Colocado por: DR1982Se nao fizer pelo menos o blower teste nunca sabe o que tem, fazendo o teste se calhar consegue melhorar as prestações da casa sem gastar muito.
Colocado por: SirruperSe tiver tudo isso em atenção e depois colocar janelas pouco estanques lá se vai a taça.
Enfim. Eliminar pontes termicas, saber colocar os vãos no sitio certo e ter preocupacoes com a impermebilizacao das estruturas, são cuidados que deviam existir sempre nas construcoes.
Colocado por: zedasilvaEntao com o teste identifica possíveis fugas de ar e pode corrigi-las
Melhora as prestações em que sentido?
Quais prestações?
Colocado por: zedasilvaPassive house, mais uma moda que daqui a uns anos nos irá trazer grandes dissabores.
O conceito é interessante, o fundamentalismo e a falta de profissionais capazes é que estragam tudo.
Como em tudo na vida, temos que saber aproveitar o que é válido e não ser carneirinho.
Colocado por: DR1982andava da perna para tentar minimizar a coisa…
Colocado por: DR1982Entao com o teste identifica possíveis fugas de ar e pode corrigi-las
Colocado por: zedasilva
Sim, há muitos carneirinhos.
Qualquer técnico que queira ser habilitado tem que se render ao carneirismo.
E para além do certificado, para que lhe serve na prática ter uma casa completamente estanque?
Colocado por: Sasapo
Moda com mais de 30 anos de existência? Os únicos com essa opinião são os técnicos que não são capazes de evoluir, resta-lhes dizer mal sem qualquer argumento.
Sim, mas pensada para uma realidade que não é a nossa.
O conceito é interessante mas deve ser adaptado á nossa realidade.
Para não perder energia, sabe que calor / frio viaja com o ar.
Fico realmente ver o zedasilva com este discurso aqui quando vi alguns tópicos onde referiu ter estes cuidados, pergunto-me então para que que teve esses cuidados?
Uma coisa é evitar ao máximo as percas térmicas. Outra é transformar as nossas habitações em taparueres com custo de manutenção que nem sempre estão pensados para a nossa realidade.
Estanquidade ao ar não é importante quando estão 40 graus lá fora e 20 dentro de casa?
Colocado por: SasapoPesquisando, mal nao ha de fazer.
Mas como é que o Dr que não percebe nada do assunto vai minimizar o que que quer que seja?
Colocado por: zedasilvaSe nao serve de nada porque toda a gente diz que as ja elas de batente são melhores que as de correr precisamente por serem mais estanques?
E para além do certificado, para que lhe serve na prática ter uma casa completamente estanque?
Depende.
Depende da zona onde estou.
Depende da minha vivência da casa.
Depende dos meus requisitos ao nível da térmica.
Depende do meu orçamento quer para a construção quer para a manutenção
Que custo é esse? É o custo de manutenção de uma vmc? Qual é que é o valor desse custo para fazer essa afirmação?
Colocado por: rjmpires
Quanto custa aumentar o isolamento de 8cm para 12-20cm? Quanto custa evitar perdas de ar (mínimas)? Quanto custa a regra do lápis?
E as restantes?
Vale a pena o investimento? Provavelmente nunca vai saber.. mas também não faz mal.
Quanto custa ter 3 wc em vez de 2? Quanto custa ter soalho em vez flutuante? Quanto custa cerâmico de 50euros/m2 em vez de 10? Quanto custa caixilharia de correr em vez de abrir? As questão são as mesmas, são tudo decisões que cada um tem de fazer e que nada tem a ver com a fiabilidade.
Colocado por: rjmpires
Quanto custa aumentar o isolamento de 8cm para 12-20cm? Quanto custa evitar perdas de ar (mínimas)? Quanto custa a regra do lápis?
E as restantes?
Vale a pena o investimento? Provavelmente nunca vai saber.. mas também não faz mal.
Colocado por: DR1982provavelmente nunca se arrependerá de colocar muito