco estanques lá se vai a taça.
  3. Colocado por: zedasilva
    Melhora as prestações em que sentido?
    Quais prestações?
    Entao com o teste identifica possíveis fugas de ar e pode corrigi-las
  4. Colocado por: zedasilvaPassive house, mais uma moda que daqui a uns anos nos irá trazer grandes dissabores.
    O conceito é interessante, o fundamentalismo e a falta de profissionais capazes é que estragam tudo.
    Como em tudo na vida, temos que saber aproveitar o que é válido e não ser carneirinho.

Moda com mais de 30 anos de existência? Os únicos com essa opinião são os técnicos que não são capazes de evoluir, resta-lhes dizer mal sem qualquer argumento.

Colocado por: DR1982andava da perna para tentar minimizar a coisa…

Mas como é que o Dr que não percebe nada do assunto vai minimizar o que que quer que seja?
  5. Colocado por: DR1982Entao com o teste identifica possíveis fugas de ar e pode corrigi-las

E para além do certificado, para que lhe serve na prática ter uma casa completamente estanque?
  6. Colocado por: zedasilva
    Sim, há muitos carneirinhos.
    Qualquer técnico que queira ser habilitado tem que se render ao carneirismo.

Convém, da mesma maneira que para ser engenheiro tem de estudar engenharia, não é?
    • Sasapo
    • 28 agosto 2022 editado
    Colocado por: zedasilva
    E para além do certificado, para que lhe serve na prática ter uma casa completamente estanque?

Para não perder energia, sabe que calor / frio viaja com o ar.
    Fico realmente ver o zedasilva com este discurso aqui quando vi alguns tópicos onde referiu ter estes cuidados, pergunto-me então para que que teve esses cuidados?

A resistência à evolução é uma coisa enraizada nos portugueses. Basta ver como é tratado o tema das pontes térmicas.
  7. Colocado por: Sasapo
    Moda com mais de 30 anos de existência? Os únicos com essa opinião são os técnicos que não são capazes de evoluir, resta-lhes dizer mal sem qualquer argumento.

Sim, mas pensada para uma realidade que não é a nossa.
    O conceito é interessante mas deve ser adaptado á nossa realidade.
  8. Colocado por: zedasilva
    Sim, mas pensada para uma realidade que não é a nossa.
    O conceito é interessante mas deve ser adaptado á nossa realidade.

Que realidade é essa? Na térmica existe uma realidade, perda/ganhos energéticos.
    Já agora, como é que se adaptava à nossa realidade? Estanquidade ao ar não é importante quando estão 40 graus lá fora e 20 dentro de casa?
  9. Colocado por: Sasapo
    Para não perder energia, sabe que calor / frio viaja com o ar.
    Fico realmente ver o zedasilva com este discurso aqui quando vi alguns tópicos onde referiu ter estes cuidados, pergunto-me então para que que teve esses cuidados?

Uma coisa é evitar ao máximo as percas térmicas. Outra é transformar as nossas habitações em taparueres com custo de manutenção que nem sempre estão pensados para a nossa realidade.
    • Sasapo
    • 28 agosto 2022 editado
    Uma coisa é evitar ao máximo as percas térmicas. Outra é transformar as nossas habitações em taparueres com custo de manutenção que nem sempre estão pensados para a nossa realidade.

Que custo é esse? É o custo de manutenção de uma vmc? Qual é que é o valor desse custo para fazer essa afirmação?
  10. Colocado por: Sasapo

Estanquidade ao ar não é importante quando estão 40 graus lá fora e 20 dentro de casa?

Depende.
    Depende da zona onde estou.
    Depende da minha vivência da casa.
    Depende dos meus requisitos ao nível da térmica.
    Depende do meu orçamento quer para a construção quer para a manutenção
  11. Colocado por: Sasapo

Mas como é que o Dr que não percebe nada do assunto vai minimizar o que que quer que seja?
    Pesquisando, mal nao ha de fazer.
  12. Colocado por: zedasilva
    Se nao serve de nada porque toda a gente diz que as ja elas de batente são melhores que as de correr precisamente por serem mais estanques?
    • Sasapo
    • 28 agosto 2022 editado
    Depende.
    Depende da zona onde estou.
    Depende da minha vivência da casa.
    Depende dos meus requisitos ao nível da térmica.
    Depende do meu orçamento quer para a construção quer para a manutenção

Nenhum desses "depende" invalida uma resposta objectiva. Por esses "depende" podem usar usados para todo o qualquer ponto da construção, impermeabilizaçoes incluídas (sei que gosta da tela pitonada e do felipe couto). Não falta aí quem acha que são preciosismo e desnecessários no nosso país, o Zédasilva está a fazer igual com estanquidade.
  13. Colocado por: Sasapo
    Que custo é esse? É o custo de manutenção de uma vmc? Qual é que é o valor desse custo para fazer essa afirmação?

Quanto custa aumentar o isolamento de 8cm para 12-20cm? Quanto custa evitar perdas de ar (mínimas)? Quanto custa a regra do lápis?
    E as restantes?
    Vale a pena o investimento? Provavelmente nunca vai saber.. mas também não faz mal.
    • Sasapo
    • 28 agosto 2022 editado
    Colocado por: rjmpires
    Quanto custa aumentar o isolamento de 8cm para 12-20cm? Quanto custa evitar perdas de ar (mínimas)? Quanto custa a regra do lápis?
    E as restantes?
    Vale a pena o investimento? Provavelmente nunca vai saber.. mas também não faz mal.

Quanto custa ter 3 wc em vez de 2? Quanto custa ter soalho em vez flutuante? Quanto custa cerâmico de 50euros/m2 em vez de 10? Quanto custa caixilharia de correr em vez de abrir? As questão são as mesmas, são tudo decisões que cada um tem de fazer e que nada tem a ver com a fiabilidade. Acho é completamente descabido trazer à discussão o custo do isolamento extra quando depois a maioria das pessoas gasta 3x mais numa televisão xpto que ocupa metade da parede da sala.
  14. Colocado por: Sasapo
    Quanto custa ter 3 wc em vez de 2? Quanto custa ter soalho em vez flutuante? Quanto custa cerâmico de 50euros/m2 em vez de 10? Quanto custa caixilharia de correr em vez de abrir? As questão são as mesmas, são tudo decisões que cada um tem de fazer e que nada tem a ver com a fiabilidade.

Antes de passar por essas tem as anteriores, mas concordo que são tudo decisões, cada um escolhe o que fazer com o que têm no bolso.
  15. Colocado por: rjmpires
    E as restantes?

Pois mas nas casas nao da para fazer test drive, aplica 8cms e depois pode se arrepender por nao colocar mais, provavelmente nunca se arrependerá de colocar muito…
    No meu caso o engenheiro da termica ja tinha preconizado 10cms no chão, 11cms nas paredes e 12cms na cobertura, o PH designer aumentou 1cm nas paredes e 3 cms na cobertura, por isso não sei se já passa na térmica uma casa com apenas 8cms
  16. Colocado por: DR1982provavelmente nunca se arrependerá de colocar muito

Nos meses de verão não será bem assim.. mas os técnicos depois fazem as contas.

0.3859 seg. NEW