Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: gil.alvesPodemos desmistificar que as caixilharias não têm de ter "selo" Passive House para que uma casa cumpra e seja certificada...
    Isso é mito! - Dá mais trabalho ao PHD justificar e talvez calcular as condutividades por empena mas(!) não é um requisito obrigatório.
    Concordam com este comentário:RUIOLI
    Mas sendo cetificadas provavelmente tem mais chances de cumprir no blower test, senao até algumas minimalistas são classe 4
  2. Colocado por: DR1982Mas sendo cetificadas provavelmente tem mais chances de cumprir no blower test, senao até algumas minimalistas são classe 4

Se forem de abrir a questão quase nem se coloca.
    Mas independentemente de serem de abrir ou de correr, não adianta serem as melhores janelas do mundo se quem as for aplicar não souber o que está a fazer (em termos de estanquidade).
  3. A experiência de um suposto usuário de uma PH:

https://www.youtube.com/watch?v=oDrbkHo6EQU&list=PLO-Hn98JdHRvQ-Cxay5Jb387t84Ie0IBZ&index=29
    Concordam com este comentário: Iko
  4. Colocado por: Sasapo
    Se forem de abrir a questão quase nem se coloca.
    Mas independentemente de serem de abrir ou de correr, não adianta serem as melhores janelas do mundo se quem as for aplicar não souber o que está a fazer (em termos de estanquidade).
    Mais uma vez se forem aplicadas por pessoas habituadas a trabalhar em PH mais probabilidades ha que fique bem feito
  5. Este diz que aquece a casa com um secador de cabelo, mais um que anda enganado então.
    https://youtu.be/1BPCcHAEKEA
  6. Colocado por: Djdasa
    Lembro me algures no passado ter referido que já instalou um PRH em uma casa PH, salvo falha de memória, na instalação de prh em uma casa PH difere algo em relação uma casa "normal" por exemplo o passo dos tubos, a temperatura de impulsão?
    está aplicado em 2 e diferem na potência dos equipamentos, uma delas tem uma máquina de 4Kw e a outra 6Kw ambas a fazer climatização e aqs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  7. Colocado por: RUIOLI

Certo!

tem algum pormenor que me possa facultar de como fez para evitar a ponte térmica da caixa de estores.

Porque necessito de ter caixas com 30cm de largo e vou ter paredes com bloco térmico de 25 e 12cm de EPS e andamos a tentar arranjar a melhor situação para isto, o PHD aconselha as caixas de estores exteriores à fachada, não queremos esta solução sendo que era a melhor.
    • RUIOLI
    • 30 agosto 2022 editado
    Colocado por: tiagodiaftem algum pormenor que me possa facultar de como fez para evitar a ponte térmica da caixa de estores.

Pormenor não tenho... mas posso tentar explicar:

- caixa de estore saliente da fachada, o mais possivel, depois só leva o barramento armado;
    - com isso ganhei espaço no interior para "engrossar" (ver post # 1010, embora neste caso a caixa de estore tenha dimensóes reduzidas pois a altura da janela é só de 80 cm) a parede interior da caixa de estore com XPS/ Cortiça, depois de estucada deve ter uns 8 a 10 cm, que é a espessura do caixilho;
    - Por cima do isolamento térmico de cortiça levou cimento cola, pintura de estanquicidade ao ar, rede de fibra de vidro e estuque.

Não consegue fazer com caixas de estore de 25 cm? Nas janelas de parapeito deve dar, já minimiza. Nas restantes...

Nesta foto dá para ver a zona interior da caixa de estore já acabada (reforço de isolamento térmico/ acústico com cortiça, estuque da parede, silicone a criar descontinuidade entre o estuque interior e o aro de alumínio da caixa de estore e pintura de estanquicidade ao ar), onde vai ligar com a caixilharia, já com a pintura de estanquicidade ao ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73

8. Pormenor não tenho... mas posso tentar explicar:

- caixa de estore saliente da fachada, o mais possivel, depois só leva o barramento armado;
    - com isso ganhei espaço no interior para "engrossar" (ver post # 1010, embora neste caso a caixa de estore tenha dimensóes reduzidas pois a altura da janela é só de 80 cm) a parede interior da caixa de estore com XPS/ Cortiça, depois de estucada deve ter uns 8 a 10 cm, que é a espessura do caixilho;
    - Por cima do isolamento térmico de cortiça levou cimento cola, pintura de estanquicidade ao ar, rede de fibra de vidro e estuque.

Não consegue fazer com caixas de estore de 25 cm? Nas janelas de parapeito deve dar, já minimiza. Nas restantes...

Nesta foto dá para ver a zona interior da caixa de estore já acabada (reforço de isolamento térmico/ acústico com cortiça, estuque da parede, silicone a criar descontinuidade entre o estuque interior e o aro de alumínio da caixa de estore e pintura de estanquicidade ao ar), onde vai ligar com a caixilharia, já com a pintura de estanquicidade ao ar.

RUIOLI aqueles atravessamentos que se vê na imagem são para o exterior? Como resolveu aí?
    Se fossem perfurações isoladas seria mais fácil.
  9. Colocado por: WilgaRUIOLI aqueles atravessamentos que se vê na imagem são para o exterior?

Não, são para o interior, as que vão para o exterior (eletricidade, águas, etc), deixei um buraco bem largo para passarem afastadas, para poder pintar em volta, ainda não está feito, vamos ver como corre...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Wilga
  10. Colocado por: RUIOLI

Pormenor não tenho... mas posso tentar explicar:

Nas janelas pequenas devo conseguir caixas de 25 mas nos vãos de 3m de largo e 2.2m de altura tenho perguntado aos instaladores de estores e ninguém me recomenda caixas com menos de 30cm, maior parte dos meus vãos são grandes.
  11. Colocado por: tiagodiafninguém me recomenda caixas com menos de 30cm

Veja como fizeram na casa dos catitos

Estas pessoas agradeceram este comentário: htavares73
  12. Colocado por: tiagodiaf

tem algum pormenor que me possa facultar de como fez para evitar a ponte térmica da caixa de estores.

Porque necessito de ter caixas com 30cm de largo e vou ter paredes com bloco térmico de 25 e 12cm de EPS e andamos a tentar arranjar a melhor situação para isto, o PHD aconselha as caixas de estores exteriores à fachada, não queremos esta solução sendo que era a melhor.

Tinha essa solução, estores totalmente pelo exterior e gostava muito da solução.
  13. Colocado por: RUIOLI

Veja como fizeram na casa dos catitos

ainda não tinha visto, mas parece-me algo que já ponderei e como vou ter parede de pladur por dentro com montantes de 48 (para poder passar toda as instalações sem "rasgar" as paredes, posso aproveitar esse espaço e também para isolar a caixa de estore.
  14. Colocado por: tiagodiaf

ainda não tinha visto, mas parece-me algo que já ponderei e como vou ter parede de pladur por dentro com montantes de 48 (para poder passar toda as instalações sem "rasgar" as paredes, posso aproveitar esse espaço e também para isolar a caixa de estore.

Mas dessa forma não perder a inércia térmica? Está a construir uma PH
  15. Colocado por: Djdasa
    Se nao tiver isolamento nessa parede falsa, nao me parece
  16. Colocado por: Djdasa

Colocado por: DR1982Se nao tiver isolamento nessa parede falsa, nao me parece

Não tenho isolamento entre o pladur e a parede em bloco, a única inercia perdida é da caixa de ar que ela faz.
  17. Em relação as caixilharias, uma caixilharia que esteja numa casa certificada PH porque é que nao fica automaticamente com certificação PH?
    Pode se assumir que essa serie seja capaz de cumprir os requesitos de estanquecidade Certo?
  18. Colocado por: DR1982Em relação as caixilharias, uma caixilharia que esteja numa casa certificada PH porque é que nao fica automaticamente com certificação PH?
    Pode se assumir que essa serie seja capaz de cumprir os requesitos de estanquecidade Certo?

Acho que dá é mais trabalho ao projetista a calcular o U da janela (agora não me lembro se é o de instalação ou do perfil).

Se passar no BD test, tudo OK em relação à estanquicidade ao ar, sendo que a instalação também é muito importante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  19. Neste detalhe não é betão que está representado acima do bloco de foamglas?
    O que diz na descrição da marca? É que o inglês para mim é chinês e o tradutor nem sempre acerta :)

https://perinsul.foamglas.com/en-gb/thermal-bridging-solutions/insulation-for-base-walls
      D95441B5-D430-4435-BC72-F56844EA0C72.jpeg

0.4894 seg. NEW