Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Sasapoeu se for aqui ao café dá aldeia o que não falta são entendidos em tudo e mais alguma coisa. Esta semana são entendidos em bilhetes para Coldplay, a semana passada eram entendidos em incêndios florestais.
    Inclusive o PH designer diz que nao preciso de um sistema de aquecimento central, foi essa inclusive a condição de o contratar… poupar num sistema de aquecimento central para suportar os custos adicionais de passar a casa a PH
  2. Colocado por: DR1982Sao pessoas com alguma ligação à PH, por isso levo a opinião deles em conta, opiniões de curiosos como eu valem o que valem

Dos últimos comentários é notório que a opinião entre eles é contraditória. Mais uma vez, não contratou um PH designer? Como é que vai aferir qual opinião é que vale mais?
  3. Eu não disse que uma VMC tem altos custos de manutenção.
    O que eu disse é que para ter um Passivo house tenho custos de manutenção que nem sempre são explicados ao DO.
    E tb digo que a grande maioria dos técnicos PH são simples teóricos.
    Esse é o nosso mal. Falta nos a experiência de construção com estes requisitos.
    Faltamos a capacidade de pensar pela própria cabeça e adaptar o sistema á nossa realidade.
    • Sasapo
    • 29 agosto 2022 editado
    Colocado por: zedasilvaO que eu disse é que para ter um Passivo house tenho custos de manutenção que nem sempre são explicados ao DO.

Mas que custos são esses? Continua a não referir quais são...

Colocado por: zedasilvaFaltamos a capacidade de pensar pela própria cabeça e adaptar o sistema á nossa realidade.

Quer concretizar com exemplos?

Colocado por: zedasilvaE tb digo que a grande maioria dos técnicos PH são simples teóricos.

Teóricos que se baseiam em cálculos matemáticos, eu costumo dizer que na matemática confio, já em opiniões sem cálculos a sustentar...
    Já agora, as PH construídas e monotorizadas, também não confia?
  4. Uma das principais dificuldades em obter a certificação é o teste de estanqueidade.
    É normal não conseguir passar no teste por um simples erro do eletricista ou do picheleiro.
    Eu não posso querer uma PH e depois contratar os técnicos e os métodos que são habituais.
    Aqui começa logo um custo que raramente é explicado ao DO.
    PH é bom sim senhor mas deve ser encarado como um sistema não acessível a todos.
    Pelo menos até ser mais banalizado
    Concordam com este comentário: gil.alves, jorgealves
  5. .
  6. Só para que não restem dúvidas.
    Se eu fosse construir agora para mim, optava por uma PH?
    Sim, sem dúvida, mas começava na fase de projeto e de escolha das soluções e métodos construtivos.
    • Sasapo
    • 29 agosto 2022 editado
    Colocado por: zedasilvaUma das principais dificuldades em obter a certificação é o teste de estanqueidade.
    É normal não conseguir passar no teste por um simples erro do eletricista ou do picheleiro.
    Eu não posso querer uma PH e depois contratar os técnicos e os métodos que são habituais.
    Aqui começa logo um custo que raramente é explicado ao DO.
    PH é bom sim senhor mas deve ser encarado como um sistema não acessível a todos.
    Pelo menos até ser mais banalizado
    Concordam com este comentário:gil.alves

Mas nisso não vejo quem esteja em desacordo. É um investimento mais alto que no entanto e a meu ver é "facilmente" balanceado em detrimento de acabamentos mais caros que a maioria das pessoas escolhe. Para mim prefiro o conforto e a poupança futura a materiais xpto, cozinhas com kerlites, WC com acabamentos em mármore e afins, etc. São escolhas que cada um faz para si.
    Quanto a arranjar quem saiba trabalhar com a qualidade, é uma luta transversal a tudo, muito difícil arranja quem esteja disposto a fazer diferente do que está habituado, em qualquer área.
  7. Colocado por: DR1982Inclusive o PH designer diz que nao preciso de um sistema de aquecimento central, foi essa inclusive a condição de o contratar… poupar num sistema de aquecimento central para suportar os custos adicionais de passar a casa a PH

Eu nao sou designer PH mas uma casa como a sua na zona que vai construir é impossivel nao ter aquecimento central para tornar a casa minimamente confortavel.
    Agora se ao inves de aquecimento central vai colocar uns aquecedores electricos nas divisoes que vai usar, isso é outra coisa. Mas a casa vai andar no pico do inverno nos 14 a 16 graus. E isso precisa de compensação termica. Seja ela central ou individual.
  8. Nunca estive desacordo com o sistema.
    Só estou em desacordo com a forma como o mesmo é vendido.
    Não é a última bolacha do pacote, não é barato, nem é para ser construído por todos.
    É mais ou menos como a impermeabilização das fundações.
    A grande maioria já aplica o material adequado, aplica é mal e sem pensar um bocadinho naquilo que está a fazer.
    Os DO gastam dinheiro e ficam com uma bela ...
  9. Colocado por: zedasilvaSó para que não restem dúvidas.
    Se eu fosse construir agora para mim, optava por uma PH?
    Sim, sem dúvida, mas começava na fase de projeto e de escolha das soluções e métodos construtivos.
    É isto que me deixa confuso, ao ler isto vejo a PH como um bicho de sete cabeças e por outro lado tenho um PH designer muito tranquilo a dizer que o meu projeto feito normalmente sem nenhuma pretensão PH fácilmente cumpre o standard PH…
  10. Colocado por: DR1982É isto que me deixa confuso, ao ler isto vejo a PH como um bicho de sete cabeças e por outro lado tenho um PH designer muito tranquilo a dizer que o meu projeto feito normalmente sem nenhuma pretensão PH fácilmente cumpre o standard PH…

Sim, se for executado por alguém com responsabilidade e a pensar nos propósitos.
    Meta lá o picheleiro ou eletricista comum e vai ver o que lhe acontece
    Concordam com este comentário: gil.alves, jorgealves
  11. PH não é nenhum bicho de sete cabeças, basicamente assenta em 2 princípios.

Controlo do aquecimento e arrefecimento.
    Para isso o isolamento adequado e a anulação das pontes térmicas.

Controlo da qualidade do ar interior.
    Para isso a VMC e a necessidade de criar um edifício estanque.

Se isto for entendido por todos é um processo fácil.
  12. A sorte do DR é que as suas paredes vao ser em betao, e normalemente ja vai passar a rede electrica e tudo dentro das paredes e so depois encher de betao... Que por norma ja é estanque ao ar...
    É como os blocos de cofragem de esferovite, a que vale para estanquidade ao ar é o betao.
    Ja nas casas de alvenaria comum tem de aplicar membranas proprias na parede antes de reboco interior ( ou reboco ja proprio) ou entao uma membrana plastica, se for pladur, ai ja sao precisas caixas electricas todos xpto etc...
    E para mim a vmc havia de ser obrigatoria em todos projetos como o é em quase todos os paises, evitaria muitas patologias como se vé por aqui perguntarem sobre bolores, e paredes humidas e tudo, mesmo um vmc simples nota se a diferença e bem no ar e no ambiente interior( experiencia propria!)
  13. Colocado por: zedasilva
    Sim, se for executado por alguém com responsabilidade e a pensar nos propósitos.
    Meta lá o picheleiro ou eletricista comum e vai ver o que lhe acontece
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Mau, até o eletricista e o picheleiro têm de ser especial de corrida?
    Nao basta o picheleiro seguir o projeto e o eletricista usar caixas estanques?
  14. Colocado por: DR1982Inclusive o PH designer diz que nao preciso de um sistema de aquecimento central, foi essa inclusive a condição de o contratar… poupar num sistema de aquecimento central para suportar os custos adicionais de passar a casa a PH
    ou ando muito enganado ou então alguém tem de aprender a fazer contas.

Na minha opinião a sua casa vai precisar de aquecimento e também de arrefecimento e quase todas precisam.
    Concordam com este comentário: mica
  15. Colocado por: DR1982Mau, até o eletricista e o picheleiro têm de ser especial de corrida?
    Nao basta o picheleiro seguir o projeto e o eletricista usar caixas estanques?
    isso é básico mas depois aparece todos os demais pormenores que fazem muita diferença como seja o isolamento térmico de todas tubagens com espessura adequada sem interrupções e mais uma carregada de coisas.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  16. Para quem pensa que construir uma PH não é para todos, serve apenas de indicativo, empresa francesa especializada em PH pratica estes preços m2!
    Prix construction BBC++ en prêt à décorer : à partir de 2000 € du m² hab. TTC
    Prix construction Passive en prêt à décorer : à partir de 2500 € du m² hab. TTC
  17. Não confundamos uma empresa francesa ou uma empresa portuguesa especializada e PH com o empreiteiro comum que o DO comum contrata.
    Sejamos honestos.
  18. Já agora, o projeto villis PASSIV que alguns conhecem foi um projeto de estudo para um outro objetivo.
    Os resultados foram aqueles que esperava.
    OS DO portuguêses estão a anos luz de aceitar a normalização.
    É algo que só vai ser aceite quando não houver mais alternativas nenhuma.
    Porque é que acham que continua tudo a acreditar no tal boom e na descida dos preços?

0.4824 seg. NEW