Iniciar sessão ou registar-se
  1. Dois pontos de vista aparentemente opostos!…
    Dessa afirmação ou foi gralha ou o Camacho percebe pouco do que fala tratando-se de casas passivas… enfim…
  2. Colocado por: gil.alvesDois pontos de vista aparentemente opostos!…
    Dessa afirmação ou foi gralha ou o Camacho percebe pouco do que fala tratando-se de casas passivas… enfim…
    se bem que ventilação natural seria a meu ver o que melhor combinava com a filosofia da coisa :)
  3. Colocado por: DR1982se bem que ventilação natural seria a meu ver o que melhor combinava com a filosofia da coisa :)

Não consegues controlar ventilação de forma eficiente manualmente…
    Se me disseres que idealmente não haveria necessidade de aquecimento/arrefecimento activos… mas mesmo isso é a roçar um pouco o utópico ou melhor. Teria que haver algumas cedências/compromissos em termos de conforto.
  4. Colocado por: gil.alvesSe me disseres que idealmente não haveria necessidade de aquecimento/arrefecimento activos
    também, idealmente não deveria existir necessidade de aquecimento/arrefecimento activo ou pelo menos de sistemas caros quer em instalação como manutenção.
    Alias é isso que vejo a ser defendido em França por exemplo
  5. Colocado por: DR1982também, idealmente não deveria existir necessidade de aquecimento/arrefecimento activo ou pelo menos de sistemas caros quer em instalação como manutenção.
    Alias é isso que vejo a ser defendido em França por exemplo

É o que te digo.
    Acho muito difícil só com VMC conseguires conforto “ideal” sem compromissos.
    Talvez com sistemas de pre-aquecimento ou/e com sistemas passivos de arrefecimento, por água ou outras “invenções”!…
  6. Colocado por: gil.alves
    É o que te digo.
    Acho muito difícil só com VMC conseguires conforto “ideal” sem compromissos.
    Talvez com sistemas de pre-aquecimento ou/e com sistemas passivos de arrefecimento, por água ou outras “invenções”!…
    ha por ai uns testemunhos de DO com apenas VMC e aquecedores eletricos normalissimos ou coisa assim a dar conta do recado…
    Se conseguem em climas mais exigentes que o nosso em Portugal seria também possível, assim interessa-se
  7. Colocado por: DR1982apenas VMC e aquecedores eletricos normalissimos ou coisa assim a dar conta do recado…
    não discordo mas existe necessidade efectiva.
    Depende também das vivências DR.
    Terá de haver cedências ou compromissos.
    Acima de tudo projecto optimizado para tal. Em Portugal muita atenção com o sobreaquecimento até porque aquecer com aquecedores eléctricos até diria possível mas só com muito controlo e disciplina dos moradores.
  8. Colocado por: gil.alvesnão discordo mas existe necessidade efectiva.
    Depende também das vivências DR.
    Terá de haver cedências ou compromissos.
    Acima de tudo projecto optimizado para tal. Em Portugal muita atenção com o sobreaquecimento até porque aquecer com aquecedores eléctricos até diria possível mas só com muito controlo e disciplina dos moradores.
    claro que tem de ser otimizado para tal… mas acho que seria sem duvida interessante, simplificar…
    A ideia que tenho do que se faz atual é que é mais substituir custos uns pelos outros, e preocupações umas pelas outras.
  9. Colocado por: gil.alvesEm Portugal muita atenção com o sobreaquecimento até porque aquecer com aquecedores eléctricos
    o sobre aquecimento é real e constante basta pensar que o isolamento térmico impede e limita fortemente as trocas de calor com o exterior e a usabilidade do imóvel gera sempre calor pelo é muito frequente a climatização fazer mais serviço em arrefecimento do que em aquecimento, tenho dezenas de casos destes
    Concordam com este comentário: gil.alves
  10. Colocado por: jorgealveslimita fortemente as trocas de calor com o exterior
    daí a ter menos ou buracos “descontrolados” para arrefece ad-hoc não me parece grande política… :)
  11. Elas começam a aparecer, boa…
  12. Boas notícias para quem gosta de portas de correr…
      B2486369-9250-468D-A05B-96E3CFC6696A.jpeg
  13. Colocado por: DR1982Boas notícias para quem gosta de portas de correr…
      B2486369-9250-468D-A05B-96E3CFC6696A.jpeg

Posso dizer por experiência própria que a janela tem muito bom aspecto. E corre muito bem, sente-se que é pesada mas corre bem. O vão não "salta fora" como nas osciloparalelas. É um pouco mais cara que as osciloparalelas.
  14. Colocado por: paulovalente

Posso dizer por experiência própria que a janela tem muito bom aspecto. E corre muito bem, sente-se que é pesada mas corre bem. O vão não "salta fora" como nas osciloparalelas. É um pouco mais cara que as osciloparalelas.
    O problema de tudo normalmente é o preço:)
    • RUIOLI
    • 3 novembro 2023 editado
    Colocado por: paulovalenteÉ um pouco mais cara que as osciloparalelas.

Mais cara? Pensava que as OP já tinham um preço abusado...
  15. Colocado por: RUIOLIMais cara? Pensava que as OP já tinham um preço abusado...

Por outras palavras:
    Smoovio 2,80mx2,06 - 1 folha fixa e 1 folha correr (metade metade) - vidro guardiansun 6mm temperado C + 18 Float 6mm - ferragens roto.
    Aprox. 2600 + IVA.
    Assim já dá para ter uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliveira99, RUIOLI, Wilga, jopelima
  16. Boa tarde!

Alguém tem recomendações de Passive House Designers a trabalhar na zona da Grande Lisboa e que estejam abertos a fazer consultoria para projectos já em curso?

Obrigado desde já!
  17. Colocado por: jopelimaPassive House Designers a trabalhar na zona da Grande Lisboa

Tânia MArtins Homestories
    https://homestories.pt/contactos/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jopelima

0.7886 seg. NEW