Colocado por: Wilgahttps://www.jornaldenegocios.pt/sustentabilidade/ambiental/detalhe/20230816-0838-casas-passivas-a-caminho-do-consumo-zeroventilação Natural ?
Colocado por: gil.alvesDois pontos de vista aparentemente opostos!…se bem que ventilação natural seria a meu ver o que melhor combinava com a filosofia da coisa :)
Dessa afirmação ou foi gralha ou o Camacho percebe pouco do que fala tratando-se de casas passivas… enfim…
Colocado por: DR1982se bem que ventilação natural seria a meu ver o que melhor combinava com a filosofia da coisa :)
Colocado por: gil.alvesSe me disseres que idealmente não haveria necessidade de aquecimento/arrefecimento activostambém, idealmente não deveria existir necessidade de aquecimento/arrefecimento activo ou pelo menos de sistemas caros quer em instalação como manutenção.
Colocado por: DR1982também, idealmente não deveria existir necessidade de aquecimento/arrefecimento activo ou pelo menos de sistemas caros quer em instalação como manutenção.
Alias é isso que vejo a ser defendido em França por exemplo
Colocado por: gil.alvesha por ai uns testemunhos de DO com apenas VMC e aquecedores eletricos normalissimos ou coisa assim a dar conta do recado…
É o que te digo.
Acho muito difícil só com VMC conseguires conforto “ideal” sem compromissos.
Talvez com sistemas de pre-aquecimento ou/e com sistemas passivos de arrefecimento, por água ou outras “invenções”!…
Colocado por: DR1982apenas VMC e aquecedores eletricos normalissimos ou coisa assim a dar conta do recado…não discordo mas existe necessidade efectiva.
Colocado por: gil.alvesnão discordo mas existe necessidade efectiva.claro que tem de ser otimizado para tal… mas acho que seria sem duvida interessante, simplificar…
Depende também das vivências DR.
Terá de haver cedências ou compromissos.
Acima de tudo projecto optimizado para tal. Em Portugal muita atenção com o sobreaquecimento até porque aquecer com aquecedores eléctricos até diria possível mas só com muito controlo e disciplina dos moradores.
Colocado por: gil.alvesEm Portugal muita atenção com o sobreaquecimento até porque aquecer com aquecedores eléctricoso sobre aquecimento é real e constante basta pensar que o isolamento térmico impede e limita fortemente as trocas de calor com o exterior e a usabilidade do imóvel gera sempre calor pelo é muito frequente a climatização fazer mais serviço em arrefecimento do que em aquecimento, tenho dezenas de casos destes
Colocado por: jorgealveslimita fortemente as trocas de calor com o exteriordaí a ter menos ou buracos “descontrolados” para arrefece ad-hoc não me parece grande política… :)
Colocado por: DR1982Boas notícias para quem gosta de portas de correr…
Colocado por: paulovalenteO problema de tudo normalmente é o preço:)
Posso dizer por experiência própria que a janela tem muito bom aspecto. E corre muito bem, sente-se que é pesada mas corre bem. O vão não "salta fora" como nas osciloparalelas. É um pouco mais cara que as osciloparalelas.
Colocado por: paulovalenteÉ um pouco mais cara que as osciloparalelas.
Colocado por: RUIOLIMais cara? Pensava que as OP já tinham um preço abusado...
Colocado por: jopelimaPassive House Designers a trabalhar na zona da Grande Lisboa