Iniciar sessão ou registar-se
  1. Como já referi não tenho nada contra a certificação.
    Tenho sim contra a forma como a mesma é vendida.
    Uma passiv house não é o supra sumo da construção, não vamos morrer todos congelados ou intoxicados com CO2 em casas sem VMC.
    Uma VMC até é uma boa solução mas como em tudo não devemos ser fundamentalistas.
  2. Colocado por: DR1982
    Pois mas nas casas nao da para fazer test drive, aplica 8cms e depois pode se arrepender por nao colocar mais, provavelmente nunca se arrependerá de colocar muito…
    No meu caso o engenheiro da termica ja tinha preconizado 10cms no chão, 11cms nas paredes e 12cms na cobertura, o PH designer aumentou 1cm nas paredes e 3 cms na cobertura, por isso não sei se já passa na térmica uma casa com apenas 8cms

De que é que vale isso se a casa tiver vãos no verao a sul e poente sem proteção?
    Os erros evitam-se no papel. Não apenas a aumentar uns cms no isolamento.
  3. Colocado por: rjmpires
    Nos meses de verão não será bem assim.. mas os técnicos depois fazem as contas.
    Eu ja falei nisso algures, que isolamento a mais seria prejudicial e quase que me chagavam o fogo, fiquei a achar que tinha dito uma grande barbaridade.
  4. Colocado por: zedasilva
    Tenho sim contra a forma como a mesma é vendida.
    Refere-se ao facto de praticamente ser mos obrigados a aplicar apenas componentes certificados?
  5. Colocado por: Sirruper
    De que é que vale isso se a casa tiver vãos no verao a sul e poente sem proteção?

Continuamos a fazer passiv houses como aquele possoal do tuning.
    Pego num chaco meto lhe 10.000€ de gadejets e acha que tenho a melhor máquina do mundo
    Concordam com este comentário: Sirruper
    • DR1982
    • 28 agosto 2022 editado
    Colocado por: Sirruper
    Mas isso é um erro de palmatória para qualquer arquiteto digo eu…
    E se assim for certamente que nao passa a certificação.
  6. Colocado por: zedasilvaintoxicados com CO2 em casas sem VMC.

Não, concerteza que não vamos, mas quem tiver uma vmc em casa sabe bem a diferença que é, principalmente nos quartos quando acorda de manhã e não tem ar saturado.
  7. Colocado por: DR1982Eu ja falei nisso algures, que isolamento a mais seria prejudicial e quase que me chagavam o fogo, fiquei a achar que tinha dito uma grande barbaridade.

Fez essa informação com base em que?
  8. Colocado por: zedasilva
    Pego num chaco meto lhe 10.000€ de gadejets e acha que tenho a melhor máquina do mundo
    Porque? Se esse chaço passar na inspeção provavelmente é porque esta em condições ou não?
    Pode ter uma casa o maior chaço do mundo mas se passar na certificação terá certamente de ser uma casa eficiente, ou a certificação também aceita notas no cinzeiro ?
    • Sasapo
    • 28 agosto 2022 editado
    Colocado por: zedasilva

Se os cálculos foram feitos, mete os gadgets (seja lá o que isso for), e sabe que o consumo energético para manter X temperatura o ano todo são Xhwh/ ano. Simplesmente isto.
    Já os outros fazem uma casa e depois vão ver se têm dinheiro para manter a bomba de calor a funcionar o inverno todo ou se tem de baixar a temperatura para 15 graus ou ligar só à noite.
  9. Colocado por: Sasapo
    Fez essa informação com base em que?
    Com base no que fui lendo, onde supostamente diziam que isolamento a mais e frande inércia térmica faz com que a casa nao arrefeça naturalmente
  10. Colocado por: Sasapo
    Não, concerteza que não vamos, mas quem tiver uma vmc em casa sabe bem a diferença que é, principalmente nos quartos quando acorda de manhã e não tem ar saturado.

Como já referi, depende da vivência.
    Eu por exemplo sempre dormi com a porta do quarto aberta.
  11. Colocado por: DR1982Eu ja falei nisso algures, que isolamento a mais seria prejudicial e quase que me chagavam o fogo, fiquei a achar que tinha dito uma grande barbaridade.
    nalguns cenários nem se deve colocar isolamento térmico na base.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  12. Colocado por: DR1982Eu ja falei nisso algures, que isolamento a mais seria prejudicial e quase que me chagavam o fogo, fiquei a achar que tinha dito uma grande barbaridade.

O que se quer é ter sempre máquinas a trabalhar 4 estações, pouco importa o resto.
  13. Colocado por: DR1982
    Pode ter uma casa o maior chaço do mundo mas se passar na certificação terá certamente de ser uma casa eficiente, ou a certificação também aceita notas no cinzeiro ?

Eficiente em que aspeto?
    O conceito de eficiente é muito relativo e pode ser muito diferente do DO A para o DO B
    • Sasapo
    • 28 agosto 2022 editado
    Colocado por: DR1982Com base no que fui lendo, onde supostamente diziam que isolamento a mais e frande inércia térmica faz com que a casa nao arrefeça naturalmente

Esse é o problema de se andar a ver coisas no YouTube e pensar-se que já se sabe mais do que o pessoal que estudou para calcular as coisas.
    Se uma casa for arrefecer pelas paredes, está bem desgraçado quer no inverno quer no verão. Uma casa arrefece pela ventilação (abertura das janelas, etc).

Colocado por: jorgealvesnalguns cenários nem se deve colocar isolamento térmico na base.

A base está assente no terreno que tem uma temperatura constante o ano todo.
  14. Colocado por: zedasilva
    Como já referi, depende da vivência.
    Eu por exemplo sempre dormi com a porta do quarto aberta.

A não ser que durma com a janela aberta, o ar vai saturar na mesma, e quem o diz não sou eu, é a malta que calcula estas coisas. O zedasilva também é assim céptico em relação ao cálculo estrutural? Também acha que os regulamentos são só para meter ferro a mais e ficar mais caro ao Do? (ouço muito disto de pessoal da construção)
  15. Colocado por: zedasilvanão vamos morrer todos congelados ou intoxicados com CO2 em casas sem VMC.
    Uma VMC até é uma boa solução mas como em tudo não devemos ser fundamentalistas.
    com licença mas aqui estamos em campos opostos:

VMC é essencial, o que deve ser avaliado é se justifica uma VMC duplo fluxo com recuperação de calor ou uma vulgaríssima VMC simples fluxo, por vezes opta-se por VMC duplo fluxo sem avaliar das implicações dessa escolha
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16. Colocado por: jorgealvesnalguns cenários nem se deve colocar isolamento térmico na base.
    Em PH?
  17. Colocado por: zedasilva
    Eficiente em que aspeto?
    O conceito de eficiente é muito relativo e pode ser muito diferente do DO A para o DO B

A eficiente é facilmente medida em kwh, de relativo não tem nada.

0.3756 seg. NEW