Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Sasapo
    Pelos comentários dos cépticos, da para ver que nunca andaram a "brincar" com um PHPP, as críticas que fazem seriam muitas delas esclarecidas ao verem que informação consta lá e a voltas que se pode dar para chegar a um mesmo resultado (kwh).
    Ha uns tempos também se dizia que o meu projeto nunca poderia cumprir o standar PH, o PHdesigner disse que dava e eu estava a espera que fosse preciso uma espessura enorme de isolamento, pelos vistos nao, devo ter mais de 50% da area de paredes em vidro e com caixilharia com U de 0.8 so preciso de 12 cms nas paredes e 15 na cobertura… eu acho bom demais, por isso ja nem sei o que pensar desse PHPP
  2. Colocado por: RUIOLI

Projeto (desde estudo prévio) mas depois vai evoluindo, com o projeto e depois com as soluções concretas da obra e até do resultado do BD test.
    Eu pensei que fosse preciso os projetos de especialidades, mas neste caso o meu PH designer pediu nos para saber quais as caixilharias que estavam previstas, acredito que deva ter sido precisamente para fazer isso do PHPP então
  3. Eu pedi o meu e analisei de fio a pavio e ajustei as coisas relacionadas com a vivência e algumas coisas que estavam por defeito. É muito exaustivo, por exemplo podemos escolher se temos estores programáveis, retorno nas AQS, etc. a minha recomendação é pedir o seu e “brincar” um pouco as simulações.
  4. Colocado por: RUIOLIEu pedi o meu e analisei de fio a pavio e ajustei as coisas relacionadas com a vivência e algumas coisas que estavam por defeito. É muito exaustivo, por exemplo podemos escolher se temos estores programáveis, retorno nas AQS, etc. a minha recomendação é pedir o seu e “brincar” um pouco as simulações.
    Eu vou pedir o meu tambem, embora nao saibe brincar
    Como diz porque não percebo patavina daquilo sempre da para colocar aqui e o pessoal cascar 😂
  5. Colocado por: DR1982Você também já não é a favor da PH?

Se calhar está mais preocupado na qualidade do seu trabalho e assistência aos clientes.
  6. Xi… uma pessoa passa um dia sem vir aqui e o pessoal passa-se com a PH…
    Há extremismos? Há. Como em tudo…
    Há aproveitamento? Talvez…
    O interesse de um DO é construir barato.
    Infelizmente bom e barato… pronto…
    PH. É um standard. É uma “garantia”. Eu defendo que se certifique. Não pela placa nem status.
    É garantia…
    Constrói-se normalmente uma vez na vida. Sem qualquer tipo de garantia…
    O Standard PH acho que devia ser obrigatório com todos os custos de energia a aumentarem.
    Extremismos por se ter uma VMC? Devia ser obrigatório. Só quem nunca morou numa casa com tal pode ainda achar que não daz sentido. A qualidade do ar é qualquer coisa(!). Filtragem é um bónus. E ver como os filtros saem… vai lá vai…
    Abrir a janela?… em termos de regeneração dificilmente chega. Mas é barato no imediacto… não fazendo contas à energia perdida…
    Duplo fluxo. Depende da carteira. Mas é a solução mais completa, é.
    Climatização? PH sem climatização… é daquelas que não me encaixa… ou se tem uma bateria térmica dentro de casa que permita aproveitar ganhos de outra fonte ou então não sei… ligar o forno nos dias mais frios…
    Quantidade de isolamento?… isso é como dizer compras um casaco de penas da Decathlon ou da The North Face…
    São penas. Mas se calhar a densidade e tipo fazem diferença…
    Em Portugal talvez faça sentido alguma redução de espessura em locais de menor amplitude. Mas não é fundamentalmente só a espessura que dita PH ou não(!!!) antes fosse…
    Estanquidade… isso sim faz sentido. Se não a VMC está lá a fazer o quê? A puxar/tirar ar de dentro que vem das frinchas???…
    Só que aqui está um busilis. A casa não tem só janelas. Cabos, furos, chaminés, esgotos. Minha nossa. É por aqui que a coisa torce. Isso, a falta de profissionais a saber fazer e os custos inerentes.
    Tudo isto…
    Sem uma equipa que saiba o que está a fazer desde o início é para esquecer. Não podem haver “já agoras…”
    O phpp é uma ferramenta para perceber a quantidade de energia que vai ser necessária.
    Até as lâmpadas podem/devem ser tomadas em conta para se perceber/calcular tal como o Rui disse. Há muita coisa que vai de vivência até.
    Há ainda muita mentalidade a adaptar para as PH serem um standard ou pelo menos mais comuns. Mentalidades de toda a gente. Não é necessariamente mais caro. É diferente e tem de ser projectada diferente. Os DO têm de perceber é que uma construção começa em planeamento, tem custos, e os técnicos têm de ser mais cooperativos com especialidades e envolver os DO em todo o processo. E não, um projecto não se consegue pelos valores que por aqui aparecem tantas vezes…

Ca gande testamento!
    Abr.
  7. Pois mas das reportagens que vi sobre PH em França certificadas creio que poucas têm um sistema de aquecimento central…
    Têm sim um ou dois aquecedores de 20€ ou um toalheiro elétrico por exemplo, segundo eles as necessidades sao poucas que nao justificam um sistema de aquecimento central.
    A VMC la se e carrega de distribuir o calor pela casa dizem
  8. Colocado por: Sasapoimagine
    nestes casos não se imagina, calcula-se e comparam-se os resultados com as diferentes abordagens escolhendo aquela que melhor preenche os requisitos.
  9. Colocado por: DR1982Você também já não é a favor da PH?
    sou, mas estou longe de ser fundamentalista e nem todas as carteiras querem ou sequer precisam de uma PH para estarem confortáveis.
  10. Colocado por: DR1982Entao todas as VMC instaladas numa casa com janelas de correr, a VMC de pouco serve?
    uma VMC duplo fluxo com recuperação de calor ao fim de alguns anos pode estar a fazer exatamente o mesmo que uma VMC simples que custou 1\6.

tem que se olhar para tudo e não apara soluções desgarradas sem nexo nem sentido tecnico ou pratico
  11. Colocado por: jorgealvesuma VMC duplo fluxo com recuperação de calor ao fim de alguns anos pode estar a fazer exatamente o mesmo que uma VMC simples que custou 1\6.

tem que se olhar para tudo e não apara soluções desgarradas sem nexo nem sentido tecnico ou pratico
    Isso porque a casa deixa de ser estanque?
    • SrR
    • 29 agosto 2022
    Colocado por: DR1982Isso porque a casa deixa de ser estanque?
    porque é preciso trocar permutador
  12. Colocado por: SrRporque é preciso trocar permutador

Os custos de manutenção de que raramente se fala
  13. Colocado por: SrRporque é preciso trocar permutador
    Ena pa dessa nao sabia, isso é coisa para quanto ?
  14. Isso assim começa a ser pouco interessante, ter uma PH porque supostamente tem baixos consumos energéticos, mas se depois se gasta umas massas a mais porque os componentes (caixilharia, caixas eletricas, etc) têm de ser de melhor qualidade e ainda por cima mais manutenção, se calhar já soa a engodo
  15. Colocado por: DR1982Isso assim começa a ser pouco interessante, ter uma PH porque supostamente tem baixos consumos energéticos, mas se depois se gasta umas massas a mais porque os componentes (caixilharia, caixas eletricas, etc) têm de ser de melhor qualidade e ainda por cima mais manutenção, se calhar já soa a engodo

UPS.
    Só agora é que está a acordar para a realidade.
    PH é bom, mas não é para todas as bolsas.
  16. Colocado por: zedasilva
    UPS.
    Só agora é que está a acordar para a realidade.
    PH é bom, mas não é para todas as bolsas.
    Mas não é isso que se apregoa, eu ja sabia que ao início se gasta mais mas supostamente depois obtém-se retorno com o menor custo que a casa representaria
  17. Para mim o problema é esta tonteira de querer transformar uma casa num bunker fechado, então não se pode ter uma janela aberta ou andar no entre e sai, para mim uma casa é para ter a vivência casa-exterior exterior-casa. Por isso é que fico sem a pensar no piso radiante. Eu gosto de ter as janelas abertas e não é só para arejar, é porque gosto da convivência com o espaço exterior, seja no inverno seja no verão, claro que existe um pico de calor no verão e no inverno, mas não sei até que ponto é preciso climatização todos os dias, ou vmc a trabalhar todos os dias.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  18. Entao e passa o dia todo em casa e até durante e noite tem a janela aberta? Em todas as divisões ? É que numa casa estanque tambem pode abrir as janelas, simplesmente quando estao fechadas estão realmente fechadas… eu se calhar não tenho o melhor exemplo em casa mas a caixikharia de correr que tenho aberta ou fechada é praticamente a mesma coisa a nivel de barulho e sente se a corrente de ar a passar, uma caixilharia de batente sente-se bem que algo muda quando se fecha
  19. Colocado por: SrRporque é preciso trocar permutador
    para de tontarias que até te podem levar a serio e dar asneira,
    um permutador é coisa para durar mais de 20 anos, agora se não limpam os filtros regularmente nem mantêm os equipamentos....

Colocado por: DR1982obtém-se retorno com o menor custo que a casa representaria
    defina retorno, financeiro? energético? etc..
    Concordam com este comentário: gil.alves

0.3874 seg. NEW