Iniciar sessão ou registar-se
  1. Esta também deve ter dado trabalho :)
    https://youtu.be/QnUeAXh1OEI
  2. Já é da semana Passada mas vai ser a norma a cumprir na Escócia!

https://www.theconstructionindex.co.uk/news/view/scotland-to-mandate-passivhaus-standard-for-all-new-housing

Passivhaus para todos! ;)
    Será que chega cá ou vamos continuar achar que “crises energéticas” é só para os outros?…
  3. Colocado por: gil.alvesSerá que chega cá

Não. Já andamos pelo conceito nzeb.

E a instalação para o gás continua obrigatória...
  4. Colocado por: ricardo.rodriguesNão. Já andamos pelo conceito nzeb.

Devíamos… mas desde que seja A+ tá bom.
    Agora verificar ou desde que mecanicamente tenha equipamentos suportados por energia renovável é “near zero”…
    Era bom que se cumprisse era…
    NZEB ou Passiva. Era muito bom progresso mas muita coisa tem de mudar ainda…
  5. Afinal esta para nascer uma PH em Portugal sem arrefecimento e com apenas salamandra a lenha para aquecimento, afinal sempre parece que funciona em Portugal também:)
  6. Colocado por: DR1982Afinal esta para nascer uma PH em Portugal sem arrefecimento e com apenas salamandra a lenha para aquecimento, afinal sempre parece que funciona em Portugal também:)

Depois vem cá contar…
    DR a questão não é não funcionar. É fazer(!) funcionar.

mas partilha aí dados disso já agora…
  7. Colocado por: gil.alves
    Depois vem cá contar…
    DR a questão não é não funcionar. É fazer(!) funcionar.

mas partilha aí dados disso já agora…

Eu so vi uma publicação nas redes…
    Em França o que não faltam são casas dessas a funcionar, conheces bem alguém que ha uns anos aqui neste mesmo forum dizia exatamente que apenas a VMC era suficiente :)
      70FF9C3E-A314-42CA-A930-73EED6D54A40.jpeg
  8. Colocado por: DR1982Eu so vi uma publicação nas redes…

Essa é um estudo atenção DR…
    É matemática e marketing.

A questão de ser possível é. Matematicamente supres as necessidades efectivamente. O mal é a não mecanização da salamandra…
    Mas pergunta ao Marcio que ele explica-te! :P

Abr.
  9. Colocado por: gil.alves
    Essa é um estudo atenção DR…
    É matemática e marketing.

Esta parte é preocupante.
    Mas pronto, tenho acompanhado muita coisa em França e provavelmente acontece o mesmo então, marketing, porque todos defendem que uma casa passiva só precisa de um pequeno aquecedor para usar meia duzia de vezes por ano.
    Mas pronto, já tirei as minhas conclusões sobre o assunto:)
  10. Colocado por: DR1982Esta parte é preocupante.

Não tem nada de preocupante.
    Tens de suprir 12kw vais buscar esse valor, matematicamente, onde quiseres. Marketing.
    DR pensa lá como é que controlas a energia da Salamandra? Como é que o mantinhas estável e constante ao longo dos dias?!
    É só isso! Em termos de necessidade iria dar. A questão é o controlo.
    Depois entras noutro campo qd retiras equipamentos.
    Controlo total da orientação, dimensionamento de vãos e sombreamento. Não é quero uma janela de alto abaixo. É podes ter uma janela no máximo de “X” neste quarto. Etc..

Ah. E depois tinhas o “certificado energético” até ia ser giro uma casa passiva efectivamente sem mais equipamentos além da VMC qual seria o resultado… :)
    • DR1982
    • 31 dezembro 2022 editado
    Colocado por: gil.alves

Ah. E depois tinhas o “certificado energético” até ia ser giro uma casa passiva efectivamente sem mais equipamentos além da VMC qual seria o resultado… :)
    mas olha que o que nao faltam sao exemplos de casas em França, que têm apenas VMC e secadores de toalhas, ou aquecedores eletricos de parede para os dias de mais necessidade, já por aqui partilhei alguns videos dessas mesmas casas… eu nao tenho duvidas que seja suficiente mas tambem não digo que tenha o mesmo conforto que um sistema central.
    Por isso tudo é válido, depende das necessidades de cada um e possibilidad€s.
    Concordam com este comentário: gil.alves
  11. Colocado por: gil.alves
    Não tem nada de preocupante.
    Tens de suprir 12kw vais buscar esse valor, matematicamente, onde quiseres. Marketing.
    DR pensa lá como é que controlas a energia da Salamandra? Como é que o mantinhas estável e constante ao longo dos dias?!
    É só isso! Em termos de necessidade iria dar. A questão é o controlo.
    Depois entras noutro campo qd retiras equipamentos.
    Controlo total da orientação, dimensionamento de vãos e sombreamento. Não é quero uma janela de alto abaixo. É podes ter uma janela no máximo de “X” neste quarto. Etc..

Lembro me que para minha casa em frança, para usar aquecimento, tinha de ser com controlo automatico, logo tibha de ser a pellets. Porque na altura a lenha so havia uma marca e um recupzrador eram 10mil e so contava para aqucuzmnto de 100m2.

Agora com a RE2020, pode se usar a lenha mesmo, sempre estanque mas de potencias muito reduzidas para nao sobre aquecer
  12. Colocado por: DR1982
    Eu so vi uma publicação nas redes…
    Em França o que não faltam são casas dessas a funcionar, conheces bem alguém que ha uns anos aqui neste mesmo forum dizia exatamente que apenas a VMC era suficiente :)
      70FF9C3E-A314-42CA-A930-73EED6D54A40.jpeg

olhe que este ano em particular, até agora, acho que uma vmc era capaz de aquecer uma casa.
  13. Colocado por: flopes109
    olhe que este ano em particular, até agora, acho que uma vmc era capaz de aquecer uma casa.
    e nos outros anos também.
    Para mim pessoalmente nao faz sentido uma casa passiva com soluções de climatizaçao caras.
    Este* e outros também pensam da mesma forma, mas la está cada um que faça como entender.
    https://youtu.be/BhQi_QaRR0s

A forma como encaram as casas passivas na França é como eu acho que as torna interessantes.
  14. Colocado por: DR1982e nos outros anos também.
    Para mim pessoalmente nao faz sentido uma casa passiva com soluções de climatizaçao caras.
    Este* e outros também pensam da mesma forma, mas la está cada um que faça como entender.
    https://youtu.be/BhQi_QaRR0s

A forma como encaram as casas passivas na França é como eu acho que as torna interessantes.

ja para arrefecimento fico sempre com as minhas duvidas...
  15. se souberem ler nas estrelinhas podem constatar que admite-se um sobreaquecimento em 5% dos dias e um subaquecimento noutros tantos dias ou seja admite-se que nalguns dias rapa-se frio e calor,

se acham isto conforto por mim tudo bem.
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergioems
  16. Colocado por: jorgealvesadmite-se um sobreaquecimento em 5%
    pode ir ate 10%
  17. Colocado por: jorgealvespode ir ate 10%

Dependende da pessoa.
    Mas a VMC também é capaz de baixar ou aumentar a temperatura.
  18. Colocado por: flopes109Dependende da pessoa.

10% do total do ano fora do conforto térmico da norma. Fora dos padrões 20° inverno ou acima dos 25° no verão.
    Fica a referência…

A VMC baixa sempre a temperatura. Não “aumenta” per see. Não é um aquecedor.
    Num cenário que a casa esteja fresca e esteja mais quente lá fora poderá acontecer que introduza ar mais quente mas o Jorge explicará melhor esses cenários.

Cada caso é um caso.
    Pode de facto uma passive house não requerer climatização activa, poderá… mas cumprindo umas necessidades energéticas extremamente baixas e baterias térmicas/inércia para tal conjugadas com orientação, exposição e sombreamento extremamente bem controlados.
    Concordam com este comentário: RUIOLI
  19. Colocado por: jorgealvesse souberem ler nas estrelinhas podem constatar que admite-se um sobreaquecimento em 5% dos dias e um subaquecimento noutros tantos dias ou seja admite-se que nalguns dias rapa-se frio e calor,

se acham isto conforto por mim tudo bem.
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergioems
    para isso é que ha os tais aquecimentos de emergência.

0.6313 seg. NEW