Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: pguilhermeO que tem o meu projecto de especial?
    É uma casa cara de construir, nao é as casinhas simples que se vê pela França, a sua aqui é
    Uma maison d’archi como eles dizem e duvido que a fizesse a 2500€m2
  2. Colocado por: zedasilva
    A certificação apenas lhe garante que a data estavam garantidos alguns requisitos.
    Não lhe garante que tenha uma casa com a máxima eficiência
    Nao? Porque? Garante me que por exemplo as espessuras de isolamento, características dos vidros e por ai fora sao as indicadas para obter um consumo inferior a 15kwm2 anuais, que as pontes termicas estao eficazmente corrigidas ou minimizadas, etc etc ou nao?
  3. Colocado por: DR1982Garante me que por exemplo as espessuras de isolamento, características dos vidros e por ai fora sao as indicadas para obter um consumo inferior a 15kwm2 anuais, que as pontes termicas estao eficazmente corrigidas ou minimizadas, etc etc ou nao?

Talvez!
    Mas será que lhe garante que o desempenho da casa será o mais adequado à sua vivência? À sua bolsa e até mesmo às suas espectativas?
  4. Colocado por: zedasilva
    Talvez!
    Mas será que lhe garante que o desempenho da casa será o mais adequado à sua vivência? À sua bolsa e até mesmo às suas espectativas?
    Como assim ? Pode dar exemplos do que esta a querer dizer?
  5. Colocado por: DR1982Como assim ?

Não sei, só acho que o DR poderá estar demasiado iludido com algo que não domina bem.
    PH é bom sem duvida mas é como tudo, depende dos meus requesitos.
    PRH e Domótica tb são bons mas à grande maioria das pessoas não faz falta nenhuma
  6. Colocado por: zedasilvaA certificação apenas lhe garante que a data estavam garantidos alguns requisitos.
    Não lhe garante que tenha uma casa com a máxima eficiência

Oh, francamente.
    Então podemos já dispensar todos os eng, já que também apenas garantem alguns requisitos à data?

Colocado por: zedasilvaMas será que lhe garante que o desempenho da casa será o mais adequado à sua vivência? À sua bolsa e até mesmo às suas espectativas?

E quem faz isso?

Colocado por: DR1982É uma casa cara de construir, nao é as casinhas simples que se vê pela França, a sua aqui é
    Uma maison d’archi como eles dizem e duvido que a fizesse a 2500€m2

É uma casa tal e qual como a sua, parece-me.
    Aliás, devido às paredes de betão, e aquela história menos comum das caixilharias, presumo que mais simples e barata de construir por m2. E face à dimensão, com alguma economia de escala.

Pergunto muito sinceramente: que aspectos acha que poderão encarecer assim tanto a casa? (para além de uns 3D sugestivos, que assim que os empreiteiros vêem, aplicam logo "a taxa").
  7. Colocado por: zedasilva
    Não sei, só acho que o DR poderá estar demasiado iludido com algo que não domina bem.
    PH é bom sem duvida mas é como tudo, depende dos meus requesitos.
    PRH e Domótica tb são bons mas à grande maioria das pessoas não faz falta nenhuma
    As razões que me fizeram meter me nisto da PH são bastante simples.
    -Tornar a casa o mais eficiente possível dentro do que ela permite
    -Dispensar o uso de um sistema de aquecimento/arrefecimento caro.

Daquilo que pesquisei e me foi dito pelo PH isso era possível sem explodir o orçamento, e na verdade ate agora as únicas alterações que foram feitas ao que tinha previsto foi o aumento do isolamento de em de 11 para 12 nas paredes e de 12 para 15 na cobertura.
    E a “obrigação” de optar por por janelas de batente ja que as de correr com certificação sao demasiado caras.
  8. Colocado por: pguilhermeEntão podemos já dispensar todos os eng, já que também apenas garantem alguns requisitos à data?

A grande maioria sim.
    Aliás é por causa disso que temos tão maus projetos. Os técnicos limitam-se a cumprir os regulamentos. Se cumpre o regulamente está bom.

Colocado por: pguilhermeE quem faz isso?

A equipa de projeto a trabalhar em conjunto desde o inicio.
    Não é o arquiteto a preocupar-se apenas com a arquitetura, o engenheiro apenas com as engenharias e o PHD apenas com a certificação.
    São todos em conjunto desde a primeira hora a preocuparem-se com o DO.
    Nem que seja para lhe mostrar que uma PH não é a melhor solução para o seu caso.
  9. Agora é minha vez de mandar cá umas postas!
    Como disse aqui gosto do conceito em si, mas a mim cada vez mais parece como liga a parte, um status! O conceito em si é baseado na poupança energética e no conforto térmico...o que não gosto é não aproveita o meio em que está inserido e não leva muito em conta a vivência dos ocupantes.
    E não vou a bola quando dissem que um PH não precisa de sistema de aquecimento/arrefecimento...experimentem lá num dia de 30 e graus fazer um pernil no forno nessa casa estanque e isolada e vão ver se não precisam de um sistema ou não!
  10. Colocado por: pguilherme

É uma casa tal e qual como a sua, parece-me.
    Aliás, devido às paredes de betão, e aquela história menos comum das caixilharias, presumo que mais simples e barata de construir por m2. E face à dimensão, com alguma economia de escala.

Pergunto muito sinceramente: que aspectos acha que poderão encarecer assim tanto a casa? (para além de uns 3D sugestivos, que assim que os empreiteiros vêem, aplicam logo "a taxa").
    Sim, eu nao disse que a minha era mais barata por m2, tal como na sua só os 3D são logo motivo para aplicar a taxa. Acredito que chave na mão uma empresa capaz me peça alguns 2000€m2.
    No seu caso o tamanho tambem é logo motivo para interpretar como “este pode” assim como a localização (será ?)
    Outra razão é provavelmente os projetos todos detalhados ao parafuso, eu continuo a achar que isso é motivo para o empreiteiro aplicar a ripa (neste tempo de vmuota oferta provavelmente têm preferência por obras com mais liberdade)
    Mas eu estou habituado a lidar, sei mais como pensam os “biscateiros” como aqui lhes chamam, nao sei como pensam as empresas.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  11. Colocado por: DjdasaE não vou a bola quando dissem que um PH não precisa de sistema de aquecimento/arrefecimento..

E não precisa.
    Tem é que adaptar a sua vivência à casa.
    É como os smarts, são fixes, giros e até dá para engatar miúdas.
    Não são é muito bons para ir à Bairrada buscar 100 garrafões de tinto
  12. Colocado por: zedasilvaA grande maioria sim.
    Aliás é por causa disso que temos tão maus projetos. Os técnicos limitam-se a cumprir os regulamentos. Se cumpre o regulamente está bom.

(...)

A equipa de projeto a trabalhar em conjunto desde o inicio.
    Não é o arquiteto a preocupar-se apenas com a arquitetura, o engenheiro apenas com as engenharias e o PHD apenas com a certificação.
    São todos em conjunto desde a primeira hora a preocuparem-se com o DO.
    Nem que seja para lhe mostrar que uma PH não é a melhor solução para o seu caso.

Mas a "equipa de projecto" não é composta pelos eng das respectivas especialidades?
    Essa equipa tb pode apenas "cumprir os regulamentos".
    Depende do tipo de profissionais e do serviço que contrata, presumo.

Agora, argumentar que ter uma certificação não vale de nada, é um pouco rebuscado.

Pessoalmente não me fiava, sobretudo pela exigência do rigor da execução, num plano de PH para evitar climatização. Mas como complemento, sem dúvida. Ter uma consultoria nesse sentido não deve desajudar.
    Já as dicas de amadores ou curiosos, que nenhuma responsabilidade têm na matéria, podem ser muito mais traiçoeiras.
  13. Colocado por: pguilhermeAgora, argumentar que ter uma certificação não vale de nada, é um pouco rebuscado.

Não disse que não vale, disse apenas que deve ser entendida como realmente é e não como uma solução milagrosa.
    Concordam com este comentário: pguilherme
  14. Colocado por: pguilherme
    Mas como complemento, sem dúvida. Ter uma consultoria nesse sentido não deve desajudar.
    É isto que me faz nao arrancar ja os cabelos todos :)
    No final mesmo que não passe na certificação as indicações do PHD de certeza que fazem com que a casa seja melhor.
  15. Colocado por: DR1982No final mesmo que não passe na certificação

E porque é que não ade passar?
    Afinal cofia no seu PHD e na sua assessoria ou não?
    Se é para andar a brincar às PH não necessita do PHD para nada
  16. Colocado por: zedasilva
    E não precisa.
    Tem é que adaptar a sua vivência à casa.
    É como os smarts, são fixes, giros e até dá para engatar miúdas.
    Não são é muito bons para ir à Bairrada buscar 100 garrafões de tinto

Lá está a vivência, os putos sempre a correr para dentro e para fora e deixar a porta xpto aberta lá se vai a estanquicidade. A PH não é para todos, nem para todas carteiras!
    Concordam com este comentário: zedasilva
  17. Colocado por: DjdasaLá está a vivência

Ainda um dia destes vi uma admissão de ar de uma VMC ao lado da churrasqueira, estiticamente e do ponto de vista da eficiência estava bem.
    O problema é que este DO faz churrascadas mesmo de noite e quando está a chover. Ou seja vai passar metade do ano com a casa a cheirar a febras e sardinha assada
  18. Colocado por: zedasilva
    E porque é que não ade passar?
    Afinal cofia no seu PHD e na sua assessoria ou não?
    Se é para andar a brincar às PH não necessita do PHD para nada
    Eu sei la se confio :) sinceramente não confio muito, acho que encara a coisa demasiadamente tranquila. Mas nao tenho como saber se afinal percebe da coisa ou não, tal como disse antes quando contratei pensei que o facto de ser PHD era por si só uma garantia de saber o necessário para passar a coisa
  19. Colocado por: DR1982Eu sei la se confio :

Mas a assessoria não inclui acompanhamento da execução?
  20. Colocado por: Djdasa
    Lá está a vivência, os putos sempre a correr para dentro e para fora e deixar a porta xpto aberta lá se vai a estanquicidade. A PH não é para todos, nem para todas carteiras!
    Concordam com este comentário:zedasilva
    Pois mas sera que eles andam sempre a correr para dentro e pra fora nos dias de inverno ?
    Até mesmo nos dias de extremo calor, será que tambem correm?
    A meia estação mesmo que abram e fechem as portas nao faz tao mal assim…

0.3769 seg. NEW