Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: DR1982Então se calhar correu mal mas a culpa até não foi do DO que nao quis pagar Gil:)
    não direi que sim.
    Mas tens de esperar para ver…
    No projecto de arq. a térmica foi resolvida certo?
    Agora ele tem de começar a trabalhar mais.
    Definir barreirar e membranas passagem de cabos e isolamentos, phpp e pronto. O resto é verdadeiramente acompanhamento e documentação.
  2. Colocado por: DR1982Supostamente sendo PHD esta habilitado a projetar uma PH, se na prática nao é assim a falha é de quem atribui o diploma, simples

Qualquer profissional quando acaba de ter formação na sua respectiva área está habilitado a desempenhar a função, não quer dizer que o faço da maneira mais eficiente, ponderada, económica, etc. Acho que é fácil de entender, daí ser mais caro contratar alguém com experiência do que sem experiência (em qualquer área, até na do DR).
  3. Gil, só a titulo de curiosidade, um edifício multifamiliar para ser certificado e PH, que testes necessita de realizar/apresentar? O ensaio da porta é feito a todas as frações e serviços comuns ou é por feito por amostragem?
  4. Colocado por: BigmouseGil, só a titulo de curiosidade, um edifício multifamiliar para ser certificado e PH, que testes necessita de realizar/apresentar? O ensaio da porta é feito a todas as frações e serviços comuns ou é por feito por amostragem?

Idealmente porta, a porta. Pode variar consoante o tipo de habitação multifamiliar.
  5. Colocado por: gil.alvesnão direi que sim.
    Mas tens de esperar para ver…
    No projecto de arq. a térmica foi resolvida certo?
    Agora ele tem de começar a trabalhar mais.
    Definir barreirar e membranas passagem de cabos e isolamentos, phpp e pronto. O resto é verdadeiramente acompanhamento e documentação.
    tu conheces o meu projeto bem, achas mesmo que algum dia cumpre sem reduzir vãos? Só um milagre:)
    Mas como disse, agora vamos esperar para ver
  6. Colocado por: Sasapo

Qualquer profissional quando acaba de ter formação na sua respectiva área está habilitado a desempenhar a função, não quer dizer que o faço da maneira mais eficiente, ponderada, económica, etc. Acho que é fácil de entender, daí ser mais caro contratar alguém com experiência do que sem experiência (em qualquer área, até na do DR).

Claramente, por isso é que confiei em alguém habilitado para o caso, inclusive com formação em assuntos semelhantes digamos assim.
    Por isso é que não consigo concordar que se culpe um DO numa situação destas.
    O DO aceita o que lhe propoe a nivel de honorários, coloca toda a equipa envolvida em contacto, deixa bem claro os seus interesses e no fim a culpa ainda é dele? Nao consigo entender.
  7. Colocado por: DR1982tu conheces o meu projeto bem, achas mesmo que algum dia cumpre sem reduzir vãos?
    Depende dos vidros que lá puseres... ;)
    Sei no que confiava mas não gostas do preço... :P
  8. Colocado por: DR1982
    Claramente, por isso é que confiei em alguém habilitado para o caso, inclusive com formação em assuntos semelhantes digamos assim.
    Por isso é que não consigo concordar que se culpe um DO numa situação destas.
    O DO aceita o que lhe propoe a nivel de honorários, coloca toda a equipa envolvida em contacto, deixa bem claro os seus interesses e no fim a culpa ainda é dele? Nao consigo entender.

A culpa do DO pode residir em como escolheu determinado técnico, por exemplo, eu se quiser um muro de betão à vista, antes de contratar a empresa vou obrigatoriamente pedir obra feitas por eles para eu ir ver a qualidade com que trabalham, acho que é aqui que muitos DO facilitam, não se dão a esse trabalho no resto das empreitadas (projectos incluído).
  9. Colocado por: gil.alvesDepende dos vidros que lá puseres... ;)

Eu acho que o PH designer do DR está na mesma onda, o DR só teve como requisito a casa passar o standard com a arquitetura actual, não lhe disse que tinha de ser com janelas tipo x, y ou z
  10. Colocado por: gil.alvesDepende dos vidros que lá puseres... ;)
    fosse essa a solução (mas dúvido que seja) e provavelmente ate chegariamos a um entendimento.
    Nao penses que está riscado da equação
  11. Colocado por: Sasapo

A culpa do DO pode residir em como escolheu determinado técnico, por exemplo, eu se quiser um muro de betão à vista, antes de contratar a empresa vou obrigatoriamente pedir obra feitas por eles para eu ir ver a qualidade com que trabalham, acho que é aqui que muitos DO facilitam, não se dão a esse trabalho no resto das empreitadas (projectos incluído).
    então mas para ter o que mostrar é preciso alguém confiar e deixar trabalhar, ou não?
    Em Portugal temos ou tinhamos 2 ou 3 casas certificadas, então só esses estão habilitados a projetar PH?
    Mas alguém confiou neles sem mostrar obra, senão como a tinham?
  12. Colocado por: Sasapo
    Eu acho que o PH designer do DR está na mesma onda, o DR só teve como requisito a casa passar o standard com a arquitetura actual, não lhe disse que tinha de ser com janelas tipo x, y ou z
    disse sim, disse que nao podiam ser soluções XPTO fora de orçamento.
    No caso a caixilharia tida como base foi a kubus com valor de 0.88.
  13. Colocado por: DR1982No caso a caixilharia tida como base foi a kubus com valor de 0.88.
    não podes descurar a instalação.
    E pelo que vou percebendo e do teu projecto parece-me que vais ter de controlar o sombreamento mt bem…
    Mas lá está o phd é que vai ter de calcular. O minha opinião não passa disso.
  14. Colocado por: DR1982então mas para ter o que mostrar é preciso alguém confiar e deixar trabalhar, ou não?
    Em Portugal temos ou tinhamos 2 ou 3 casas certificadas, então só esses estão habilitados a projetar PH?
    Mas alguém confiou neles sem mostrar obra, senão como a tinham?

Esse problema a mim diz-me 0, o que me interessa é contratar um serviço que me de garantias, o resto é conversa.
  15. Colocado por: gil.alvesnão podes descurar a instalação.
    E pelo que vou percebendo e do teu projecto parece-me que vais ter de controlar o sombreamento mt bem…
    Mas lá está o phd é que vai ter de calcular. O minha opinião não passa disso.

Como te disse antes, eu sei que durante a fase de execução pode correr muita coisa mal, é preciso ter muitas fitinhas, e muita atenção a certos pormenores…
    Por saber que esses pormenores têm de ser pensados é que contratei alguém, senão estava quieto:)
    Se eu nao sei como se faz, contratei alguem para me dizer que tipo de aparelhagem eletrica tem de levar, ou cuidados a ter nos tubos, ou como resolver o exaustor, ou as fitas da caixilharia…
    Pesquisei bastante sobre o assunto, fiquei confuso, percebi que nao dava conta do recado e contratei alguém qualificado para o fazer.
    Nao é assim que se deve fazer?
    Disse-lhe inclusive na primeira reunião que o objetivo era a casa dispensar um sistema de climatizaçao central.

Mas como digo, já nem falo na parte da execução, fico me por achar que a casa nem sequer consegue cumprir o PHPP, no papel
  16. Colocado por: DR1982Como te disse antes, eu sei que durante a fase de execução pode correr muita coisa mal
    Mais do que tudo ele vai ter de fazer valer o que lhe pagaste aqui.

E...
    não te deixar divagar em soluções ou "alternativas" que possam deitar por terra o que ele projectar/pensar.

Colocado por: DR1982Pesquisei bastante sobre o assunto, fiquei confuso, percebi que nao dava conta do recado e contratei alguém qualificado para o fazer.
    Nao é assim que se deve fazer?
    é e acho que o fizeste bem! Agora tens é de ir confiando. Perguntando, debatendo soluções... e alinhando.

Colocado por: DR1982fico me por achar que a casa nem sequer consegue cumprir o PHPP, no papel

Só ele te poderá dizer de facto...
  17. Colocado por: gil.alvesMais do que tudo ele vai ter de fazer valer o que lhe pagaste aqui.

Precisamente, até aqui deixei ele conduzir a coisa para não me culpar por nada.
    Agora é hora de apresentar resultados.

Colocado por: gil.alvesSó ele te poderá dizer de facto...
    pois, é isso que vai ditar o rumo da coisa, mas como é óbvio nao vou pagar mais nada até ter um resumo do PHPP a dizer que a casa passa.
    Neste momento para mim isso é decisivo, não enterro mais dinheiro sem isso.
    Nao vou pagar mais por um punhado de nada
  18. Colocado por: DR1982
    Precisamente, até aqui deixei ele conduzir a coisa para não me culpar por nada.
    Agora é hora de apresentar resultados.

pois, é isso que vai ditar o rumo da coisa, mas como é óbvio nao vou pagar mais nada até ter um resumo do PHPP a dizer que a casa passa.
    Neste momento para mim isso é decisivo, não enterro mais dinheiro sem isso.
    Nao vou pagar mais por um punhado de nada

Dr, o contrato que fez com ele englobava o que mais precisamente? Apenas o cálculo do phpp ou acompanhamento em obra, detalhes construtivos, exemplificação de como fazer estanquidade, assessoria de soluções?
  19. Colocado por: Sasapo

Dr, o contrato que fez com ele englobava o que mais precisamente? Apenas o cálculo do phpp ou acompanhamento em obra, detalhes construtivos, exemplificação de como fazer estanquidade, assessoria de soluções?

Calculo PHPP e desenvolvimento de soluções/ pormenores necessários para cumprir os requisitos PH.
    Acompanhamento de obra e fiscalização previsto mas paho à parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sasapo
  20. Nem de propósito, apareceu isso no insta... https://www.instagram.com/reel/CltbDlKj6Ih/?igshid=YmMyMTA2M2Y=
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zé Meirinho

0.2527 seg. NEW