Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: gil.alves

Isto!
    Preferencialmente se puderem optar por recirculação facilita em muito.
    Se não há que ter em atenção uma manutenção, idealmente, trimestral de gorduras na saída de fumos juntos aos vedantes.
    A saída de fumos não ser no telhado ajuda neste processo caso contrário é uma carga de trabalhos(!)
    Concordam com este comentário:tiagodiaf

Gil, e numa moradia não passiva, sem qualquer tipo de VMCs, esses extratores de recirculação valem a pena?
    Coloquei caixilharia nova e anti-retornos em todos os extratores das casas de banho, e neste inverno notei que a zona do extrator da cozinha é o novo "ponto fraco" da casa, com uma corrente de ar frio que se nota bem...
    Estamos a falar por alto de que valor€s?
  2. Colocado por: lmcaetextrator da cozinha

Devia ter registo (anti-retorno).
  3. Colocado por: jorgealvescoloca um registo motorizado encravado com o exautor
    Estas pessoas agradeceram este comentário:flopes109

E não acontece o que o user Tiagodiaf disse ganhar gordura e ao longo do tempo perder a estanqueidade?
  4. Colocado por: DR1982com ou sem isolamento?

Penso que com.
    Ainda não cheguei a essa parte 😁
  5. Colocado por: lmcaetColoquei caixilharia nova e anti-retornos em todos os extratores das casas de banho, e neste inverno notei que a zona do extrator da cozinha é o novo "ponto fraco" da casa, com uma corrente de ar frio que se nota bem...
    Expectável... solução seria mesmo o que o Ricardo disse. Implementar uma Válvula anti-retorno na exaustão da cozinha também. Assumindo que a perda está exclusivamente na saída (!).
    Sim irá ganhar gorduras. Mas não estamos a falar de cozinhas industriais. Uma manutenção mínima de 6 em 6 meses mantém as coisas salutares. Deverá haver quem viva bem na porcaria mas cada uma saberá de si... :)

trocar por recirculação numa casa sem VMC... exagerando um bocadinho...
    Ou cozinha de janela aberta a fazer circulação com outra.
    Ou...
    Os vapores que ficam (e ficam, se não forem expulsos) vão começar, exagerando, mas com o tempo a encontrar as pontes térmicas para fazer bolinhas de bolor...
  6. Colocado por: flopes109
    Penso que com.
    Ainda não cheguei a essa parte 😁
    pois, la se vai a inércia térmica da coisa.
    Essa parte ja devia tar decidida, o meu PHD tambem deixou andar, resolvemos praticamente todas as pontes térmicas isolando pelo interior.
    Agora depois de tudo feito lembrou-se que afinal era melhor isolamento por cima da cobertura, sendo que essa alteração mexe com tudo.
    Decida as coisas o quanto antes
  7. Colocado por: DR1982pois, la se vai a inércia térmica da coisa.
    Essa parte ja devia tar decidida, o meu PHD tambem deixou andar, resolvemos praticamente todas as pontes térmicas isolando pelo interior.
    Agora depois de tudo feito lembrou-se que afinal era melhor isolamento por cima da cobertura, sendo que essa alteração mexe com tudo.

vai levar la de rocha ja confirmei no projeto.

Colocado por: gil.alvesExpectável... solução seria mesmo o que o Ricardo disse. Implementar uma Válvula anti-retorno na exaustão da cozinha também. Assumindo que a perda está exclusivamente na saída (!).
    Sim irá ganhar gorduras. Mas não estamos a falar de cozinhas industriais. Uma manutenção mínima de 6 em 6 meses mantém as coisas salutares. Deverá haver quem viva bem na porcaria mas cada uma saberá de si... :)

trocar por recirculação numa casa sem VMC... exagerando um bocadinho...
    Ou cozinha de janela aberta a fazer circulação com outra.
    Ou...
    Os vapores que ficam (e ficam, se não forem expulsos) vão começar, exagerando, mas com o tempo a encontrar as pontes térmicas para fazer bolinhas de bolor...

assumindo o de recirculação, com a vmc a bombar tambem pode ganhar os bolores?
  8. Colocado por: flopes109
    vai levar la de rocha ja confirmei no projeto.
    la se vai a inércia termica como eu tinha dito acima, vai isolar por dentro e por fora neste caso
  9. Colocado por: DR1982la se vai a inércia termica como eu tinha dito acima, vai isolar por dentro e por fora neste caso

Sim vou
  10. Colocado por: flopes109
    E não acontece o que o user Tiagodiaf disse ganhar gordura e ao longo do tempo perder a estanqueidade?
    sim, ao fim de 15 a 20 anos sem qualquer limpeza e se fritar muito será inevitável mas nada que uma limpeza não resolva

Evidentemente que não estou a falar de registos de borboleta
    Concordam com este comentário: gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flopes109
  11. Colocado por: flopes109
    Sim vou
    e essa sandwiche de isolamento nao pode causar problemas?
    Bem a maioria é assim que faz, também é verdade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: flopes109
  12. Colocado por: DR1982e essa sandwiche de isolamento nao pode causar problemas?
    Bem a maioria é assim que faz, também é verdade

como assim sandwiche?
  13. Colocado por: jorgealvessim, ao fim de 15 a 20 anos sem qualquer limpeza e se fritar muito será inevitável mas nada que uma limpeza não resolva

Evidentemente que não estou a falar de registos de borboleta
    Concordam com este comentário:gil.alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário:flopes109

é tipo um válvula EGR? :D
  14. Colocado por: flopes109
    como assim sandwiche?
    isolamento por cima e por baixo da laje
  15. Colocado por: DR1982isolamento por cima e por baixo da laje

se for a ver a ideia é fazer em ICF, o isolamento é sempre feito por dentro e por fora ;) mas sim vou debater isso com o ARQ, nao quero condensações.
  16. Colocado por: flopes109
    se for a ver a ideia é fazer em ICF, o isolamento é sempre feito por dentro e por fora ;) mas sim vou debater isso com o ARQ, nao quero condensações.
    Ah pois é, ja nao me lembrava que era ICF
  17. Colocado por: DR1982pois, la se vai a inércia térmica da coisa.

Como é que resolveu ?
  18. Colocado por: Troino

Como é que resolveu ?

Ainda não resolvi, mas provavelmente vou isolar por fora em parede dupla.
    • DR1982
    • 30 março 2023 editado
    Em relação a janelas tem aparecido outras soluções no mercado?
    Gealan é bom mas ao que parece é demasiado caro.
    Aqui na zona os fabricantes na maioria trabalham os sistemas Cortizo, alguém faz ideia dos sistemas tipo COR 80 por exemplo?
    Ou schuco aws75
  19. DR, você paga esses serviços, ou foi tudo incluído no “pacote” inicial?

Pergunto isto porque, o arquiteto trabalha pra si praticamente 24 horas por dia.

Depois tem os serviços do PHD.

Imagino que os engenheiros das especialidades, também estejam em articulação permanente consigo e com o seu arquiteto.

Eu não me queixo de todo da disponibilidade do meu arquiteto, fiscal, engenheiros, etc.. mas não tenho (na verdade também não quero), esse tipo de resposta.

Colocado por: DR1982pois, la se vai a inércia térmica da coisa.

Sou eu que estou errado, ou você paga por isso?

0.6816 seg. NEW