Iniciar sessão ou registar-se
  1. Provavelmente seria mais isso. Mas pagar mais, mais uma vez não seria sinônimo de ficar bem servido, pode ajudar, mas já ti tantos casos aqui e fora daqui.

Não sei sao feitas as verificações globais para a certificação de uma PH.

A certificação exige algum tipo de acompanhamento em todas as fases de obra e/ou comprovativo fotográfico de todos os pormenores construtivos? Ou mais uma vez vão no final da obra concluída e confiam na palavra do empreiteiro, que cumpriu tudo como está no projecto e fazem o teste de pressão.

Mas voltando a questão inicial, pelo que entendi, quem tem possibilidades económicas pode contratar os melhor profissionais para não se ter de preocupar se é bem servido. Se no final ficar mal servido na mesma, o problema foi dele porque não fez o estudo antecipado das principais patologias de uma construção e que os projetistas deveriam ter considerado resolução.

Colocado por: gil.alves
    Isso fui uma fuga para a frente Big…
    Mas ok. Eu jogo.
    Como tinhas tanto dinheiro não te preocupavas com soluções nem com custo. A tua posição seria, “quero este projecto PH”. Para isso teria que haver certificação. Para isso os projectistas iam pedir-te bem mais do que pediram pq iam ter de acompanhar tudo direitinho, arranjar soluções técnicas e materiais, porque no fim tinham de te provar que era PH (placa) se não, como tinhas muito dinheiro provavelmente iam ter chatices grossas…
    ;)
    Abr. :)
  2. Colocado por: DR1982eu da minha parte tenho uase a certeza que nao vai dar em nada.
    Se nao tivesse ja pago ja tinha desistido dessa história, assim valou ver no que dá…
    Mas sem qualquer tipo de esperança

Nao leve a mal DR, mas acho que o seu problema é ter algum medo. Vocé que trabalha embfrança e suiça, bastava dizer ao seu tecnico para projetar da maneira que vocé trabalha nesses paises, para ter logo uma casa eficiente.
    A norma por exemplo em frança em moradias é aligeiradas com abobadilhas eps Com aba de 10cm no chao, se for etics, é 14cm para um R de mais ou menos 4 para todos os isolantes, telhado com R de 7.. etc..
    So isto e fazendo uma boa estanquidade ao ar, que no seu caso em betao é muito facil, e tem ai uma casa para ser passiva..
  3. Colocado por: BigmouseSe no final ficar mal servido na mesma, o problema foi dele porque não fez o estudo antecipado das principais patologias de uma construção e que os projetistas deveriam ter considerado resolução.
    basicamente no final a culpa é do DO e pronto.
    As pessoas até contratam profissionais recomendados pela associação, que supostamente dominam o assunto, mas mesmo assim o DO tinha de se informar melhor, basicamente o DO tem de primeiro dominar o assunto para conseguir perceber se esta a contratar a pessoa certa ou não.
  4. Colocado por: BigmouseA certificação exige algum tipo de acompanhamento em todas as fases de obra e/ou comprovativo fotográfico de todos os pormenores construtivos? Ou mais uma vez vão no final da obra concluída e confiam na palavra do empreiteiro, que cumpriu tudo como está no projecto e fazem o teste de pressão.

A questão é mais esta Big.
    A certificação é feita na Alemanha, onde além do blowerdoor e phpp detalhado (final), durante a construção tem de haver essa documentação fotográfica de como foram feitas as coisas desde fundações, isolamento de tubagens, instalação de vãos etc...
    E quando algo falta eles pedem.
    Daí o "tipo PH" é muito conveniente... porque à boa maneira Portuguesa poucos são os que assumem o pescoço a esse escrutínio.
    O resultado é muito mais que "uma placa".

E no exemplo que te dei, se fosse caso de ter muito dinheiro, aquela "placa" seria a garantia. De que o projectista pôs o pescoço no cepo pelo projecto que fez e foi pago para fazer e fez! Provado e atestado.
    Mas na construção em Portugal existe demasiada des-responsabilidade de todos os intervenientes por isso corre mts vezes mal.
    Logo... há poucos a quererem certificar... porque lá está. quem tem c* tem medo ou não são verdadeiramente pagos o suficiente para pôr lá a cabeça.

Se não tens muito dinheiro e mesmo assim queres esta prova, há que aprender por ti para pôr as pessoas a trabalhar para o mesmo lado. Fazer tudo o que puderes para levar a bom porto. Claro que pode correr mal, mas tens de te lembrar que não se calhar não pagaste a ninguém para pôr o pescoço na pedra...

Abr.
  5. Colocado por: BigmouseMas voltando a questão inicial, pelo que entendi, quem tem possibilidades económicas pode contratar os melhor profissionais para não se ter de preocupar se é bem servido. Se no final ficar mal servido na mesma, o problema foi dele porque não fez o estudo antecipado das principais patologias de uma construção e que os projetistas deveriam ter considerado resolução.

Se for sintético só por aqui, podias contratar um profissional e assinar em contracto de que são pagos 50% do valor que ele projectar. Os outros 50% só são pagos quando ele apresentar "a placa".
    A ver se ele não andaria muito mais em obra e a fazer as coisas direitinhas...
    Concordam com este comentário: flopes109
  6. Colocado por: marcocar

Nao leve a mal DR, mas acho que o seu problema é ter algum medo. Vocé que trabalha embfrança e suiça, bastava dizer ao seu tecnico para projetar da maneira que vocé trabalha nesses paises, para ter logo uma casa eficiente.
    A norma por exemplo em frança em moradias é aligeiradas com abobadilhas eps Com aba de 10cm no chao, se for etics, é 14cm para um R de mais ou menos 4 para todos os isolantes, telhado com R de 7.. etc..
    So isto e fazendo uma boa estanquidade ao ar, que no seu caso em betao é muito facil, e tem ai uma casa para ser passiva..
    eu não levo a mal, e nao tenho medo :)
    Eu acho é que voce esta a confundir o que é uma casa passiva 3 foi precisamente por isso que eu contratei um PHD.
    Uma casa passiva é bem mais do que meter as espessuras de isolamento X ou Y, nao ha uma receita universal de uma casa passiva tal como dão a entender na França, nas casas passivas de boca
  7. Colocado por: gil.alvesSe

Colocado por: gil.alves
    Se for sintético só por aqui, podias contratar um profissional e assinar em contracto de que são pagos 50% do valor que ele projectar. Os outros 50% só são pagos quando ele apresentar "a placa".
    A ver se ele não andaria muito mais em obra e a fazer as coisas direitinhas...
    e pagas 50%, ele não te apresenta praticamente nada e pronto, ta tudo fixe!
    Esses 50% por nada é por culpa tua :)
  8. Claro que nao ha receita, pode fazer da maneira que quiser, paredes de madeira, ite, iti, monomoparede, até em palha!
    A exposiçao por norma em portugal ja o faziam antes desta moda.
    Caixilharia la esta tem que ser boa no seu caso com tanto envidraçado.
    O que nao gosto nas passivas é o facto de ter de usar certos equipamentos caros para ser considerado, isso ja é marketing,
    Mas agora o isolamento e a estanquidade e a vmc acho que sim. Eu no meu caso quero aplicar tudo que acho logico e de bom senso, nao ha nada a perder nisso.
  9. Colocado por: marcocarClaro que nao ha receita, pode fazer da maneira que quiser, paredes de madeira, ite, iti, monomoparede, até em palha!
    Caixilharia la esta tem que ser boa no seu caso com tanto envidraçado.
    O que nao gosto nas passivas é o facto de ter de usar certos equipamentos caros para ser considerado, isso ja é marketing,
    Mas agora o isolamento e a estanquidade e a vmc acho que sim. Eu no meu caso quero aplicar tudo que acho logico e de bom senso, nao ha nada a perder nisso.
    esta enganado.
    Naonprecisa de usar nada certificado, dá é mais trabalho ao PHD.

Quando disse que nao ha receita é em relação aos valores U ou R se preferir das paredes e cobertura e chão.
    A sua casa pode ser passiva com 10cms nas paredes e a minha precisar de 20cms, independente do sistema construtivo.
    O que voce acha é o que é vendido nas publicidades, ainda ha uns dias uma empresa de blocos ICF dava a entender que com determinados blocos e lajes tinha uma casa passiva…
    Em França tambem ha essa ideia, que cumprindo certos valores de R nas paredes, cobertura e por ai fora tem uma casa passiva… mas isso nao é assim.
    A ideia que voce tem é essa, eu reparei logo nisso quando ha uns posts atras perguntou quais os valores necessarios para PH em Portugal ou algo do género.
    Mas nao é assim, cada caso é um caso, exposição solar, envidraçados, localização, etc etc tudo entra para os cálculos do PHPP.
    Foi por esse cálculo completo que me interessei pelas PH
  10. Colocado por: DR1982

e pagas 50%, ele não te apresenta praticamente nada e pronto, ta tudo fixe!
    Esses 50% por nada é por culpa tua :)

DR. Tb há que confiar ou desconfiar e andar da perna.
    Se esses 50% forem 1% do estimado da obra dir-te-ei logo que comeste o que te puseram no prato…
    Se os 50% forem justificados ou por dinamismo ou por experiência se calhar serão os correctos que permitam alguém ter o tempo para fazer as coisas chegar a bom porto.

Eu neguei um orçamento de licenciamento de 4000€(+iva) porque depois de ter explicado tudo fiz contas e era impossível alguém por aquele valor fazer o que era proposto. Portanto nem que ele me dissesse 50% mais 50% eu aceitaria.

Aceitei a minha equipa (que não foi a proposta mais cara) porque me disseram, não. Para ser PH temos de ter uma reunião primeiro com o engenheiro das especialidades também e tem de haver seguimento nosso da obra.
  11. Nao ha receita nao, mas que acho que o seu phd calcula? Calcula exatamente o R, o U, e vé os lambdas dos materiais usados, tipo de parede, tipo de tudo. Ele precisa de isso tudo, assim como dos ganhos solares, das temperaturas de referencia, etc etc
    Para lhe dar o que deve usar e o que vai ou nao consumir. A isto junto o teste da porta para ver as perdas e tudo mais, as energias primarias, etcetcetc.. isto para quem quer mesmo a plaquinha.
  12. Colocado por: gil.alvesporque me disseram, não. Para ser PH temos de ter uma reunião primeiro com o engenheiro das especialidades também e tem de haver seguimento nosso da obra.
    precisamente o que me foi perguntado na primeira reunião que tive.
    Se as especialidades ja estavam feitas, quando disse que não o phd disse me “ótimo” porque ha certas coisas que têm de ser feitas de outra forma, etc etc.
    Quanto ao seguimento da obra, idem, ficou mais ou menos acordado que o PHD faria também fiscalização porque segundo ele projetar era facil, o pior era colocar em prática…
    Como vês o discurso dele nao foi descabido
  13. Colocado por: marcocarNao ha receita nao, mas que acho que o seu phd calcula? Calcula exatamente o R, o U, e vé os lambdas dos materiais usados, tipo de parede, tipo de tudo. Ele precisa de isso tudo, assim como dos ganhos solares, das temperaturas de referencia, etc etc
    Para lhe dar o que deve usar e o que vai ou nao consumir. A isto junto o teste da porta para ver as perdas e tudo mais, as energias primarias, etcetcetc.. isto para quem quer mesmo a plaquinha.
    o que eu queria era precisamente que o phd calcula-se o que era necessário para nao aplicar em obra nem mais nem menos.
    Ele que calcule o R necessário para cada uma das paredes ou cobertura do meu projeto em particular.
    Não é como o pessoal acha wue com determinada espessura tem uma casa passiva automaticamente
    Concordam com este comentário: flopes109
  14. Colocado por: DR1982precisamente o que me foi perguntado na primeira reunião que tive.
    Se as especialidades ja estavam feitas, quando disse que não o phd disse me “ótimo” porque ha certas coisas que têm de ser feitas de outra forma, etc etc.
    Quanto ao seguimento da obra, idem, ficou mais ou menos acordado que o PHD faria também fiscalização porque segundo ele projetar era facil, o pior era colocar em prática…
    Como vês o discurso dele nao foi descabido

Parece-me cabal. Terás de confiar.
    Só resta saber se de facto deu valor suficiente para fazer chegar isso a bom porto confortável. Mas aí tu saberás. É confiar…
  15. Colocado por: gil.alves
    Parece-me cabal. Terás de confiar.
    Só resta saber se de facto deu valor suficiente para fazer chegar isso a bom porto confortável. Mas aí tu saberás. É confiar…
    1500 + iva para a parte de calculo da coisa, tudo o que é acompanhamento/ fiscalização é à parte.
  16. As espessuras minimas nao existem, dependem sempre do lambda do material.
    Por exemplo uma la de rocha de 120kg, tem lambda de 0,039,se for para parede dupla em 70kg tem 0,033.. com menos espessura obtem um melhor R e melhor U da parede.
    Depois ha tambem a capacidade armazenar energia, por exemplo um eps grafitado, apesar de ser um otimo isolante, nao presta para o verao porque a capacidade de armazenar 'calor' é quase nula.
    Num clima como o nosso, com os veroes que temos, deveriamos tender a ir para soluçoes mais densas o ideal sendo para conforto de verao os isolamentos naturais.
    Cortiça, fibra de madeira, canhamo, ouate de cellulose, palha,
  17. Infelizmente em portugal consegue-se ter uma plaquina dessas sem passar por esses procedimentos todos e mesmo o teste da porta é feito em todas as frações, constituístes do edifício.

Colocado por: marcocarPara lhe dar o que deve usar e o que vai ou nao consumir. A isto junto o teste da porta para ver as perdas e tudo mais, as energias primarias, etcetcetc.. isto para quem quer mesmo a plaquinha.
  18. Colocado por: DR19821500 + iva para a parte de calculo da coisa, tudo o que é acompanhamento/ fiscalização é à parte.

Não diria desajustado.
    Não pelos cálculos que te deu até agora mas por todos os que ainda tem de fazer com as especialidades, phpp, etc…
    Depois avalias se está ou não a fazer uma fiscalização adequada e pagas ao mês…
  19. Colocado por: BigmouseInfelizmente em portugal consegue-se ter uma plaquina dessas sem passar por esses procedimentos todos e mesmo o teste da porta é feito em todas as frações, constituístes do edifício.

Se me provares isso eu dou a mão à palmatória…
    Mas olha que em base de dados não há mts “plaquinhas” que sustentem esse argumento!…
  20. Colocado por: gil.alves
    Não diria desajustado.
    Não pelos cálculos que te deu até agora mas por todos os que ainda tem de fazer com as especialidades, phpp, etc…
    Depois avalias se está ou não a fazer uma fiscalização adequada e pagas ao mês…
    Então se calhar correu mal mas a culpa até não foi do DO que nao quis pagar Gil:)
    Eu também achei o valor justo, mas parece que de pouco serviu…
    Ate à data recebi duas linhas a dizer umas espessuras de isolamento, não vai ser agora que o milagre acontece :)

0.5138 seg. NEW